Por

O que ver em Gradara? Gradara é uma adorável vila na região Marche, listada entre os mais belos burgos da Itália, situada em uma colina, com no topo um deslumbrante castelo medieval e suas imponentes muralhas.

 

A história de Paolo e Francesca

Gradara é famosa por ser o teatro da trágica história de amor entre os dois cunhados Paolo e Francesca. Foi Dante Alighieri quem os tornou famosos com sua Divina Comédia. O quinto canto do Inferno de Dante enfoca precisamente os dois amantes infelizes e sua história. Francesca era casada com o irmão de Paolo, o feio e mau Gianciotto. Um dia, Paolo e Francesca estavam lendo a história de Lancelote e Genebra e o livro comoveu tanto que eles se beijaram. Gianciotto os surpreendeu e matou os dois com uma espada. Era 1289.

Você sabia que … A escultura maravilhosa de Rodin , O Beijo, foi inspirada neles?

O que ver em Gradara

A cidade possui duas muralhas: a mais externa, marcada por várias torres, proporciona um forte impacto visual ao visitante. É possível caminhar ao longo de parte das muralhas para admirar a fortaleza e a bela vista sobre o campo da região. A entrada fica na porta da cidade, junto à Torre do Relógio. que já foi a única passagem de acesso à aldeia, e está adornado com os brasões das famílias nobres que possuíam o Castelo.

Da Porta dell’Orologio, ao longo da via Umberto I, dominada por prédios baixos com lojas, chegando assim a muralha intermediária, que separa a cidade do Castelo, com a segunda muralha. A estrutura de tijolos de cor ocre é protegida por duas paredes; a parede externa se estende por quase 800 metros, dando à estrutura um aspecto imponente e servindo bem à função passada de torná-la impossível de ser invadida.

É possível caminhar pela muralha, é chamado de “Camminamenti di Ronda” e custam 2 euros.

Se você quiser saber mais sobre a história de Gradara, deve visitar o Castelo, que, aliás, é um dos mais bem preservados da Itália. Ao longo dos séculos, foi morada de várias famílias aristocráticas diferentes, mas poderosas como o Malatesta, Sforza, Borgia e Della Rovere, que dominou o território durante a Idade Média.

Devido à sua posição, Gradara esteve frequentemente no centro de confrontos militares entre as milícias leais ao Papa e as famílias que queriam tomar o poder, em particular os Malatesta e os Montefeltro, que acabaram por perder para os Sforza.

Lucrezia Borgia viveu aqui por um tempo após o casamento com Giovanni Sforza em 1494. O casamento durou 3 anos, até que o avarento pai de Lucrécia, o Papa Alessandro VI, o forçou a admitir sua impotência em um papel assinado 😂. Era uma forma de poupar a vida do homem e permitir que Lucrécia se casasse com outro partido, mais adequado aos interesses do pai.

O interior do castelo é decorado com móveis dos séculos XV e XVI e destacam-se afrescos de Amico Aspertini, um quadro de Andrea della Robbia e um quadro de Giovanni Santi.

A visita ao castelo percorre uma série de espaços evocativos, partindo do Tribunal de Honra com a torre principal, onde fica a Sala de Tortura, e prosseguindo para os apartamentos nobres do piso superior.

Enquanto caminha pelos quartos, você não pode deixar de pensar na trágica história dos infelizes amantes Paolo e Francesca, que consumiram sua paixão dentro dessas paredes e acabaram sendo mortos pelo marido de Francesca.

Não perca a vista da fortaleza e da vila à noite!

Outra coisa para ver é o Museo Storico. Ele permite ver uma parte da densa rede de masmorras, cavernas e passagens secretas que correm sob a vila. Sua origem ainda é misteriosa. Acredita-se que eram locais de culto para o povo bizantino de Ravenna.

Em Gradara existem duas igrejas. A Chiesa di San Giovanni fica no topo da cidade, antes da entrada do castelo, à direita.

Os mais românticos irão apreciar a passeggiata degli innamorati, o passeio dos apaixonados, que envolve a vila, passando por um bosque e um parque. Enquanto as crianças vão apreciar o Teatro dell’Aria (Teatro Aéreo): show de falcoaria com gaviões, corujas e outras aves de rapina.

Ao longo da rua principal, em subida, encontram-se vários restaurantes e lojas de souvenirs.

Eventos em Gradara

Entre os principais eventos em Gradara: Assedio al Castello (Cerco ao Castelo) em julho, O Castelo Mágico em agosto, Castello di Natale no Natal e Gradara d’Amare, no Dia dos Namorados.

Veja mais algumas fotos da cidade:

Mais dicas

Saiba mais

 

 

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.