O que fazer na Itália em Dezembro?

 •  0

By

O que fazer na Itália em Dezembro? Veja o calendário de eventos na Itália em novembro e não fique de fora dos melhores eventos de 2019. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do outono, com feiras e festas gastronômicas, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Itália?

  • Organize-se e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Itália. Veja nossas dicas para montar seu roteiro!
  • Veja os artigos e serviços que temos divididos por região AQUI
  • Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê uma olhada nas dicas de hospedagem e veja as nossas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e aonde ir em Dezembro?

Os dias longos estão no fim, agora a noite chega mais cedo, é inverno! Dezembro é um mês frio e os resorts alpinos começam a abrir para o início da temporada de esqui, embora as imponentes festividades de Natal mantenham a vida quente e brilhante.

As semanas anteriores ao Natal estão repletas de eventos religiosos. Muitas igrejas montam presépios conhecidos como presépios. Nápoles é especialmente famosa por isso, leia San Gregorio Armeno, a rua dos presépios de Nápoles. Na véspera de Natal, o papa faz missa da meia-noite na Praça de São Pedro.

Veja algumas dicas do que fazer neste período:

  •  PRESÉPIOS VIVOS : Os presépios vivos, em italiano “presepi viventi“, são bastante comuns na Itália. As cenas na natividade são geralmente encenadas por vários dias durante as festas de fim de ano. Tradicionalmente, aqui na Itália, o foco principal das decorações de Natal são mesmo os presépios, até porque a árvore de Natal só veio aparecer no país após a II Guerra Mundial. Toda igreja tem um presépio e eles podem ser encontrados também em praças, lojas e outras áreas públicas. Mas além dos presépios normais, os presépios vivos são uma tradição secular, e pode ser uma ótima ideia planejar visitar alguns, caso sua viagem aconteça no período do Natal. Talvez muitos não saibam que a primeira cena de natividade da história foi encenada por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, em Greccio, na região central do Lazio, a cerca de 100km de Roma. Como descrito na biografia de São Boaventura, o santo obteve permissão do papa para montar, com a ajuda da população local, uma manjedoura com feno, um boi e um asno numa caverna do vilarejo. São Francisco tinha a intenção de recriar a atmosfera mística do Natal em Belém, para que todos pudessem ver com seus próprios olhos onde Jesus nasceu. Ele então convidou os aldeões a assistirem à cena enquanto pregava sobre Jesus. Greccio reencena esse evento a cada ano, e por isso eu recomendo a leitura:
  • TEMPORADA DE BANHOS QUENTES – No outono é período ideal para aproveitar a chegada do frio e fazer banhos quentes, você sabia que a Toscana tem uma série de termas grátis e a pagamento?

Os eventos que indicamos como imperdíveis estão marcados com símbolo no texto pra facilitar. Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália  e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique sobre o nome do evento para saber mais.

sempre aberto – CAMPANIA – Nápoles –  FOLCLORE LOCAL | Presépios em San Gregorio Armeno – Nápoles, Campania (sul da Itália). Presépios são uma obrigação na cultura católica, mas quando em Nápoles, essa tradição muda de simples ritual para arte. Artesãos napolitanos produzem presepe (presépios) há séculos. Na área da cidade de San Gregorio Armeno, existem cem barracas que vendem as mais originais. Não é por acaso encontrar um presépio em que as donas de casa napolitanas aparecem ao lado de Jesus enquanto cozinha espaguete ou político italiano são os principais atores dessas cenas. Esta é uma visita obrigatória se em Nápoles. > Não são necessários ingressos, leia mais aqui -> San Gregorio Armeno, a rua dos presépios de Nápoles
8 TOSCANA – Florença – Cambio della Guarda – A Procissão Histórica da República Florentina com seus músicos acompanha o Gonfalone e os departamentos armados no Arengario do Palazzo Vecchio onde, a cada hora a partir das 9h00, “Monta la Guardia”, os guardas armados agirão como guardiões do Palazzo Vecchio, o capitão e um oficial completam o corpo. Às 13:00 o desfile recupera a bandeira, “Smonta la Guardia” e retorna ao Palagio di Parte Guelfa.  Horário: 9.00 – 10.00 – 11.00 – 12.00 – 13.00.
dia 19 – TOSCANA – Florença Dia 19 de dezembro em Florença tem a Festa degli Omaggi (homenagens), conheça esse evento aqui.
26 dez 2019-06 jan 2020 LIGURIA – Genova  – A 19ª edição do Circumnavigando (“Circumnavigating”), o Festival Internacional de Circo e Teatro de Rua começa em 26 de dezembro de 2019 e vai até segunda-feira, 6 de janeiro de 2020, com duração de todas as festividades de Natal. Desde sua primeira edição, o Circumnavigando oferece uma mistura de estilos e performances de artistas italianos e europeus. O Festival é coordenado pela Associação Sarabanda, que promove o setor de circo e teatro de rua desde o início. Boris Vecchio, palhaço, organizador, artista, é o diretor artístico. Mais aqui.
até 8 de janeiro – TOSCANA – Florença –  F-Light, o Natal de Luz de Florença: Jogos de luz e videomapping, instalações de luz e projeções em vários pontos da cidade. Eu ja escrevi sobre este evento -> Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença
até  6 de janeiro – MOLISE – Agnone – Ndocciata La Notte del Fuoco – O show de fogo de Natal de Molise em Ndocciata recebeu grande elogio de todo o mundo, e o show deste ano parece ser outro ardor. A área de Agnone vê uma procissão com tochas chamada ndocce, com portadores de tochas vestidos nas capas dos pastores tradicionais. Isso é para todas as idades, e isso atrai muitos espectadores, que vieram testemunhar esse espetáculo incrível. Saiba mais.

até 12 de janeiro de 2020 – PIEMONTE -Turim –  Desde 1998 – quando 14 artistas encomendaram iluminações de Natal – Turim se transforma em uma galeria de arte ao ar livre durante o Luci d’artista (luzes dos artistas). As decorações, exibidas de 29 de outubro de 2019 a 12 de janeiro de 2020, são muito mais do que simples luzes de Natal: são obras de arte ao ar livre. “Luci d’Artista”, agora em sua 22ª edição, abre oficialmente a temporada de arte contemporânea de Turim todos os anos. Saiba mais aqui.
até 19 de janeiro – CAMPANIA – Salerno Luci d’Artista 2019.  Luci d’Artista 2019 é mais do que apenas um show de luzes, na verdade este ano, ao contrário da última edição em que o tema principal era o mundo marinho, você encontrará decorações florais, lindas flores coloridas e reproduções de cerâmica Vietri. Na vila municipal, o tema será novamente o zoológico de animais, mas com novas criaturas que darão vida a um mundo animal evocativo. Outra novidade na Piazza Flavio Gioia, onde uma árvore gigante envolve toda a praça com seus galhos, enquanto no Corso Vittorio Emanuele serão protagonistas de lustres estilizados, que tornarão a área de pedestres ainda mais atraente e elegante. Finalmente, os limões típicos da Costa Amalfitana iluminarão a Piazza Sant’Agostino, para lembrar as famosas cerâmicas de Vietri. Portanto, mesmo nesta edição, queremos homenagear e valorizar as características típicas da região da Campania. A roda-gigante não poderia faltar na XIV edição do Luci d’Artista. A Roda Panorâmica de Salerno, também conhecida como City Eye, tem cerca de 60 metros de altura e, com suas 36 cabines, receberá visitantes do evento durante todo o período das iluminações.  ÁRVORE DE NATAL A majestosa árvore de Natal com cerca de 30 metros de altura será inaugurada na Piazza Portanova em 7 de dezembro. LUZES DO MINERVA – Também neste ano as luzes do artista de Salerno chegarão aos Jardins Minerva! Visite “Lumina Minervae” todos os dias das 17:00 às 20:00. O preço do bilhete é de € 3, e a entrada para o Giardino della Minerva está localizada na Porta di Ronca, 15, Palazzo Capasso. 5. PRESEPIOS DE AREIA – na Via Alvarez, perto da praia de Santa Teresa, com a exposição “The Sand Crib. Organizada pela Sand Company e patrocinada pelo município de Salerno, a exposição verá obras de artistas internacionais. do que visitar os berços de areia sugestivos, também conhecidos como Natividade da Areia. INFO aqui.
ao longo de dezembro  – LOMBARDIA – Como – Casa dos Brinquedos –  Uma Toy Story para que todos possam desfrutar. Há muito o que fazer na cidade dos brinquedos. Ir patinar na pista de gelo. Envie uma carta para o Papai Noel, descrevendo seus desejos favoritos de presentes de Natal. Amostra de pratos e presentes locais à venda – é um local ideal para organizar suas compras de Natal! Além disso, participações especiais de convidados de Papai Noel (chegando à Piazza Duomo na véspera de Natal) e Befana (encerrando o evento em 6 de janeiro de 2020)! Saiba mais aqui.
7 a 29 – BASILICATA – Matera: Matera Presépio vivo – somente nos finais de semana – Uma das experiências de presépio mais aclamadas da vida pode ser encontrada na região de Basilicata, com a 10ª edição do presépio vivo em Matera sendo executado nos quatro finais de semana consecutivos em dezembro. As cavernas em Matera são local inspirador para este conceito eternamente popular. A história é trazida à vida em seis atos-chave, que ocorrem no centro da cidade. É realizada pelos talentosos artistas do Roman Historical Group, que dão vida ao verdadeiro significado do Natal. Devido à sua popularidade, você precisará reservar um ingresso com antecedência. A taxa de entrada é de € 10,00, embora crianças de 10 anos ou menos possam entrar gratuitamente. Saiba mais aqui.
12 a 15 –  TRENTINO-ALTO ADIGE -Fai della Paganella, Andalo e Molveno (TN) De Perugia, o festival mais importante para os amantes de chocolate se muda para as montanhas, em Paganella, nas Dolomitas de Brenta, para celebrar o Natal com chocolate e neve. A 2ª edição do show de Natal Eurochocolate começa em 12 de dezembro e dura até 15 de dezembro de 2019, e acontece em vários municípios: Fai della Paganella, Andalo, Molveno, Cavedago e Spormaggiore.Diariamente, degustações e laboratórios com especialistas, programas de culinária e a maior exposição de chocolate que hospeda as principais empresas de confeitaria.
O tema de qualquer evento é obviamente chocolate e todas as receitas e degustações propostas são uma combinação de chocolate e produtos tradicionais da Trentino. Mais aqui.
até – 15 – MARCHE – Candelara (PU)  – Velas em Candelara é o festival de velas comemorado todos os anos na vila medieval de Candelara, em Marche, agora em sua 16ª edição. Todas as noites, nos fins de semana a vila é iluminada por milhares de velas. Durante o festival de 7 dias, os visitantes podem desfrutar de uma série de eventos: mercado de Natal, presépios, shows, música, artistas de rua e iguarias locais. Mais de 70 barracas de madeira vendem objetos artesanais, idéias para presentes e velas de todos os tipos e tamanhos. Também é possível saborear pratos tradicionais em duas grandes instalações aquecidas: polenta com cogumelos, bacalhau salgado com batatas, carne grelhada, piadina, azeitonas fritas, panquecas de maçã, castanhas assadas e vinho novo. Há também um beco estreito coberto de neve para crianças. No workshop do Papai Noel, as crianças podem trabalhar com diferentes materiais (argila, cera, papel, madeira) para fazer decorações de Natal, além de encontrar o Papai Noel para entregar suas cartas. Além disso, visitas guiadas a laboratórios têxteis, onde os tecidos tradicionais são tecidos com teares desde o início do século XX. Além disso, uma banda de música de 35 Papai Noel e Papai Noel tocando gaita de foles nas ruas de Candelara. E, claro, degustações de comida local, shows, visitas guiadas e muito mais.
até 6 de janeiro – EMILIA ROMAGNA – Cervia e Milano Marittima – Uma dupla porção de diversão de Natal em dezembro, quando o evento Winter In Love chega a Cervia e Milano Marittima. Com duração até 6 de janeiro do próximo ano, o Winter in Love tem muito para que todos possam desfrutar. É uma oportunidade ideal para entrar no espírito festivo, com os dois eventos fornecendo algo para todos. O conceito de Winter In Love, de Cervia, é Emoções de Natal. Deixe suas emoções correrem soltas, da alegria à patinação no gelo e aos olhos em performances mágicas. Um dos elementos mais notáveis ​​das celebrações de Natal de Cervia é o presépio da massa de sal – apropriados para uma região conhecida mundialmente por seu sal de alta qualidade. Enquanto isso, o Milano Marittima lançará um espetacular festival de luzes – com um longo período de iluminação de 8m para a temporada de Natal. O tamanho de sua pista de patinação no gelo é de apenas 200mq – apenas o trabalho para o seu evento Mima On Ice! Saiba mais aqui

até 6 de janeiro de 20120 – TOSCANA -Montepulciano: . Uma verdadeira Villa de Papai Noel em pleno centro histórico, com castelo, carroça histórica, pôneis, alem de uma pista de patinação. Piazza Grande, Piazza Danesi e Via San Donato. Mercado aberto dias 16-17, 23-24, 30 novembro- 1, 6-7-8, 13-14-15, 20-21-22-23-24 dezembro das 10:30 às 19:30, dia 25 somente à tarde e de 26 de dezembro a 6 de janeiro, todos os dias das 10:30 às 19:30. Mais informações aqui
até  6 de janeiro – TOSCANA – Siena NATALE A SIENA: O Natal em Siena este ano será realmente incrível, um calendário de eventos que durante toda a temporada de Natal oferecerá magia e diversão a toda a cidade. As comemorações começarão no dia 16 de novembro com a inauguração da “Villaggio di Natale” e do “Paese dei Divertimenti” que animarão a Piazza Matteotti, a Giardini della Lizza e a Piazza Madre Teresa em Calcutá durante todo o período de Natal. A casa do Papai Noel, a pista de patinação, os mercados e muitas outras atrações fantásticas encantarão jovens e idosos. A partir de 1º de dezembro, as luzes acenderão e que luzes! A grande novidade de 2019 será, de fato, “Uno spettacolo di luci”, projeções de luzes, mapas de vídeo e muitas novas luzes que tornarão a atmosfera de todo o centro histórico especial e ainda mais mágica. O primeiro mapeamento de vídeo será dedicado às crianças na Piazza Matteotti, de 7 de dezembro a 6 de janeiro, enquanto a segunda exibição ocorrerá na Piazza del Campo, no dia 13 de dezembro, por ocasião de Santa Lúcia, e continuará até 26 de dezembro, com um calendário que será em breve revelado. O Banca Monte dei Paschi di Siena também participará das iniciativas de Natal com a iluminação tradicional de sua árvore na Piazza Salimbeni, domingo, 1º de dezembro. Em 15 de dezembro, uma bela árvore de Natal será inaugurada dentro da Cortile del Podestà. Uma ampla oferta que também deixa espaço para a arte com a Exposição de Presépios do Mundo na Magazzini del Sale e a exposição dedicada aos 70 anos de Tex em Santa Maria della Scala. A cidade estará envolvida em uma grande festa ininterrupta, com luzes, pinheiros decorados, presépios, eventos e eventos a serem descobertos pelas ruas e becos de Siena, a pé ou a bordo do trem de Natal que fará com que todas as crianças voltem.
até 26 de dezembro TOSCANA – Arezzo –  veja site oficial com toda programação AQUI : varias locações!
até 6 de janeiro de 2020 –TRENTINO ALTO ADIGE– Rovereto – MERCADO DE NATAL | Natale dei Popoli – Rovereto, perto de Veneza, Trentino Alto Adige (norte da Itália) – O Natal do Povo (Natale dei Popoli) é um dos mais famosos eventos relacionados ao Natal na Itália. Na cidade renascentista de Rovereto (também sede do MART – um belo museu), artesãos e artistas de todo o mundo se reuniram em um caldeirão de pessoas e culturas. Uma ocasião que celebra a memória dos caídos de todos os conflitos. Toda noite centenas de pedágios e sinos ressoam na atmosfera mágica. Informações e ingressos adicionais Site oficial do Natale dei Popoli
até 22 de dezembro – TOSCANA – Florença – Mercatino di Natale Heidelberger (Alemão) –    – Piazza Santa Croce – Das 10 às 22hs – Na cidade existem vários “Mercados” de Natal, aliás um dos clássicos programas fiorentinos de fim de semana é passear por esses mercados! Sem sombra de dúvida, o mais famoso e tradicional é o  Mercado Alemão, ou chamado de “Heidelberger Weihnachtsmarkt” que fica na Piazza Santa Croce com mais de cinquenta estandes, pronto para acomodar artesanatos e produtos gourmet de toda a Europa. Uma oportunidade de mergulhar em uma atmosfera única de Natal, entre os sabores de produtos tradicionais alemães, como vinhos, salsichas bávaras (wurstel bavaresi), pretzels, cerveja, mas também doces e alimentos de toda a Europa como o famoso kürtőskalács: o doce típico húngaro também conhecido como “bolo chaminé”, devido à sua forma e é o mais antigo doce da Hungria. Há ainda os famosos crepes franceses, e depois as especialidades doces e salgadas da Polônia, e ainda menus típicos da Holanda, Áustria e Grécia. No Mercado de Natal não perca as ideias e os objetos para decorar a casa e a árvore, com bolas de Natal feitas inteiramente à mão. Aberto todos os dias, das 10 às 22hs.
até 6 de janeiro de 2020 – TOSCANA – Chianciano Terme :– Chianciano Terme se transforma na Cidade do Papai Noel, uma charmosa vila de Natal. Haverá também um mercado com barracas com muitas idéias de presentes e uma deliciosa cozinha em uma atmosfera maravilhosa de Natal. O trem decorado com um tema de Natal vai trazer jovens e idosos para as ruas. Sexta-feira: das 15:00 h às 20:00 h, Sábado e domingo: das 09:30 h às 20:00 h – DESCUBRA TODAS AS ABERTURAS EXTRAORDINÁRIAS. Mais informação aqui. 
até 6 de janeiro de 2020 – TRENTINO ALTO ADIGE  – Vipiteno – MERCADO DE NATAL | Mercado de Natal de Vipiteno – Vipiteno, perto de Veneza, Trentino Alto Adige (norte da Itália). Situado a quase 1.000 metros acima do nível do mar, Vipiteno é uma pequena e encantadora vila alpina localizada nas Dolomitas. Artesãos e artistas se reúnem em frente ao Zwolferturm, construído em 1486. Doces recém-assados, o aroma de vinho quente, artesãos locais e enfeites de árvore de Natal enchem as bancas. Aprecie a atmosfera mágica do Advento nas ruas e praças da vila. Informações e ingressos adicionais Site oficial do Mercado de Natal de Vipiteno
até janeiro de 2020 – TRENTINO ALTO ADIGE – Bolzano – MERCADO DE NATAL |Mercatino di Natale di Bolzano
atmosfera magica, Trentino Alto Adige (norte da Itália) A região de Trentino Alto Adige é famosa por sua atmosfera mágica durante o Natal. Cercado pelos picos nevados das Dolomitas, quase cem barracas enchem os becos da cidade de Bolzano com seus produtos típicos. A poucos passos das lendárias estâncias de esqui da região, esta é uma visita obrigatória se você estiver na Itália durante o Natal. Informações e ingressos adicionais Site oficial do mercado de Natal de Bolzano
até janeiro de 2020 – TRENTINO ALTO ADIGE – Bressanone – MERCADO DE NATAL | Mercado de Natal de Bressanone, Trentino Alto Adige (norte da Itália). Em torno da esplêndida catedral, cercada por orgulhosos edifícios centenários, os visitantes são recebidos por um mundo colorido de aromas tentadores e sabores únicos. Informações inesquecíveis sobre artes e artesanato tradicionais e passeios de ônibus para toda a família completam a oferta festiva. Os berços, feitos em trabalhos manuais trabalhosos, figuras de madeira esculpida, velas, vidro e cerâmica, fascinam e agradam aos olhos do espectador. Prove as especialidades típicas de Valle Isarco e desfrute da atmosfera única na praça da catedral. > Informações e ingressos adicionais Site oficial do mercado de Natal de Bressanone

14 – VATICANO – Concerto de Natal – A próxima edição do Concerto de Natal (27ª edição) ocorrerá em 14 de dezembro de 2019. As grandes vozes internacionais de pop, rock, soul, gospel, ópera – se apresentarão no Salão Paulo VI, no Vaticano – para celebrar juntos o aniversário de Natal em um concerto que lembra os motivos mais clássicos e evocativos da festa. .Como todos os anos, no evento, são combinados projetos de solidariedade propostos pelos dois fundadores, a Fundação Scholas Occurrentes e as Missões Dom Bosco. Se prevê a participação de:* Giorgio Albiani (Italia),,Fabio Armiliato (Italia),Susan Boyle (UK),Simone Cristicchi (Italia),Elisa (Italia),Mahmood (Italia), Mireille Mathieu (Francia), Davide Merlini (Italia), Noemi (Italia), Lionel Richie (USA), Fabio Rovazzi (Italia), Bonnie Tyler (UK), Art Voice Academy (Italia), Piccolo Coro Le Dolci Note (Italia), Goro Gospel (USA), Orchestra Italiana del Cinema, direçao dal Maestro Renato Serio e dal Maestro Adriano Pennino – compre ingresso aqui.
de 28 de dezembro a 1 de janeiro – UMBRIA – Orvieto – Umbria Jazz Winter –  Umbria Jazz Festival  realiza sua edição de inverno todo mês de dezembro na cidade montanhosa de Orvieto. Entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, desfrute dos estilos de Marc Ribot, Jazzmeia Horn, Little Freddie King e outros artistas de renome internacional nas ruas, teatros, museus e restaurantes desta encantadora cidade medieval, a uma curta distância de carro ou trem de Roma.
  • Bryan Adams
    • Casalecchio di Reno – 14 Dec – 21:00 PMUnipol Arena (formerly Futurshow Station)
    • Assago – 15 Dec – 21:00 PMMediolanum Forum
  • Eros Ramazzotti –
    • 1Florença – 4 Dec – 21:00 PMNelson Mandela Forum
    • Assago – 20 Dec – 21:00 PMMediolanum Forum
15 – TOSCANA – Pisa – Pisa Marathon –  – Ganhe seu jantar de Natal participando da Maratona de Pisa. A 17 de dezembro, a corrida termina na famosa torre inclinada – quando você provavelmente se sentirá tão vacilante quanto parece. Há também uma meia maratona e algumas corridas divertidas muito mais curtas no mesmo dia, se você quiser salvar as pernas. Info aqui.
até – 15 – VALLE D’AOSTA -Cogne (AO) Cogne Ice Opening é um evento único para quem gosta de escalar no gelo. Acontece em Cogne, no Vale de Aosta, de quinta-feira, 12 de dezembro, a domingo, 15 de dezembro de 2019.Os melhores alpinistas internacionais chegam a Cogne e se esforçam para encontrar novos fluxos no cenário sugestivo de Gran Paradiso.Os guias das montanhas alpinas também organizam oficinas de escalada e ferramentas a seco (escalada em rocha com ferramentas de gelo) para todos (iniciantes, amadores, avançados). O Cogne Ice Opening também oferece coquetéis “gelados”, pizzas, churrascos e música.O programa pode variar de acordo com as condições meteorológicas e de gelo. Info aqui.
até 15 de dezembro -TOSCANA – Florença – La botanica di Leonardo. Per una nuova scienza tra Arte e Natura – Museo di Santa Maria Novella, Firenze – Partindo dos estudos e reflexões de Leonardo da Vinci sobre as formas e estruturas do mundo das plantas, a exposição se apresenta como ponto de partida para a reflexão transversal que se abre para um discurso contemporâneo sobre evolução científica e sustentabilidade ecológica. Da filotaxia à dendrocronologia, os escritos e desenhos de Leonardo registram insights de importância absoluta na história da botânica, gerados por seu aguçado espírito de observação e sua contínua atividade experimental, que delineiam uma visão dinâmica da ciência – cheia de implicações e referências também nos tempos contemporâneos. O itinerário da exposição inclui uma rede de folhas originais, com insights de absoluta importância na história da botânica, espécimes reais de plantas e instalações para interação homem-planta. A concepção e desenvolvimento são confiados a Stefano Mancuso (neurobiologista da planta), Fritjof Capra (físico e teórico dos sistemas) e Valentino Mercati (presidente da Aboca). Horário: de segunda a quinta-feira, das 9h às 19h, das sextas às 11h e 19h, sáb das 9h às 17h30, dom 13h-17h30, de 1 de outubro de segunda a quinta e sáb 9h-17h30, sex 11h-17h30, dom 13h-17h30.
até 24 de fevereiro de 2020 – LOMBARDIA – Milão – Treinamento de seres humanos. Observatório da Fundação Prada, Coleta vídeos e imagens usados ​​pelos cientistas, a partir dos anos sessenta, para ensinar as máquinas a reconhecer coisas, pessoas, emoções. Vale a pena apenas passear pelos espaços do Observatório, se você não estiver lá desde que foi inaugurado em 2016.
até 9 de fevereiro de 2020 – LOMBARDIA – Milão – Milão na década de 1960 Palazzo Morando, . Conta a nova Milão dos anos sessenta, a do boom econômico e das grandes mudanças sociais, culturais, políticas e urbanísticas, através de fotografias, pôsteres, revistas, objetos de decoração e design.
até  6 de janeiro de 2020 – PIEMONTE – Turim – David LaChapelle. Atos Divinos. Palácio de Venaria, Oferece 70 obras significativas do fotógrafo de moda americano surreal e pop, incluindo o famoso Rape of Africa (2009) e Showtime no Apocalypse (2013), e alguns novos da nova série LaChapelle New World (2017-2019).
até 27 de janeiro de 2020 – VENETO – Veneza – Peggy Guggenheim. O último Dogaressa – Coleção Peggy Guggenheim. Ele exibe cerca de sessenta obras do colecionador Peggy Guggenheim (1898 – 1979), concentrando-se naquelas adquiridas após sua partida de Nova York e a subsequente chegada a Veneza em 1948. Há, entre outros, Empire of Light, de René Magritte, Estudo para chimpanzés de Francis Bacon, Autumn in Courgeron de René Brô e Serendipity 2 de Gwyther Irwin. Alguns álbuns também serão exibidos pela primeira vez em que Guggenheim coletou artigos de jornal, fotografias e cartas que contam sua vida.
até 23 de fevereiro de 2020 – LAZIO – Roma – Bacon, Freud, a escola de Londres. Obras da Tate – Chiostro del Bramante. É uma das exposições mais interessantes e esperadas de Roma, colecionando mais de 45 pinturas, desenhos e gravuras dos artistas da chamada Escola de Londres: nascida entre o início do século XX e a década de trinta, imigrantes em Londres para escapar do nazismo, da pobreza ou da vida de província, caracterizada por estilos heterogêneos, mas próximos à arte figurativa, em contraste com o abstracionismo e o conceitualismo da época, e que tiveram um impacto significativo na arte e na cultura contemporâneas. Aqui estão expostos o irlandês Francis Bacon, os alemães Lucian Freud e Frank Auerbach, o inglês Michael Andrews, o londrino da família judeu-russa Leon Kossoff e a portuguesa Paula Rego.

Mais dicas

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.