By

Passeios de barco, mergulho em águas cristalinas, glamour… tudo isso nos vem em mente quando pensamos em Positano, por exemplo. Mas você sabia que também é possível fazer trekking na Costa Amalfitana?

Eu diria que para viver realmente de perto a natureza da Costa Amalfitana, é preciso calçar um par de tênis, chegar até a cidade de Agerola, no meio dos montes Lattari e percorrer aquele que é chamado o “Sentiero degli Dei“, ou melhor, o “Caminho dos Deuses“, que segue quase paralelo ao mar, porém lá no alto do despenhadeiro, e vai até Nocelle, um distrito de Positano.

 

Um tour guiado de trekking na Costa Amalfitana

Não tenho experiência em percorrer trilhas sozinha, não gosto de brincar com a sorte, por isso opto sempre por participar de tours guiados.  Foi exatamente o que eu fiz em Sorrento, depois de “namorar”, por meses, o Sentiero degli Dei.

O Sentiero degli Dei é uma trilha histórica que liga as duas aldeias montanhosas de Nocelle e Bomerano. Ele foi “esculpido” por colonos gregos no oitavo século a.C. e mais tarde usado por aqueles que viviam em mosteiros isolados. No passado, era a única maneira de os moradores irem de uma cidade para outra. Agora, é uma meta de hikers e turistas que adoram fazer uma caminhada, apesar de ainda ser usado por alguns pastores da região.

Contratamos o tour por e-mail e, no dia e horário marcados, estávamos lá no ponto de encontro em Sorrento. Fizemos um tour com um grupo pequeno, composto por pessoas de diversas nacionalidades. O guia falava um inglês bem compreensível, além do italiano.

Trekking na Costa Amalfitana 1024x768

O guia e a van que nos transportaria até o local de início da trilha.

No tour está incluído o transporte até a cidade de Agerola, pois é lá que inicia a trilha, mais especificamente no distrituto de Bomerano. Apesar de não ser distante de Sorrento, a viagem durou cerca de 1 hora, por causa das curvas dos montes Lattari.

Uma vez no nosso destino, nos foram dados bastões de caminhada e iniciamos a trilha que tem pouco mais de 5km.

Trekking na Costa Amalfitana 9 1024x653

O início da trilha em Bomerano.

Trekking na Costa Amalfitana 5 1024x688

Quando eu digo que ainda há quem o use para trabalhar! Encontramos esse rapaz, ele é um pastor e transportava leite. O guia nos informou que ele faz o percurso todos os dias com o burrinho!

 

Não é uma trilha difícil

Para ser honesta, a maior parte da trilha é plana, com alguns trechos irregulares de pedra e umas partes em subida/descida com muitos pedregulhos. Mesmo não estando com um ótimo preparo físico, em nenhum momento nas subidas eu cheguei a ficar ofegante, embora não fossem facílimas.

Trekking na costa amalfitana

Só tinha uma certa preocupação ao ir descendo… não podia deixar de pensar que, no retorno, aquela seria uma subida!

O tipo de solo é bastante variado durante a caminhada e o ambiente continua mudando à medida que você caminha. É essencial usar um bom calçado, não se apresse e garanta que você tenha um nível razoável de condicionamento físico. No caminho encontramos pessoas de várias idades, inclusive idosos (obviamente acostumados a fazer trekking!).

Trekking na Costa Amalfitana 3 1024x768

Em algumas descidas mais complicadas, era preciso ter bastante cuidado. Neste ponto seu calçado faz toda a diferença.

As partes mais “perigosas” da trilha são alguns pontos que ficam um pouco mais próximos dos penhascos, tanto que o guia sempre nos pedia atenção. Talvez quem sofra de vertigem sinta um pouco de medo, mas se você mantém a distância de segurança da beira do penhasco, é bem tranquilo.

Trekking na Costa Amalfitana a paisagem 1024x768

Algumas partes da trilha passam bem perto da beira do penhasco, por isso é sempre bom ter muita prudência.

Trekking na Costa Amalfitana 1 1024x768

A paisagem é ou não é de tirar o fôlego?

A trilha atravessa também algumas partes de bosque que fornecem alguma sombra. Nós fizemos a trilha no início do mês de junho e fazia 30ºC, por isso qualquer trégua do sol era muito bem vinda!

Trekking na Costa Amalfitana 6 1024x768

Esses trechos de sombra nos davam uma trégua do calor.

À medida que a caminhada avançava, a paisagem ia mudando um pouco, e podíamos avistar terraços cultivados, inclusive com vinhedos.

Trekking na Costa Amalfitana 7 1024x768

Mais ou menos quando estávamos na metade da trilha fizemos uma parada estratégica para um lanche. No tour estava incluída essa parada, mas inicialmente não tínhamos ideia de como seria.

Praticamente aquele rapaz que tinha passado por nós com o burro havia preparado um lanche rápido para nós, com água, frutas, pão e queijos e conservas produzidos por ele. Paramos no casebre dele, onde pudemos comer e descansar por uma meia hora. Foi revigorante! O lanchinho estava incluído no preço do tour, mas quem quisesse podia deixar uma gorjeta para o rapaz. Nada mais justo, não é?

Trekking na Costa Amalfitana 2 1024x768

Paradinha para um lanche com os queijos daquele moço que passava com o burro, que eu falei lá no início do post.

O cenário era inspirador e um dos lugares mais bonitos que eu visitei em toda a minha vida. Vou lembrar desta trilha para sempre! Certifique-se de aproveitar o tempo para parar e refletir sobre a magnífica paisagem ao seu redor.

Trekking na Costa Amalfitana 4 1024x768

Tendo feito a trilha no finalzinho da primavera, ainda tinha flores no caminho. Isso tornava a paisagem ainda mais espetacular.

Mas não são apenas panoramas, ao longo do caminho você também se depara com a maravilhosa vida natural do mediterrâneo: da flora com ervas e aromas (tomilho, louro, alecrim, murta, cogumelos e alfarroba) à fauna, caracterizada pela presença de raposas e ouriços, andorinhas, corujas, corvos e falcões peregrinos.

Trekking na Costa Amalfitana o guia 1024x768

E o guia ainda explica muito sobre a flora local. Era um show de conhecimento!

Por que se chama “Caminho dos Deuses”?

Em termos do nome, a trilha foi denominada assim pelo historiador e político italiano Giustino Fortunato, em meados do século XIX. Segundo ele, o nome tinha tudo a ver com as vistas deslumbrantes das águas cintilantes e da ilha de Capri, para não mencionar o lado mitológico. 

O nome, excluindo o óbvio sentido metafórico, está ligado a um evento particular na mitologia grega. Na Odisseia, de Homero, a ilha de Li Galli é o lugar onde Ulisses havia enfrentado as sereias. Este, muito esperto, para não ser enfeitiçado com o canto das sereias, decidiu amarrar-se ao mastro de sua nave enquanto sua tripulação, com os ouvidos tapados, conduzia o barco.

Os deuses do Olimpo, porém, subestimaram a engenhosidade de Ulisses e, preocupados, desceram à Terra para impedir o naufrágio. No entanto, eles não conseguiram pousar e chegaram a alguns quilômetros de distância do arquipélago, e daí começaram a correr. Foram os passos deles a esculpir as rochas da costa, criando o que hoje chamamos de “Caminho dos Deuses”.

Trekking na Costa Amalfitana 8 1024x687

Detalhe para aquela casinha “camuflada” na rocha e o pessoal lá em cima. Primeiro passamos por ali.

O Caminho dos Deuses é uma das trilhas mais gratificantes que já fiz, pois pude realmente apreciar a beleza natural e a vista deslumbrante da Costa Amalfitana. Todo o esforço valeu a pena. Fazendo esta trilha, pude viver a Costa Amalfitana por outro lado, bem diferente daquele luxuoso que imaginamos quando se pensa no lugar.

Se você tiver for passar uns dias na Costa Amalfitana em sua viagem pela Itália, então eu recomendo muito que você adicione o trekking pelo Caminho dos Deuses à sua lista de coisas para fazer. Garanto que será uma experiência que você nunca vai esquecer.

 

Reserve seu tour!

Você também gostaria de fazer este trekking na Costa Amalfitana com um tour guiado? Reserve conosco!

 

Mais dicas

Saiba mais

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.