Por

O limoncello é um licor de limão, um dos produtos italianos mais famosos no mundo. Normalmente tomado após as refeições, ele é considerado um licor digestivo e é uma especialidade do sul da Itália, mas especificamente da área de Sorrento, Costa Amalfitana, Capri e Ischia. De todo modo, o limoncello também é produzido na Sicília e na Sardenha.

Em síntese, o limoncello requer apenas quatro ingredientes: cascas de limão, álcool, açúcar e água. No entanto, como muitas das tradições culinárias mais importantes da Itália, a simplicidade da receita pode enganar.

Assim, vamos conhecer as origens do limoncello?

 

A história do limoncello

Certamente os limões devem ter sido cultivados ao longo da Costa Amalfitana por muitos séculos antes da primeira evidência documentada, que data do Renascimento. Por exemplo, há desenhos nos limões nos afrescos encontrados em Pompeia, coisa que mostra que eles estão ali há muito tempo.

limão

De acordo com alguns historiadores, o limoncello foi primeiro feito em conventos e mosteiros, onde cerveja e vinho de excelente qualidade já eram produzidos, bem como elixires alcoólicos fortes para fins medicinais.

De qualquer forma, a história do limoncello está ligada a inúmeras lendas. Uma delas conta que o limoncello era preparado por pescadores que o bebiam pela manhã para enfrentar melhor os dias frios de inverno.

Mas a história mais recente vê o licor nascer no início do século XX, em uma pequena pousada de Capri. Era lá que a Sra. Maria Antonia Farace cuidava de um exuberante pomar de limões e laranjas. Após a 1ª Guerra Mundial, o neto dela abriu um restaurante e a especialidade de lá era o licor de limão feito com a receita da avó.

Inicialmente, o limoncello era preparado em pequenas quantidades, apenas para animar o pós-jantar dos hóspedes da pousada. No entanto, aquilo que iniciou como uma pequena produção artesanal, logo ficou conhecido em toda a região.

limoncello

Foto: Ewan (FlickR)

De fato, personalidades e visitantes frequentes da ilha da época se reuniam ao pôr do sol, para saborear o delicioso licor.

Enfim, em 1988 um empresário de Capri chamado Massimo Canale, descendente da dona Maria Antonia, registrou a primeira marca com a palavra “limoncello”, usando a receita de sua trisavó e comercializando a bebida fora da região.

Como podemos imaginar, o sucesso foi enorme, pois o limoncello ultrapassou não apenas a fronteira da região, mas de toda a Itália, ficando conhecido no mundo inteiro.

 

Como é feito o Limoncello

A Itália é um dos maiores produtores mundiais de limões e a Costa Amalfitana está no centro desse setor agrícola.

A maioria dos limões usados ​​na produção de limoncello é cultivada treinando as árvores para escalar ao longo de uma estrutura de madeira de cerca de 3,6 metros de altura, formando um caramanchão.

Os limões amadurecem entre fevereiro e outubro e são colhidos à mão com base em seu tamanho, cor e forma.

Um pomar de limões em Sorrento

O processo de produção do limoncello começa com as cascas frescas do limão, sem a casca branca e amarga que recobre a fruta. Cascas mais espessas são preferidas para fazer licor de limão, pois é o óleo das cascas que confere sabor ao álcool.

Com o propósito de não desperdiçar nada, a polpa, que normalmente não serve para fazer limoncello, é transformada em pastéis de limão e outros produtos cítricos.

Depois disso, as cascas são embebidas em álcool puro de alta qualidade.

Por certo, diferentes produtores usam diferentes destilados, os quais podem ser derivados de grãos, de uva, de beterraba ou cana-de-açúcar. Alguns usam até mesmo vinho ou vodca. Esses destilados têm um teor de álcool de até 95% e são ideais como solvente para extrair os óleos  e, portanto, o sabor das cascas de limão.

Enfim, por pelo menos quarenta dias, as cascas de limão marinam no álcool em um local escuro. Quanto mais marinam, mais forte será a cor do limoncello e mais intensamente cítrico será o sabor.

Depois que as cascas maceram pelo tempo desejado, a mistura é coada e depois combinada com uma calda de açúcar. Lá fica por mais um mês, coberto em um lugar fresco e escuro. Por fim, toda a mistura é filtrada e engarrafada.

Cada limoncello é único

Do limão ao limoncello, decorrem aproximadamente oitenta dias. É um processo relativamente simples, mas cada produtor possui seus próprios segredos. Por exemplo, alguns usam apenas as cascas, enquanto outros marinam a polpa e as sementes.

Além disso, as pessoas fazem experiências com diferentes proporções de açúcar por água no xarope. O local onde o limoncello descansa também pode desempenhar um papel, dependendo da temperatura e humidade.

Enfim, todos esses fatores influem no sabor,na opacidade e a textura do produto final.

Por exemplo, um lote do produto final pode ser amarelo neon brilhante, outro pode ser mais turvo e opaco, ou seja, nenhum lote será idêntico ao outro.

O sabor e a qualidade podem variar enormemente de produtor para produtor e de garrafa para garrafa. Parece brincadeira, mas um limoncello ruim certamente vai ter gosto de desinfetante! Por sua vez, um bom limoncello tem gosto puro e revigorante.

limoncello

Além do limoncello tradicional, você encontra versões criativas, como o “Caffoncello”, limoncello com a adição de grãos de café.

 

Receita de limoncello

Não é difícil preparar o limoncello em casa, mas o procedimento pode ser um pouco longo. Veja abaixo como prepará-lo!

Ingredientes do limoncello

8 limões tipo siciliano
1 litro de álcool de cereais 95%
1 litro de água
600g de açúcar

limão

Preparação do limoncello – 1ª parte

A primeira coisa para fazer um excelente limoncello é lavar bem os limões em água corrente morna com uma escova de cozinha para remover perfeitamente qualquer sujeira e quaisquer resíduos de inseticida.

Depois disso, escove delicadamente a casca sem forçar muito para não danificá-la e dispersar o aroma de limão. Após lavar os limões cuidadosamente, seque-os com um pano limpo e prossiga.

Com uma faca afiada, descasque os limões, tomando muito cuidado para não pegar também a parte branca. Para facilitar a operação, você pode usar umo descascador de batatas.

Despeje o álcool em uma jarra grande e então adicione as cascas de limão.

Neste ponto, coloque a jarra em um local escuro e seco para descansar por pelo menos 1 mês.

 

Preparação do limoncello – 2ª parte

Depois que tiver passado o tempo de descanso, pegue a jarra de volta e continue a fazer o limoncello.

Em uma panela, despeje a água e o açúcar, leve ao fogo e deixe o líquido esquentar suavemente.

Continue mexendo até que o açúcar se dissolva completamente e vire um xarope. Apague o fogo, deixe a calda esfriar e adicione ao álcool com limão que você tinha preparado.

Misture bem e deixe o limoncello repousar por mais 40 dias, sempre no escuro.

Depois que passar o tempo necessário, o limoncello estará pronto. Pegue uma peneira de malha muito fina e filtre, retirando todas as cascas.

Por fim, engarrafe seu limoncello!

 

Onde comprar limoncello na Itália

limoncello

Antes de tudo, a minha dica é que procure por licores artesanais.

As pequenas empresas familiares, algumas existentes já há várias gerações, são as melhores opções. Além disso, há até mesmo aqueles que vendem licores feito em casa.

Hoje em dia, em possível encontrar limoncello em quase toda a Itália, mas se você quer encontrar os melhores produtos, aqueles artesanais, então o lugar é a região da Campânia.

As lojas gourmet e de presentes em Nápoles, Sorrento, Amalfi e nas ilhas deProcida, Ischia e Capri estão repletas de garrafas de limoncello. Ao passear pelas vielas da Costa Amalfitana, você verá garrafas em diversos formatos.

Tour gastronômico na Costa Amalfitana

Você pode visitar de um típico jardim de limões da Costa Sorrentina e degustar o Limoncello em um tour particular com motorista que fala português!

Mas não se preocupe se você não conseguir vir para a Itália e comprar uma garrafa de limoncello. Também é possível encontrá-lo na Amazon e na Eataly em São Paulo, por exemplo!

 

Outras dicas para tomar limoncello

Embora o limoncello seja mais comumente apreciado como uma bebida após o jantar, você também pode:

  • Tomar com sorvete ou fruta fresca
  • Utilizar ele em creme para rechear doces e tortas
  • Fazer brigadeiro
  • Dar um sabor doce de limão a coquetéis caseiros
  • “Batizar” sua limonada!

 

Enfim, não importa a ocasião, qualquer hora é hora de tomar um bom limoncello gelado!

 

Mais dicas

  • Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
  • Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no booking
  • Faça um passeio particular com Guias em Portuguêsveja aqui – e aproveite mais a viagem.
  • Procura Transporte na Itália? Temos serviço de Van com Motorista e barcos.
  • Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
  • Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte

Saiba mais

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.