By

3

Quem ama visitar Residências Reais quando viaja pelo mundo, levante a mão! Se você é uma dessas pessoas, vai adorar conhecer a Residência de Caça de Stupinigi (Palazzina di Caccia di Stupinigi), nos arredores de Turim.

A Residência de Caça de Stupinigi é uma das perólas de Turim e faz parte do conjunto de Residências Reais do Piemonte, Patrimônio da Humanidade da Unesco. São bem 22 palácios e castelos, dos quais 11 situados no centro de Turim e os outros distribuídos ao redor da cidade, como é o caso de Stupinigi.

Tours em português

Conheça a Residência de Caça de Stupinigi e outras belezas de Turim através de um passeio privativo em português!

Construído onde ficava um antigo castelo, que Emanuele Filiberto reivindicou como seu, depois de transferir a capital do Ducado de Saboia para Turim em 1562, a área ao redor rapidamente se tornou um local preferido para as expedições reais de caça.

Stupinigi 1 1024x590

Curiosidade: Imaginem que uma avenida, de quase 10km de comprimento em linha reta, liga o centro de Torino à Residência de Stupinigi, que fica no município de Nichelino. É incrível!

Em 1729, Vittorio Amedeo II contratou Filippo Juvarra para projetar uma nova casa de caça no lugar do antigo castelo e a primeira caçada formal ocorreu dois anos após o início das obras. Entre 1729 e 1754 surgiu então um palácio de 31 mil metros quadrados, rodeado por um grande jardim cercado por muros, cuja planta tem a forma de X, cujos braços partem do saguão central em direção às áreas de caça.

Stupinigi 9 768x1024

Símbolo da Palazzina, o cervo de bronze de 1745 que simbolizava a função da residência. Ele foi produzido por Francesco Ladatte, e que também executou os valiosos castiçais do Salão de Honra. Nos últimos tempos, o cervo original, este da foto, posicionado na cúpula central, foi substituído por uma cópia e agora fica exposto no interior do palácio, no início do itinerário do museu.

 

A palazzina e seus jardins continuaram a ser ampliados nos reinos sucessivos de Carlo Emanuele III e Vittorio Amedeo III. Além de ser usado como casa de caça, Stupinigi era frequentemente escolhida por membros da família real para celebrações e casamentos dinásticos.

Stupinigi 21 1024x768

A visita à Residência de Caça de Stupinigi

A visita ao palácio é um mergulho no rococó italiano, entre estuques dourados, afrescos, lacas, pinturas, móveis magníficos, cujo valor é constantemente mantido vivo graças à restauração e preservação presidida pela Fundação Ordem Mauriciana.

Há muitos quartos que podem ser admirados na visita, mas é o Salone, o coração da residência, um salão oval de altura dupla com varandas e teto abobadado com afrescos que representa Diana, a deusa da caça. Além disso, bem 36 cabeças de cervo de madeira decoram as paredes do salão.

Stupinigi 6 1024x768

O majestoso salão principal

Stupinigi 8 768x1024

Dá para ter uma ideia da grandiosidade dele? O lustre, em vidro de Murano, foi comprado somente para o casamento da Rainha Margarida.

O Apartamento Levante está ligado por uma galeria ao Apartamento do Rei, simétrico ao Apartamento da Rainha: quartos ricos em afrescos, elementos esculturais, baixos-relevos, estuques, pinturas. Finamente decoradas são a Sala degli Scudieri, os apartamentos dos Duques, as capelas, os banheiros, incluindo o exótico Gabinete Chinês enriquecido com tapeçarias importadas da China, as salas de jantar, a sala de jogos.

Stupinigi 2 1024x768

Stupinigi 3 1024x768

O Gabinete Chinês

O tema da caça também é retomado pelas decorações das outras salas do edifício, decoradas com móveis de estilo rococó suntuosos. Dentro da estrutura há também uma capela dedicada a Santo Huberto, o santo padroeiro dos caçadores, e uma galeria de retratos de alguns membros da família real dos Savoia.

Stupinigi 4 768x1024

O banheiro!

Felizmente, os bosques circundantes são agora um oásis protegido, onde os visitantes podem admirar espécies raras de plantas e animais selvagens locais, mas não caçá-los! Apesar dos cervos, que eram abundantes na época dos Savoia, terem já desaparecido há mais de um século, mas a área ainda é povoada por esquilos, furões, raposas, doninhas, lebres e várias espécies de aves, incluindo a cegonha branca.

Stupinigi 5 768x1024

Apesar de muitas salas estarem fechadas para a restauração, a minha visita durou cerca de 1h30. Vale a pena conhecer se você se interessa pela história dos Savoia, mas o lugar não chega aos pés daquela maravilha que é o Palácio de Venaria. Infelizmente o parque não pude visitar o parque, porque ele fica fechado no inverno. Certamente deve ser maravilhoso nos meses mais quentes.

 

Informações práticas

A Residência de Caça de Stupinigi está localizada na Piazza Principe Amedeo, 7, em Nichelino, a 10km de Turim. Fica aberta de terça a sexta das 10 às 17h30. Aos sábados e domingos funciona das 10 às 18h30.

Ingressos:

  • Bilhete inteiro: 12 euros
  • Bilhete reduzido: 8 euros (maiores de 65 anos; estudantes universitários UE; menores de 18 anos)
  • Gratuito para crianças menores de 6 anos e para quem tiver a Royal Card e o Piemonte Card (veja AQUI como adquirí-los).

 

Cafés e Restaurantes

A poucos metros do Palácio há um famoso restaurante, padaria e uma lanchonete que serve ótimos sanduíches.

 

Como chegar à Residência de Caça de Stupinigi.

De ônibus: É possível chegar à Palazzina di Caccia de ônibus, com a linha 41 a partir da estação FS Lingotto.

De carro: Se você for de carro, há muitas áreas de estacionamento ao longo da avenida que vai até o Palácio.

Com um transfer privativo: Não quer usar tranporte público e nem dirigir em Turim? Contrate nosso serviço de transfer. Saiba mais.

 

Mais dicas

Saiba mais

 

Deixe uma resposta

4

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.