By

Share on Facebook253Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

Você conhece a magia dos mercadinhos de Natal na Itália? Várias cidades se enchem de luzes, cores, perfumes e se transformam totalmente nessa época do ano. Os mercadinhos geralmente começam no início de dezembro e vão até o dia 06 de janeiro, então se você viaja nesse período, não deixe de visitar um deles e curtir um pouco da atmosfera natalina aqui no hemisfério norte.

Assim, aqui vão alguns dos principais mercadinhos de Natal realizados na Itália.

Não deixe de ler –> Mercados de Natal no Trentino Alto Adige: Bolzano, Trento, Merano, Rovereto e Arco

 

Na Toscana

Mercadinhos de Natal na Itália: Florença

A Toscana é cheia de mercadinhos de Natal, tanto que você terá somente que escolher aqueles que melhor se encaixam no seu roteiro. Alguns deles são:

 

– Mercadinho de Natal Heidelberger (alemão) em Florença

Na cidade existem vários “Mercados” de Natal, aliás um dos clássicos programas fiorentinos de fim de semana é passear por esses mercados! Sem sombra de dúvida, o mais famoso e tradicional é o  Mercado Alemão, ou chamado de Heidelberger Weihnachtsmarkt que fica na Piazza Santa Croce. Você pode esperar perfume de salsichas bávaras (wurstel bavaresi), coloridos doces açucarados e artesanato. Você pode fazer um “lanche” com chucrute e carne de porco, ou para procurar novas decorações para a árvore, ou seja, lá tem de tudo um pouco! Você pode fazer uma pausa para um vinho quente, ou quem sabe, comprar um pijama agradável para as noites frias. Entre o pan pepato italiano, a cerâmica Bunzlau, strudel, artesanato e brinquedos, esse é um dos mercados de Natal em Florença que mais encarna a antiga tradição alemã. Mais informações aqui.

Heidelberger Weihnachtsmarkt

Quando: de 29 de novembro a 17 de dezembro de 2017, das 10 às 22h
Local: Piazza Santa Croce

 

– Vila de Papai Noel (Villaggio di Babbo Natale) em Montecattini Terme

Montecatini Terme, na província de Pistoia, no final do ano se transforma na cidade do Papai Noel. Lá as crianças podem visitar a casa do Papai Noel, conhecer o Pinóquio, fazer aula de chocolate e muito mais.

Mercadinhos de Natal na Itália: Montecattini Terme

Quando: às Sextas, Sábados e Domingos, de 11 de novembro de 2017 à 6 de janeiro de 2018, das 10 às 21h. Mais informações aqui.
Local: Veja o mapa aqui

 

– Mercado de Natal de Montepulciano

mercadinho-de-natal-montepulciano_1

Uma verdadeira Villa de Papai Noel em pleno centro histórico, com castelo, carroça histórica, pôneis, além de uma pista de patinação.

Quando: Mercado aberto nos dias 18, 19, 25, 26 de novembro de 2017; 2, 3, 7, 8, 9, 10, 15, 16, 17  de dezembro de 2017; e todos os dias a partir do dia 22 de dezembro até 7 de janeiro, das 10h30 às 19h30. Mais informações aqui
Local: Piazza Grande, Piazza Danesi e Via San Donato

Clique AQUI para conhecer as outras dezenas de mercadinhos de Natal na Toscana!

 

No  Trentino

mercadinhos-de-natal-trentino-trento_14

É a região do Trentino que possui os mercadinhos de natal mais bonitos da Itália. Todos os anos, em Trento, são montadas mais de 70 casinhas de madeira que expõem artigos para presente, produtos típicos e especialidades gastronômicas. Eu fui no ano passado e ainda escreverei um texto sobre ele. Tem até um aplicativo do Mercado. Escrevemos dos mercados do Trentino aqui.

Quando: de 18 de novembro de 2017 a 06 de janeiro de 2018 (exceto 25/12), das 10 às 19:30h. Info aqui.
Local: Piazza Fiera e Piazza Cesare Battisti.

mercadinhos-de-natal-trentino-trento_11

 

– Mercadinho de Natal de Bolzano

Mercadinhos de Natal na Itália

Foto: Reprodução

Bolzano é considerada uma das melhores metas de Natal na Itália. Seu mercadinho, realizado na Piazza Walther – coração do Centro Histórico –, é o maior do país e há 25 anos atira  multidões de turistas italianos e estrangeiros. Para vocês terem uma ideia da popularidade do mercadinho de natal de Bolzano, todos os anos os hotéis apresentam uma série de pacotes especiais para atrair visitantes. Todo mundo quer ir pra lá nesse período e o melhor: Bolzano fica perto das grandes pistas de esqui do norte da Itália! Escrevemos dos mercados do Trentino aqui.

Quando: de 24 de novembro de 2017 a 6 de janeiro de 2018. Info aqui.
Local: Piazza Walther

 

Em Bolonha

Mercadinhos de Natal na Itália

Em Bolonha há dois mercados de natal:

1. Feira di Santa Lucia: é uma tradição muito antiga na cidade de Bolonha. Até a descida das tropas de Napoleão a feira era organizada na frente da igreja dedicada ao santo. Depois de 1796 o mercado foi transferido para o pórtico de Santa Maria dei Servi, onde acontece a exposição “presepi di una volta”. As bancas da Feira Santa Lucia e do Mercado de Natal oferecem uma grande variedade de delícias gastronômicas, em primeiro lugar o torrone, e a oportunidade de comprar as estatuetas de presépio.

Quando: de 17 de novembro à 26 de dezembro de 2017, das 9 às 20:30h.
Local: Portici da Chiesa dei Servi – Strada Maggiore

2. Mercado de Natal: Ao lado da Catedral de Bolonha, no coração do centro histórico da cidade, todos os anos é realizado um mercadinho de natal onde é possível encontrar de tudo, desde doces até elegantes artigos para presentes. Se você estiver em Bolonha entre dezembro de janeiro, não deixe de passar lá!

Quando: de 26 de dezembro de 2017 a 01 de janeiro de 2018 de 2016, das 9 às 20h.
Local: Via Altabella

 

Em Milão

Mercadinho de Natal em Milão

Foto: Nuova Darsena Milano

1. Mercato di Natal di Milano : Bem na Piazza Duomo, o lugar mais visitado de Milão, acontece o mercadinho de Natal que enche a praça de bancas com produtos típicos de todas as regiões da Itália, artesanatos e enfeites natalinos.

Quando: de 11 de dezembro a 8 de janeiro de 2018, das 9 às 21h
Local: Piazza Duomo

2. Mercato “Oh Bej! Oh Bej: Mas além do mercadinho da Piazza Duomo, em Milão há uma feira ainda mais importante e muito querida pelos milaneses; a “Oh Bej! Oh Bej!”, cujas origens remontam ao ano 1288, criada em homenagem ao santo padroeiro da cidade, Santo Ambrósio. A feira é realizada na zona do Castelo Sforzesco (Foro Bonaparte).

Quando: de 7 a 10 de dezembro de 2017, das 9 às 21h
Local: Piazza Castello

3.  A Vila das Maravilhas:
de 2 de dezembro de 2017 a 7 de janeiro de 2018

Quando: Todos os dias das 10h às 21h; 24 de dezembro de 2017: das 10h às 18h; 25 de dezembro de 2017: das 15h às 19h; 31 de dezembro de 2017: das 10h às 18h

Local: Corso Venezia (Giardini Indro Montanelli)

Em Turim:

mercatini-natale-borgo-dora-620x350

Foto: comune de Torino

Em Turim, a cidade de mil faces que sempre sabe como conquistar seus visitantes, os mercados de Natal são realizadas no belo cenário do Cortile del Maglio, uma estrutura aberta (e aquecida!) no histórico bairro de Borgo Dora. Muitas bancas de toda a Itália vendem objetos artesanais, muitas vezes, com as tendências mais jovens em materiais e design, mas também produtos típicos e muita comida boa. Não perca o belo presépio, construído por artistas locais na bela Piazza Castello: cenário perfeito para uma caminhada muito romântica!

Quando: de 1 de dezembro de 2017 a 14 de janeiro de 2018
Local: Borgo Dora e Cortile del Maglio

 

Em Nápoles

Rua dos presépios em Nápoles

Terminamos a nossa viagem não menos do que em Nápoles, onde o ambiente assume um ar de férias muito especiais. Imperdível é o mercado de rua San Gregorio Armeno  (já falamos dele aqui), no coração de Spaccanapoli, um símbolo de tradição antiga onde os mestres artesãos napolitanos constroem belos presépios de natal. Não só os pastores e Magos, mas também pessoas famosas do passado e do presente – de Maradona a Obama – representados como uma caricatura, em uma combinação do sagrado e do profano realmente fascinante. A “via del presepe” é aberto todo o ano, mas no Natal torna-se um verdadeiro mundo de fantasia que irá cativar à primeira vista!

Quando: o ano inteiro
Local: Via San Gregorio Armeno, Nápoles

 

Mais dicas

Saiba mais

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

The following two tabs change content below.
Patrícia Kalil
Patricia Kalil, graduada em administração de empresas, mora na Sicília desde 2007 e é autora do blog Descobrindo a Sicília. Ela deixou o calor e as festas de Salvador para abraçar as belezas de outro lugar tão acolhedor quanto a Bahia e mergulhou na cultura e na história milenar da Sicília. Apaixonada desde sempre por viagens e pela língua e cultura italiana, acabou unindo o útil ao agradável e decidiu espalhar aos quatro ventos que a Sicília merece ser vista.

4 Comments

  1. Beatriz Batisteli / 04/12/2016 at 22:41 /Responder

    Olá!

    Você sabe de algum mercadinho ou coisinhas de Natal pela Puglia? :))

    Obrigada!

  2. Pricila Rocha / 26/01/2017 at 21:25 /Responder

    Um charme e elegância com simplicidade.. amei demais com certeza estara na minha lista de desejos.. 😉

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.