By

3

Matera, localizada no extremo sul da Itália, na região da Basilicata, será a Capital Europeia da Cultura em 2019, um título criado em 1985 para promover patrimônio histórico, artístico e cultural dos países membros da União Europeia. A primeira capital da cultura foi Atenas e essa nomeação é muito importante pois contribui enormemente ao desenvolvimento sócio-cultural das cidades. Florença, Bolonha e Gênova também já foram capitais europeias da cultura.

Atraindo cerca de 500.000 visitantes por ano, Matera é a imagem do passado. Famosa pelos Sassi, áreas onde uma inteira cidade foi escavada na rocha calcária – inclusive com a presença de habitações que remontam à pré-história –, Matera é uma cidade tão peculiar que acabou virando set de diversas megraproduções de Hollywood. O filme mais famoso gravado lá foi Paixão de Cristo, de Mel Gibson, mas este ano também serviu de cenário para a nova versão de Ben Hur.

Cena do filme Paixão de Cristo com os Sassi no fundo. Foto: Wiki Commons

Cena do filme Paixão de Cristo com os Sassi no fundo. Foto: Wiki Commons

Matera não foi escolhida para ser a Capital Europeia da Cultura só por causa da sua história milenar, mas sim por todas as propostas apresentadas. Vários projetos irão impulsionar ainda mais o turismo na cidade: estão previstas ações para melhorar a infraestrutura e para requalificar os antigos bairros, será criado um novo campus universitário e uma escola de design. Há também um projeto para a construção de novo conceito de museu ao ar livre, além da criação de um percurso turístico para mostrar aos visitantes todos os ambientes que caracterizavam a cultura e a civilização rupestre, como as casas construídas em grutas, os antigos moinhos, os fornos públicos, etc.

Certamente Matera é uma cidade a ser incluída no roteiro pelo sul da Itália. São lugares como esse que enriquecem enormemente nossa bagagem cultural e mostram que a Itália é um país inigualável quando o assunto é arte e cultura.

 

Mais dicas

Saiba mais

 *Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

Wrong coordinates

 

 

Deixe uma resposta

4

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.