By

Uma mostra sobre Bernini na Galleria Borghese marca o aniversário da reabertura de um dos mais importantes museus da Itália. Este é o evento que com certeza marca o outono/inverno em Roma e é considerada maior exposição sobre o artista já realizada.

A exposição, realizada com a parceria da Fendi – que financiou o transporte das obras de Bernini dos vários museus do mundo, incluindo o Louvre e o Metropolitan Museum of Art em Nova York – , tem como tema próprio o Museu da Villa Borghese, lugar que foi o cenário privilegiado da escultura de Gian Lorenzo Bernini e mostra um retrato “completo” do grande escultor.

Bernini na Galleria Borghese

A escultura “Hermafrodita Dormindo” foi trazida do Louvre para ser exposta na mostra de Bernini na Villa Borghese graças ao financiamento da Fendi. Foto: Commons

Garanta seu ingresso para a Villa Borghese com antecedência!

A Galleria Borghese contém o núcleo mais importante e espetacular dos mármores Berninianos, e é de fato o local ideal para abrigar essa importante mostra do artista. Afinal, a Villa Borghese era o lar do o cardeal Scipione Borghese, sobrinho do papa Paulo V, insaciável colecionador de arte e o principal patrocinador de Bernini.  A própria villa foi, de fato, construída para abrigar e exibir todas as peças.  O cardeal pediu a Bernini que fizesse cada sala “estimular a imaginação”, o que levou o escultor a criar quatro esculturas grupais que incluem suas duas obras mais famosas, ambas presentes na exposição: “Plutão e Perséfone” e “Apollo e Daphne”.

Bernini na Galleria Borghese

A Galleria Villa Borghese, Foto: Commons

A mostra de Bernini na Villa Borghese é um prosseguimento de outra mostra, a “Bernini: O Escultor”, uma exposição inaugural do museu que aconteceu em 1998.

A exposição é composta por bem 80 obras e é divididas em oito seções, começando com as obras que Bernini fez nos seus anos de juventude junto com o pai, Pietro, seu primeiro professor, até os mármores dos últimos anos de sua produção. Além disso, apresenta uma série de exposições temáticas, dedicadas a outros aspectos de sua carreira, incluindo a pintura (é a primeira vez que mais de doze pinturas de Bernini são exibidas no mesmo local),  cupidos, bustos, esboços (como o da Fonte dos Quatro Rios, a obra-prima da Piazza Navona), fornecendo, portanto, uma visão a 360º da vida e obra do artista.

David by Bernini 1623 1624 Villa Borghese Rome

Davi de Bernini, da coleção permanente da Galleria Borghese. Foto: Commons

A última seção da exposição diz respeito aos seus modelos de terracota e bronze para suas obras maiores. É uma reminiscência do “Bernini Esculpindo em Argila”, exposição realizada no Metropolitan Museum of Art em Nova York em 2012.

Passeios em Roma

Conheça a Cidade Eterna com uma guia de turismo brasileira!

 

A mostra sobre Bernini na Galleria Borghese acontecerá até 4 de fevereiro de 2018. É necessário comprar os bilhetes com bastante antecedência. Reserve-os AQUI.

 

Fonte: beniculturali.it

*Esta e outras notícias legais que temos sobre a Itália serão postadas aqui, na categoria – Notícias – dada a relevância dessas informações para os nossos leitores que amam a Itália. Não são textos realizados com base nas nossas viagens e terão sempre as fontes identificadas.

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.