By

3

Portovenere, é uma linda cidade na Ligúria, pertinho das Cinque Terre, neste texto, conto tudo sobre o que fazer em Portovenere, o Golfo dos Poetas.

portovenere_66
Portovenere é uma vila de Riviera italiana conhecida por seu pitoresco porto com casas coloridas e pela Igreja de São Pedro, situado na ponta do promontório rochoso. Estreitas ruas medievais levam até a colina onde há um castelo. A rua principal antiga , começa na porta da cidade, e é repleta de lojas.

portovenere_65

A cidade, junto com a próxima Cinque Terre, é um dos Patrimônio Mundiais da Humanidade da UNESCO no norte da Itália . É normalmente muito menos lotado do que os vilarejos de Cinque Terre.

portovenere_75

História:

A área foi ocupada desde tempos pré-históricos e romanos. a Igreja de São Pedro foi erguida em um local que se acredita ter sido um templo a Vênus, Venere em italiano, a partir do qual Portovenere (ou Porto Venere) recebe o seu nome. A cidade era um reduto da Genoveses durante a época medieval e foi fortificada como uma defesa contra Pisa. A batalha com os aragonêses em 1494 marcou o fim da importância de Portovenere. No início do século XIX, era popular com poetas ingleses.

portovenere_33

portovenere_32

À primeira vista, Portovenere aparece como uma pintura á óleo romântica, com aquela famosa fachada de edifícios altos, vivamente coloridas, dispostas sobre sua inclinação do grande promontório.

Os italianos amam este lugar maravilhoso, e você vai ver muitos mais turistas italianos aqui do que em Cinque Terre. O poeta que captou a essência da cidade em italiano foi vencedor do Prêmio Nobel Eugenio Montale. Seu poema ‘Portovenere’ de 1925 deu é a tradução para os sentimentos de um visitante, contemplativo.

portovenere_11

portovenere_85

O que ver em Portovenere:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Igreja de São Pedro: no alto de um promontório rochoso, fica a Chiesa di San Pietro (nome em italiano), que é original no século 6, mas no século 13 foram adicionados uma torre do sino. O Loggetta é bem românica e tem arcos emoldurando o litoral, e a igreja é cercada por fortificações. A partir do caminho que conduz ao castelo, é possível tirar lindas fotos da igreja.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Igreja de São Lorenço: A Igreja de San Lorenzo foi construído no século 12 e tem uma fachada românica. O mármore do século 15 alter peça detém uma pequena pintura da Madonna Bianca, segundo a lenda, a imagem foi trazida para cá em 1204 a partir do mar e foi milagrosamente transformado em sua forma atual, em 17 de agosto de 1399. O milagre é celebrada a cada 17 de agosto com uma procissão de velas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fortaleza de Portovenere – Castello Doria: Construído pelos genoveses entre os séculos 12 e 17, e domina no alto a cidade. Existem várias torres e partes de uma muralha. É uma bela caminhada até o castelo! Uma ótima dica é subir ao castelo por uma rua da Igreja de São Pedro e não pelas longas escadarias do centro da cidade. Desta colina há uma excelente vistas da Igreja de São Piedro e do mar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Centro medieval de Portovenere: se entra no centro desta vila medieval através de sua antiga porta da cidade com uma inscrição em latim -“Colonia januensis 1113 ” – que marca o início do governo de Gênova. Existem duas medidas oficiais genoveses que de 1606 sobre a porta, e ainda um afresco de 1494.  A Torre Capitolare de 1161 fica ao lado do portão com um parapeito imponente e bonito.Via Capellini, a rua principal, é repleta de lojas e restaurantes.

portovenere_66

Porto: O passeio ao longo do porto é um calçadão. O passeio está alinhada com casas altas coloridas, restaurantes de frutos do mar e bares.Os barcos de pesca, barcos de cruzeiro (ficam um pouco mais afastados) e embarcações privadas ancoram neste pequeno porto. Daqui saem os passeios de barco “giro delle isole” onde é possível conhecer as ilhas ao redor da bahia. E ainda neste porto é possível visitar as Cinque Terre.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Caverna Byron: uma área rochosa onde Byron, famoso poeta inglês costumava vir a nadar.

Praia: Há vários lugares cheios de pedra, como próximo ao porto, onde é possível nadar, mas há praias de areia. A maioria das pessoas vão para a ilha de Palmaria para os banhos de mar, há praias lindas.

Ilhas: Existem três ilhas interessantes do outro lado do estreito. As ilhas foram colonizadas por uma vez monges beneditinos e agora fazem parte do Património Mundial da UNESCO. Barcos de cruzeiro de Portovenere fazer viagens ao redor das ilhas.

Palmaria é este ilha de frente a Portovenere

Palmaria é este ilha de frente a Portovenere

  • Palmaria é a maior ilha e tem praias agradáveis. É acessível por balsa ou barco-táxi de Portovenere e do ferry de La Spezia também. O destaque da ilha é a Grotta Azurra, acessível apenas a partir do mar. Outra caverna interessante, Grotta dei Colombi, acessível por um trajeto de caminhada difícil. Achados do período Mesolítico foram encontrados aqui.

portovenere_25

  • Tino é agora uma zona militar e é aberta aos visitantes todo dia 13 de setembro para o dia de Festa de San Venerio. Tino mantém os restos da abadia do século 11 de San Venerio.

portovenere_26

  • Tinetto é pouco mais do que uma rocha e é também uma zona militar. Ele mantém um mosteiro do século 6.

Eu fiz o passeio pelas ilhas e achei lindo, recomendo!

Minha viagem:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eu visitei Portovenere por 3 vezes, em 2011, 2012 e 2015 (maio), nesta última vez fiquei hospedada no maravilhoso Grand Hotel Portovenere, um hotel 4 estrelas, que dou aqui a dica.

O Hotel fica bem ao lado do porto e do centro da cidade, é só atravessar a rua! Há estacionamento e ainda o ônibus que vem de La Spezia para logo na frente dele. O café-da-manhã é um dos melhores que ja vi na Itália!!! Além do mais ne gente… qualquer refeição fica mais deliciosa com essa vista não é? Há um restaurante especializado em frutos do mar e que funciona no mesmo local do café-da-manhã. Um aperitivo ali vendo o pôr-do-sol não tem preço.

portovenere_64

Recomendamos o Grand Hotel Portovenere.

Informações:

Grand Hotel Portovenere
reserve via site do Hotel ou via Booking.
Via Garibaldi 5, Portovenere

– Castelo Doria
aberto todos os dias 10:30 as 18:30
ingresso: €5,00

Navegação pelo Golfo dei Poeti, veja aqui a rotas e preços para Cinqueterre e ilhas.

* A estadia no Hotel foi cortesia do Gran Hotel Portovenere, que eu agradeço a gentileza. Mas caro leitor, a cortesia não condiciona este texto, ou seja, minhas opiniões se baseiam na minha experiência. Todos as experiências baseadas em blogtour, ou cortesias são identificadas. Não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, portanto tenho total liberdade editorial e garanto o respeito aos meus leitores.

portovenere_94

Mais dicas

Saiba mais

♦ Mapa                                                                                     

 

Deixe uma resposta

4

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.