Dicas de praias na Sicília

 •  8

By

Dar dicas de praias na Sicília não é uma tarefa muito fácil. Digo que não é fácil porque é complicado escolher as melhores entre tantas praias lindas. São mais de 1500 quilômetros de litoral, aí fica difícil, né?
Apesar de estar na moda publicar listas – e são inúmeros os sites que publicam rankings e mais rankings das praias mais bonitas de tal lugar –, aqui neste post vou só reunir aquelas praias que eu considero DI-VI-NAS e que realmente deixam qualquer um, visitante ou local, boquiaberto. Vale lembrar que todas as praias estão localizadas na Sicília em si, a ilha principal, porque as cada uma das ilhas menores, como Lampedusa, Favignana, Salina, Lipari, são pequenos pedaços de paraíso por si só e mereceriam um post à parte.

 

San Vito Lo Capo

Praias da Sicília: San Vito Lo Capo

Foto: superdealer100 (Commons)

Considerada por muitos a praia mais bonita da Sicília, San Vito Lo Capo, localizada a 37km de Trapani e a cerca de 100km de Palermo, atrai turistas do mundo inteiro. É o tipo de praia ideal para qualquer tipo de viajante, desde família com crianças a praticantes de esportes aquáticos.
O vilarejo de San Vito Lo Capo é a clássica vila de pescadores com casinhas brancas e o lugar possui uma forte tradição culinária. Um dos seus pratos típicos é o couscous (cuscuz marroquino), tanto que todos os anos é realizado um festival internacional, o Cous Cous Fest.
Leia mais dicas de San Vito Lo Capo AQUI.

 

Scopello

Praias da Sicília: Scopello

Foto: WikiCommons

Scopello e sua “tonnara” (estabelecimento onde acontecia o tratamento do atum logo após a pesca) são sem dúvida um dos lugares mais fotografados da Sicília (foto acima). O mar é límpido e transparente, de um azul profundíssimo e, graças às rochas, tornam o lugar perfeito para a prática de snorkelling.
Além da praia, vale visitar também a vila de Scopello, localizada atrás da tonnara. É um lugar perfeito para passear, especialmente no fim da tarde e degustar os maravilhosos pratos locais.
Ao lado de Scopello fica Castellammare del Golfo, outra renomada localidade litorânea da Sicília.

 

Calamosche e a Reserva de Vendicari

Praias da Sicília: Calamosche

Calamosche e as outras praias da Reserva Ambiental Oasi di Vendicari fazem parte de um paraíso situado no litoral de Noto, sudeste da Sicília. Calamosche fica em uma pequena enseada delimitada por rochas e é graças a isso que a praia é uma verdadeira piscina natural, um pedaço de Caribe na Sicília. A praia é pequenina, de areia e o mar limpíssimo e transparente, como vocês podem ver na foto acima.
Como grande parte das praias paradisíacas, o acesso a Calamosche não é dos mais fáceis. O único modo de chegar lá é de carro e, depois de estacionar, é necessário caminhar cerca de 30 minutos em meio à vegetação nativa. Depois dessa espécie de peregrinação sob o sol escaldante, carregando bolsas térmicas, cadeiras de praia e guarda-sóis, uma vez que na praia não há algum serviço (repito, é uma reserva ambiental), todo esforço e cada gosta de suor é recompensada com a vista maravilhosa para aquele pedacinho de paraíso na Sicília.

 

San Lorenzo

Praias da Sicília: San Lorenzo

San Lorenzo, praia localizada nos arredores de Noto e a cerca de 40km a sul da Siracusa, é uma das mais lindas praias da costa sudeste da Sicília. Fica praticamente ao lado de Calamosche, mas lá não é mais reserva ambiental e a praia dispõe de toda a infraestrutura necessária para passar um dia nesse marzão incrível que mais tem cara de piscina.

 

Letojanni

Letojanni-Taormina-Sicilia-Itália

Foto: WikiCommons

Letojanni é uma ótima praia pertinho de Taormina. A praia é de pedrinhas, como acontece na maior parte da faixa litorânea entre Taormina e Messina. O mar é tranquilo, mas depois de poucos metros se torna logo profundo. Além disso a água é bastante gelada por causa das correntes provenientes do Estreito de Messina. Mas nada muito assustador, dar para tomar um banho tranquilamente, principalmente nos dias tórridos do verão siciliano.

 

Isola Bella

dicas de praias na Sicília

Para mim, Isola Bella é uma das localidades marítimas mais bonitas da Sicília. Mesmo com o fluxo de turistas de Taormina, o lugar não perdeu sua cara de paraíso, como geralmente acontece com as praias mais badaladas. Isola Bella é uma praia limpa e de águas cristalinas, mas é pequena, e uma parte é ocupada pelos lidos (estabelecimentos comerciais de praia), onde você paga para usar as espreguiçadeiras, guarda-sóis, etc. Na parte livre você pode tranquilamente estender sua toalha ou esteira no chão gratuitamente.
É possível efetuar passeios de barco para as grutas de Isola Bella (como este aqui) e ainda dar um mergulho naquele profundo mar azul!

 

Scala dei Turchi

dicas de praias na Sicília
Ao contrário de todas as praias anteriores, não é exatamente o mar de Scala dei Turchi a chamar a atenção, e sim as falésias alvíssimas que a caracterizam e fazem dela uma paisagem única na área do Mediterrâneo.
Como falei anteriormente, o banho de mar deixa um pouco a desejar. Por causa das correntes marítimas provenientes do Canal da Sicília, é frequente que a água do mar seja gelada, mesmo que esteja fazendo 35/40 graus. Além disso, há bastante pedras em parte da praia e grandes colônias de grama marinha (chamada poseidonia), o que acaba tirando um pouco do barato. Para os corajosos de plantão, em somente um ponto da rocha é possível pular para mergulhar no mar.
Scala dei Turchi é um daqueles passeios que recomendo para quem visita Agrigento e o Vale dos Templos.

Minha dica

O melhor período para desfrutar da beleza das praias da Sicília são os meses de Junho e Setembro, início e fim do verão. Em Julho e Agosto, cume da alta temporada, as praias ficam lotadas, o que acaba estragando um pouco a atmosfera paradisíaca das praias.

Mais dicas

Saiba mais

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

Tag: dicas de praias na Sicília

Tags:

8 Comments

  1. Angelica / 06/02/2018 at 14:09 /Responder

    Olá Patrícia! Irei para Nápoles, Costa Amalfitana e Sicília na segunda quinzena de maio. Na Sicília pensei em ficar uns 6 dias, mas estou indecisa sobre quais seriam as cidades mais interessantes para conhecer levando em consideração a época do ano. Sei que o mar estará gelado, mas tenho esperança de conseguir pelo menos pegar um solzinho na areia! Qual praia você recomenda visitar nessa época? Tem alguma que costuma ser mais “animada” apesar de não ser alta temporada?
    Obrigada!!

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 06/02/2018 at 17:20 /Responder

      Olá Angelica,

      Visto o pouco tempo que você vai ficar na Sicília, te aconselho a escolher a costa leste (Taormina, Catania, Siracusa). Taormina já estará animadíssima.
      Você já conhece o meu blog, o Descobrindo a Sicília? Lá você encontra informações sobre todos esses lugares!
      http://www.descobrindoasicilia.com

      Um abraço,

      Patricia

  2. Roberto Ramos / 29/01/2018 at 11:51 /Responder

    Olá Patrícia antes de mais quero lhe felicitar pelo excelente blog…queira uma ajuda sua eu a minha mulher e o meu filho de 8 anos somos portugueses e vivemos na ilha da Madeira e estamos a pensar fazer ferias em Sicília na ultima semana de Junho…gostaria de saber em que zona acha melhor se hospedar?nós gostamos de ter uma boa praia por perto(ir a pé se possive)e gostamos que seja um sitio com animação(tipico de turista) qual a sua opinião? Obrigado

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 31/01/2018 at 20:51 /Responder

      Olá Roberto,

      Uma praia da Sicília com boa infraestrutura é San Vito Lo Capo. Além de ser muito bonita, você encontra ótimos restaurantes e é fácil visitar a partir de lá outras localidades da Sicília.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Beto Sakamiti / 10/08/2016 at 01:35 /Responder

    Patricia boa noite
    Estamos planejando eu e minha esposa de irmos em junho de 2017 para a Sicilia, vc poderia nos enviar informações de hotéis e passeios pretendemos ficar uns 15 dias.
    Obrigado
    Beto

  4. Filipa Costa / 05/07/2016 at 15:09 /Responder

    Olá ..

    Estou a pensar fazer uma semana de férias em Sicilia no meio de Setembro. A água do mar é quente?
    Obrigada.

    • Patrícia Kalil
      Patrícia Kalil / 06/07/2016 at 09:56 /Responder

      Olá Filipa,

      Sim, em setembro a água da maior parte das praias é morna (por volta de 25ºC). As praias com água mais fria são aquelas de pedra, mas não excessivamente.

      Um abraço,

      Patricia

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.