Roteiro de 1 dia em Bari

 •  6

By

Share on Facebook4Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

Bari é a capital da Puglia, uma cidade de médio porte, linda. É sempre uma ótima base para visitar várias cidades importantes nos arredores, como Monopoli, Polignano a Mare e Alberobello. Além disso, é um dos destinos ou porto de partida de muitos cruzeiros no Mar Adriático.

É um pecado passar somente um dia em Bari, mas muitas vezes ela acaba sendo sacrificada na hora de montar um roteiro pela Puglia. Eu mesma, na minha última viagem, só pude passar um dia em Bari antes de seguir para Monopoli. Foi daí que surgiu a ideia deste roteiro de 1 dia em Bari, que pode ser útil tanto para quem chega de cruzeiro e tem poucas horas disponíveis na cidade ou para quem usa Bari apenas como ponto de passagem.

Você pode também fazer um passeio em Bari com o Roberto, um guia de turismo que fala português!

 

Roteiro de 1 dia em Bari

Meu roteiro em Bari iniciou na estação ferroviária e eu tinha como objetivo chegar ao centro histórico da cidade, ou melhor, o bairro chamado Bari Vecchia (Bari Velha).

Ao sair da estação, basta seguir direto, passando pelo meio da Piazza Umberto. Logo você encontrará uma rua totalmente dedicada aos pedestres, a Via Sparano. Ela é uma importante rua de Bari, que concentra muitas lojas de grife, restaurantes e cafés. A um certo ponto, a Via Sparano cruza com uma grande avenida, o Corso Vittorio Emanuele II, e dali em diante você começará a adentrar-se no centro histórico de Bari.

Via Sparano

Via Sparano

Eu sou aquele tipo que prefere não seguir um mapa, e foi o que eu fiz uma vez dentro de Bari Velha. Até tentava seguir um itinerário preciso, mas são tantas ruelas, que a melhor coisa é “se perder” lá dentro.

Imaginem que até alguns anos atrás, Bari Velha era um lugar considerado perigoso, decadente e extremamente pobre. Era um lugar onde nenhum turista poderia caminhar despreocupado. Nos anos 90 o bairro começou a ser revitalizado e valorizado. Foi assim que Bari Velha renasceu e hoje é cheia de B&Bs, restaurantes e, sobretudo, turistas! Caminhando por Bari Velha eu não me sentia em uma cidade grande, mas sim em um vilarejo!

Bari 8

Mas voltando ao nosso roteiro, um bom lugar para iniciar o roteiro dentro de Bari Velha é a Piazza del Ferrarese (balãozinho azul no mapa). Chamada também de Porta di Mare (Porta do Mar) era uma das entradas da cidade medieval. Ela fica de frente para o porto antigo, outro lugar que me fascinou bastante, porque cheio de barquinhos de pescadores que contrastavam muito com a paisagem da cidade moderna.

Bari 7

Uma continuação da Piazza del Ferrarese é a Piazza Mercantile, onde surge a Colonna della Giustizia, uma coluna onde antigamente eram amarradas os devedores e fraudadores, que deviam se sujeitar à vontade da população (punição aos caloteiros!). Uma outra grande atração da Piazza Mercantile é a sorveteria Martinucci. Famosíssima, eu não podia passar por Bari sem experimentar o sorvete de lá. Gente… pedi um gelato de creme com nutella de pistache, um dos melhores que já provei na vida! A Piazza Mercantile fica muito animada à noite, é cheia de bares e restaurantes muito frequentados pelos locais.

Com meu sorvete nas mãos, fui passeando pela Via Venezia, uma rua que contorna uma parte do centro histórico, passando por cima dos muros que o delimitam. Tem uma vista linda para o mar e é repleta de casas graciosas, daquelas que a gente não cansa de admirar.

Bari 5

Uma casinha na Via Venezia

A Via Venezia conduz novamente à Piazza Mercantile e uma vez de volta, a melhor coisa é embrenhar-se nas ruelas de Bari Vecchia, porque seguir um percurso preestabelecido seria muito complicado. Ao caminhar pelas ruazinhas, pude ver crianças brincando com liberdade, velhinhos sentados na porta de casa. Tinha quase a sensação de entrar na casa das pessoas, enquanto observa o que faziam.

Andar sem rumo

Melhor coisa para fazer em Bari Vecchia: andar sem rumo

A um certo ponto (balãozinho roxo no mapa) você encontrará tabuleiros repletos de “orecchiette” (a massa em forma de orelhinhas típica da Puglia). Várias senhoras produzem em suas próprias casas, em modo artesanal, uma verdadeira arte. As orecchiette ficam enxugando no sol e se tornam uma atração turística.

Bari 4

As principais igrejas do centro histórico de Bari são a Catedral de San Sabino e a Basílica de San Nicola. A Catedral de San Sabino é de época bizantina, mas foi reconstruída entre 1170 e 1178 em estilo românico, que tem uma cúpula de 35m de altura, que dá para ver a partir de vários pontos de Bari Velha. Não consegui encontrá-la aberta, por isso só pude fotografar a fachada.

Catedral de San Sabino

Catedral de San Sabino

A outra, a Basílica di San Nicola (San Nicola ou São Nicolau é o padroeiro de Bari), também em estilo românico-pugliese, foi construída em 1087 justamente para receber as relíquias do padroeiro da cidade. Hoje em dia é uma meta de peregrinos de diversos países do mundo, sobretudo católicos ortodoxos russos, porque São Nicolau também é padroeiro da Rússia. Curioso, não?

A Basílica de San Nicola por fora e...

A Basílica de San Nicola por fora e…

 

... por dentro. À direita da foto, a imagem de São Nicolau.

… por dentro. À direita da foto, a imagem de São Nicolau.

Estas são as principais atrações de Bari, que mesmo o turista com pressa, porque tem poucas horas disponíveis durante uma parada do cruzeiro consegue visitar. E repito: deixe-se levar pela tranquilidade das vielas de Bari Velha, explore cada cantinho e não se esqueça de saborear as gostosuras de Bari!

 

Uma dica de passeio em Bari

Uma ótima ideia para conhecer as atrações que citei anteriormente de um jeito bem divertido, é fazer o tour de ciclo-riquixá, em italiano risciò (um tipo de triciclo, também conhecido como eco-táxi), que uma de nossas autoras, Deyse, testou e aprovou. O ciclo-riquixá transporta até duas pessoas mais o guia, que vai pedalando.

Clique AQUI para saber mais sobre este passeio. Tem também a opção de passeio de bicicleta, para os fãs do pedal (veja AQUI). Nós super recomendamos as duas!

Chega de cruzeiro e quer fazer um passeio de carro por Bari, Polignano a Mare, Alberobello e outras cidades da Puglia? Contrate um serviço de transfer particular!

 

Como chegar a Bari

  • De avião

Em Bari há um aeroporto internacional, o Aeroporto Karol Wojtyla, onde chegam voos de diversas cidades italianas e europeias. O aeroporto está muito bem conectado ao centro de Bari por meio de um trem. Em apenas  minutos você chega à estação central de Bari. O bilhete custa 5 euros e pode ser comprado na hora nas máquinas que ficam pouco antes do ponto de partida dos trens (o aeroporto é bem sinalizado e você verá as indicações para a ferrovia).

  • De trem

Se você pretende viajar de trem de outras cidades da Itália para Bari, clique AQUI para ver horários, preços e trens disponíveis.

  • Com um transfer privativo

Se você gostaria de ir a Bari a partir de outras cidades da Puglia ou mesmo fazer um tour de carro na cidade (sem guia), clique AQUI e conheça os serviços de nosso parceiro.

Mais dicas

Saiba mais

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Patrícia Kalil
Patricia Kalil, graduada em administração de empresas, mora na Sicília desde 2007 e é autora do blog Descobrindo a Sicília. Ela deixou o calor e as festas de Salvador para abraçar as belezas de outro lugar tão acolhedor quanto a Bahia e mergulhou na cultura e na história milenar da Sicília. Apaixonada desde sempre por viagens e pela língua e cultura italiana, acabou unindo o útil ao agradável e decidiu espalhar aos quatro ventos que a Sicília merece ser vista.
Tags:

6 Comments

  1. Vera Gottardi / 19/08/2016 at 04:36 /Responder

    Adorei suas dicas!!!

  2. Mari / 07/01/2018 at 21:45 /Responder

    Amei as dicas.

    Sabe me dizer qual a distância entre o porto e o aeroporto?

  3. Rogerio / 22/01/2018 at 19:47 /Responder

    Patricia, qual aeroporto em Bari mais proximo do porto de cruzeiros e qual melhor lugar para se hospedar

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 23/01/2018 at 15:20 /Responder

      Olá Rogerio,

      O Aeroporto é o de Bari-Palese (também denominado Aeroporto Karol Wojtyła).
      Quando ao lugar para se hospedar, eu diria no centro histórico (se estiver sem carro), nas ruas próximas à Basílica e ao castelo. É no centro histórico que ficam as principais atrações de Bari.

      Um abraço,

      Patricia

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.