By

3

Veja como visitar a fábrica dos chocolates Baci que fica em Perugia, o chocolate mais famoso na Itália, produzido na região da Umbria.

Perugia é uma cidade linda, no alto de uma colina, e é a capital da região de Umbria. É famosa na Itália e internacionalmente como uma cidade universitária, cheia de estudantes estrangeiros, as pessoas vêm de todo o mundo para estudar lá.

PERUGIA

A cidade é interessante, segura, cheia de história, arte e vistas deslumbrantes. É uma cidade perfeita para estudar e socializar e explorar a cultura local. Mas o que pouca gente sabe é que Perugia é considerada na Itália, a cidade do chocolate! Na cidade todos os anos acontece o Eurochocolate, uma grande feira sobre chocolate, muito divertida.

É também considerada assim porque na cidade fica uma das mais famosas fábricas de chocolate da Itália, a Perugina, que produz o famoso Baci. Bacio em italiano quer dizer “beijo”, e baci é o plural da palavra, portanto “beijos”, nome bem sugestivo não? Ele é feito com chocolate gianduia (chocolate com pasta de avelã), uma avelã inteira, coberto com chocolate meio amargo.

Imagem: site oficial

Imagem: site oficial

O Baci são famosos também porque no interior da embalagem prateada, há sempre uma uma bela mensagem de amor em um pedaço de papel translúcido.

Os chocolates são feitos em uma fábrica nos arredores de Perugia, em San Sisto, é a única fábrica do mundo que faz Baci: mais de um milhão por dia, e é exportado para mais de 100 países, como o Brasil.

PERUGIA - PERUGINA - BACCIO_13

É possível visitar a Fábrica de Chocolate Perugina e seu Museu do Chocolate, na fábrica pode-se ver a fabricação do chocolate, a embalagem e diversos setores em operação, bem como é possível visitar o Museu que explica o processo de conversão de cacau em chocolate, a história da empresa Perugina, a qual foi comprada pela Nestlé alguns anos atrás.

Os passeios são em inglês ou italiano, e devem ser reservados com antecedência. Veja mais informações abaixo.

 

Como visitar a Fábrica Perugina

Eu reservei o passeio na minha última viagem à Umbria em dezembro, e conto tudo pra vocês aqui!

PERUGIA - PERUGINA - BACCIO

Ao chegar à fábrica (veja como ir no fim do texto), efetuamos o pagamento e aguardamos o nosso turno com a guia. Primeiro nos acompanharam em um pequeno teatro onde um filme explicou a história de como foi lançado o primeiro chocolate Perugina por Giovanni Buitoni e Luisa Spagnoli em 1907.

Depois visitamos o Museu, que explica como é produzido o chocolate, como se faz o Baci e ainda vemos algumas propagandas antigas da marca.

Legal saber sobre a ideia de colocar a  mensagem romântica dentro da embalagem foi ideia de Luisa (tinha que ser de uma mulher né?), pois uma das coisas que eu acho mais geniais do Baci é ligar ele ao romantismo italiano, e acredito que a união “romantismo” + “avelã” na Itália é muito vencedora, porque os italianos adoram uma avelã, e nem precisa visitar o país pra saber disso… basta experimentar a Nutella!

Mas a fábrica produz ainda outros tipos de chocolate e biscoitos.

PERUGIA - PERUGINA - BACCIO_10

Em seguida visitamos o interior da enorme fábrica de chocolate, onde os Baci são produzidos, em linhas de produção totalmente automatizada, que produzem mais de um milhão Baci um dia para o consumo em todo o mundo. Infelizmente câmeras não são permitidas, mas o cheiro de chocolate é muito bom, aliás deixa a gente com uma vontade enorme de comer um!

O interessante foi ver que a produção naquele momento estava já produzindo uma enorme quantidade de ovos de Páscoa. Podemos ver a glassatura, quando o chocolate cobre os Baci, ver as esteiras transportadoras carregando chocolates Baci intermináveis ​​em grandes caixas para mais tarde serem embalados e enviados em todo o mundo.

PERUGIA - PERUGINA - BACCIO_6

No final do passeio, os hóspedes são convidados a experimentar vários produtos Perugina-Nestlé que são produzidos ali, e o lançamento, que eram as novas versões do Baci, branco e com chocolate amargo.

PERUGIA - PERUGINA - BACCIO_7

E como acontece em todo passeio em fábrica, acabamos na loja da Perugina, me abastecendo com alguns presentes, e claro com muitos Baci. Ali você pode comprar tudo: Baci, ursos de pelúcia, caixas de chocolates Baci, tudo que é possível para demonstrar seu amor com Baci.

Para a verdadeira experiência gourmet, há também a Escola de Chocolate Perugina, que oferece um calendário de cursos durante todo o ano, que são projetados para apresentar aos alunos os conceitos básicos do chocolate, com dicas sobre como se tornar um sommelier de chocolate verdadeiro! Infelizmente eu não pude fazer o curso nesta viagem, mas eu definitivamente vou me inscrever na próxima vez que visitar Perugia.

Como reservar:

Para visitar, é necessário:

  • ligar e reservar, para quem tem numero na Itália, ligue 800.800907, número grátis.
  • ligar e reservar, para quem liga de um telefone não italiano, pode ligar para +39 02 45467655.
  • responder o questionário de reserva no site aqui. E esperar a confirmação da reserva.

 Onde Ficar:

Durante a minha última estadia em Perugia, eu fiquei hospedada no magnifico Hotel Brufani Palace, e contei dele no meu blog.

Informações:

Museo Storico Perugina – Stabilimento Nestlé
Divisione Prodotti Dolciari
Strada Pievaiola
San Sisto – Perugia (PG)
Aberto de segunda a sexta:9.00 / 13.00 – 14.00 / 17.30
Sábados: 10.00 / 16.00 . Fechado nos sábados de janeiro, fevereiro, junho e setembro.
Fechados aos domingos e feriados.
Ingresso:

  • 9 euros inteiro
  • 7 euros dos 13 aos 17 anos, e maiores de 65 anos
  • 4 euros de 6 a 12 anos
  • grátis até 5 anos

Nota: Não é possível tirar fotografias no interior da fábrica.

 

Como chegar à Fábrica Perugina

Para ir de carro:
Do norte: Auto-estrada A1, saída Valdichiana , pegue a estrada em direção à Perugia, passando próximo ao longo do lago Trasimeno; pegue a SS75 saída Madonna Alta; prossiga em direção à San Sisto
A partir do Sul: Auto-estrada A1, saída Orte, pegue a estrada Orte-Terni, depois a SS E45 em direção a Perugia; saída Madonna Alta; prossiga em direcção à San Sisto.
Do Nordeste: Auto-estrada E45 (Cesena – Orte) saída Madonna Alta; continuar em direção a San Sisto

Mais dicas

Saiba mais

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

Tags:
 

Deixe uma resposta

4

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.