By

Aqui você vai encontrar um resumo dos cinco Mercados de Natal no Trentino-Alto Adige que visitei, além de um pequeno “guia” para as comidas típicas que você simplesmente não pode perder! Atualizado com datas de 2017/18!

Este ano e no ano passado eu viajei para o Trentino Alto Adige no período dos Mercadinhos de Natal e confesso que acabei me encantando com essa atmosfera natalina, e que além de ter boas opções de presentes de natal, é uma desculpa a mais para viajar, conhecer novos hábitos e uma gastronomia deliciosa. Definitivamente o Trentino Alto Adige é uma das regiões onde a tradição dos mercados de Natal é mais bem enraizada do que outras regiões italianas.

Como esta região está mais próxima da Áustria, possui muitos hábitos austriacos e sofre muita influência na gastronomia. É muito comum encontrar pessoas falando alemão na região de Bolzano por exemplo, além de placas e sinais nas 2 línguas.

mercado-de-natal-de-merano_6

Então o que fazer nos mercadinhos de natal? Além de claro, comprar os presentinhos de natal, é uma ótima maneira de observar e admirar as centenas de artes e ofícios típicos, desde o mais tradicional ao mais incomum! E claro, de provar pratos e bebidas tradicionais do Trentino que eu vou detalhar mais abaixo.

Além de me deliciar com as comidinhas, a principal razão pela qual eu gosto de visitar os mercados de Natal no Trentino é por sua atmosfera. Nas cidades e vilas do Trentino e Alto Adige, os mercados de Natal são geralmente muito precisos, bem organizados, cheia de coisas para ver. As cabanas de madeira ricamente decoradas, as bolas de Natal, licores, decorações e brinquedos de Natal, transformam tudo num ambiente quase mágico.

Mercadinhos de Natal na Itália?

mercado-de-natal-de-merano_5

Mercados de Natal nascem na região da Alsácia, os primitivos tinham o nome de Mercados de San Nicola porque eram organizados em torno da festa do santo (06 de dezembro). Com a Reforma Protestante (1517), e o posterior abandono do culto dos santos, os mercados foram chamados de  Christkindlmarkt ou Weihnachtsmarkt, ou seja mercado do advento (nascimento de Jesus).

Com o tempo, os mercados se espalharam na região alpina (Alemanha, Áustria e França) para aterrissar na Itália apenas em tempos relativamente recentes. O mercado de Bolzano nasceu em 1990. A partir daí se espalhou pelo Trentino com Bruinico, Bressanone, Vipiteno e Merano.

Em seguida a tradição do Mercadinho de Natal se espalhou por todo o Trentino Alto Adige com outros lugares que têm grande relevância no turismo local. Atravessando o arco alpino e envolvendo as cidades do Piemonte e do Valle D’Aosta, os Mercadinhos de Natal se misturaram com as tradições históricas locais e como aquelas dos presépios de Nápoles e Bolonha, chegando nas praças de várias cidades italianas de norte a sul.

mercado-de-natal-de-merano_8

Hoje, só na Itália, são várias centenas de eventos que se associam com as palavras “Mercado de Natal”. Na Itália não existe uma organização única para os Mercado de Natal, não há critérios institucionalizados que determinam o título, por isso, é muito comum usar a expressão de “Mercatino Tedesco”, ou seja “mercado alemão”, para indicar que o mercado é feito de acordo com a tradição alemã com produtos Alpinos e casas de madeira, e “Mercatino Tradizionale” para aqueles que respeitam a tradição de natal local, como com presépios napolitanos ou bolonheses.

O que não deixar de provar nos Mercadinhos?

De coisas boas pra provar nos mercados de Natal no Trentino não faltam, existem dezenas, por isso aqui vou fazer um breve resumo dos meus favoritos, para você ter uma idéia do que provar:

Para beber

trentino-mercadinho-de-natal-gastronomia-pratos_2

Bombardino

  • Parampampoli: Nascido em Rifugio Crucolo em Valsugana, esta bebida alcoólica maravilhosa é servida com a chama e é feita com aguardente, café, vinho, mel, açúcar e especiarias (receita, no entanto, é top secret). Ok, por isso parece uma coisa terrível, mas eu juro que é a bebida perfeita para mantê-lo aquecido nos dias mais frios!
  • Vin brulé: a bebida mais clássica em todos os mercados de Natal em todo o mundo! Para mim, este vinho quente aromatizado com especiarias não é a melhor coisa do mundo, mas é o que as pessoas mais bebem nos mercados. Mas, se não inspirá-lo, nos mercados de Natal em Trentino e Alto Adige você encontra bebidas feitas de maçã e rum.
  • Bombardino: É encontrado em todo o norte da Itália, há aqueles que amam e aqueles que odeiam. Eu sou daquelas que adora! Esta bebida é feita com gemada, creme, café e brandy.
  • Tè del contadino: chá do fazendeiro, seria esta a tradução. Nada mais é que um chá local feito com várias ervas e com suco de pêssego. Não só o chá do “contadino” faz sucesso, mas sim vários outros… uma opção para quem não quer uma bebida alcoólica, mas quer se esquentar, você vai observar, todo mundo passeia com uma xícara na mão.
mercado-de-natal-_1

Bolzano: tè del contadino, queijo derretido (formaggio sfuso) com batatas e speck, e pão com queijo derretido com speck

Para comer

  • Formaggio fuso: qualquer coisa com queijo derretido fica bom não é? Eles usam muito a versão do raclette, com queijo derretido, que vai colocado no pão, nas batatas (delicioso), e também na polenta.
  • Polenta: você vai encontrar de todo jeito, com linguiça, com queijo (meu preferido), com cogumelos e com goulash. Ha ainda outras versões de polenta, como a com grão saraceno. É um prato típico que você vai encontrar em qualquer lugar no Trentino e em qualquer época, mas aqui para os mercados é bom para assistir aos “polentai” que estão ocupados em torno dos grandes caldeirões de cobre onde há polenta. É uma delícia quando misturada com queijos de montanha ou combinado com salsichas tradicionais do Trentino, é transformado em um delicioso almoço.
  • Canederli: Estes gigantes de bolinhos de pão são preparados com muitos ingredientes diferentes, como o queijo, bacon, speck e espinafre.Você encontra com brodo (caldo de cozimento), com queijo sfuso (derretido), e com goulash, prove com  manteiga e parmesão!
  • Zelten: O bolo típico feito com frutas secas e frutas cristalizadas. Apenas para os amantes do gênero!
mercadinhos-de-natal-trentino-trento

Strauben

  • Strauben: Eu sou apaixonada por isso! Se você não sabe o que é, eu convido você a experimentá-lo! Eu tenho certeza que este bolo frito e servido com açúcar em pó ou geléia de morango vai deixá-lo louco!
  • Treccia Mochena: é uma simples trança de massa folhada ou brioche, cheio de marmelada de mirtilos e creme!

E você pode comer tudo isso, se esquentando, porque não é sò porque você esta na rua que não pode ser aquecer! No Mercado de Merano há ainda essas mesas, de tanto em tanto, com fogueira para se aquecer enquanto se delicia com seu prato.

mercado-de-natal-de-merano_7

Mercadinhos de Natal no Trentino Alto Adige:

Primeiramente vou falar dos mercadinhos da província de Bolzano, que são os mais tradicionais e antigos:

Mercato de Natal de Bolzano

mercado-de-natal-de-bolzano-trentino_13

O mercado tradicional do Natal de Bolzano ocorre na Piazza Walther, iluminada para a ocasião por muitas luzes. O Mercado abre dia 23 de novembro de 2017 e vai até 6 de janeiro de 2018 A praça fica perto do centro histórico, dos pórticos e da estação ferroviária. Além disso, existem vários outros mercados nas ruas e nas praças adjacentes, como a Piazza Municipio e Piazza del Grano.

Todo sábado e domingo à tarde a Piazza Walther acolhe a exposição “Avvento Alpino”, com concertos das 14 às 18h. Já nas manhãs de domingo, se apresentam bandas musicais em traje. Além disso, todas as tardes de sábado às 17hs  grupos de instrumentos de sopro vão tocar músicas de Natal a partir da varanda Palazzo Mercantile e nas arcadas. Veja programa detalhado  aqui. Além disso quem estiver no Mercado terá a oportunidade de experimentar as artes e ofícios ao vivo: todos os dias, de fato, os membros da cooperativa “Artigiani Atesini” apresentarão alguns artesanatos tradicionais artísticos do Alto Adige na Piazza Walther.

mercado-de-natal-de-bolzano-trentino_3

De 24 de novembro à 23 de dezembro na parte antiga da cidade, entre piazza del Grano e via Argentieri, terá o mercado organizado pelas Associazioni Onlus de Bolzano, e a praça se transforma em um ponto de encontro para aqueles que amam as idéias do presente feitos à mão: são tecidos bordados, trabalhos em seda, jóias, trabalhos em cerâmica e vidro, e muitas outras boas ideias de presente.

No Alto Adige, 6 de dezembro é comemorado o dia de São Nicolau, o santo padroeiro das crianças. Segundo a lenda, no seu dia de festa, São Nicolau visita as boas crianças e leva presentes. Por isso, na tarde desta terça-feira, 6 de dezembro São Nicolau vai visitar o Mercartino Natal de Bolzano. Acompanhado por seus anjos ele vai marchar das casas quadrados Walther e Piazza della Mostrar entre 15:30 e 17 horas.

As crianças podem escolher entre entretenimento projetado especialmente para eles: espetáculos de marionetes, carrossel musical, passeios de pônei através das ruas do centro (à pagamento) e passeios de carruagem todos os dias (à pagamento). Um serviço da Cruz Vermelha fornece às mães com crianças pequenas a casa aquecida Bimbo, que fica no lado sul da Piazza Walther, em frente da árvore de Natal.

Informações no site oficial aqui.  O Mercado de Natal Bolzano está aberto todos os dias desde 24 de novembro de 2017 até 6 de Janeiro de 2018.
Horário: Segunda a Sexta-feira: 10-19 horas, Sábado: 10-20 horas, Domingo e 8 de dezembro: 10-19 horas
Horarios extras:
24 de dezembro: 10-14
25 de Dezembro: Fechado
31 de dezembro: 10-18
1 de janeiro: 12-19 horas

Como chegar a Bolzano
De trem: da estação central de Bolzano é fácil e conveniente: a Piazza Walther fica a 2 minutos a pé da estação de trem. Há muitos trens das principais cidades italianas, com conexões desde Bolonha e Verona.
De carro: o sistema de estacionamento eletrônico localizado nos cruzamentos da cidade da indicações sobre a disponibilidade de lugares nos estacionamentos. O Estacionamento Mayr Nusser é o mais próximo de Piazza Walther. Há ainda um shuttle gratuito com partida do estacionamento zona fiera (Bolzano Sud) até o mercadinho e o centro da cidade.

Mercado de Natal de Merano

mercado-de-natal-de-merano_10

Há não muitos quilômetros de Bolzano fica a cidade de Merano, uma das pérolas do Alto Adige. Embora Merano não seja uma cidade muito grande, possui um mercado de natal grande, com cerca de 80 cabanas de madeira e é provavelmente uma das cidades mais visitadas durante o período dos mercados de Natal (que em 2015 recebeu mais de 450.000 visitantes!). Devo dizer que este se tornou um dos meus favoritos entre todos os mercados de Natal, dos que eu visitei até agora.

As cabanas de madeira com seu objetos expostos são dispostas lado a lado ao longo do Rio Passirio, e ainda na Piazza Terme e Piazza della Rena, tudo em uma atmosfera encantada. Há muita música, artistas de rua, e claro,  muitas comidinhas para experimentar os produtos típicos do sul do Tirol, e realmente é uma atmosfera é festiva, alegre e serena.

São expostos artesanatos locais tais como velas, cerâmicas, decorações de Natal, como bolas de vidro, estátuas de madeira e presépios. Em outras especialidades típicas do sul do Tirol, como doces (strudels, stauben), bebidas (vinho quente). Há ainda peças de vestuário (blusas de lã, luvas, cintos, chinelos), brinquedos e lembranças.

Nos fins de semana acontecem alguns concertos de Natal com apresentações musicais e coros. O desfile de São Nicolau, o santo padroeiro da cidade de Merano, junto com seu fiel servo Knecht Ruprecht e os “Krampus“, os diabinhos, é realizada nos dias 5 e 6 de Dezembro.

Informações no site oficial aqui.  O Mercado de Natal de Merano abre dia 24 de novembro de 2017 e dura até 6 de janeiro de 2018,  fica na Passer Promenade, Piazza Terme, Piazza della Rena. Aberto todos os dias das 10 às 19 hs.
Horário: Segunda a Sexta-feira: 10-19 horas, Sábado: 10-20 horas, Domingo e 8 de dezembro: 10-19 horas
Horarios extras:
24 de dezembro de 10,00-15,30
31 de dezembro 10,00-16,00
25 de dezembro
06 de janeiro das 10h00 às 18h00

Como chegar a Merano
De trem:  é fácil e conveniente: você deve ir até Bolzano, há uma ligação de Bolzano à Merano (não desça em Merano Maia Bassa).Todos os trens inter-regionais da linha que liga Munique (Alemanha) -Verona, param em Bolzano. Dali existem ligações para Merano a cada meia hora.
De carro:  estacionamento na Piazza Prader perto da estação de trem com ônibus que levam ao centro, ou nos Parcheggio Minigolf na via Innerhofer, Autosilo Terme “art drive in” usando o sottopassaggio delle Terme (passagem subterrânea à pé) que fica a 50 metros do Mercadinho de Natal.

Agora vou tratar dos mercadinhos da província de Trento:

Mercado de Natal de Trento:

mercadinhos-de-natal-trentino-trento_9

Na capital provincial é realizado um dos mercados de Natal  mais belos e ricos. Trento é uma cidade que eu amo por sua arquitetura e seus edifícios (eu falei sobre ela aqui), e o mercado é realizado em duas das principais praças da cidade: Piazza Cesare Battisti, o menor e cercada por belas janelas lojas, e Piazza Fiera, muito maiores e ainda mais impressionante pelas muralhas medievais que se destacam. No mercado há uma vasta opção de produtos típicos que são os artesanatos habituais e do Natal, mas a cidade é particularmente especializada em gastronomia, oferecendo aos visitantes uma quantidade desproporcional de bebidas típicas, tradicionais doces, salsichas, sopas, bolinhos, salsichas, vinhos, e bombardino … vale a pena! Por isso, é o lugar ideal se você tiver a intenção de fazer uma pequena viagem gastronômica e sensoriais no Trentino!

Leia também –> O que fazer em Trento, no Trentino Alto-Adige

Informações no site oficial aqui.  O Mercado de Natal de Trento fica na Piazza Fiera e Piazza Cesare Battisti, abre dia 18 de novembro de 2017 e  vai até dia 6 Janeiro de 2018. Aberto das 10 às 19,30. Fechado no dia de Natal. No dia  26 de Dezembro e 01 de janeiro de 2017 o mercado estará aberto das 12,00 às 19,30. Entre os dias 8 dezembro – 11 dezembro 2016 mercado ficará fechado.

Como chegar em Trento: Como a cidade fica na linha que liga Innsbruck a Verona, por exemplo, há vários opções de trens. A estação central fica na Piazza Dante, no centro da cidade e próximo aos monumentos, o mercado fica a 5 minutos à pé. Você pode também ir de carro, como eu fui, e depois ir curtir as cidades próximas e os castelos da região. O estacionamento do Mercado é Trento Fiere e se encontra na via Briamasco, 2.

Mercado de Natal de Rovereto: Mercato dei Popoli

mercado-de-natal-de-rovereto-trentino_10

Por um lado, a beleza de presépios napolitanos, nas outras decorações de Natal de Salzburgo, e as delícias culinárias da cozinha Trentina. Assim, o Mercado de Natal de Rovereto consegue combinar culturas totalmente diferentes, por isso o seu Mercado é diferente e muito interessante porque tem como princípio o respeito às tradições natalícias de outros povos. Algo especial é também a grande árvore de Natal, colocada para ser decorada pelos visitantes do mercado de Natal. Os artesãos de Salzburg, os hóspedes do mercado este ano, vão oferecer decorações e objetos para decoração da árvore de Natal.

No centro histórico foram colocadas instalações de luz para interpretar poeticamente o significado do Natal. Projetada nas paredes e ao longo do pavimento, essas instalações criam um caminho  impressionante que aumentam o clima de Natal.

Você ainda encontrará:

  • Vallagarina Food & Wine: exposição de produtos típicos de Vallagarina, na segunda-feira das 12 às 19hs e de terça à domingo das 10 às 19hs.
  • Giardino della solidarietà: O jardim de solidariedade, espaço reservado para as associações voluntárias que expõem projetos e produtos.
  • Música e canções de natal ao vivo
  • Presépios de Natal:  a antiga cidade de Rovereto inaugurou dia 3 de dezembro um caminho de presépios, todos feitos à mão. E ainda esta no programa: a natividade viva, a exposição de presépios em piazzetta Macallè com 100 presépios de todo as regiões da Itália e o presépio mecânico na Piazza San Marco.

Informações no site oficial aqui.  O Mercado de Natal de Rovereto fica na Piazza Battisti, ao longo da via Roma, Piazza Rosmini, Piazza San Marco e Via della terra, do dia 24 de novembro de 2017 até dia 6 Janeiro de 2018. Aberto das 10 às 19:00 hs, incluindo 26 de dezembro. Fechado no dia de Natal e nas manhãs de segunda.
Horarios extras:
Praça de alimentação das 10 às 20
Mercado: 31 de dezembro de 10 às 17 e 1 de janeiro das 12 às 19 hs
Como chegar em Rovereto: Como a cidade fica na linha que liga Bologna-Brennero, há vários opções de trens. A estação central fica próxima ao mercado Você pode também ir de carro, e se assim for, faça o download da App ViaggiaRovereto você pode conhecer os locais de estacionamento da cidade e usar o serviço de ônibus gratuito para a feira.

Mercado de Natal de Arco

mercado-de-natal-de-arco-trentino_5

A poucos quilômetros de Riva del Garda,  Arco é uma pequena cidade muito bonita para se visitar em qualquer época do ano e dominado por um castelo medieval no topo de uma pedra (logo logo vou escrever dele). Aqui, o mercado é bem menor, mas eu acredito que é o lugar para comprar presentes originais de Natal em uma das muitas casinhas de madeira que oferecem artesanato local. Mesmo sendo pequena, há vários eventos para adultos e crianças. Além do mercado, Arco vale a pena uma visita e vai recebê-lo com uma atmosfera natalícia e temperaturas de inverno mais leves até mesmo pela proximidade com o lago de Garda. Você vai encontrar numerosos produtos regionais, como frios e queijos, castanhas assadas, strauben e vinho quente, para ser apreciado sob o cenário iluminado os antigos palácios e igrejas. Para os visitantes, é possível descobrir as ruas da cidade a bordo de um trenzinho, ou um passeio sobre os pôneis presentes durante duração do evento.

No dia 10 de Dezembro às 21h15 acontece um festival de fogos de artifício que culmina com o impressionante “castello in fiamme“, uma lembrança do bombardeamento sofrido em 1700 pelo exército Francês; nesta ocasião, as barracas ficam abertas até tarde. O Parco Arciducale é transformado em Parque dos gnomos, onde será possível encontrar os gnomos de natal, sob a forma de instalações, e um restaurante para os visitantes. Vale à pena visitar ainda o burgo medieval de Stranfora, durante todo o período de natal, se encontram os numerosos presépios pelas ruas da cidade.

Informações no site oficial aqui.  O Mercado de Natal de Natal de Arco fica na Piazza 3 Novembre, de 17 novembro de 2017 até dia 8 Janeiro de 2018.
Aberto :

  • novembro: 18, 19*, 20, 25, 26*, 27
  • dezembro: 02, 03*, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10**, 11, 16, 17*, 18, 22, 23*, 24***, 26, 27, 28, 29, 30, 31***
  • janeiro: 01, 02, 03, 05, 06, 07*, 08

Horário: 10,00-19,00 / *10,00-20,00 / **10,00-22,00 / ***10,00-18,00
Como chegar em Ardo:
De trem:
 Há vários trens na Linha Verona – Brennero, desça na estação de Rovereto. Dalí é possível pegar um ônibus para Arco, com parada em frente à estação.
De ônibus: ligação direta com as estações de Trento, Rovereto, Milano, Brescia, Desenzano, Peschiera e Verona.
De carro: há várias opções de estacionamento, a mais fácil é à Foro Boario.

Onde ficar:

Para visitar Trento, eu dormi em Madonna di Campiglio, no Hotel Miramonti, um ótimo hotel 4 estrelas e com um restaurante realmente muito bom! Dali você pode visitar também o Mercadinho de Arco e Rovereto.

Já para vistar o Mercadinho de Merano e Bolzano eu fiquei hospedada no  Hotel Der Waldhof, bem nas montanhas, perto de Lana e a 40 minutos de Bolzano, este hotel vale um post sobre ele, além de ser lindo, com vista para as montanhas e uma Castelo, ele tem um restaurante delicioso (eu reservei o hotel com pensão completa) com culinária trentina em versão gourmet!

Mais dicas

Saiba mais

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

♦ Mapa                                                                                     

tag: mercados de natal no trentino alto adige
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.