By

3

Os Caminhos de São Francisco são percursos de peregrinação inspirados na vida do santo de Assis e conectam lugares importantes e de alguma forma ligados a ele. Quem percorre esses caminhos não precisa necessariamente ter um motivo religioso: é uma viagem através da natureza, cidades medievais, florestas, santuários, antigos mosteiros, enfim, lugares que inspiraram o amor de São Francisco pela natureza e suas criaturas.

Durante sua vida, São Francisco percorreu vários lugares da Itália, sobretudo o centro do país, e hoje esses lugares podem ser percorridos e os passos do santo revividos por peregrinos e viajantes do mundo inteiro. As várias vias são sinalizadas e explicadas, permitindo assim que qualquer pessoa interessada no assunto possa se preparar para enfrentar essa longa viagem a pé.

Basílica de São Francisco em Assis

Basílica de São Francisco em Assis

 

Caminhos de São Francisco – Italian Wonder Ways

Em ocasião do Jubileu Extraordinário de Roma em 2016, o consórcio Caminhos de São Francisco (Cammini di San Francesco), juntamente com as regiões italianas do Lázio, Toscana, Úmbria e Marche e o suporte de vários órgãos ligados à peregrinação, está organizando o Italian Wonder Ways, uma iniciativa para divulgar cinco dos vários caminhos. Bloggers e jornalistas do mundo inteiro, inclusive nós do Itália para Brasileiros, iremos percorrer o Caminho Franciscano della Marca, a Via de São Francisco, a Via Amerina, a via Francigena e o Caminho de São Bento.

Veja o mapa abaixo com os diferentes percursos. Eu, Patricia, irei percorrer o caminho número 1 (Caminho Franciscano della Marca) e nossa colega Eleonora, substituindo Deyse que, motivos de saúde não poderá participar, irá fazer o Caminho de São Bento.

E como diz o ditado, “todos os caminhos levam a Roma” e assim será a nossa viagem, que culminará na Cidade Eterna, terminando no Vaticano para participarmos da audiência com o papa Francisco.

 

Caminhos de São Francisco

Imagem: www.italianworderways.it

 

O Caminho Franciscano da Marca

Este caminho de cerca 167km percorre a rota que São Francisco seguiu em 1215, e vai de Assis a Ascoli Piceno, passando por Spello, Foligno, Plestia, parques naturais, igrejinhas perdidas no meio dos campos, eremitério e vilarejos medievais. É uma peregrinação cultural e espiritual de oito etapas que passa, em sua grande parte, por percursos de chão batido e lugares de grande prestígio artístico e importância natural.

Leia aqui o texto do Diário de Viagem pelo Caminho Franciscano da Marca realizado pela Patricia.

 

A Via de São Francisco

De La Verna a Assis, a Via de São Francisco é um percurso de cerca 160km à descoberta dos lugares onde São Francisco viveu e pregou sua palavra. Ele percorre importantes centros do norte da Úmbria, como Gubbio, Spello e La Storta. É um dos itinerários mais populares e conhecidos.

 

A Via Francígena

A Via Francígena é aquela que, durante a Idade Média, ligava Canterbury (em português, Cantuária) a Roma. No caso específico dos percusos de São Francisco dentro de Italian Wonder Ways, este caminho é dividido em Via Francigena do Norte e do Sul, onde o primeiro se desenvolve na Toscana, indo de Lucca a Roma, e o segundo no Lazio, indo de Formia a Roma.

 

 A Via Amerina

Este caminho leva o nome da antiga cidade de Ameria e era uma importante via de ligação durante o período romano e em época medieval, conectando Roma às principais localidades da Úmbria. A Via Amerina, sendo um itinerário muito antigo (como via romana remonta ao século III a.C.), oferece não só ao peregrino, mas ao viajante em geral, um patrimônio artístico de grande valor, passando por catacumbas paleocristãs, castelos e mosteiros medievais.

amelia _25

A estrada romana em Amelia, Umbria.

 

O Caminho de São Bento

Este caminho não trata da vida de São Francisco, mas sim de São Bento e atravessa o coração da Itália, incluindo as regiões do Lácio e Úmbria, passando por Norcia, cidade onde nasceu São Bento, Subiaco, onde ele viveu e Montecassino, onde passou os últimos anos da vida dele.

Norcia

Norcia

Leia aqui os 2 textos do Diário de Viagem pelo Caminho de São Bento, realizado pela Eleonora:

Nossas experiências

As experiências que viveremos durante a inteira semana dedicada aos Caminhos de São Francisco serão contadas em um diário que publicaremos aqui no blog e nas redes sociais.

Sigam-me durante meu caminho de Loreto a Assis, e a Eleonora em seu caminho de São Bento. O fruto do nosso trabalho certamente poderá inspirar você a planejar uma viagem pelo coração da Itália, independentemente da sua crença!

Fontes:

Nota: Participaremos desta viagem de imprensa como convidada pelo consórcio Caminhos de São Francisco (Cammini di San Francesco), juntamente com as regiões italianas do Lázio, Toscana, Úmbria e Marche e o suporte de vários órgãos ligados à peregrinação, organizado pelo Italian Wonder Ways, uma iniciativa para divulgar cinco dos vários caminhos com Bloggers e jornalistas do mundo inteiro. Este texto faz parte de uma série de textos baseados nas minhas experiências durante esta viagem. Todos serão identificados. Não recebi dinheiro para escrever, não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, divulgação de mídia social, portanto tenho total liberdade editorial.

blogtour

 

Mais dicas

Saiba mais

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

4

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.