Por

Na região da Puglia, bem na espora da “bota italiana”, no meio do Mar Adriático, existem cinco ilhotas que vão capturar o seu coração com sua história, paisagens e praias incríveis, são as Ilhas Tremiti: San Domino, San Nicola, Capraia, Cretaccio e Pianosa.

O minúsculo arquipélago das Ilhas Tremiti faz parte do Parque Nacional Gargano (norte da Puglia), uma península intocada que também inclui a Foresta Umbra  e a área protegida dos lagos Lesina e Varano .

As ilhas hoje são uma importante atração turística por suas águas cristalinas e turquesa e sua vegetação exuberante.

Parecem um destino exótico, mas estão a apenas 22 km da Puglia continental, facilmente acessível de barco.

Ilhas Tremiti

O único arquipélago italiano do Mar Adriático

Este arquipélago é composto por cinco ilhotas: San Domino, San Nicola, Capraia, Cretaccio e Pianosa.

As ilhas foram usadas desde a Idade do Ferro passando pelos romanos como ilha penal com o imperador Augusto que havia exilado sua neta, Júlia, a Jovem, sob a acusação de adultério, até o Regime Fascista quando Mussolini teve centenas de homossexuais deportados para o internamento acampamento de San Domino, felizmente fechado após um ano em 1939.

As ilhas:

A Ilha de San Domino, rodeada de bosques de pinheiros de Aleppo, é a maior e mais desenvolvida para o turismo com as suas instalações, serviços e a única praia de areia do arquipélago.

Vale a pena fazer um passeio de barco pela ilha para visitar suas incríveis cavernas: “Grotta delle Viole”, “Grotta delle Rondinelle” e “Grotta del Bue Marino”.

Quando a balsa atraca no porto, a impressionante Ilha de San Nicola fica à direita com sua Abadia fortificada de Santa Maria a Mare construída por monges beneditinos no século IX.

Este é o centro administrativo das Ilhas Tremiti e é onde os cidadãos residem. Esta ilha leva o nome do monge Nicolò que está enterrado aqui. A fascinante lenda diz que toda vez que alguém tentava tirar seu corpo da ilha, uma violenta tempestade eclodia, impedindo a navegação ao redor da ilha.

Capraia ou Capperaia é desabitada e coberta por vários tipos de ervas e flores incluindo os arbustos de alcaparras, por isso esse nome.

Cretaccio é um grande bloco de argila e parece uma ponte natural para ligar as ilhas principais: San Domino e San Nicola.

Pianosa é uma rocha plana de apenas 15 metros de altura e a 20 km do Arquipélago, mas ainda faz parte dele.

Eu me apaixonei por este cantinho da Puglia. Ficamos 3 dias na ilha, de descanso total! Assim que pousamos lá, ficamos totalmente fascinados com o lento ritmo da natureza que seus habitantes parecem seguir também. O perfume da natureza selvagem, flor e água cristalina em toda parte. O ambiente aqui é sempre calmo, genuíno e extremamente romântico. Garantimos que essas ilhas vão te enfeitiçar!

Esqueça o seu carro, veículos motorizados não são permitidos nas ilhas. Totalmente inútil, pois você vai explorá-los principalmente de barco ou, se estiver planejando passar a noite lá, vai pegar um táxi local. Nessas ilhas, a regra do silêncio domina. Natureza, terra e mar falam. Abra seus olhos, mente, ouça e principalmente coração para novas emoções.

Após o desembarque, o turista será dominado pelo intenso aroma dos pinheiros de Aleppo que percorrem as ilhas até a costa. É difícil esquecer os sentimentos que sentimos lá.

Se eu tiver que descrever as Ilhas Tremiti com três palavras, direi: turquesa, relax e mistério. Na verdade, essas são três das muitas sensações que você deve ter quando passa algum tempo no Tremiti. Turquesa é a cor da água na qual você vai nadar ao mergulhar do barco durante sua fantástica excursão pelo arquipélago. Relaxar é o que você vai conseguir do silêncio da Ilha e de um passeio pelos bosques de San Domino. O mistério é a sensação que você terá ao passear pela Abadia de Santa Maria a Mare na Ilha de San Nicola.

Não é por acaso que os artistas escolhem lugares como esses como suas residências para fugir do caos e do mundanismo. As Ilhas Tremiti, de fato, foram escolhidas por Lucio Dalla um cantor e compositor italiano muito famoso , que construiu sua casa em frente ao mar cercada pelo bosque de San Domino.

Eu escolhi fazer diferente da maioria das pessoas, e decidi ficar na ilha misteriosa de San Nicola, e foi absolutamente a melhor escolha, todos os dias, eu e meu marido íamos ver o por do sol de trás da Abadia e minhas fotos mais marcantes foram exatamente ali.

Optamos por alugar um barco, nada chic, um bote grande motorizado com um teto para dar um pouco de sombra. É um tipo de barco que pessoas sem carteira náutica podem alugar, e pagamos por dia. Não se preocupe, existem vários barcos quando você chegar para aluguel, pode contratar diretamente ali. Foi a melhor escolha, nadávamos, almoçávamos e dormíamos neste barco o dia todo…. foi muito relaxante!

o que você deve ver

Da pra fazer um passeios bate-volta de um dia? dá, porque há o que fazer em 1 dia de passeio, porem o fascínio da ilha é mesmo o descanso e o ritmo lento…. então…. relaxe na ilha, alias, férias é pra isso não?

Um fim de semana pode ser a melhor solução para aproveitar, relaxar e visitar as ilhas Tremiti, mas até mesmo uma viagem de um dia vale a pena os bilhetes de balsa.  Então, o que você deve ver em uma viagem diária às Ilhas Tremiti ?

  • A primeira coisa a fazer: a circunavegação das ilhas ! É só de barco a motor ou remo que você vai curtir mais o Tremiti! Muitos passeios partem todos os dias da marina de San Domino e San Nicola, navegando ao longo da bela costa de Caprara, San Nicola, San Domino e Cretaccio. A circunavegação leva pelo menos uma hora e meia e inclui duas paradas para mergulho. Bilhetes a partir de 15 € por adulto e 7,5 € por criança de 3 anos.

 

  • Na ilha de San Nicola, os visitantes devem parar na Fortaleza e na Abadia de Santa Maria para descobrir mais sobre a história de Tremiti. Na verdade, a história desta ilha está intimamente relacionada com a chegada dos monges beneditinos ao arquipélago, uma vez que fundaram a Abadia e construíram grande parte da cidade. Aqui existe um sítio arqueológico que remonta a muitos séculos: os visitantes podem admirar um grande tanque usado para coletar água da chuva –  a Vasca di San Nicola – e o túmulo do herói grego Diomedes, que lutou ferozmente durante a Guerra de Tróia e veio para Tremiti para morrer em paz.
  • Um mergulho para ver a estátua de Padre Pio no fundo do mar : N 42 ° 07 ′ 947 – E 15 ° 30 ′ 835  – esta é a posição precisa para um mergulho no belo mar de Tremiti. A Puglia em geral, mas Gargano, em particular, é consagrado a Padre Pio de Pietrelcina e em sua homenagem, uma enorme estátua foi colocada em 1998 pedindo proteção. A estátua tem 3 metros de altura e uma profundidade de 14 metros. É uma estrutura essencial em forma de cruz que retrata o santo de braços abertos e um olhar benevolente, voltado para o céu, quase envolvendo o mar de cristal num abraço e invocando a protecção desta ilha em dias de tempestade. A água é tão clara, tão clara, que até mesmo do barco você vê a estátua!😱
  • Explore cavernas marinhas : em San Domino é formada por uma sequência de penhascos e cavernas marinhas acessíveis apenas por mar. A rocha do elefante, a caverna Violet, a caverna Boi marinho, a caverna Andorinha são as cavernas mais famosas que o turista pode admirar durante uma viagem a Tremiti.
  • Caminhada no verde de San Domino  para admirar as ilhas de outro ponto de vista. Vá explorar a “floresta de diamantes” exuberante de pinheiros e vegetação local.
  • Banhos de sol na costa quente de San Domino em  Cala delle Arene e Cala Matana, onde você pode até alugar uma espreguiçadeira e guarda-sol. As praias de Tremiti são alcançadas principalmente de barco, mas entre as baías rochosas, essas são duas excelentes praias de areia, ideais para crianças enquanto o mar diminui suavemente.

Onde comer nas Ilhas Tremiti

Durante o dia, eu fazia sanduíches e comia no barco, mas há vários restaurantes acessíveis da Cala delle Arene e Cala Matana, uma vez ate fomos, mas vou lhe dar a dica de escolher restaurantes menos praianos e comer muuuuito melhor.

Aproveite para degustar alguns pratos de peixe excelentes, você pode escolher o  restaurante Architiello ou o restaurante Nonna Sisina na ilha de San Nicola. Nonna Sisina é uma “vovó local” que encantará os turistas com lendas e contos das Ilhas Tremiti. O restaurante da Nonna Sisina fica perto da fortaleza (meu preferido!).

Onde dormir:

Pensar em um lugar para descansar e se preparar para os passeios noturnos é uma jogada inteligente e traz consigo uma série de preferências. Há na ilha de San Donino vários resorts e hotéis grandes: Hotel SanDomino (4 estrelas e meia), Hotel La vela (3 estrelas), e Hotel Eden (4 estrelas), Hotel Kyrie (4 estrelas) e Villaggio Internazionale Punta del Diamante. Para os amantes de B&B, poucos quartos e mais tranquilidade, há: Villa Skanderbeg (4 estrelas e meia), Albergo Oasi (4 estrelas e meia) e –  e aminha opção na ilha de San Nicola B&B La Casa di Gino (4 estrelas).

Eu optei como disse, de dormir na Ilha de San Nicola e realmente é mais tranquila.

Como chegar e onde comprar as passagens da balsa:

Deixe o carro no porto em um estacionamento, compre as passagens da balsa e prepare a mochila com tudo que você precisa para uma viagem às Ilhas Tremiti.

O Tremiti pode ser alcançado de balsa com saídas diárias da Puglia:

  • De Vieste: somente no Verão, duração média de 1 a 2 horas aproximadamente.
  • De Peschici: em geral da Páscoa a setembro, duração média cerca de 1h15 ‘.
  • De Rodi Garganico: em geral da Páscoa a Setembro, duração média cerca de 1h00 ‘.
  • De Manfredonia:em geral de junho a setembro, o passeio durou mais de 2 hora

Já da região do Abruzzo:

  • De Pescara: no Verão, cerca de 2 horas de passeio.
  • De Vasto: no Verão, passeio de cerca de 1 hora.
  • De Ortona: no Verão, cerca de 2 horas de passeio.

E da região do Molise:

  • Termoli é o porto que realiza ligações regulares durante todo o ano e também o que mais viagens para as Ilhas Tremiti. A duração média varia de 50 ‘a 2h00’ aproximadamente dependendo do período e do barco utilizado.

O trajeto do Promontório de Gargano é feito por diversas empresas de navegação ou balsa, e até os preços dos bilhetes são diferentes O embarque é de manhã e a viagem diária termina das 16h15 às 17h30. A balsa chegará alternativamente a San Domino e San Nicola. Cuidado porque à noite, ao final da viagem diária, você deve deixar Tremiti pelo mesmo cais em que pousou. Os assentos são numerados, então você não pode mudar de balsa. A tarifa dos bilhetes pode variar de acordo com a cidade de saída e alta temporada. Considere que as tarifas estão sujeitas a variações sazonais e devem ser verificadas no local.

Para ingressos online, consulte Navigazione Libera del Golfo, Tirrenia e Moby (todas companhias). Se você quer um caminho mais rápido, pegue um helicóptero de Foggia. Custa cerca de 58,60 €, demora cerca de 20 minutos e é gerido, duas vezes por dia, pela Alidaunia. Para reservar, ligue para +39 0881 619 696.

Obs: se organize caso não faça uma viagem de 1 dia, pois no nosso caso, tivemos um pequeno problema com o tempo. No dia do embarque em Vieste (ingressos em mãos), ventava e na manhã chegamos ao porto e a viagem foi cancelada! Não sairia nenhum barco dali naquele dia😩. Corremos, colocamos tudo no carro e fomos logo para Termoli, e chegamos a tempo de pegar a balsa para a ilha (ufa!) assim não perdemos o hotel. Mas isso porque eu tinha um plano B ja organizado, e vi que tinha outra opção naquele dia, caso meu barco não saísse. 😉 Quando se viaja para uma ilha isso deve sempre ser levado em consideração!

Como eu me encantei tanto com essa região eu tirei muitas e muitas fotos e deixo aqui uma galeria para te deixar com vontade de zarpar para as ilhas Tremiti! 😂

 

 

 

Gostou das dicas? Já conheceu a região? Deixe sua opinião nos comentários!

Mais dicas

Saiba mais

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.