Por

Locorotondo é uma das cidades mais bonitas da Puglia, com um centro orgulhosamente conservado, fácil de percorrer e uma atmosfera calma e descontraída.

Suas luminosas paredes brancas e sua posição panorâmica lembram Ostuni, a Città Bianca, mas sua localização, no meio do Valle d’Itria, convida a mais comparações com seu vizinho Patrimônio Mundial da UNESCO, Alberobello.

Este último é famoso pelo seu encantador centro cheio de “trulli” e ainda, apesar de estar a apenas 8 km na estrada, Locorotondo escolheu seguir uma rota de construção completamente diferente! Não cilindros com teto em forma de cone, mas muita Cummerse (falo mais abaixo), construções simples e angulares que predominam no centro confirmam a verdadeira forma da vila, que, como o próprio nome indica, é “rotunda”, tanto na horizontal (graças ao seu traçado circular) como na vertical (abraça os contornos da colina).

Porém a cidade inicialmente chamava-se Casale San Giorgio (em homenagem ao santo padroeiro), depois Casale Rotondo, depois Luogorotondo e só em 1834 foi denominado Locorotondo. O topônimo lembra a forma característica do centro histórico, um conjunto de casinhas brancas dispostas em anéis concêntricos. Outra hipótese deriva o nome do latim Locus Rotundus, lugar redondo.

A essência do Locorotondo para mim, está contida em três elementos: branco, flores e cummerse.

Vamos começar com o branco. Está em todo o lado: paredes, cumes, cúpulas … e a gente nunca se cansa, porque é agradavelmente animada pelas cores vivas das flores. Todo o centro histórico de Locorotondo, de fato, é uma explosão de flores no verão acompanhada de placas numeradas. As placas indicam os participantes no concurso das varandas em flor, competição que no final do verão premia a mais bela varanda em flor. O vencedor não recebe nenhum prêmio, mas o título é, sem dúvida, um motivo de orgulho. Acho que o concurso é uma ideia fantástica que não só estimula os cidadãos a embelezar as suas varandas com imaginação, mas também torna a aldeia mais viva e perfumada. É também graças às varandas em flor que Locorotondo nos últimos anos se tornou um dos destinos mais fotografados – e portanto o mais visível – no instagram.

O cummerse é o último dos três elementos característicos do Locorotondo. Estes são telhados inclinados que são incomuns em nossa parte do mundo e que, portanto, lembram muito as casas do norte da Europa. Coberto com lajes de calcário chamadas chiancarelle, o cummerse preserva a tradição da cidade. O projeto “Sotto le Cummerse”, de fato, permite que você experimente a tradição por dentro, graças à filosofia dos hotéis dispersos voltados para as ruas brancas do centro histórico.

Lembro-me que a primeira vez em Locorotondo, caminhando pelas ruelas e deixando-nos guiar pelo itinerário floral, chegamos à maravilhosa varanda nº 113, transbordando de surfinias coloridas e tão bonitas que seria impossível não notar. E de fato foi uma das sacadas vencedoras dos anos anteriores. Se você visitar Locorotondo no verão, demore-se nas várias varandas e escolha a sua preferida. É divertido e irá ajudá-lo a memorizar os detalhes das ruas estreitas tão semelhantes entre si.

As antigas muralhas de proteção são traçadas por uma estrada perimetral que oferece uma vista maravilhosa sobre os terrenos agrícolas circundantes, uma colcha de vinhas, olivais e trulli  dissecados por paredes de pedra seca. Não é por acaso que Locorotondo é conhecido como a “varanda do Valle d’Itria”.

a decoração de natal também é sugestiva

Quando você tiver passado uma hora vagando pelas ruas e estiver pronto para o almoço, experimente um pouco de u tridde, a especialidade de Locorotondo, uma massa feita na hora com queijo pecorino e salsa picada em pedaços pequenos e cozida em um caldo. Regado com uma ou duas taças de vinho Locorotondo DOC da Cantina Sociale, você logo estará pronto para continuar a visitar o maravilhoso Valle d’Itria.

O que fazer em Locorotondo:

Deixando nosso carro alugado estacionado à sombra de uma palmeira, nós lentamente fizemos nosso caminho da parte mais nova (mas igualmente bonita) da cidade, para o centro histórico  Aqui, entre um labirinto de ruas caiadas de branco, fachadas em ruínas e grandes arcos barrocos, exploramos por horas.

Como mencionamos anteriormente, este é exatamente o motivo pelo qual você vem para Locorotondo, mas para aqueles que gostam de ter alguns itens para cruzar de sua lista, aqui estão algumas sugestões.

Estando no topo de uma grande colina, Locorotondo é um lugar fantástico para observar a paisagem espetacular ao redor. Embora as vistas possam ser obtidas de muitos pontos da cidade, para as melhores vistas dirija-se ao limite desta cidade no topo da colina (fácil de encontrar no pequeno centro histórico ) e à pequena rua que circunda seu ponto mais alto, oferecendo uma vista panorâmica espetacular (veja a primeira foto do texto).

As ruas estreitas que partem da Piazza Vittorio Emanuele, pelo menos durante a nossa visita, o lar de uma cativante exposição de fotografia ao ar livre, com imagens antigas e novas que retratam a vida nesta pequena cidade. Se ainda estiver lá, certamente sugerimos que você veja. O ponto de turismo na praça tem mais informações sobre a área.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mesmo a menor cidade da Itália terá várias igrejas católicas envelhecidas, e em Locorotondo não é diferente. Inegavelmente lindos como imponentes, geralmente vale a pena visita-los. Chiesa Madre di San Giorgio, Chiesa San Rocco e a atraente românica Chiesa della Madonna della Greca são as três mais impressionantes da cidade. Observe que o horário de funcionamento pode ser um pouco variável, para maiores chances de encontrá-las abertas, visite de manhã cedo (também são igrejas em funcionamento, portanto, esteja atento aos cultos).

O vinho branco espumante de Locorotondo é famoso. Disponível em muitos restaurantes da região de Puglia, quem quer uma pechincha (e uma boa degustação) deve ir direto à fonte e visitar a sede da principal produtora de vinhos Cantina Sociale del Locorotondo. Basta seguir para a Via Madonna della Catena, perto da estação de trem.

Junte-se à festa em um dos dois dias do santo padroeiro. Opte por uma grande feira de mercado em San Giorgio nos dias 22 e 23 de abril ou música e fogos de artifício em San Rocco em 16 de agosto.

*Locorotondo é um dos principais centros turísticos do Vale de Itria e faz parte da Terra dei Trulli. Em junho de 2001 foi incluído na associação italiana “I borghi più belli d’Italia” (mais belos burgos da Itália), o única cidade na província de Bari, e desde 2010 ingressou na associação “Bandiera Arancione” do Touring Club italiano que é eleita entre os 10 primeiras cidades mais bonitas do sul da Itália.

 

Mais dicas

Saiba mais

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.