By

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

Saiba o que ver em Barolo, a cidade do vinho símbolo do Piemonte, o Barolo DOCG e com um dos panoramas mais magníficos da Itália.

A maioria das pessoas vai a Barolo para provar o vinho graças ao qual a cidade é famosa. Quando estive lá, eu, claro, aproveitei e bebi o vinho, mas o que realmente me fez apaixonar por Barolo foi o fato de que a cidade está imersa em um lindo cenário, com vinhedos e mais vinhedos em todos os lugares que eu olhava. Pela manhã,  a primeira coisa que vi foram os Alpes à distância e uma visão muito clara de Monviso. Diz-se que a Paramount Pictures projetou seu logotipo com base nesta montanha. Não tenho certeza sobre isso, mas mesmo que não seja verdade, é bem possível (veja foto da capa).

A cidade está a uma hora ao sul de Torino, no Piemonte, e produz um dos vinhos mais valorizados do mundo. Em geral, o luxo e a valorização do mundo do vinho muitas vezes faz aumentar o custo do turismo, mas a cidade de Barolo tem muitas opções acessíveis, desde trattorias baratas com extensas listas de vinhos a salas de degustação.

Tours no Piemonte

Veja as opções de passeios, visitas a vinícolas e caça às trufas em Barolo e outras cidades do Piemonte!

piemonte barolo 11

A cidade de Barolo é bastante compacta, fica em cima de uma colina e você pode atravessá-la inteiramente a pé. Como outras cidades do Piemonte, a cidade possui seu próprio castelo, o Castello Falletti, do século 10. Caminhando pelos muros do castelo, temos vistas deslumbrante para as vinhas.

 

Por que visitar Barolo

Obviamente, para beber vinho. Mas mesmo que o vinho não seja o seu, você ainda pode aproveitar Barolo. Se você aprecia belas paisagens, castelos antigos, boa comida e pessoas calorosas e acolhedoras, você gostará de Barolo e das cidadezinhas circundantes.

Eu sempre ouvi (pense que eu moro na Toscana) os outros italianos falarem que os Piemontesi são um pouco fechados e não tão amigáveis, mas achei exatamente o contrário, em todo o lugar que fui, encontrei pessoas adoráveis com um grande senso de humor e sempre prontas a sorrir.

O que fazer em Barolo

A atração principal aqui, além do vinho, é o Castello Falletti. Acredita-se que o castelo seja do século 10 e foi originalmente uma fortaleza para defesa contra invasores húngaros e sarracenos. Mais tarde, foi doado à cidade de Alba, que depois passou para a família Falletti. Então, se tornou o lar do marquês de Barolo, Carlo Tancredi Falletti e sua esposa, Juliette Colbert, também conhecida como Giulia di Barolo.

piemonte barolo 3

Dentro do próprio Castello há um museu, o Museo del Vino – Wi-Mu, dedicado à história da vinificação da região. Infelizmente, a exposição é mais marketing do que a história, o que realmente é triste, mas é curiosa para quem gosta do mundo do vinho. Do alto do Castelo a vista é maravilhosa!!!

A Enoteca Regionale (adega e sala de degustação) também está alojada no Castelo Falletti. Lá você pode experimentar o vinho de cada uma das onze zonas de Barolo DOCG.  É possível também verificar a topografia das áreas circundantes em um mapa em relevo, saborear três vinhos e comprar uma garrafa do extenso inventário.

piemonte barolo 17

No caminho para o Castelo, você verá o Museo dei Cavatappi, ou museu do saca-rolha, e possui mais de 500 exemplares do século 18 até hoje, de vários períodos artísticos, países e tipos. Atenção, o lugar é tão pequeno que você realmente não vai reparar nele facilmente. Esse já é mais válido que o outro museu (estranhamente, mas sim). Ele também oferece degustações, inclusive dá para provar mais vinhos que na Enoteca Regionale, incluindo algumas safras antigas de produtores de alto nível.

 

Degustação de vinhos em Barolo

Embora produza uma gama diversificada de vinhos, o Piemonte é mais conhecido por seus vinhos tintos, incluindo Dolcetto, Barbera e, é claro, Barolo, o Rei dos Vinhos Italianos, feito da uva Nebbiolo. As uvas pouco conhecidas da região incluem Arneis, Cortese e Freisa, bem como Timorasso, a leste, perto da Ligúria.

O Barolo DOCG é composto por onze aldeias, que são: Barolo, Monforte d’Alba, La Morra, Castiglione Falletto e Serralunga d’Alba.

piemonte langhe vinicola massolino barolo

Os Barolos são tradicionalmente grandes, poderosos, vinhos tânicos que raramente são bebíveis antes de seis a dez anos, embora outras técnicas modernas sejam usadas por alguns vinicultores para fazer vinhos mais acessíveis. Após o jantar, desfrute de um Barolo Chinato, uma mistura aromática de Barolo, quinina (de casca de árvore de cinchona) e ervas.

Enquanto os melhores vinhos do Piemonte podem ser caros, você ainda pode desfrutar de muitas outras opções mais acessíveis e menos conhecidas, peça ajuda nas enotecas da região, os funcionários falam inglês e italiano e estão à disposição para explicar variedades de uvas, terroir e muito mais. Você pode provar vinhos por apenas alguns euros.

 

Visitar vinícolas em Barolo e aprender mais sobre o vinho

Decidi afrontar este argumento mais atentamente em um texto específico. Mas saiba que é possível reservar uma degustação em uma vinícola do Barolo conosco sabia? Veja aqui.

O que comer em Barolo

Quase todos os pratos regionais de Barolo também apresentam os vinhos Barolo. As especialidades incluem “Risotto al Barolo” (delicioso!), “Anguilla Piemontese con il Barolo” (uma espécie de caçarola de enguias com arroz, cozinhado no vinho de Barolo) e Manzo al Barolo (Carne cozida de boi em Barolo com cravo e ervas).

Você encontrará também todos os pratos clássicos do Piemonte, como Bagna Cauda, ​​Fonduta (fondue) e uma série de pratos de carne e de caça ricos, que combinam perfeitamente com os velhos vinhos vermelhos velhos de Barolo. O outono é o momento em que os turistas gourmet visitam Barolo e Piemonte em geral, pois é época de trufas brancas, e este período é possível ver trufas em todos os menus dos restaurantes.

alba piemonte tartufo trufas 1 1

fonduta com trufas brancas

Especialidades regionais como vitello tonnato (vitela com molho de atum), insalata russa (salada de batatas, cenouras, vegetais em conserva e mayo), carne cruda (tartare de carne bovina e ovo), ravioli del plin (ravioli de carne) e tajarin (macarrão feito de gemas de ovo) tendem a ser encontrados em todos os menus.

Onde comer e beber em Barolo

Winebar Barolo Amigos, Piazza Castello 3, Barolo
Ao lado do Museo dei Cavatappi, este lugar serve oito vinhos de uma máquina enomatic, bem como vários outros. Harmonize seus vinhos com uma massa leve ou uma seleção de queijos regionais e carnes.

piemonte langhe resturante pratos govone 5

Ristorante La Cantinetta, Via Roma 33
Localizada na principal rua de pedestres que atravessa o centro da cidade, La Cantinetta é uma trattoria acolhedora especializada em culinária regional. Se você estiver interessado em provar vários desses pratos, peça uma seleção de de aperitivos.

Osteria La Cantinella , Via Acqua Gelata 4
Ao descer a colina, La Cantinella ocupa uma sala abobadada de tijolos e apresenta muitas das especialidades rústicas que o Piemonte oferece. Sugiro optar pelas massas caseiras e não perca o delicioso bonet , uma deliciosa sobremesa de chocolate popular no norte da Itália.

Onde ficar em Barolo

Na minha primeira viagem à região, eu fiquei hospedada em Santo Stefano Belbo, no Relais San Maurizio, que é um hotel 5 estrelas construído em um antigo Monastério de 1619 que foi restaurado. Conta com 2 ótimos restaurantes, um bar e uma área spa relax deliciosa!

Já na segunda vez, eu fiquei na Pousada An Front, que fica no centro de Barolo, podendo abrir a janela e ver a lista vista das vinhas. Funciona em sistema de B&B, com café da manhã. Gostei muito.

Outras opções podem ser:

  • La Rosa Gialla – possui terraço com piscina ao ar livre e vista das colinas e vinhedos ao redor, o La Rosa Gialla está localizado em Vergne, a 3,5 km de Barolo. Tem 9,5 de nota no booking.
  • Hotel Barolo e Ristorante Brezza , no centro de Barolo. Para opções de sala, você pode optar pelos edifícios Classico ou Nuova (novos). O Classico é ligeiramente mais barato. Café da manhã e internet estão incluídos. Nota 8,4 no Booking
  • Agriturismo Il Gioco Dell’Oca –  localizado em uma casa de fazenda construída no século XIX, o Agriturismo está localizado na região rural de Barolo. A propriedade está rodeada por um jardim, possui wi-fi e estacionamento gratuitos.

piemonte barolo 10

Não esqueça de visitar a nossa página sobre o Piemonte e de conhecer as opções que a agência parceira oferece, lembrando que eles podem montar um pacote sob medida, assim como montaram para mim.

Boa viagem!

Informações:

Museo del Cavatappi
aberto sexta à quarta das 10.00 – 13.00  e  14.00 – 18.30
entrada: 4 euros por pessoa

– Enoteca Regionale del Barolo
aberto todos os dias das 10 às 18

Museo del Vino – WiMu
aberto todos os dias, das 10:30 às 19
entrada 8 euros por pessoa

Mais dicas

Saiba mais

 *Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

Nota: Eu participei desta viagem como convidada pelo Consórcio turistico local, agência parceira do Itália para Brasileiros. Caro leitor, a cortesia não condiciona este texto, ele faz parte de uma série de textos baseados nas minhas experiências durante esta viagem. Todos serão identificados. Não recebi dinheiro para escrever, portanto tenho total liberdade editorial e garanto o respeito aos meus leitores.

blogtrip

The following two tabs change content below.
Deyse Ribeiro
Deyse Ribeiro mora na Toscana desde 2007, onde é guia de turismo habilitada, autora do blog Passeios na Toscana. Ela trocou as colinas de Minas pelas colinas do Chianti, o queijo mineiro pelo pecorino e a cachaça do interior pelo vinho Brunello, e começou uma vida nova “sob o sol da Toscana”. Entende o complexo mundo do turismo na Itália, é especialista em trufas (tartufo), fez curso de sommelier, e apaixonada por arte e história. Em 2017 abriu o Passeios na Toscana Reservas Turísticas.
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.