By

Conheça as Termas de Viterbo, área termal perto de Roma conhecida desde os Romanos e com propriedades benéficas.

Na Roma antiga, era uma prática  de entretenimento muito comum mergulhar nas águas termais da região. Um passatempo que atravessou os séculos e chegou aos tempos atuais. Você quer mergulhar em águas quentes naturais para relaxar e recuperar sua energia? Na área do Lazio existem várias fontes termais gratuitas e pagas, para que você possa passar um dia relaxante no estilo completo dos imperadores.

Desde os povos Etruscos as águas termais do balneário de Viterbo já eram conhecidas e usadas. Porém historicamente, os romanos eram os que mais apreciavam as termas e foi deles a idéia e a forma arquitetônica das termas de hoje.

em viterbo termais perto de roma 24

na Strada Masse di San Sisto

As termas de  Viterbo foram ampliadas pelos romanos e hoje se encontram (o que sobrou delas) em uma extensão linear de cerca de 10 km. Para visitar as áreas arqueológicas e turísticas da província de Viterbo.

As águas termais de Viterbo foram apreciadas por muitos papas, incluindo Bonifacio VIII, pelas propriedades terapêuticas. Ainda o papa Nicolau V em 1500 construiu uma residência em Viterbo, para apreciar os banhos termais.

Hoje alguns estabelecimentos termais foram renovados e ampliados, alcançando um altíssimo padrão de qualidade. Portanto é possível conhecer várias fontes,  algumas gratuitas e outras à pagamento. No final do texto coloquei um mapa com os locais.

Leia mais sobre Viterbo no texto – > Um passeio em Viterbo

As propriedades benéficas:

em viterbo termais perto de roma 8

área termal ao aberto – Carletti

A bacia hidromineral e hidrotermal de Viterbo é uma das mais abundantes da Itália.  A característica fundamental deste tesouro natural é o componente bicarbonato-cálcio. As aplicações para fins terapêuticos e físicos são muitas e incluem:

  •  tratamentos hidropônicos, mas também para aplicações externas com balneoterapia e lavagens.
  • a alta temperatura e adaptável a vários tratamentos são particularmente úteis para o sistema cardio-circulatório.
  • as águas sulfato também presentes na área do bullicame, contêm quantidades consideráveis ​​de enxofre, cujas aplicações  repetitivas trazem benefícios específicos também para o fígado e cabelo.
  • as águas sulfurosas além de enxofre são compostos em generosa porção de sulfureto de hidrogénio que dá a água um cheiro característico e forte, em áreas com concentração de enxofre mais elevado, provocando uma ação desintoxicante para a pele como um cosmético natural.
  • ainda há grandes benefícios para doenças como a psoríase, úlceras varicosas, ictiose , vasculite, tromboflebite, neurite, dor nas articulações, acne e distúrbios sudorese e sinusite crônica e rinite alérgica, para citar alguns dos mais comum e pode atacar.

As grutas para a transpiração, bem como a aplicação de lama, um branco particularmente brilhante e rico em minerais preciosos, completam a ação purificadora de todo o organismo e em particular da pele.

em viterbo termais perto de roma 19

área termal de Bulicame que teve de ser fechada pelas altas temperaturas, porém há uma piscina aberta próximo

As águas termais de Viterbo possuem hoje instalações avançadas ligadas ao sistema de saúde, que permitem aliviar doenças crônicas no campo de ossos e articulações, respiratórias, Otorrinolaringologicas, dermatológicas, ginecológicas e do Sistema de Substituição.

A  fonte de Bullicame, com sua temperatura de 58 ° C é a mais famosa por suas qualidades terapêuticas. O valor está nas características físico-químicas das águas termais do balneário de Viterbo.

Entre os spas mais famosos estão o Terme dei Papi e o Grand Hotel Terme Salus , enquanto que para as áreas de spa gratuitas, encontramos o Piscine Carletti, o Terme di Bagnaccio e o Terme Bulicame. No meio do caminho estão as Termas delle Masse di San Sisto.

As termas de Viterbo

As áreas termais são:

Centro Termale delle Terme dei Papi  – A PAGAMENTO :

30226843 10156421820464180 6978780312163581952 n

  • é um spa termal, possui tratamentos vários, inalação, lama, piscinas, e é ligado à rede pública e particular de saúde. Possui uma gruta termal.
  • é ainda um hotel 4*, restaurante.
  • O nome com o qual o spa é conhecido hoje deriva do fato que era a terma mais frequentada pelos papas, que favoreceram o seu desenvolvimento, promovendo importantes obras de renovação e modernização. Mesmo artistas de prestígio como Michelangelo e Dante Alighieri participaram e apreciaram essas fontes.
  • possível pagar ingresso para uso de 1 só dia, o preço depende do período do ano, preços vão de 30/40 euros em média, veja aqui.
  • é possível fazer vários tipos de tratamentos estéticos e de saúde, veja lista de preços

Centro Termale Hotel Salus Benessere – A PAGAMENTO :

35051339 1681111178670277 438957614840152064 n

  • é um spa termal, possui tratamentos estéticos,, lama, piscinas. Possui uma gruta termal.
  • é um hotel 4*, restaurante – veja preços aqui
  • possível pagar ingresso para uso de 1 só dia – média de 50 a 100 euros – veja preços aqui.

Sorgente termale del Bulicame – GRATUITO:

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • endereço: Strada Bulicame, sem número
  • distância do centro de  Viterbo = 2,5 Km
  • área gratuita, pública
  • a  fonte de Bullicame, com sua temperatura de 58 ° C é a mais famosa por suas qualidades terapêuticas, tendo se formado dentro de uma cratera que foi preenchida ao longo do tempo. A fonte original onde a água sai a 58 graus é fechada, para evitar acidentes, porém a água foi encanada e foi aberta uma piscina pública, onde a água já esta a temperatura agradável
  •  localizada perto de um parque verde, é composta por duas piscinas: uma menor circular e uma maior com uma forma mais longa.  Não há serviços como banheiros, bar, etc.
  • é conveniente para chegar de carro, graças à presença de um espaço de estacionamento.
  • o aspecto mais característico dessas fontes, no entanto, é representado por uma lápide histórica onde alguns versos que citam a fonte de Bullicame na Divina Comédia de Dante foram gravados.
  • Como você não pode mergulhar em águas tão acolhedoras que até mesmo enfeitiçaram um dos escritores mais importantes de nossa história?

Sorgente termale delle Piscine Carletti – GRATUITO:

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • endereço: Strada Terme, sem número
  • distância do centro de  Viterbo = 2,5 Km
  • Esta área livre hipertermal é composta de duas nascentes com características semelhantes às da Bulicame e está localizado perto da intersecção da Strada Terme e la Strada Tuscanese.
  • a água termal tem uma temperatura de saída de cerca de 58 ° C, e alimenta vários tanques que são o destino de muitos habitantes e turistas. Os espaços para banho são preenchidos de forma completamente natural com água corrente
  • A área tem um grande de estacionamento muito perto das nascentes, mas não tem iluminação noturna ou outros serviços. 
  • é a que eu mais gostei, e pelo que pude perceber, é a mais frequentada pelos locais

Sorgenti termali di Massi di S. Sisto – A PAGAMENTO:

em viterbo termais perto de roma 25

  • Strada Masse di San Sisto KM 74,200
  •  A área termal Massi di San Sisto é atualmente administrada pela associação “Le Masse di San Sisto”. Basta assinar um cartão anual aceitando o estatuto e regulamento da associação e pagar uma modesta taxa de associação anual.  Os cartões de registro para acesso aos banhos das massas de San Sisto são normalmente feitos no local. Não sei lhe informar o preço, porque no dia que fui não tinha ninguém para informar.
  • adjacente à área do Terme dei Massi de San Sisto há um grande estacionamento gratuito.
  • a área das piscinas é limpa e bem organizada, mesmo que muitas vezes, dado o grande número de visitantes, existam poucos lugares disponíveis, também porque esta área é de tamanho modesto.
  • há 2 piscinas termais, uma grande  com água termal quente e um menor com água termal morna (cerca de 18 ° c). Esta particularidade dos banhos das massas de San Sisto di Viterbo permite experimentar a sensação do salto térmico de uma piscina para outra.
  • possui  um grande gramado verde, banheiros, uma pequena loja de bebidas, cabines para trocar de roupa e chuveiros.

Sorgenti termali del Bagnaccio – A PAGAMENTO:

12291075 1065902610101105 4405096040062589886 o

  • Strada del Garinei, esquina com Strada Vicinale Pizza D’Armi
  • distância do centro de  Viterbo = 8 Km
  • esta área termal, atualmente gerida por uma associação que regula a entrada, custa 45 euros para se associar, mesmo que você vá 1 só vez. Saiba mais aqui.
  • possui 5 piscinas e um orto botânico
  • como serviços tem um grande gramado verde cheio de espreguiçadeiras, banheiros, bar, cabines para trocar de roupa e chuveiros.
  • possui várias fontes ambos hipertérmicos (65-66 ° C) e hipotérmicos (23-29 ° C), acompanhados de emissões gasosas significativas
  •  As águas das fontes Bagnaccio, já conhecidas na antiguidade com o nome “Aquae Passeris”, são geralmente sulfato / bicarbonato / alcalino terroso fracamente sulfuroso, hipertermal. Eles fluem a uma temperatura de cerca de 63 ° C. Por causa das suas características físicas e químicas particulares, é apropriado que as quantidades, métodos e tempos de utilização sejam recomendados pelo seu médico.

Há outras fontes termais, não indicadas para banhos, mas que mostram como a região é importante:

Outras fontes hipertermais presentes na área de Viterbo, e em alguns casos já enterradas, são il Troscione, S. Albino, Gigliola, Uliveto, S. Valentino, S. Giorgio, Crociata, della Grotta, Piazza d’Arme, Asinello, S. Cristoforo e outras  localizadas dentro da área militar.

Terme del Bacucco: Localizada no limite norte da bacia termomineral ao longo da Strada Martana, esta nascente está a uma temperatura de 39 ° C e não é mais visíveis na superfície. Nos tempos antigos, era uma área termal grande e muito utilizado pelos romanos, como evidenciado pelos restos dos majestosos edifícios termais romanos nas proximidades.
Fonte termal do Zitelle: São duas fontes, uma das quais é espontânea e tem uma temperatura de 56 ° C, enquanto a outra (65 ° C) deriva de uma perfuração que foi então fechada novamente.Esta área não é acessível a banho.

Águas termais e hipotermais: a fonte atualmente mais importante entre essas é a Fonte Acqua Rossa (hoje chamada de Cascate delle Acque Rosse), hipotermal e subterrâneas (22-24 ° C) é particularmente rica em ácido carbónico (que se encontra 99% puro). Localizada fora da bacia térmica em si, está localizado no km. 6 da Strada Teverina, perto de poços romanos e etruscos. Há uma cascata e é possível visitar e até banhar-se, mesmo que eu não sugiro, pois parecia perigoso.

Um outro tipo de água é representado por águas minerais médias: entre estes, a mais relevante é a fonte Pisciarello (15 ° C), que é transportada até uma fonte situada na praça principal de Bagnaia (fracção de Viterbo) e é usada pelos habitantes locais pela sua extraordinária função diurética.

Que tal provar as águas quentes das Termas de Viterbo?

 

Mais dicas:

Saiba mais:

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Deyse Ribeiro
Deyse Ribeiro mora na Toscana desde 2007, onde é guia de turismo habilitada, autora do blog Passeios na Toscana. Ela trocou as colinas de Minas pelas colinas do Chianti, o queijo mineiro pelo pecorino e a cachaça do interior pelo vinho Brunello, e começou uma vida nova “sob o sol da Toscana”. Entende o complexo mundo do turismo na Itália, é especialista em trufas (tartufo), fez curso de sommelier, e apaixonada por arte e história. Em 2017 abriu o Passeios na Toscana Reservas Turísticas.
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.