By

Eu visitei a região da Úmbria em setembro e conheci Narni Subterrânea, um local com uma história incrível, onde prisioneiros deixaram testemunhos dramáticos.

narni subterranea_2

Leia meus textos sobre essa viagem:

Narni

Visitamos a cidade de Narni, com sua aparência medieval. Suas ruas estreitas são ladeadas por construções de pedra que estão empoleiradas numa colina.  No sopé da montanha, junto ao Rio Nera, surgiu a parte moderna da cidade e a ferrovia. É nessa parte que está a estação de trem, que é um dos meios de se chegar até Narni.

Narni

Narni floresceu entre os séculos XII e XIV, época em que adquiriu grande riqueza e poder. Nesse período foram construídos belos palácios e igrejas medievais, além de praças com fontes que constituem o ponto de encontro da população. Algumas fontes que estão espalhadas pela cidade são da época romana.

Narni Subterrânea

Visitamos Narni Sotteranea (subterrânea), a qual tem uma história incrível – indico muito mesmo a visita – um ambiente que antigamente era usado como Tribunal da Inquisição, onde estão expostos instrumentos de tortura da época e as masmorras onde eram mantidos os prisioneiros acusados de heresia.

porta de entrada a Narni Subterrânea

Porta de entrada a Narni Subterrânea

Mas a história da descoberta deste local é ainda mais interessante, é uma história em que a realidade supera a fantasia!

A história da descoberta

Tudo começa quando em 1979, um domingo de manhã, seis jovens espeleólogos, curiosos o suficiente, encontraram atrás da vegetação que existia numa encosta da cidade, uma passagem murada, de onde saía ar. Dali se abriu uma verdadeira janela para a história.

A primeira coisa a ser descoberta foi uma igreja com afrescos do século XII. Os seis espeleólogos tinham certeza de que ali haviam mais coisas a serem descobertas e não pararam de escavar e procurar no meio da encosta outros locais. E debaixo de um convento parcialmente destruído e esquecido depois da segunda guerra mundial, eles encontraram a antiga história da cidade, com várias salas e, em seguida, aos poucos foram encontrando o porão do convento, os locais onde se realizaram os julgamentos e as condenações da Inquisição!

narni subterranea_7

narni subterranea_3

Nós tivemos o prazer de ser guiados por uma dessas espeleólogas que ainda jovem, com menos de 20 anos, participou da descoberta. E o seu entusiasmo em nos contar cada parte da história, nos fez sentir como se estivéssemos ali junto com eles em 1979. Assim se abriu diante de nossos olhos um mundo inimaginável. Recentes escavações arqueológicas desenterraram os restos da cripta e da abside da antiga Igreja de Santa Maria Maggiore, que antigamente era a Catedral de Narni, com um magnífico mosaico bizantino do século VI.

Uma das espeleólagas que descobriram Narni Subterrânea.

Uma das espeleólagas que descobriram Narni Subterrânea.

Mas o melhor ainda está por vir. Uma abertura na parede leva a uma sala com uma cisterna romana, provavelmente o resto de uma dos casas. Nesta sala, graças a alguns efeitos especiais, você pode passear virtualmente pelos túneis do Aqueduto Romano della Formina.

Logo atrás de um longo corredor foi encontrada uma sala grande, que a primeira vista gerou muitas dúvidas sobre o seu uso. Mesmo depois de restaurar e abrir a visitas no local, eles ainda não conseguiram decifrar completamente o local. Somente em 2002, com ajuda de vários amigos entre Vaticano e vários locais da Europa, foram encontrados documentos nos arquivos do Vaticano e no Trinity College, em Dublin, onde se conseguiu concluir que aquele local era o Tribunal da Inquisição.

capa narni subterranea

Este era não somente o Tribunal, mas o local onde aconteciam os interrogatórios da Inquisição. O ambiente era chamado de Stanza dei Tormenti, ou seja, o quarto do tormento, além de uma cela.

narni subterranea_1

Logo ao lado do local dos interrogatórios há uma pequena sala que documenta o que acontecia por lá, com marcas originais escritas pelos condenados. Nas paredes é possível compreender o sofrimento suportado pelo indiciado, um deles provavelmente queria deixar uma mensagem através de um código gráfico, com símbolos maçônicos ainda não totalmente decifrados.

narni sott

narni sott-_1

Uma série de coincidências aleatórias levou a desvendar um mistério intrincado que estava por trás desses símbolos. Foi encontrado o processo do julgamento realizado em 1726 contra um homem bígamo que, para fugir da prisão e encontrar sua segunda esposa, acabou matando seu carcereiro.

Na sala chamada de Stanza dei Tormenti, eles decoraram como provavelmente era na época, com objetos de tortura e sofrimento.

narni sott-

Foi possível descobrir todas as histórias graças a bravura e a perseverança desses jovens que, desde 1979 levam adiante a paixão pela história e o orgulho por sua cidade, pois com o desaparecimento do convento tudo foi esquecido e, na verdade, a justiça parecia ser feita para apagar a triste história da cidade de Narni.

Além de administrar o local voluntariamente, eles ainda lançaram um livro e fizeram um documentário sobre a história desta descoberta.

narni sott-_2

Confesso que esta história me surpreendeu, e eu, curiosa que só, comprei o livro e já comecei a ler. Recomendo, é uma ótima história!

Abaixo veja as cenas do trailer do interessante documentário sobre a descoberta de Narni subterrânea que está à venda na loja do local.

Obs: Agradecemos a gentileza do Museu Narni Sotteranea que nos enviou as fotos internas do local, já que no local não era permitido fotografar.

Leia meus textos sobre essa viagem:

Informações:

Narni Sotterranea
Endereço: Via S.Bernardo 12
Horário das visitas guiadas:
– A partir de 1 de abril a 14 junho
Sábado às 12.00, 15:00, 16:15 e 17:30
Domingos e feriados às 10.00, 11:15, 12:30, 15:00, 16:15 e 17:30.
– De 1 de novembro a 31 de março
Sábado às 15:00
Domingos e feriados: 11.00, 12.15, 15.00 e 16.15.
– De 15 de junho a 15 de setembro
Segunda a Sexta: uma visita às 12h00 e às 16h00.
Sábado às 12h00,15:00, 16:15 e 17:30.
Domingos e feriados às 10.00, 11:15,12:30, 15:00,16:15 e 17:30.
– A partir de 16 setembro a31 outubro
Sábado às 12.00,15:00,16:15 e 17:30
Domingos e feriados 10.00,11:15, 12:30, 15:00, 16:15 e 17:30.
Preços: €6
Contato: 0744/722292
Site: http://www.narnisotterranea.it
Nota: Eu participei desta viagem de imprensa como convidada pelo GAL – Grupo de Ação Local de Terni. Este post faz parte de uma série de textos baseados nas minhas experiências durante esta viagem. Todos serão identificados. Não recebi dinheiro para escrever, não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, divulgação de mídia social, portanto tenho total liberdade editorial.

blogtour

 

Mais dicas

Saiba mais

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

Tags:

2 Comments

  1. Luciano Rodrigues Penido / 22/10/2017 at 01:54 /Responder

    Adorei conhecer a história sobre a Narni Subterrânea, aqui no seu blog. Irei em breve a Assis, mas talvez já não consiga encaixar uma visita a esta cidade. Mesmo assim, adorei ! Obrigado!

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.