By

Conheça a cidade de Norcia, na região da Umbria, famosa pelos seus embutidos e pelas suas trufas.

Norcia é uma pequena cidade situada à beira de uma grande planície de terras altas na linha de fronteira entre a Úmbria e região Marche. Graças à sua posição, Norcia desempenhou um papel importante nas trocas comerciais entre o centro da Itália e a costa do Adriático durante os tempos romanos.

Norcia Umbria_3

E isso não é tudo, esta cidade tem uma outra fama de longa data: é o berço da arte de processamento de carne suína. A palavra italiana Norcino que em italiano é a palavra usada para identificar os açougueiros especializados em embutidos (Norcineria), vem de Norcia.

Segundo algumas fontes, desde o início da civilização humana na Úmbria, a área foi coberta por florestas de carvalhos cujo fruto, a bolota, sempre foi um dos alimentos favoritos para porcos, e por sua vez, dá um sabor muito especial à carne. Durante a Idade Média os norcini de Norcia ficaram famosos em toda a Itália, bem como na Europa.

 

Norcia: Os segredos dos embutidos da Úmbria

Há muitos lugares na Itália que oferecem embutidos como salames e presuntos fabulosos, além de carnes curadas, isso é certo. A Itália é tão rica em especialidades e receitas locais, um imenso patrimônio preservado por várias gerações.

Norcia Umbria_8

Os segredos de produtos suínos da Úmbria permanecem fieis a este patrimônio local pela seleção cuidadosa do corte da carne nas mãos sábias do Norcino. O enchimento de linguiças, salame e outros embutidos é uma das etapas mais importantes do processo e  ainda são feitas à mão em muitos tipos de salame.

No caso dos presuntos, a salga é outro momento em que habilidades e tradição fazem a diferença. É tudo também feito à mão, utilizando uma mistura de sal e especiarias, especialmente pimenta, que dá aos embutidos da Umbria um sabor único.

Norcia Umbria_9

isso seria mesmo uma trufa?

 

Ainda sobre Norcia:

É Cidade de São Benedetto, o Patriarca do monaquismo ocidental. Norcia é também a terra do misticismo do qual as aventuras espirituais do Santo começou.

Não deixe de visitar a Basilica di San Benedetto,  a praça central, a prefeitura e  o Duomo.

Em Norcia, a cada ano, entre o final de fevereiro e o início de março, há o mercado exposição internacional de trufas negras.

Norcia Umbria_1

Como chegar a Norcia:

De ônibus: usar o serviço do Spoletina bus para ir a Norcia desde Roma, Spoleto e Perugia.

De trem: ir até Spoleto de trem, e de Spoleto use os ônibus da linha Spoletina

De carro: vindo do norte-oeste, a partir da saída da A1 (Florença-Roma) em Valdichiana, continue em direção a Perugia ao longo da E45; continuar a Spoleto e 5 km antes de Spoleto pegue a saída Norcia;
A partir do sul-oeste, continue na auto-estrada A1 (Florença-Roma) e saia em Orte, continuar a Terni e Spoleto; A 5 km do Spoleto vai encontrar a saída para Norcia;
A partir do Nordeste e Sudeste ao longo da A14 (Bologna-Taranto), saia em San Benedetto del Tronto; continuar em direção Ascoli Piceno e continuar em direção a Roma, antes de Arquata onde você vai encontrar a saída para Norcia.

Mais dicas

Saiba mais

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

♦ Mapa                                                                                     

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.