Por

Conheça o Maccheroncini di Campofilone, ​​o macarrão de 600 anos da região Marche!

Quando muitos turistas viajam e lêem várias informações sobre a Itália, uma coisa que sempre impressiona os viajantes é a beleza das nuances regionais do país. A massa é um exemplo fantástico disso, muitas vezes as pessoas pensam ou falam em massa em termos simples “italiana”, mas ela varia enormemente de região para região.

No sul, o macarrão é uma mistura simples de farinha e água, mas viaje para o centro até Marche e a história é muito diferente!

Não há água no macarrão aqui, apenas ovos (e muitos deles). Se você viajar pela região, verá os maccheroncini di Campofilone em todos os lugares, este é um dos tesouros gastronômicos mais valiosos da região Marche, uma massa tradicional com ovos que remonta ao início de 1400.

Ingredientes:

  • Sêmola de trigo duro ou farinha 00, não transgênica
  • ovos frescosc
  • sal

Rastreie as origens da maioria dos alimentos italianos e você frequentemente descobrirá que eles têm suas raízes nas cozinhas dos pobres, e os maccheroncini di Campofilone não é exceção.

A comida nem sempre era abundante nos séculos XV e XVI, e a massa com ovo tornou-se um alimento básico na região. Ao secar sua massa em filamentos ultrafinos, o povo de Campofilone descobriu uma maneira de conservar a massa com ovo para que pudesse ser consumida durante todo o ano. Desta forma, maccheroncini di Campofilone nasceram por necessidade, mas rapidamente se tornou muito popular em Marche e além.

Leia também:

Os maccheroncini di Campofilone de hoje é feito exatamente da mesma maneira de sempre, a massa é feita com dez ovos para cada quilo de farinha (que é feita de grãos cultivados nas colinas da região Marche). Antes de ser enrolada bem fina, até cerca de metade um milímetro, é cortada com uma espessura de cerca de um milímetro, e depois seca lentamente em folhas de papel a 36 ° C.

É um processo que passou de geração em geração em Campofilone e, em 2013, os maccheroncini di Campofilone se tornaram a primeira massa de ovo a ser protegida pelo IGP na Itália, reconhecendo oficialmente seu significado e vinculando-a para sempre à aldeia de sua origem.

O nome pode ser um pouco confuso se você for pensar em língua italiana, em qualquer outro lugar na Itália, maccheroncini indicaria uma massa curta e oca, mas em Marche, maccheroncini di Campofilone é mais parecido com o que chamamos de capelli d’angelo (ou cabelo de anjo).

Originalmente, isso teria sido simplesmente para ajudar a secar a massa ao sol e evitar que se partisse durante o cozimento, mas a finura do papel também é o que dá ao maccheroncini di Campofilone sua incrível textura de derretimento na boca, bem como área de superfície máxima para agarrar naquele precioso molho de macarrão.

Foto: <a href="https://www.prolococampofilone.it/dettaglio-foto-pro-loco-campofilone.asp?cp=46&c=48&t=Categorie%20Gallery">proloco di Campofilone</a>

Embora os maccheroncini seja a forma mais tradicional, os artesãos de hoje fazem macarrão di Campofilone em todos os tipos de formatos e tamanhos diferentes, de linguine e pappardelle a pequenos gnocchetti.

Mesmo assim, se você quiser provar o verdadeiro sabor da região Marche, fique de olho no original maccheroncini servido com um molho cremoso de miúdos de frango ou com um rico ragù de carne ou frutos do mar. Ou por que não tentar fazer você mesmo? Só não economize nos ovos!😉

Mais dicas

Saiba mais

 

2 Comments

  1. Guilherme / 26/08/2020 at 00:55 /Responder

    Acho que faltou a quantidade de cada ingrediente…

    • Deyse Ribeiro / 26/08/2020 at 14:53 /Responder

      Ola Guilherme, a finalidade do texto era mesmo contar a história do tipo de macarrão e o diferencial dele, não coloquei mesmo a receita de como fazê-lo, porque o segredo é sovar a massa, e não me pareceu nada fácil. Mas você pode encontrar em vários locais, lhe mando link:https://www.youtube.com/watch?v=jOQANYf_BHo – neste video tem a receita e com fazer. Abs.

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.