By

Conheça o Umbria Jazz, um dos melhores festivais de música da Itália, e um dos mais importantes festivais de Jazz da Europa.

PERUGIA

Todos os anos em julho, no centro histórico de Perugia respira-se uma atmosfera única. Quem teve a sorte de experimentar em primeira mão o Umbria Jazz  entende o que quero dizer. E garanto que é um evento interessantíssimo, ainda mais numa cidade encantadora e medieval como a de Perugia, que explode de vida durante o evento com cantos,  vozes, vibrações e melodias Jazz e não só, pois não é uma “honra” reservada apenas para aqueles de conhecedores de jazz.

Umbria Jazz é, sim, um evento emocionante para os fãs de música jazz, mas também, e sobretudo, para quem ama música. Se você é um especialista em jazz ou não, pouco importa. Visitar Perugia durante os dias de Umbria Jazz é uma boa, realmente muito boa ideia!

A primeira boa razão para visitar Perugia durante Umbria Jazz é óbvia: a música. Ao longo dos anos, o  Umbria Jazz trouxe para Perugia os maiores nomes do jazz internacional, além de outros gêneros de música, do Blues ao Gospel, do Rock al Pop, ao Rhythm’n’Blues à música brasileira.

Uma das coisas que mais me impressionou é o fato de que grande parte dos shows são gratuitos, e acontecem nas ruas da cidade. Alguns nos vários palcos montados pelo centro da cidade, mas também nas ruas (com artistas e músicos de rua, praticamente 1 ou 2 por esquina).

Há, claro, concertos pagos, que acontecem na Arena di Santa Giuliana. Os mais importantes são realizados a cada noite na Piazza IV Novembre e do Jardim Carducci. Boa música e performances completamente gratuitas e de qualidade em um dos mais belos centros históricos de Itália: como ser melhor que isso?

O Umbria Jazz dá ao centro histórico de Perugia uma nova cara, alegre, exuberante, tremendo de energia. Onde você caminha ouve jazz, bossa nova, blues, gospel, até mesmo rap!

Você pode pensar então que se forma uma multidão, milhares de pessoas… etc etc… pois errou! Fica sim cheio, mas nas ruas o clima é leve, nos shows vão famílias inteiras, casais, você pode apreciar o show sentado no bar, como sentado nas escadarias da igreja… sem empurra-empurra e num ambiente bem relaxado.

A Umbria Jazz tem público heterogêneo, e a emoção de participar em algo bonito e especial é a mesma para todos.

Como foi em 2015:

Foi um programa recheado, que deu ênfase aos duetos, onde Herbie Hancock reuniu-se com Chick Corea, como Tony Bennett com Lady Gaga, como fez o jovem gênio do piano na Itália, Danilo Rea com Ramin Bahrami, e claro, como foi a grande reunião de Caetano Veloso e Gilberto Gil. 

Na Piazza Novembre IV, a praça central de Perugia, Alissia e seus Funkateers foi um dos shows mais animados, eu não os conhecia e fiquei do início ao fim.

Os destaques populares foram os duetos de Tony Bennett e Lady Gaga, e a grande reunião (50 anos de aniversário) dos dois ícones musicais brasileira – Caeatano Veloso e Gilberto Gil. Eles trouxeram a alegria plena da Bahia, e fizeram todos se levantarem das cadeiras (sim a arena foi coberta com confortáveis cadeiras e arquibancadas) e dançarem ao som de Tieta,  e em êxtase cantar parte do repertório do show junto com eles.

E esse foi apenas um festival como só o Umbria  Jazz pode oferecer.

Em 2018:

 O Umbria Jazz, acaba de anunciar a programação para a sua 45ª edição, que acontecerá de 13 a 22 de julho de 2018. Como de costume, o festival acontecerá na cidade de Perugia, Itália.

Uma celebração do aniversário de 85 anos de Quincy Jones começa no festival na Arena Santa Giuliana, com capacidade para 5.000 pessoas. Além do próprio Jones, os artistas incluirão Erykah Badu, Patti Austin, Take 6, Ivan Lins, Alberto Rodríguez, Peditro Martinez, Paolo Fresu e a Umbria Jazz Orchestra, dirigida por John Clayton.

hqdefault

A partir daí, a programação se torna mais eclética, com grandes aparições de vários artistas brasileiros – incluindo Gilberto Gil, Margareth Menezes, Caetano Veloso e Os Mutantes -, além de menos artistas de jazz como Massive Attack, Chainsmokers, David Byrne e Shaggy.

Lembro porém que há concertos não somente na Arena Santa Giulia (estadio) mas tambem shows gratuitos nas praças. Alguns concertos interessantes serão de:  Quarteto de Pat Metheny, Quinteto de Kyle Eastwood, Melody Gardot, tributo de “Nat King Cole e Eu” de Gregory Porter com a Orquestra UJ conduzida por Vince Mendoza, Joey Alexander Trio, Igor Butman e a Orquestra de Jazz de Moscou, Roy Hargrove Quintet, Mingus Big Band, Billy Hart Quarteto com Joshua Redman, Trio Brad Mehldau, E-Coletivo Terence Blanchard, Kurt Elling com o Quinteto do Morro Marquês, Sexteto Vijay Iyer, Anat Cohen e Marcello Goncalves, Ethan Iverson (solo) e Danilo Rea (solo).

No palco da ARENA GIULIA ( à pagamento)  em 2018 no Umbria Jazz vão apresentar:

  • Dia 13 – Quincy Jones 85thanniversary Celebration – com Erykah Badu, Patti Austin, Take 6, Ivan Lins, Alfredo Rodriguez, Pedrito Martinez e Paolo Fresu
  • Dia 14 – Gilberto Gil e depois Margareth Menezes
  • Dia 15 – Caetano Veloso e depois Stefano Bollani
  • Dia 16 – Massive Attack e depois Young Fathers
  • Dia 17 – The Chainsmokers
  • Dia 18 – Benjamin Clementine e depois Somi
  • Dia 19 – An Evening with PAT METHENY  e depois  KYLE EASTWOOD quintet
  • Dia 20 – David Byrne e depois Os Mutantes
  • Dia 21 – HYPNOTIC BRASS ENSEMBLE / NIK WEST / BOKANTE’
  • Dia 22 – MELODY GARDOT / GREGORY PORTER Nat King Cole

O programa completo você encontra no site oficial, a lista é bem extensa. Não perca!!!

 

Mais dicas

The following two tabs change content below.
Deyse Ribeiro
Deyse Ribeiro mora na Toscana desde 2007, onde é guia de turismo habilitada, autora do blog Passeios na Toscana. Ela trocou as colinas de Minas pelas colinas do Chianti, o queijo mineiro pelo pecorino e a cachaça do interior pelo vinho Brunello, e começou uma vida nova “sob o sol da Toscana”. Entende o complexo mundo do turismo na Itália, é especialista em trufas (tartufo), fez curso de sommelier, e apaixonada por arte e história. Em 2017 abriu o Passeios na Toscana Reservas Turísticas.
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.