By

3

Conheça um pouco dos Castelos do Trentino: Castello del Buonconsiglio, Castello di Arco e Castel Beseno.

Como já falei no texto anterior, sobre os Castellos do Alto-Adige, a região do Trentino Alto Adige é dividida em 2 províncias, a de Bolzano (Alto Adige, também chamado de Südtyrol) e Trento.

Leia o texto –> Os Castelos do Alto Ádige

Hoje vou tratar somente dos Castelos da região da província de Trento.

Mapa do Trentino

Os Castelos

Trentino é uma região cheia de castelos, fortalezas e ruínas de edifícios antigos. É claro, a posição do território, entre as terras germânicas e Vale do Pó, favoreceu a construção de castelos de defesa ao longo dos séculos. Muitos destes estão localizados em posições estratégicas no que diz respeito aos vales e às rotas através dos Alpes, ideal para o controle de tráfego e defesa dos bens.

Alguns dos castelos como o Castello del Buonconsiglio de Trento, Castel Beseno em Calliano ou o Castel Thun no Val di Non, hoje são edifícios públicos e museus, ou áreas de exposições. Outros ainda servem como moradias ou Hotéis, alguns dos quais ainda podem ser parcialmente visitados.

Abaixo, uma seleção dos mais interessantes dos castelos Trentino, que participam da “rete dei castelli”:

Cartina Rete dei Castelli 1024x992

1. Castello del Buonconsiglio – Trento

O que fazer em Trento

O castelo nasceu como uma fortaleza defensiva no século XIII numa colina conhecida como Malconsey. O edifício original é o Castelvecchio com ameias (as aberturas no parapeito das muralhas), e foi várias vezes alterado de acordo com o estilo arquitetônico e artístico das épocas. Por exemplo, há um pátio e uma loggia em estilo gótico veneziano. O Palazzo Magno é uma outra grande estrutura do complexo, e foi construído em estilo renascentista como a residência do Príncipe-Bispo Bernardo Clesio no século XVI.

O castelo ficou conhecido pelos acontecimentos históricos dos quais foi protagonista. Ele sediou, por exemplo, muitas sessões do Concílio de Trento.

Nos séculos seguintes, a partir do XVII e até o século XIX, o castelo tornou-se importante marco simbólico da resistência italiana contra o Império Austro-Húngaro, tendo sido palco da execução de dois famosos Trentinos, Cesare Battisti (o fundador do jornal ‘O Povo’) e Fabio Filzi, um jovem advogado de Rovereto.

trento_55

Na extremidade sul fica a Torre Aquila, cujo interior é decorado com o Ciclo de afrescos do século XV, com representação dos meses, um dos melhores ciclos de arte do final da Idade Média. Ele descreve a vida da corte e atividades ao ar livre, mês a mês. Dentro do Palazzo Magno, as paredes são decoradas por outro ciclo de afrescos pintados a partir da Idade Média até o período renascentista. Para visitar esta torre é necessário fazer uma reserva, que você pode fazer na chegada ao museu, e a visita é acompanhada e com um audioguia em espanhol, inglês ou italiano explicando cada afresco. Fotos não são permitidas.

No castelo se encontra o Museu Provinciale d’Arte, com esculturas, mobiliário de época, arqueologia e coleções etnológicas. São abertos à visitas ainda a adega do Museu, a prisão, e o museu do Ressurgimento. Essas exposições estão relacionadas com a luta da Itália para a unificação e libertação do Império Austro-Húngaro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

– Castello del Buonconsiglio – site oficial
Via Bernardo Clesio, 5 – Trento
Tel +39 0461 233770
Funcionamento: aberto diariamente, exceto segundas-feiras (exceto feriados), das 9:30 às 17:00, exceto período de verão: de 5 de maio à 1 novembro:  10:00-18:00
Ingresso: 10 euros interino e 8 euros reduzido

2. Castel Beseno – Besenello

castelos trentino castello di arco castel beseno 3 1024x768

Castel Beseno é uma impressionante fortaleza que ocupa o cume de uma colina inteira, com vista para o Vale do Adige. O castelo fica na cidade de Besenello, a meio caminho entre Trento e Rovereto e é hoje um museu e a sede de eventos culturais e históricos.

Os grandes bastiões que caracterizam Castel Beseno datam do século XVI, quando o castelo foi adaptado para as batalhas com o uso de armas de fogo. Além dos pátios e os edifícios da fortaleza, uma vez utilizado como cozinhas, fornos de pão, adegas e armazéns, é possível andar pela passarela com vista panorâmica sobre o vale do rio Adige e o vale que leva ao Altopiano di Folgaria.

No Palazzo di Marcabruno do século XIV, você pode visitar uma exposição permanente que explica como foi a batalha de Calliano, de 10 de Agosto 1487, quando a planície abaixo do castelo foi palco de uma guerrilha épica: as tropas tirolesas naquela ocasião lutaram contra o ataque do exército da República de Veneza, que queria expandir em direção Trento.

Também em exibição está uma coleção de armas originais e cópias fiéis muito interessante, onde todos são incentivados a usar e provar os capacetes, armaduras e coletes, com grande alegria das crianças (e seus pais)!

No mês de agosto acontece a Festa medieval no castelo chamada “All’armi All’armi”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

– Castel Beseno – site oficial
Via al Castello, 4
Besenello (Trento)
Tel: +390464834600
Como ir: Castel Beseno está em torno de 20 km de Trento, e é alcançado ao longo da Strada Statale 12 do Adige até Besenello. Vindo do sul, o castelo está localizado em torno de 10 km de Rovereto. O Castel Beseno também é acessível a partir da estrada que liga o vale do Adige à Folgaria.
Funcionamento:
– Até domingo, 20 de março – aberto apenas sábado e domingo, das 9.30 – 17.00
– A partir de terça-feira 22 de março –  aberto terça à domingo, das 9.30 – 17.00
– A partir de terça-feira 3 maio à domingo 6 novembro – horário de verão – das 10:00-18:00
– A partir de terça-feira 8 de novembro, aberto apenas sábado e domingo, das 9.30 – 17.00
Ingresso: 7 euros inteiro e 5 euros o reduzido.

3. Castello Di Arco – Arco:

castelos trentino castello di arco castel beseno 24 1024x682

Subindo a cidade, passado o esplêndido olival  até Prato della Lizza, após mais de três paredes de vinte metros de altura que sobreviveram ao canhão de Napoleão, chega-se ao castelo, em uma posição panorâmica sobre a planície do Alto Garda. Impressionante é o cenário em torno das ruínas do palácio inferior e a fortaleza rodeada de ciprestes.

Dentro, você pode visitar a prisão,  Prigione del Sasso, a grande torre e os esplêndidos afrescos seculares do século XIV representando as senhoras ocupadas a jogar xadrez.

Ícone e símbolo da cidade, o Castelo de Arco é reproduzido em inúmeros códigos e pinturas, incluindo a famosa aquarela de Albrecht Dürer no Museu do Louvre em Paris.

O castelo pode ser visitado durante todo o ano e é o cenário, no verão, apresentações de música e prosa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Castello di Arco –  site oficial
Via Castello, 10
Arco (Trento)
Tel: +390464510156
Como ir: o castelo pode ser alcançado somente à pé, a partir do centro histórico de Arco, com uma caminhada de cerca de 20 minutos através do olival que o rodeia (altitude 120 metros). Se recomenda roupas e sapatos confortáveis ​​para uma caminhada fácil, mas cansativa.
Funcionamento:
– de Abril a Setembro: das  10-19 hs
– nos meses de outubro e março: das 10 às 17 hs
– de novembro à fevereiro: das 10 às 16 (excluindo o mês de janeiro, depois da Epifania, durante o qual o castelo está aberto apenas aos sábados e domingos)
Bilhete; 3,50 euros adulto e 2 euros o reduzido

 

 

Mais dicas

Saiba mais

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

♦ Mapa                                                                                     

 

Deixe uma resposta

4

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.