By

Uma viagem pelos pratos típicos do Trentino Alto Adige, uma cozinha tradicional de montanha. Uma refeição completa para conhecer a cultura gastronômica desta região esplêndida do antepasto à sobremesa.

Uma cozinha de montanha encorpada e saborosa, que também se baseia nos territórios fronteiriços ao longo dos séculos. Siga-nos nesta jornada pelos sabores, peculiaridades, originalidade e delicadeza dos pratos típicos de Trentino Alto-Adige.

História da cozinha trentina e do sul do Tirol

Mesmo quando se trata de culinária, o Trentino deve ser distinguido do Alto-Adige. A história diferente das duas províncias determinou um tipo diferente de cozinha entre as áreas de Trento e Bolzano.

Em particular, a influência dos povos da Europa central foi forte – e ainda é – no Tirol do Sul (Alto Adige). Alemães e austríacos, em primeiro lugar, que trouxeram os ingredientes e preparações de sua culinária tradicional ao coração da gastronomia sul-tirolesa.

Por outro lado, Trentino mantém uma cozinha substancialmente pobre, feita de polenta, milho, chucrute, acompanhada de pratos mais ricos. Em particular, a carne de animais da montanha, servida nos banquetes de senhores ricos e personalidades de alto escalão.

Tudo isso deixou numerosos pratos que se tornaram parte da tradição culinária de Trentino Alto Adige,e que ainda hoje encontramos nos restaurantes mais tradicionais.

Pratos típicos da Trentino Alto-Adige

Entradas – antipasto

Nosso passeio pelos sabores de Trentino só pode começar com as entradas. Esse “itinerário gustativo” só pode começar provocando seu paladar com um típico bretzel do Tirol do Sul, tranças clássicas de trigo de origem alemã.

Podemos abrir a refeição, desfrutando de excelentes Canederli (bolinhos) de ricota, servidos em uma cama de alho-poró, com um pão schiacciatina di Merano ou, se estiver na estação, com um aperitivo quente de cogumelos e pão frito.

Canederli com caldo

Ou lance-se na degustação de uma espécie de ‘comida de rua’ local, consumida como antipasto, animelle fritte, que são a moleja (um termo culinário para o timo ou o pâncreas especialmente das carnes do vitelo e de cordeiro, e, menos comumente também para a carne bovina e de porco).

Primeiro prato – Primi piatti

Chegando a esta região, você só pode se encontrar na frente dos bolinhos e mais bolinhos de canederli. Chamado também de  Semmelknödel, são uma espécie de bolinhas confeccionadas com pão, típica das gastronomias da Baviera, da Áustria, da República Checa e na região do Trentino Alto Adige da Itália.

Pela delícia que é, e pelo fato de que, onde quer que você vá nesta região, eles estarão no menu, é o primeiro prato tradicional. Essas bolinhas são feitas de pão aromatizadas com Speck, pancetta ou outro tipo de embutido, preparados com leite, ovos e queijo, servidas com um caldo ou manteiga. Um verdadeiro mimo!

Como alternativa, você pode se lançar no nhoque Trentino mais clássico. Ou, chamando-os pelo nome verdadeiro, strangolapreti. Estes nhoques são amassados ​​juntamente com o espinafre e servidos com bastante parmesão ou manteiga derretida aromatizada com cebola.

canederli e strangolapreti

Finalmente, devemos fazer uma cotação para a típica sopa de cevada – zuppa d’orzo, um primeiro prato consumido no sul do Tirol. Na verdade, é muito substancial, perfeito para aquecer no frio dos vales alpinos. Consiste em cevada (orzo perlato), legumes e carne de porco defumada. Mais do que um primeiro prato, diríamos um único prato!

Prato principal – Secondo piatto

Como dissemos antes, a tradição culinária de Trentino tem muita origem em pratos de países do norte da Europa. E entre os pratos principais, está o gulash alla tirolese, o goulash tirolês. A preparação típica húngara foi adotada pelos tiroleses do sul, que são acompanhados por uma dose generosa de polenta.

gulash alla tirolese

Um acompanhamento perfeito para este suculento ensopado de carne, pimentão e cominho. Não perca, também o cervo al ginepro, ou seja carne de cervo ao zimbro, bem como a costela de carneiro em uma crosta de batata – carré di agnello in crosta di patate.

Para não perder nada, você terá que provar o smacafam. É uma torta saborosa, muito apreciada em Trentino, cuja massa é feita  com metade farinha branca, metade com farinha de sarraceno, enquanto a salsicha (Lucanica) e o bacon defumado cuidam de aromatizá-la.

Doces Trentinos

Finalmente, vamos passar para as notas açucaradas. De fato, se você quiser fazer um tour autêntico por Trentino Alto Adige, não poderá deixar de incluir sobremesas. É neste departamento que são encontradas especialidades regionais reais. Portanto, deixe um pequeno espaço no estômago no final da refeição.

Caso contrário, você sentiria falta do strudel, a estrela das sobremesas do sul do Tirol, recheado com maçãs cozidas, passas e várias coberturas. Ou o renomado (para conhecedores) kaiserschmarren, as ‘doces omeletes do imperador’. Ou seja, panquecas com passas, semelhantes aos crepes, cobertas com geléia de mirtilo.

Stauben, doce tipico trentino, feito com massa frita e geleia – comi no Mercado de Natal

Ou ainda, o strauben, que são as panquecas tirolesas, em forma de espiral e aromatizadas com grappa. E finalmente, zelten, uma sobremesa típica de Natal, preparada tanto em Trentino quanto em Alto Adige, com pequenas diferenças entre uma e outra. É um bolo com um pouco de tudo: passas, nozes, pinhões, amêndoas, figos secos e avelãs. Uma verdadeira bomba com frutas secas.

Curiosidades de Trentino Alto Adige

Terra antiga com tradições camponesas, há muitas oportunidades para experimentar o folclore nessas terras montanhosas. Um deles, ligado à cultura gastronômica, leva o nome complicado de Kastelruther Hoazetkuchl, o ‘casamento de Castelrotto’. Em outras palavras, o evento gastronômico mais conhecido na área de Alpe di Siusi.

O evento acontece, como o nome indica, em Castelrotto. Nesta ocasião, você só pode provar pratos de origem antiga, aqueles que costumavam comer os bisavós, em uma redescoberta contínua dos sabores do passado. Você pode provar, entre outras coisas, o ‘camponês rosticciata’ – Bauerngröstl, a ‘panela de casamento’ – Hochzeitspfandl – e o ‘queijo cinza’ – Graukäse.

Bauerngröstl

Entre os vales e picos de Trentino Alto-Adige, também há espaço para a cultura e os sabores de um povo.

 

 

Mais dicas

Saiba mais

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.