Por

Perugia, capital da Úmbria, é uma cidade medieval famosa pelo chocolate, trufas e jazz. Assim como em toda a Itália, a comida é incrível, a beleza e os monumentos históricos estão por todas as partes.

Além de estar situada no meio caminho entre Roma e Florença, Perugia oferece também uma variedade de coisas para ver e fazer, incluindo locais históricos, boa comida e atividades culturais. É o lar dos chocolates Baci, do Umbria Jazz e da Università per Stranieri, uma ótima escola de italiano.

Perugia

O que fazer em Perugia

Perugia é uma cidade ideal para passear a pé. Eu sempre prefiro me locomover a pé pelas cidades, e quando você se depara com um lugar compacto e fácil de percorrer, como Perugia, a melhor coisa é ir se perdendo em becos e esquinas, sem seguir um roteiro.

Enfim, passear em Perugia significa percorrer as ruas de pedras, subir e descer ladeiras e escadarias que estão praticamente em toda parte. Por isso, saiba que vai ser necessário ter um pouco de energia e usar calçados confortáveis!

Perugia

Veja, então, minhas dicas do que ver e fazer por lá.

1. Explore e passe um tempo na Piazza IV Novembre

Os principais estrangeiros que você verá em Perugia serão, sem dúvida, o grande número de estudantes que frequentam a universidade local durante o ano letivo. E assim como a maioria dos alunos ao redor do mundo, eles aproveitam o tempo livre em companhia dos amigos, fazendo algo que custe pouco e em um lugar que é o point deles. Este lugar em Perugia é a Piazza IV Novembre.

A praça tem vários monumentos famosos, como a Fontana Maggiore – uma grande fonte medieval –, a Catedral de San Lorenzo e o Palazzo dei Priori, que hoje em dia é a Câmara Municipal de Perugia.

No entanto, esses monumentos, embora impressionantes, tendem a servir de pano de fundo para o pessoal tomando vinho em copos plásticos, tocando um instrumento musical ou comendo um sorvete.

Enfim, juntar-se a eles na escadaria e observar as pessoas é, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Perugia!

 

2. Faça um passeio pelo Corso Vannucci

O Corso Vannucci é a rua principal e mais charmosa de Perugia. Ela é fechada ao trânsito de veículos, além de ser repleta de cafés, artistas de rua, bares e muito mais!

Perugia

Além disso, lá por perto fica a entrada da Galleria Nazionale dell’Umbria. É um lugar onde você pode encontrar as obrasdo artista mais famoso de Perugia, ou seja, Pietro Vannucci, mais conhecido como Perugino. Ele trabalhou em Roma para papas e é mais conhecido por ter sido um dos mestres de Rafael.

Sem dúvida, você vai acabar subindo e descendo esta rua várias vezes durante a sua estadia. Esta é claramente uma das coisas mais populares para fazer em Perugia, tanto para visitantes quanto para os moradores da cidade!

 

3. Ver o pôr do sol no Giardini Carducci

Uma das melhores coisas para fazer em Perugia, se você estiver em um encontro, é ir ao Giardini Carducci perto do horário do pôr do sol. De lá é possível apreciar uma vista espetacular dos arredores de Perugia, incluindo a vizinha Basílica di San Domenico.

Existem mapas para ajudá-lo a localizar cidades próximas, mas você pode simplesmente passar uma ou duas horas  apreciando a vista, tomando um cálice de vinho, enquanto o sol se põe.

 

4. Conheça a Perugia subterrânea

Perugia

Logo abaixo dos Giardini Carducci, você encontrará a Rocca Paolina, que praticamente é uma rede de ruas que são os restos de uma fortaleza medieval. Visto como um símbolo do poder papal, a maior parte da fortaleza foi destruída no século XIX após a unificação da Itália.

À primeira vista, a área parece suja e cheia de pichações. Mas depois de andar por um punhado de escadas rolantes, chega-se à enorme parede de tijolos de pedra, ou seja, as ruínas da Fortaleza Paolina (Rocca Paolina).

A história desta fortaleza do século XVI, e o que resta dela, é um pouco intensa. De fato, em 1540 o Papa Paulo III ordenou que uma fortaleza e uma cidade fechada fossem construídas na colina, como uma demonstração de domínio. Por conseguinte, o lugar se tornou intocável até a unificação da Itália em 1860, quando os habitantes locais a derrubaram.

Enfim, o que resta dentro das paredes são algumas das ruas medievais escuras cobertas por tetos de tijolos e espaços que já foram casas e espaços de convivência. É uma chance de vagar pelas fundações de uma antiga cidade fechada.

Hoje em dia, o que resta foi integrado à Perugia moderna por meio de várias escadas rolantes. Além disso, há exposições, museus e lojas que você pode explorar no subsolo, mas pode também simplesmente caminhar pelo labirinto de ruas e ler sobre a história do lugar.

 

5. Visite a fábrica dos chocolates Perugina

Em Perugia fica uma das mais famosas fábricas de chocolate da Itália, a Perugina, que produz o famoso Baci. Embora tenha sido comprada pela Nestlé alguns anos atrás, ainda é um símbolo da Itália.

É possível visitar a Fábrica de Chocolate Perugina e seu Museu do Chocolate. Durante a visita é possível ver o processo de produção do chocolate e diversos setores em operação. Além disso, o museu ilustra o processo de conversão de cacau em chocolate, a história da empresa Perugina e outras curiosidades.

Os passeios são em inglês ou italiano, e devem ser reservados com antecedência.

 

6. Delicie-se com os pratos típicos da Úmbria

Strangozzi com lentilhas. Foto: UmbriaLovers – Flickr

Já que o New York Times sugeriu que a cozinha da Úmbria era o segredo mais bem guardado da Itália, não podemos não saborear os pratos locais, não é mesmo?

Entre os pratos típicos, não deixe de provar o Strangozzi (um tipo de espaguete quadrado) com trufas.

Um dos melhores lugares para experimentar a gastronomia local é o Civico 25 que também tem uma extensa carta de vinhos. O strangozzi com cordeiro e alcachofra é uma delícia! No entanto, certifique-se de reservar com antecedência, pois é um restaunrante muito popular entre os habitantes locais.

Enfim, outro ótimo lugar é a Trattoria Borgo San Francesco, que também tem um amplo cardápio de especialidades locais e pratos inovadores.

Ah! Não se esqueça que a Umbria também é uma grande produtora de chocolates, por isso qualquer confeitaria vale uma parada!

 

Perugia e o Festival Internacional do Chocolate

Perugia é uma cidade de antigas tradições na fabricação de chocolate e todos os anos recebe uma multidão de “gulosos” com o Festival Internacional do Chocolate. 

O Eurochocolate acontece em outubro. Durante o evento é possível participar de degustações, aulas de culinária à base de chocolate, tratamentos de beleza, momentos de diversão e muito mais.

 

Como chegar a Perugia

A maneira mais fácil de chegar a Perugia é de trem. Como está localizada quase na metade do caminho entre Roma e Florença, pode ser uma ótima opção de parada (de um dia inteiro ou dois) se estiver viajando entre essas duas cidades.

A viagem de trem desde Florença dura cerca de 2h15min, enquanto de Roma leva 2h30min.

No entanto, a estação ferroviária de Perugia não fica no centro da cidade. Por isso, para ir até o centro, será necessário um outro transporte.

Você pode comprar passagens de ônibus em bancas de revista, nos tabacchi ou a bordo do ônibus.

Lugares para visitar a partir de Perugia

Caso você a escolha como sua base na Úmbria, saiba que Perugia é uma boa base para visitar outras cidades da região, tanto de trem quanto de ônibus.

Aqui estão quatro boas opções de cidades que você pode conhecer a partir de lá:

  • Assis, a cidade de São Francisco. A viagem de trem dura entre 20 e 30 minutos
  • Spello, o lindo vilarejo repleto de flores, onde se pode chegar de trem.
  • Arezzo, na Toscana, que fica a cerca de 1h de trem.
  • Orvieto, outra maravilha da Úmbria, que dista cerca de 1h de carro de Perugia.

 

Mais dicas

Saiba mais

Tags:
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.