By

3

Saiba como foi a experiência do trekking na região do Prosecco, com 8 paradas de degustação do Prosecco Conegliano Valdobbiadene-DOCG e de comidas típicas do território.
prosecco-treviso-veneto-trekking
Em maio deste ano visitei a região de Treviso, no Vêneto, e participei da  Festa Primavera del Prosecco, que é o mais conhecido evento anual de enoturismo do Veneto, que começou dia 12 de março e durou até 12 de junho deste ano. A principal característica deste evento é a descoberta de pequenas aldeias, igrejas antigas, castelos antigos, das vinhas verdes que decoram as encostas da região Conegliano Valdobbiadene-DOCG.
Para aqueles que gostam do turismo do vinho e contato com a natureza, a Primavera del Prosecco leva-o a descobrir um território pouco conhecido, mas que ficou famoso pelo seu Spumante. Vários eventos ocorrem durante o período, como degustações, shows, atividades ao ar livre e visitas entre as igrejas e aldeias antigas.
prosecco-treviso-veneto-trekking_8
Uma das atividades mais interessantes da Festa do Prosecco, ao menos do meu ponto de vista, foi o trekking enogastronômico bastante interessante, organizado pela Primavera del Prosecco e Rive Vive.  Durante a minha viagem, fui postando vários vídeos no meu snapchat (@deysenatoscana) e muitos leitores ficaram curiosos e interessados em saber mais, razão pela qual hoje decidi escrever um texto somente sobre este evento.
Se você não leu o primeiro texto, contando sobre o roteiro da viagem, eu indico que o faça –> Vêneto: Roteiro na região do Prosecco Superiore
O trekking foi na cidade de Farra di Soligo, por 8 quilômetros entre os vinhedos do Prosecco Superiore, degustando as delícias enogastronômicas locais.
O vídeo (cômico) da minha experiência:

Qual o local exatamente?

O evento acontece na cidade de Farrah de Soligo, que fica na província de Treviso, no Vêneto, dentro da região vinícola del Prosecco Superior, onde é produzido o Conegliano Valdobbiadene-DOCG.

Quando acontece?

Todos os anos durante a Primavera do Prosecco, entre março e junho. Mas o trekking ocorre mesmo em um fim de semana de maio. Você deve ficar de olho no site oficial do evento para saber a data exata.
Em 2016 foi no dia 29 de maio.
Atualização: em 2017 será no dia 28 de maio, para efetuar a reserva, devera enviar email e efetuar o pagamento. veja no  site oficial do evento
prosecco-treviso-veneto-trekking

Quanto custa?

 No evento de 2016 o valor era de 35 euros por pessoa, e inclui:
  • uma bolsa com o taça + mapa + tickets de degustação
  • degustação de 2 espumantes em cada parada + 2 degustações de pratos ou sanduíches locais
  • na última parada sorvete e café
  • ônibus do centro da cidade ao início do percurso das 08:30 às 12:30 para iniciar o percurso

prosecco-treviso-veneto-trekking_17

Quais são os percursos?

São 2 percursos:
  • Torri di Credazzo (Percorso OVEST)
  • Collagù (Percorso EST)
12983235_1059194040785426_7807963452421450194_o
Todos os dois percursos tem em torno 8 quilômetros, com 180 metros de desnível.
Total do percurso dura 2:30 hs, sem paradas.
Tempo médio nas paradas é de 20 minutos.

prosecco-treviso-veneto-trekking_4

Quais foram as vinícolas que participaram?

No site há a lista de todas as vinícolas que participaram e dos espumantes servidos, veja aqui.
prosecco-treviso-veneto-trekking_2

Qual foram as degustações ?

Foram tantas delícias! Alguns dos pratos durante o Rive Vive deste ano foram: cornetto integrale farcito de queijo ou de carne, involtino di pollo con le ortiche (enroladinho de frango), gnocchi di patate al pomodoro crudo e basilico (gnocchi com molho de tomate e manjericão), rotolo di pasta fresca con verdura primaverili (massas com vegetais), spiedo con polenta e patate al forno (um espeto de carne com polenta e batatas assadas), além do sorvete. Este espeto com carne de porco é um dos maiores que já vi!

prosecco-treviso-veneto-trekking_10

Outras informações:

  • máximo de 800 participantes, e por isso assim que abre para inscrições, os lugares acabam … fique de olho!
  • há banheiros durante o percurso (lógico né? depois de beber tanto!)
  • há estacionamento organizado e gratuito
  • cães são bem vindos
  • crianças são bem vindas e se divertem na caminhada (mas sem beber, óbvio!):
    • até 10 anos não pagam
    • de 11 aos 18 anos  o valor é 20 euros, com obrigação de presença de um adulto responsável
  • Se você é preguiçoso e gosta é de beber (risos) não se preocupe, o passeio é independente e você pode parar quando quiser, respirar fundo (beber um pouco) e continuar o trato… nada fica difícil com uma tacinha cheia, certo? Além disso, os percursos entre uma parada e outra são muito curtos.
Há muitas maneiras de viver um território, a descobrir a beleza e apreciar seus frutos, mas a maneira que encontraram neste passeio foi certamente uma das experiências mais legais que eu já fiz, recomendo a todos no próximo ano! Ah… eu estarei lá!
prosecco-treviso-veneto-trekking_9

Sim, eu bebi!

prosecco-treviso-veneto-trekking_5

Nota: Eu participei desta viagem de imprensa como convidada pelo Consórcio de promoção turística da província de Treviso chamado Marca Treviso. Gostaria de agradecer ainda Camera di Commercio di Treviso-Belluno, a Regione Veneto e os Consórcios “Città d’Arte del Veneto” e “Pedemontana Veneta e Colli” e o Aeroporto di Treviso Antonio Canova e Primavera del Prosecco. Este texto faz parte de uma série de textos baseados nas minhas experiências durante esta viagem. Todos serão identificados. Não recebi dinheiro para escrever, não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, divulgação de mídia social, portanto tenho total liberdade editorial.

blogtour

 

Mais dicas

Saiba mais

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

 

Deixe uma resposta

4

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.