By

A estrutura geográfica da região da Úmbria inclui muitas áreas de colinas, ideais para a produção de uvas adequadas para vinificação, com uma produção de vinho em perfeito equilíbrio entre brancos e tintos. O vinho da Úmbria é um excelente exemplo do crescimento qualitativo da produção regional de vinho, refletindo a vivacidade e o impulso inovador dos principais produtores desta região vinícola. As forças motrizes da viticultura da Úmbria são representadas pelas áreas de Orvieto e Montefalco, pontos de referência de respeito para a produção de vinhos brancos e vinhos tintos da Úmbria.

A região tem, no total, 11 vinhos DOC e 2 DOCG. Veja a lista abaixo.

vini

Vinhos Brancos da Úmbria

O vinho branco mais conhecido é o Orvieto DOC, realizado com uvas Trebbiano Toscano (aqui também chamado “Procanico“) e Grechetto. O Orvieto DOC é  produzido entre as províncias de Terni e Viterbo e graças ao seu sabor delicado, agradavelmente seco, este vinho acompanha bem crustáceos e moluscos, e até mesmo com carnes curadas. A uva nativa Grechetto também contribui para a produção de outros brancos, como o Grechetto Todi DOC e o Grechetto dei Colli Martani DOC, sempre dando excelentes expressões locais caracterizadas por aromas de amêndoas e nozes, um fundo de notas minerais e frutas brancas, e ainda de baunilha se envelhecida em madeira em vez de aço. Na boca, esses vinhos são bastante encorpados, decididamente sápidos e com boa acidez.

amelia cantina zanchi 8

Os vinhos tintos da Úmbria

O vinho mais famoso da Úmbria é um vinho tinto: o Sagrantino di Montefalco DOCG. A videira e a área de produção são descritas diretamente pelo nome do próprio vinho, ou seja, a variedade de uvas Sagrantino na região de Montefalco, produzida na província de Perugia. É, portanto, completamente feito de uvas autóctones, com uma pele espessa e um sabor intenso, adequado para a produção de vinhos envelhecidos. É um vinho tinto, sem dúvida poderoso, concentrado e de longa duração. De cor vermelho rubi intenso, às vezes com reflexos de granada, é muito persistente na boca, caracterizado por uma ótima estrutura e taninos reconhecíveis. Também pode ser produzido um tipo de passito (doce). Acompanha bem carne vermelha.

Outro vinho tinto da conhecida região da Úmbria é o Torgiano Rosso Riserva DOCG, vindo da região de Perugia. Foi o primeiro vinho na Úmbria a obter o DOCG e hoje pode ser definido em todos os aspectos um “Superumbriano“, que não tem nada para invejar os grandes vinhos tintos da vizinha Toscana. O nome “Torgiano” deriva de “Torre di Giano”, que é a torre que permanece como um antigo símbolo de um castelo medieval, que ainda domina a aldeia homônima de Torgiano. Produzido principalmente com uvas Sangiovese, também é indicado em combinação com o jogo, aves de criação nobres, carnes vermelhas e queijo maduro. É um vinho tinto rubi brilhante, harmonioso, que atinge maior complexidade com o envelhecimento.

amelia cantina zanchi 24

Outros vinhos notáveis ​​da Úmbria são produzidos (e também tomam o nome deles) na área de Assis, no Colli del Trasimeno e nas colinas de Altotiberini. Outros vinhos com Denominação de Origem Controlada da região são Colli della Sabina DOC, Colli Martani DOC e Colli Perugini DOC.

 

Os vinhos de Orvieto

O vinho Orvieto é produzido em toda a província, e a região é uma das principais produtoras do vinho na Úmbria. O vinho de Orvieto é um vinho DOC branco seco (de Origem Controlada), é uma mistura de uvas, cuja maior porcentagem vem das uvas Trebbiano. O vinho de Orvieto é de cor amarelo palha, tem aromas delicados de frutas amarelas e um sabor amargo que o tornam o vinho ideal para acompanhar pratos de vegetais, carnes brancas, queijos e peixe levemente temperados.

 

Tour de vinhos em Orvieto

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na cidade de Orvieto com uma belíssima catedral, ficam os vinhos mais interessantes da Úmbria,  viaje pela estrada do vinho de Orvieto, com visitas há 2 vinícolas.

A visita é em autonomia, portanto vocês vão com seu carro até a vinícola indicada – em geral às 12:30 – onde ocorre a visita e depois o almoço, com menu local, com produtos frescos (4 pratos). Depois com seu carro, podem ir à outra vinícola que reservamos para uma visita, onde terá uma visita à adega com degustação de 3 vinhos.

Lingua da visita: inglês ou italiano

Preço: 95 euros por pessoa
Mínimo 2 pessoas
Visita particular

Conheça as outras experiências na Umbria AQUI.

Como reservar:

Para saber preços e reservar o tour de vinhos em Orvieto, responda abaixo o formulário. Você será respondido em português, com os preços e todas as informações de seu interesse.

Nome:

Email:

Número de pessoas:

Data do serviço:

Em qual cidade estará hospedado?

Há já um transporte, ou devemos incluir?

Experiência de interesse:
aula de culinária tradicional aula de culinária em agriturismocaça às trufasTour de vinho em OrvietoTour de barco no LagoTour de Balão
Mensagem:

Aqui você encontra um elenco de todos os nossos parceiros, empresas e profissionais que foram criteriosamente testados e escolhidos por nós. Tratam-se de empresas recomendadas e que prestam serviços de alta qualidade e confiança para os leitores. O Itália para Brasileiros recebe de todas elas uma contribuição para divulgação dos seus serviços, você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o site como você gosta, cheio de informação legal e gratuita! Conheça nossa política de monetização.
The following two tabs change content below.
Deyse Ribeiro
Deyse Ribeiro mora na Toscana desde 2007, onde é guia de turismo habilitada, autora do blog Passeios na Toscana. Ela trocou as colinas de Minas pelas colinas do Chianti, o queijo mineiro pelo pecorino e a cachaça do interior pelo vinho Brunello, e começou uma vida nova “sob o sol da Toscana”. Entende o complexo mundo do turismo na Itália, é especialista em trufas (tartufo), fez curso de sommelier, e apaixonada por arte e história. Em 2017 abriu o Passeios na Toscana Reservas Turísticas.
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.