By

3

O que fazer na Itália em Novembro? Veja o calendário de eventos na Itália em novembro e não fique de fora dos melhores eventos de 2019. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do outono, com feiras e festas gastronômicas, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Itália?

  • Organize-se e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Itália. Veja nossas dicas para montar seu roteiro!
  • Veja os artigos e serviços que temos divididos por região AQUI
  • Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê uma olhada nas dicas de hospedagem e veja as nossas experiências em alguns hotéis.
CREMONA 18

Festa del Torrone – Cremona

O que fazer e aonde ir em Novembro?

O outono se arrasta pela península em novembro, mas ainda há muita coisa acontecendo antes do frio apertar! Para os gastrônomos, esta é a estação das trufas. É também o momento da colheita da castanha, colheita de cogumelos e Dia de Todos os Santos. Veja algumas dicas do que fazer neste período:

  • TEMPORADA DE TRUFAS BRANCAS, e começa as muitas feiras e festivais do famoso tartufo bianco italiano. Os locais das feiras são especialmente aqueles em que você pode encontrar trufas, e assim estão concentrados nas regiões de Piemonte, Toscana, Emília-Romanha, Marche e Umbria, mas há também algumas exposições na Lazio e Molise. Alguns textos para te ajudar a entender melhor as trufas:
  • OGNISSANTI – Celebrado em toda a Itália como feriado nacional, o Dia de Todos os Santos, em 1º de novembro, comemora todos os santos, enquanto o Dia de Todos os Santos, em 2 de novembro, é reservado para homenagear os mortos.
  • TEMPORADA DE OPERA: A Itália abriga quatro das maiores casas de ópera do mundo: La Scala (Milão), La Fenice (Veneza), Teatro San Carlo (Nápoles) e Teatro Massimo (Palermo). Tradicionalmente, a temporada ocorre de meados de outubro a março, embora o La Scala abra no dia Santo Ambrosio (7 de dezembro).
  • TEMPORADA DE BANHOS QUENTES – No outono é período ideal para aproveitar a chegada do frio e fazer banhos quentes, você sabia que a Toscana tem uma série de termas grátis e a pagamento?

Os eventos que indicamos como imperdíveis estão marcados com símbolo verified icon 0 150x150no texto pra facilitar. Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália  e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique sobre o nome do evento para saber mais.

3

verified icon 0 150x150
sempre aberto – CAMPANIA – Nápoles –  FOLCLORE LOCAL | Presépios em San Gregorio Armeno – Nápoles, Campania (sul da Itália). Presépios são uma obrigação na cultura católica, mas quando em Nápoles, essa tradição muda de simples ritual para arte. Artesãos napolitanos produzem presepe (presépios) há séculos. Na área da cidade de San Gregorio Armeno, existem cem barracas que vendem as mais originais. Não é por acaso encontrar um presépio em que as donas de casa napolitanas aparecem ao lado de Jesus enquanto cozinha espaguete ou político italiano são os principais atores dessas cenas. Esta é uma visita obrigatória se em Nápoles. > Não são necessários ingressos, leia mais aqui -> San Gregorio Armeno, a rua dos presépios de Nápoles
verified icon 0 150x1503 TOSCANA – Florença – Cambio della Guarda – A Procissão Histórica da República Florentina com seus músicos acompanha o Gonfalone e os departamentos armados no Arengario do Palazzo Vecchio onde, a cada hora a partir das 9h00, “Monta la Guardia”, os guardas armados agirão como guardiões do Palazzo Vecchio, o capitão e um oficial completam o corpo. Às 13:00 o desfile recupera a bandeira, “Smonta la Guardia” e retorna ao Palagio di Parte Guelfa.  Horário: 9.00 – 10.00 – 11.00 – 12.00 – 13.00.
sanmartino8 150x150

Foto. Divulgação – site oficial

11 – TRENTINO-ALTO ADIGE -Predazzo (TN)  – I fuochi di San Martino – Todos os anos, em 11 de novembro, Predazzo, na província de Trento, celebra o Dia de São Martinho e a história do centenário da regra feudal (uma instituição local de 600 anos) com as fogueiras de São Martinho. Era uma vez, 11 de novembro, marcar o final da temporada agrícola e a distribuição dos artigos de apoio, que eram de extrema importância para os agricultores. Para a ocasião, os 5 (agora 10) distritos da cidade secretamente construíram enormes montes de madeira que seriam incendiados. Até os dias de hoje, essas fogueiras – localizadas em todos os lados das montanhas ao redor de Predazzo – estão acesas às 20h em ponto, com cada distrito competindo para tornar a sua mais alta. Enquanto o fogo queima, a segunda parte da celebração começa no centro da cidade: ao som de sinos de vaca e buzinas de cabra, um desfile barulhento desce das montanhas. Quando chega ao centro de Predazzo, a festa das fogueiras de Saint Martin termina em uma grande festa com castanhas, pratos e produtos tradicionais, vinho quente, chá e outras bebidas. Saiba mais.
Festa Torrone G2 1152 sito evento 150x150

Foto. Divulgação – site oficial

verified icon 0 150x15017 – LOMBARDIA- Cremona | Encenações históricas  – Casamento Sforza-Visconti – O destaque do Torrone Festival, que acontece em Cremona de 16 a 24 de novembro de 2019, é a reconstituição histórica do casamento de Francesco Sforza e Bianca Maria Visconti, que acontece no domingo, 17 de novembro de 2019, o segundo dia do festival. A origem – Em 1430, Bianca Maria, a única herdeira do trono do Ducado de Milão, foi prometida a Francesco Sforza aos cinco anos de idade. Nessa ocasião, seu futuro marido recebeu parte do dote, a saber, os territórios de Cremona, Castellazzo e Bosco e Frugarolo. O casamento foi celebrado em Cremona 11 anos depois, em 25 de outubro de 1441, quando Bianca Maria tinha apenas 16 anos. As celebrações continuaram por vários dias com torneios, carros alegóricos e um lindo banquete de casamento, durante o qual Torrone foi servido pela primeira vez. O nome “torrone” provavelmente vem de “Torrazzo”, a torre sineira da Catedral de Cremona. A reconstituição começa com um desfile com mais de 150 personagens históricos vestidos com trajes renascentistas. Atiradores de bandeira, bateristas, damas e cavaleiros, arqueiros e bobos da corte participam do desfile, terminando na Piazza del Comune, onde ocorre a reencenação da cerimônia de casamento. O final da cerimônia marca o início das celebrações com coreografias e fogos de artifício. Saiba mais   
21 – VENETO – Veneza: Festa della Madonna Della Salute – Não é um ímã turístico, como muitos outros festivais venezianos, a Festa della Madonna Della Salute é a comemoração da luta de Veneza pelo século XV com a praga e evoca sentimentos religiosos profundos nos habitantes da cidade. Milhares de peregrinos religiosos viajam para Veneza no dia da celebração para visitar a famosa igreja de Salute, a fim de agradecer à Virgem Maria a libertação da peste e se deliciar com a castradina, um prato à base de carne de carneiro que é comum comer o feriado. Se você está disposto a se afastar do resto da multidão de turistas da Itália e experimentar um feriado de profunda importância cultural e religiosa para a cidade de Veneza, a Festa da Madonna Della Salute é a mais autêntica possível.
dia 22 –  LAZIO – Roma – Roma: Festa de Santa Cecília – Santa Cecília é a santa padroeira de todos os músicos, e seu banquete é certamente uma celebração musical, sempre cheia de música ao vivo e comida que fará água na boca de qualquer um. A festa é um evento que ocorre o dia inteiro na Basílica Santa Cecília, em Trastevere, bem como nas Catacumbas de San Calisto. Saiba mais aqui
2
até dia 3 – VENETO – Salzano – Concluímos com outro alimento que melhor representa a estação do outono: a abóbora. De 18 de outubro a 3 de novembro, Salzano sediará o Festival da Abóbora, um dos mais importantes da Itália, onde você poderá saborear os pratos tradicionais: ravióli, nhoque, biscoitos, doces e o famoso arroz e abóbora à moda Padana. Ao lado das barracas de comida, você encontrará exposições de artesanato e produtos alimentícios da região, oficinas de escultura em cabaças e muito mais.
verified icon 0 150x150
até dia 3 – TOSCANA –  Volterra – Volterragusto e Palio dei Caci: Festa dos produtos típicos da região na período do outono, como os queijos, vinhos, tartufos (trufas) etc.. O Palio dei Caci é um divertido jogo com queijo. Info aqui.
Clique e leia os textos de 2013: Folclore: Palio dei Caci di Volterra e Volterragusto e Como foi o Volterragusto e o Palio dei Caci em Volterra –
até 03 – UMBRIA- Cascia – Feira do Mercado de Açafrão em Cascia, na Província de Perugia, acontece de 31 de outubro a 3 de novembro de 2019, nas ruas e pequenas lojas de Cascia, onde os visitantes podem comprar produtos especiais feitos com açafrão.
Na ocasião, os menus do restaurante incluem pratos tradicionais e receitas reinterpretadas; enquanto as lojas vendem biscoitos de açafrão, sorvetes, iogurtes e muito mais. Info aqui.
ate 24 – LAZIO – Roma: Roma Europa Festival – Um festival que pretende ser tão grande quanto a própria Europa, o Roma Europa Festival celebra tudo o que veio para definir a cultura européia, da arte e da política às histórias de imigrantes que moraram no continente. Este festival em toda a cidade é comemorado em muitos locais diferentes, dependendo do evento, e é perfeito para quem procura mergulhar na cultura da Europa. Saiba mais aqui.
verified icon 0 150x1501,2,3, 9 e 10 – LE MARCHE – Acqualagna –  Feira de Trufas em AcqualagnaMarche (Itália Central). Quando pensamos em trufas, tendemos a pensar na região do Piemonte e em Alba. Poucas pessoas sabem que dois terços da produção italiana de trufas são provenientes desta aldeia na região de Marche: Acqualagna. Toda última semana de outubro e primeiro de novembro, a vila celebra seu produto mais aclamado: a trufa. Mergulhada na bela e encantadora zona rural de Pesaro e Urbino, Acqualagna é uma jóia fora de estrada. Informações e ingressos adicionais Site oficial da Feira de Trufas Acqualagna
até 05 – EMILIA-ROMAGNA – diversas cidades – Appennino Bolognese Festival |  Todos os anos, em 2019, de 28 de outubro a 5 de novembro, em Emília, o Festival de Trufas Brancas chamado “Tartufesta” celebra um dos melhores ingredientes e sabores da culinária local na área de Appennino Bolognese (a região montanhosa de Bolonha). Saiba mais aqui.
até 09 – LOMBARDIA – Milão  – JazzMi – Festival de Milão |A 4ª edição do JazzMi, o mais novo Festival de Jazz de Milão, atinge vários pontos da cidade de 1 a 9 de novembro de 2019. O Teatro dell’Arte e o Blue Note Milano receberão a maioria dos eventos, mas muitos outros ocorrerão em locais incomuns , como museus, bibliotecas, cinemas, teatros e locais arqueológicos. saiba mais.
1 de novembro a 1 de dezembro – LAZIO – Roma: Roma Jazz Festival – Com o objetivo de coincidir com o 40º aniversário da morte de Duke Ellington e 70 anos após a libertação de Roma, o Roma Jazz Festival é um renascimento da cultura popular do jazz que se tornou predominante na Itália desde que a música foi popularizada por soldados americanos que estavam estacionados no país após a Segunda Guerra Mundial. Comemorado durante a maior parte do mês de novembro, o festival é uma verdadeira versão italiana do jazz americano clássico e recria a atmosfera de swing do Harlem dos anos 30 em um ambiente italiano. A programação que descreve todo o evento pode ser encontrada em seu site.
verified icon 0 150x150
5.10 à 24.11 – PIEMONTE – Alba Fiera internazionale del Tartufo bianco d’Alba: A maior e mais conhecida exposição de trufas do mundo nas colinas do Piemonte (Langhe, Roero e Monferrato), registrada pela Unesco, é o principal evento para os amantes de trufas. O programa inclui avaliações sensoriais conduzidas por especialistas, desfiles históricos, degustação de vinhos, shows de trufas e, claro, caminhadas na floresta para procurar o premiado tartufo bianco di Alba em forma redonda na companhia de cães treinados.
7 a 11 – VENETO – Verona: Feira Internacional do Cavalo de Fieracavalli – Procurando algo equestre na natureza? A Feira Internacional de Cavalos de Fieracavalli é uma das exposições de cavalos mais respeitadas da Itália e apresenta alguns dos melhores cavaleiros e cavalos do mundo que disputam o título de Campeão de Fieracavalli. A competição deste ano é baseada no salto e espera-se atrair mais pilotos de primeira linha do que nunca. Aqui, você pode experimentar os melhores cavaleiros internacionais com seus melhores cavalos nas classes mais altas de salto e adestramento.Configurar sua viagem para o evento é mais fácil do que nunca, graças à Horse Sports Travel, que possui vários pacotes de viagem com preços convenientes, fazendo reservas para hospedagem, voos ou ambos, uma brisa, e pode ser encontrada aqui.
7 a 10 – SICILIA – Marsala: Wine Up – Feira de vinhos – A Wineup Expo é um evento que pretende promover o vinho, a gastronomia e o enoturismo, a partir de uma região da Sicília, que pode ser considerada uma bandeira completa para toda a Itália. Mais info
verified icon 0 150x1508 a 12 – TRENTINO ALTO ADIGE – Merano – | Merano Wine Festival – Merano, perto de Veneza e Trento, Trentino Alto Adige (norte da Itália) Perdendo apenas a Vinitaly (a enorme feira de vinhos da Itália, realizada anualmente em Verona), o Merano Wine Festival é uma referência no setor de alimentos e vinhos, tendo começado em 1992. Uma ótima oportunidade para visitar as Dolomitas, a região mais bonita e famosa dos Alpes na Itália e prove uma deliciosa cozinha local e vinho. > Informações adicionais e ingressos Site oficial do Merano Wine Festival
9-10, 16-17 e 23-24 – TOSCANA  – San Miniato (PI) – Mostra-mercato Nazionale del Tartufo Bianco di San Miniato – Uma das maiores feiras nacionais de Trufas Brancas, já que San Miniato é considerada como uma cidade com trufas de altissima qualidade. Programa ainda não esta online. Acontece em várias praças do centro histórico.
15 a 17 – CAMPANIA – Avella, Pane, amore e Tarantella – O cardápio de eventos deste mês está se formando para fornecer muito alimento para o pensamento. Aí vem Pão, amor  e Tarantella, com muito para aquecer as barrigas nessas noites cada vez mais frias. Barracas de comida e degustações ocorrerão nas ruas de Avella, com pratos especiais preparados com produtos locais de qualidade. Como um excelente acompanhamento da comida, a música tocará em segundo plano, com palcos montados nas praças da cidade de Avella e nos antigos portões do centro. É um evento familiar divertido para todo o fim de semana, com áreas especiais para crianças e explorações guiadas dos locais arqueológicos locais. Saiba mais.
15 a 17 – EMILIA ROMANHA – Parma –  FESTIVAL Festival Barezzi – Parma – perto de Milão e Bolonha, Emília Romanha (norte da Itália). Um festival que celebra a alma, pop. trip hop, jazz clássico, eletrônico, fusão e world music sem medo de fronteiras. Inspirado pelo patrono do compositor italiano Giuseppe Verdi, Antonio Barezzi, este festival é um dos eventos musicais mais atualizados da região, com artistas iniciantes e estabelecidos. Informações e ingressos adicionais Site oficial do Barezzi Festival
Festa Torrone G2 1092 sito evento 150x15016 a 24 – LOMBARDIA – Cremona – Torrone Festival – Cremona é a casa do torrone, a sobremesa criada para a festa de casamento de Francesco Sforza e Bianca Maria Visconti. De 16 a 24 de novembro de 2019, o centro histórico de Cremona abriga dezenas de barracas de comida, onde é possível saborear torrone em todas as suas variedades: chocolate, pistache, gelato, café, limoncello e assim por diante. Receitas exclusivas feitas com ingredientes naturais de alta qualidade. Saiba mais.
16 de novembro à 6 de janeiro de 20120 – TOSCANA -Montepulciano: . Uma verdadeira Villa de Papai Noel em pleno centro histórico, com castelo, carroça histórica, pôneis, alem de uma pista de patinação. Piazza Grande, Piazza Danesi e Via San Donato. Mercado aberto dias 16-17, 23-24, 30 novembro- 1, 6-7-8, 13-14-15, 20-21-22-23-24 dezembro das 10:30 às 19:30, dia 25 somente à tarde e de 26 de dezembro a 6 de janeiro, todos os dias das 10:30 às 19:30. Mais informações aqui
 de 16 de novembro – TOSCANA – Siena NATALE A SIENA: O Natal em Siena este ano será realmente incrível, um calendário de eventos que durante toda a temporada de Natal oferecerá magia e diversão a toda a cidade. As comemorações começarão no dia 16 de novembro com a inauguração da “Villaggio di Natale” e do “Paese dei Divertimenti” que animarão a Piazza Matteotti, a Giardini della Lizza e a Piazza Madre Teresa em Calcutá durante todo o período de Natal. A casa do Papai Noel, a pista de patinação, os mercados e muitas outras atrações fantásticas encantarão jovens e idosos. A partir de 1º de dezembro, as luzes acenderão e que luzes! A grande novidade de 2019 será, de fato, “Uno spettacolo di luci”, projeções de luzes, mapas de vídeo e muitas novas luzes que tornarão a atmosfera de todo o centro histórico especial e ainda mais mágica. O primeiro mapeamento de vídeo será dedicado às crianças na Piazza Matteotti, de 7 de dezembro a 6 de janeiro, enquanto a segunda exibição ocorrerá na Piazza del Campo, no dia 13 de dezembro, por ocasião de Santa Lúcia, e continuará até 26 de dezembro, com um calendário que será em breve revelado. O Banca Monte dei Paschi di Siena também participará das iniciativas de Natal com a iluminação tradicional de sua árvore na Piazza Salimbeni, domingo, 1º de dezembro. Em 15 de dezembro, uma bela árvore de Natal será inaugurada dentro da Cortile del Podestà. Uma ampla oferta que também deixa espaço para a arte com a Exposição de Presépios do Mundo na Magazzini del Sale e a exposição dedicada aos 70 anos de Tex em Santa Maria della Scala. A cidade estará envolvida em uma grande festa ininterrupta, com luzes, pinheiros decorados, presépios, eventos e eventos a serem descobertos pelas ruas e becos de Siena, a pé ou a bordo do trem de Natal que fará com que todas as crianças voltem.
de 16 de novembro à 26 de dezembro TOSCANA – Arezzo –  veja site oficial com toda programação AQUI : varias locações!
22 a 30 – PIEMONTE -Turim – Film Festival – O Festival de Cinema de Turim (TFF) acontece de 22 a 30 de novembro de 2019. Iniciado em 1982 como Festival internazionale Cinema giovani, o TFF se tornou o segundo maior festival de cinema da Itália, após o Festival de Cinema de Veneza. O objetivo do festival é exibir filmes inovadores e experimentais, especialmente apoiando jovens cineastas independentes. Saiba mais.
verified icon 0 150x15023 de novembro a 6 de janeiro de 2020 –TRENTINO ALTO ADIGE– Rovereto – MERCADO DE NATAL | Natale dei Popoli – Rovereto, perto de Veneza, Trentino Alto Adige (norte da Itália) – O Natal do Povo (Natale dei Popoli) é um dos mais famosos eventos relacionados ao Natal na Itália. Na cidade renascentista de Rovereto (também sede do MART – um belo museu), artesãos e artistas de todo o mundo se reuniram em um caldeirão de pessoas e culturas. Uma ocasião que celebra a memória dos caídos de todos os conflitos. Toda noite centenas de pedágios e sinos ressoam na atmosfera mágica. Informações e ingressos adicionais Site oficial do Natale dei Popoli
De 23 de novembro à 22 de dezembro – TOSCANA – Florença – Mercatino di Natale Heidelberger (Alemão) –    – Piazza Santa Croce – Das 10 às 22hs – Na cidade existem vários “Mercados” de Natal, aliás um dos clássicos programas fiorentinos de fim de semana é passear por esses mercados! Sem sombra de dúvida, o mais famoso e tradicional é o  Mercado Alemão, ou chamado de “Heidelberger Weihnachtsmarkt” que fica na Piazza Santa Croce com mais de cinquenta estandes, pronto para acomodar artesanatos e produtos gourmet de toda a Europa. Uma oportunidade de mergulhar em uma atmosfera única de Natal, entre os sabores de produtos tradicionais alemães, como vinhos, salsichas bávaras (wurstel bavaresi), pretzels, cerveja, mas também doces e alimentos de toda a Europa como o famoso kürtőskalács: o doce típico húngaro também conhecido como “bolo chaminé”, devido à sua forma e é o mais antigo doce da Hungria. Há ainda os famosos crepes franceses, e depois as especialidades doces e salgadas da Polônia, e ainda menus típicos da Holanda, Áustria e Grécia. No Mercado de Natal não perca as ideias e os objetos para decorar a casa e a árvore, com bolas de Natal feitas inteiramente à mão. Aberto todos os dias, das 10 às 22hs.
23 de novembro a 6 de janeiro de 2020 – TOSCANA – Chianciano Terme :– Chianciano Terme se transforma na Cidade do Papai Noel, uma charmosa vila de Natal. Haverá também um mercado com barracas com muitas idéias de presentes e uma deliciosa cozinha em uma atmosfera maravilhosa de Natal. O trem decorado com um tema de Natal vai trazer jovens e idosos para as ruas. Sexta-feira: das 15:00 h às 20:00 h, Sábado e domingo: das 09:30 h às 20:00 h – DESCUBRA TODAS AS ABERTURAS EXTRAORDINÁRIAS. Mais informação aqui.
29.11 a 06.01.2020 – TRENTINO ALTO ADIGE  – Vipiteno – MERCADO DE NATAL | Mercado de Natal de Vipiteno – Vipiteno, perto de Veneza, Trentino Alto Adige (norte da Itália). Situado a quase 1.000 metros acima do nível do mar, Vipiteno é uma pequena e encantadora vila alpina localizada nas Dolomitas. Artesãos e artistas se reúnem em frente ao Zwolferturm, construído em 1486. Doces recém-assados, o aroma de vinho quente, artesãos locais e enfeites de árvore de Natal enchem as bancas. Aprecie a atmosfera mágica do Advento nas ruas e praças da vila. Informações e ingressos adicionais Site oficial do Mercado de Natal de Vipiteno
verified icon 0 150x15029 de novembro a janeiro de 2020 – TRENTINO ALTO ADIGE – Bolzano – MERCADO DE NATAL |Mercatino di Natale di Bolzano
atmosfera magica, Trentino Alto Adige (norte da Itália) A região de Trentino Alto Adige é famosa por sua atmosfera mágica durante o Natal. Cercado pelos picos nevados das Dolomitas, quase cem barracas enchem os becos da cidade de Bolzano com seus produtos típicos. A poucos passos das lendárias estâncias de esqui da região, esta é uma visita obrigatória se você estiver na Itália durante o Natal. Informações e ingressos adicionais Site oficial do mercado de Natal de Bolzano
29 de novembro a janeiro de 2020 – TRENTINO ALTO ADIGE – Bressanone – MERCADO DE NATAL | Mercado de Natal de Bressanone, Trentino Alto Adige (norte da Itália). Em torno da esplêndida catedral, cercada por orgulhosos edifícios centenários, os visitantes são recebidos por um mundo colorido de aromas tentadores e sabores únicos. Informações inesquecíveis sobre artes e artesanato tradicionais e passeios de ônibus para toda a família completam a oferta festiva. Os berços, feitos em trabalhos manuais trabalhosos, figuras de madeira esculpida, velas, vidro e cerâmica, fascinam e agradam aos olhos do espectador. Prove as especialidades típicas de Valle Isarco e desfrute da atmosfera única na praça da catedral. > Informações e ingressos adicionais Site oficial do mercado de Natal de Bressanone

1

5
24 – LAZIO – Roma -Maratona de Roma –  – saiba mais aqui deejaytenroma2018 39 1024x818 150x150
24  – FLORENÇA –Firenze Marathon – A rota da maratona sempre foi considerado um dos mais belos do mundo. A partir deste ano será verdadeiramente única. A # Firenzemarathon2019 será dia 24 de novembro com um novo percurso, novas partida e  chegada, que irá envolver ainda mais o centro histórico da cidade e as suas praças mais pitorescas. Começará e terminará no coração da cidade, na Piazza Duomo, e passará em outras praças, como a Piazza della Repubblica e Piazza Santa Maria Novella, onde estarão os serviços de apoio aos corredores como bebidas, pré-aquecimento, massagem e serviço de armazenamento bolsos da corrida, obviamente, em estruturas adequadas abrangidos pela organização. O centro histórico de Florença será uma verdadeira festa no dia da maratona. Para mais info, aqui.
4
até 15 de dezembro -TOSCANA – Florença – La botanica di Leonardo. Per una nuova scienza tra Arte e Natura – Museo di Santa Maria Novella, Firenze – Partindo dos estudos e reflexões de Leonardo da Vinci sobre as formas e estruturas do mundo das plantas, a exposição se apresenta como ponto de partida para a reflexão transversal que se abre para um discurso contemporâneo sobre evolução científica e sustentabilidade ecológica. Da filotaxia à dendrocronologia, os escritos e desenhos de Leonardo registram insights de importância absoluta na história da botânica, gerados por seu aguçado espírito de observação e sua contínua atividade experimental, que delineiam uma visão dinâmica da ciência – cheia de implicações e referências também nos tempos contemporâneos. O itinerário da exposição inclui uma rede de folhas originais, com insights de absoluta importância na história da botânica, espécimes reais de plantas e instalações para interação homem-planta. A concepção e desenvolvimento são confiados a Stefano Mancuso (neurobiologista da planta), Fritjof Capra (físico e teórico dos sistemas) e Valentino Mercati (presidente da Aboca). Horário: de segunda a quinta-feira, das 9h às 19h, das sextas às 11h e 19h, sáb das 9h às 17h30, dom 13h-17h30, de 1 de outubro de segunda a quinta e sáb 9h-17h30, sex 11h-17h30, dom 13h-17h30.
até 30 de novembro – BASILICATA – Matera – “Salvador Dalì: Persistenza degli Opposti” – Matera, Complesso rupestre de Madonna del virtudes e San Nicola dei Greci, até 30 de novembro. Talvez não haja artista melhor para ser admirado em Matera do que Salvador Dalì, único e original, como a cidade de Basilicata que é a Capital da Cultura da Europa em 2019. Cerca de 200 de suas obras de arte estão em exibição no complexo rochoso dentro do famoso Sassi di Matera. A exposição é dividida em quatro áreas temáticas e é acompanhada por uma narrativa que se desenrola ao longo do itinerário, que inclui grandes e pequenas esculturas de museus, ilustrações, obras de vidro, livros ilustrados e móveis. Além disso, três esculturas monumentais foram montadas nas ruas do centro histórico: o Elefante Espacial, o Plano Surrealista e a Dança do Tempo II. Este não deve perder!
verified icon 0 150x150
até 24 de novembro – VENETO – Veneza – Bienal Arte 2019 – A Bienal de Veneza é a fundação que, a cada dois anos, organiza a prestigiada exposição internacional de arte, a Bienal de Arte. A 58ª edição, intitulada “Que você viva em tempos interessantes”, será realizada de 11 de maio a 24 de novembro (pré-abertura nos dias 8, 9 e 10 de maio). O título, uma expressão inglesa por muito tempo erroneamente considerada uma antiga maldição chinesa, evoca períodos de incerteza, crise e inquietação: os ‘tempos interessantes’ em que estamos vivendo. Como sempre, a exposição acontece no Giardini e no Arsenale, com várias exposições colaterais espalhadas por toda a cidade. Esta é uma obrigação para quem deseja acompanhar o que está acontecendo hoje no mundo da arte, além de um excelente motivo para visitar Veneza.
até 24 de fevereiro de 2020 – LOMBARDIA – Milão – Treinamento de seres humanos. Observatório da Fundação Prada, Coleta vídeos e imagens usados ​​pelos cientistas, a partir dos anos sessenta, para ensinar as máquinas a reconhecer coisas, pessoas, emoções. Vale a pena apenas passear pelos espaços do Observatório, se você não estiver lá desde que foi inaugurado em 2016.
até 9 de fevereiro de 2020 – LOMBARDIA – Milão – Milão na década de 1960 Palazzo Morando, . Conta a nova Milão dos anos sessenta, a do boom econômico e das grandes mudanças sociais, culturais, políticas e urbanísticas, através de fotografias, pôsteres, revistas, objetos de decoração e design.
até  6 de janeiro de 2020 – PIEMONTE – Turim – David LaChapelle. Atos Divinos. Palácio de Venaria, Oferece 70 obras significativas do fotógrafo de moda americano surreal e pop, incluindo o famoso Rape of Africa (2009) e Showtime no Apocalypse (2013), e alguns novos da nova série LaChapelle New World (2017-2019).
verified icon 0 150x150
até 27 de janeiro de 2020 – VENETO – Veneza – Peggy Guggenheim. O último Dogaressa – Coleção Peggy Guggenheim. Ele exibe cerca de sessenta obras do colecionador Peggy Guggenheim (1898 – 1979), concentrando-se naquelas adquiridas após sua partida de Nova York e a subsequente chegada a Veneza em 1948. Há, entre outros, Empire of Light, de René Magritte, Estudo para chimpanzés de Francis Bacon, Autumn in Courgeron de René Brô e Serendipity 2 de Gwyther Irwin. Alguns álbuns também serão exibidos pela primeira vez em que Guggenheim coletou artigos de jornal, fotografias e cartas que contam sua vida.
até 23 de fevereiro de 2020 – LAZIO – Roma – Bacon, Freud, a escola de Londres. Obras da Tate – Chiostro del Bramante. É uma das exposições mais interessantes e esperadas de Roma, colecionando mais de 45 pinturas, desenhos e gravuras dos artistas da chamada Escola de Londres: nascida entre o início do século XX e a década de trinta, imigrantes em Londres para escapar do nazismo, da pobreza ou da vida de província, caracterizada por estilos heterogêneos, mas próximos à arte figurativa, em contraste com o abstracionismo e o conceitualismo da época, e que tiveram um impacto significativo na arte e na cultura contemporâneas. Aqui estão expostos o irlandês Francis Bacon, os alemães Lucian Freud e Frank Auerbach, o inglês Michael Andrews, o londrino da família judeu-russa Leon Kossoff e a portuguesa Paula Rego.

Mais dicas

 

Deixe uma resposta

4

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.