Conheça algumas das mais famosas estradas de vinho da Toscana, e descubra algumas vinícolas onde é possível se hospedar.
Existem várias rotas do vinho na Toscana, cada uma em torno de uma região produtora de determinados vinhos. Vou destacar duas delas, juntamente com alguns hotéis em vinícolas de cada região.
1. Strada del vino del Chianti
Primeiro, a rota dos vinhos mais conhecidos na Toscana é a Strada del vino Chianti. Nesta trilha, melhor do que visitar as vinícolas é visitar as pequenas cidades medievais, onde você pode saborear vinhos (e comida local) de produtores, tanto grandes quanto pequenos, e são esses que produzem vinhos deliciosos e que não chegam ao Brasil. Além disso, as melhores vinícolas da região não aceitam visitas de turismo sem marcar com antecedência, ou com um guia de turismo. É uma boa desculpa para desfrutar da atmosfera das cidades, as pessoas, a vida …
Uma opção saindo de Florença, é pegar a rodovia A1 sul, então SS69 para Radda in Chianti (cerca de 60 km), depois SR 429 para Castellina in Chianti, e depois a SR 222 para Greve in Chianti. Já a SR222 te levará de volta para Florença.
Conheça Greve in Chianti, Panzano in Chianti, Radda in Chianti, Castellina in Chianti … entre tantas outras lindas cidades no caminho.
Hotéis que são vinícolas:
-
Castello di Spaltenna Exclusive Resort & Spa – hotel 5 estrelas em Castellina in Chianti, com várias piscinas, sauna, área verde, um restaurante. Era um antigo mosteiro do século X.
-
Castello La Leccia – um castelo do século XI, com piscina ao ar livre. A propriedade está situada no alto de uma colina, e dispõe de terraço com vista da paisagem campestre da Toscana. Castellina in Chianti fica a 2 km de distância.
- Hotel Castello di Casole – Este antigo castelo em Casole D’Elsa oferece suítes elegantes e está localizado a 30 km de Siena, rodeado pela paisagem campestre da Toscana, dispõe de uma piscina ao ar livre, spa, academia e 2 restaurantes.
- Castello de Gabiano – fica em Mercatale Val De Pesa e está instalado em um castelo histórico que remonta ao século XIV, em meio a 100 hectares de vinhas e olivais. A propriedade fica em uma fazenda e tem diversas trilhas a pé entre as vinhas. O jardim espaçoso inclui uma piscina ao ar livre.
- Castel del Nero – fica em Tavernelle Val Di Pesa, entre Florença e Siena, e o edificio é do século XII. A propriedade conta com o spa com piscina ao ar livre, quadra de tênis, trilhas a pé, ciclismo, equitação, sauna, Academia, Solário, spa/centro de bem-estar, serviços de massagem, banheira de hidromassagem, banho turco/sauna a vapor, aluguel de bicicletas, biblioteca, estacionamento gratuito, os quartos apresentam um design exclusivo com afrescos originais ou tetos com vigas. Todas as áreas do castelo oferecem vista panorâmica da paisagem campestre da Toscana, com vinhas e oliveiras. O Restaurante La Torre conta com 1 estrela Michelin, está situado no antigo estábulo do castelo e oferece um menu à la carte acompanhado de uma seleção de vinhos locais. O Restaurante La Taverna serve especialidades toscanas.Ainda este oferece o serviço de translado de ida e volta para Florença e Siena, disponível com horário fixo.
2. Strada del vino de Montepulciano a Montalcino:
A segunda opção de rota é, na verdade, uma combinação de duas estradas: a Strada del Vino Nobile di Montepulciano e Strada del vino Brunello di Montalcino. Montepulciano está localizado 110 km ao sul de Firenze.
Para chegar a Montepulciano, pegue primeiro a A1 sul em Florença, então SS 327 até Montepulciano. Esta é também uma cidade medieval, cercada por muros, com castelos e ruínas da época dos etruscos. Há também vários bons restaurantes e enotecas. Lembre-se: esta região não só produz um bom vinho, mas também alguns dos melhores queijos e azeites da Itália. Outra boa dica: Nesta região, há uma série de spas e hotéis que oferecem tratamentos com água termal. Não é uma boa maneira de desintoxicação depois de tanto beber vinho?
De Montepulciano, pegue a SS 146 até Pienza, uma pequena cidade medieval, com uma das mais intensas atividades agrícolas na região. É a casa do famoso queijo pecorino Pienza, muito mais apreciado na Itália.
De Pienza, continuar na SS 146 até a SP 14 até chegar Montalcino. Montalcino é o lar do mais famoso vinho italiano: o Brunello di Montalcino. Brunello é uma variedade de uva, também conhecida como Sangiovese Grosso, que dá o nome ao vinho. Para voltar a Florença (cerca de 140 kms), pegue a rodovia SR 2 norte até Siena, em seguida, pegue a Autostrada Siena-Firenze.
Conheça: Montepulciano, Montalcino, Pienza e San Quirico D’Orcia.
Hotéis que são vinícolas:
- Castello de Velona: Situado em uma colina com vista para Val d’Orcia, o Castello Di Velona ocupa um castelo restaurado do século X. Possui trilhas a pé, ciclismo, equitação, sauna, academia, solário, spa/centro de bem-estar, serviços de massagem, banheira de hidromassagem, banho turco/sauna a vapor, piscina coberta (o ano inteiro), piscina termal, aluguel de bicicletas, biblioteca, os quartos são amplos e luxuosos, com vista para os vinhedos da Toscana. São decorados com móveis de época e tecidos bordados, e dispõem de ar-condicionado, uma lareira, banheiro revestido em mármore.
- Castello Banfi: está situado no topo de uma colina, a 10 km de Montalcino, oferecendo vista dos vinhedos da propriedade. Este hotel conta com piscina ao ar livre e academia, além de vinícola e adega próprias, restaurante, WiFi gratuito, acomodações apresentam teto com vigas de madeira e decoração em estilo toscano.
- Borgo San Felice: está localizado em Castelnuovo Berardenga, no coração da área vinícola de Chianti. O hotel dispõe de quartos espaçosos, com móveis de época, piscina e vista panorâmica, bicicletas para alugar, quadra de tênis e um putting green no local, Spa com uma série de tratamentos de beleza e é especialista em terapia do vinho. O restaurante do hotel, o Poggio Rosso, serve pratos da cozinha toscana e tem uma seleção de mais de 500 vinhos.
- Rosewood Castiglion del Bosco fica na cidade do mesmo nome, é um resort de luxo na paisagem campestre da Toscana localizado a 12 km de Montalcino. A propriedade dispõe de quartos confortáveis, piscina ao ar livre com vista panorâmica e WiFi gratuito. O Hotel possui uma academia, sauna e banho turco. A propriedade também oferece passeios de degustação de vinhos em sua própria adega e vinícola.
E você ja fez alguma dessas estradas? Já ficou em alguns desses hotéis? Conta pra gente no comentários.
Mais dicas
- Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
- Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no booking
- Faça um passeio particular com Guias em Português – veja aqui – e aproveite mais a viagem.
- Procura Transporte na Itália? temos serviço de Van com Motorista e barcos, se aluguel de carro, e compra de bilhete de trem em português.
- Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
- Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte
Saiba mais
* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.
♦ Mapa
tag: Estradas de vinhos na Toscana + Hospedagem em vinícolas
53 Comments