By

Não há Carnaval na Itália sem chiacchiere, uma receita típica desta festa na Itália, mas cujo nome varia de região para região. São chamadas frappe na Emília-Romanha, cenci na Toscana, bugie di Carnevale no Piemonte, mas em grande parte da Itália são simplesmente chiacchiere. É também um doce muito conhecido no sul e sudeste do Brasil, onde são chamados de grostoli ou cueca virada. Enfim, o nome não importa, é uma guloseima muito simples de fazer  e apesar das pequenas variações que podem existir entre uma região e outra, o resultado é sempre o mesmo: uma massa fininha frita, coberta por uma chuva de açúcar. Uma delícia.

 

Receita de Chiacchiere

  • 500g (3 1/2 xíc) de farinha de trigo com fermento
  • 50g (3 1/2 col. de sopa) de manteiga
  • 70g (6 col. de sopa) de açúcar
  • 3 ovos + 1 gema
  • raspas da casca de 1 limão ou laranja
  • 2 colheres de sopa de aguardente
  • 1 pitada de sal
  • açúcar de confeiteiro para decorar
  • óleo para fritar

 

Modo de fazer:

Em um prato, bata os ovos com um garfo até que gema e clara fiquem bem misturadas. Numa tigela à parte, coloque a farinha de trigo peneirada, o açúcar, os ovos batidos, o sal e a aguardente. Misture tudo com as mãos ou com a ajuda de um processador, até que a massa fique compacta e lisa (10 minutos). Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Agora é hora de abrir a massa. Espalhe um punhado de farinha de trigo sobre uma superfície de mármore ou de madeira. Divida a massa em duas porções, para facilitar o trabalho. Com um rolo de macarrão, abra a massa até que ela fique bem fininha, com cerca de 2mm de espessura. Com um cortador de pastel, corte tiras de aproximadamente 3 x 10 cm. Faça o mesmo com a outra parte da massa.

Frite as tiras em abundante óleo até que fiquem bem douradinhas. Vá fritando aos poucos e vá colocando a massa frita num recipiente forrado com papel toalha, para que absorva o óleo. Por fim, polvilhe açúcar de confeiteiro nas chiacchiere e divirta-se comendo!

Receita de Chiacchiere

Rendimento: 40 chiacchiere

 

Mais dicas

Saiba mais

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

The following two tabs change content below.
Patrícia Kalil
Patricia Kalil, graduada em administração de empresas, mora na Sicília desde 2007 e é autora do blog Descobrindo a Sicília. Ela deixou o calor e as festas de Salvador para abraçar as belezas de outro lugar tão acolhedor quanto a Bahia e mergulhou na cultura e na história milenar da Sicília. Apaixonada desde sempre por viagens e pela língua e cultura italiana, acabou unindo o útil ao agradável e decidiu espalhar aos quatro ventos que a Sicília merece ser vista.
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.