Por

Praias lindas, pitorescas aldeias de pescadores, cidades com muita história e arquitetura incrível. Assim é a Puglia.

Situada no extremo sudeste da Itália, esta é uma região de encantos simples, famosa principalmente por sua fartura agrícola e culinária deliciosamente rústica, bem com suas paisagens gloriosas e litoral espetacular.

De Bari ao Gargano, de Lecce, repleta de arte, às cintilantes cidades brancas do Valle d’Itria, veja algumas dicas de cidades para conhecer na Puglia e encaixar no seu roteiro!

 

Cidades para conhecer na Puglia: Bari e arredores

Bari, a capital da Puglia, é uma cidade que tem mais de 2000 anos de história.

Hoje em dia, a ciade é um dos centros econômicos mais importantes do sul da Itália e, por causa de seu aeroporto internacional e porto, uma importante porta de entrada para a região.

Bari Vecchia, a cidade velha, centro histórico de Bari

A maioria dos visitantes chega a Bari, mas tende a pular a cidade, optando por seguir para outra parte da Puglia. Eu recomendo passar uma ou duas noites em Bari para passear pela Cidade Velha e conhecer a atmosfera autêntica.

Não deixe de ler: Roteiro de 1 dia em Bari 

Se você tiver mais tempo, recomendo esta outra adorável cidade litorânea ao longo da costa perto de Bari.

  • Trani – ao norte de Bari. Trani tem um belo porto e uma catedral e é um bom lugar para interromper uma viagem entre o Valle d’Itria e o Gargano ou para visitar o Castel del Monte (40 minutos indo para o interior).

 

Monopoli

Monopoli - Puglia

O porto antigo de Monopoli

Considero Monopoli a cidade mais graciosa na região de Bari. Ela é uma cidade surpreendente: bonita, pitoresca, não tão turística quanto as suas vizinhas famosas (Polignano a Mare e Alberobello), uma daquelas jóias que fazem a gente ter vontade de ir ficando ou de voltar sempre que for possível.

Localizada a pouquíssimos quilômetros de Polignano a Mare, Monopoli pode ser uma ótima base para conhecer aquela região da Puglia. Aliás, é justamente o lugar ideal para quem prefere cidadezinhas pequenas e mais tranquilas, onde realmente é possível ver a vida simples das pessoas locais, pescadores tecendo suas redes, crianças brincando livres nas ruas.

Algo que faz de Monopoli uma ótima cidade para passar inesquecíveis momentos de relax, é o fato dela ser praticamente completa: há praias deslumbrantes, restaurantes incríveis (para todos os bolsos e gostos), hotéis de todos os tipos, e várias atividades e passeios para fazer. É impossível entediar-se.

Veja AQUI mais dicas de Monopoli

 

Polignano a Mare

Empoleirada dramaticamente à beira de uma escarpa, Polignano a Mare é um dos cartões postais da Puglia no mundo.

A idílica cidade litorânea abraça uma pequena praia com Bandeira Azul protegida por dois penhascos, e seu centro histórico – um labirinto de ruas sinuosas, edifícios descoloridos pelo sol e igrejas antigas – revela vislumbres intrigantes do mar azul cintilante a cada esquina.

Graças ao seu cenário espetacular, rodeado por águas cristalinas e cavernas marinhas semi-submersas, Polignano a Mare é amplamente conhecido pela Red Bull Cliff Diving World Series, que acontece lá todos os anos no verão.

 

Cidades para conhecer na Puglia: Valle d’Itria

O Valle d’Itria fica no centro da Puglia. É um lugar caracterizado por seus “trulli” (casas caiadas de branco com telhados cônicos), cidades charmosas e produtos agrícolas.

Alberobello e Locorotondo

Alberobello, Puglia

Sendo duas cidades muito pequenas e próximas uma da outra, Alberobello e Locorotondo podem ser visitadas no mesmo dia, tanto que são várias as excursões e passeios que colocam as duas cidades juntas.

Com seus charmosos trulli, a cidade branca de Alberobello, na província de Bari, parece ter saído diretamente de um livro de histórias infantil. Feitas de calcário local, essas estruturas antigas e peculiares protegidas pela UNESCO abrigam de tudo, desde bares e butiques a igrejas, museus e pousadas, dando ao centro histórico da cidade uma aparência de conto de fadas extravagante.

Desnecessário dizer que Alberobello não pode ficar fora da lista das cidades para conhecer na Puglia!

Locorotondo

Por sua vez, Locorotondo é um labirinto de casinhas típicas e ruas tranquilas, mantidas impecáveis pelos residentes que decoram suas varandas e escadarias com gerânios rosa.

Não há atrações principais, mas isso significa que não recebe muitos visitantes, por isso é um lugar encantador para desfrutar de um almoço descontraído e passear pelas ruas.

Por fim, se sobrar um pouquinho de tempo, dá ainda para visitar Cisternino! Ela é semelhante a Locorotondo, com um pequeno e charmoso centro histórico de casas caiadas de branco e vistas da paisagem circundante.

 

Martina Franca

Uma Masseria em Martina Franca

Maior cidade do Valle d’Itria, Martina Franca é uma excelente base para explorar a área.

O centro histórico da cidade possui uma bela arquitetura barroca (como o Palazzo Ducale e a impressionante Basílica di San Martino), ruas pitorescas bem como excelentes restaurantes.

A propósito de gastronomia, Martina Franca é particularmente famosa por sua culinária e vinhos. Não deixe de provar a a especialidade local “capocollo“, um salame de porco curado.

 

Ostuni

Salento - Ostuni

Ostuni

A pitoresca Ostuni é um dos lugares mais bonitos de Puglia, com uma adorável parte histórica e uma parte mais moderna e animada, com muitas atividades para entretê-lo por uma tarde ou mesmo uma estadia mais longa.

A parte antiga de Ostuni é repintada de branco a cada dois anos para mantê-la com aparência renovada e, de fato, parece quase uma ilha grega com suas paredes brancas e portas e venezianas coloridas. Suas históricas muralhas de defesa separam a cidade velha da nova.

 

Cidades para conhecer na Puglia: área do Salento

O Salento é uma península quente e seca na ponta sul da Puglia. O seu isolamento geográfico fez com que tenha desenvolvido uma forte identidade com a sua própria cozinha, tradições e música, influenciada pelo seu passado grego.

Junto com algumas das melhores praias da Itália, existem muitas cidades fascinantes para explorar.

Galatina

cidades para conhecer na Puglia

Afrescos da Basílica de Santa Caterina d’Alessandria em Galatina

Galatina – cujo nome significa “Bela Atenas” – possui um precioso e elegante centro histórico, pois é enriquecido por construções nobres com arquitetura do século XVIII. No entanto, a principal atração é a Basílica medieval de Santa Caterina d’Alessandria, uma verdadeira obra de arte!

A basílica tem uma fachada em estilo românico apuliano com cornijas e uma rosácea embelezada com finas decorações. É um dos monumentos mais marcantes da arte românica na Puglia, além se ser uma das maiores obras do Renascimento italiano.

 

Gallipoli

cidades para conhecer na Puglia

Castelo de Gallipoli

Se a sua ideia é curtir as praias, não deixe de ir a Gallipoli, cidade situada ao longo da costa do Salento e está dividida em duas áreas: a cidade velha, situada numa ilha de calcário, e a nova vila, ligada à ilha por uma ponte.

Na parte antiga da cidade pode-se ver a Fontana Greca, um monumento de origem renascentista, a Catedral de Sant’Agata, um dos maiores exemplos do barroco no Salento, a Igreja de Santa Maria della Purità com um belo piso de majólica. Finalmente, você vai admirar o Castelo de Gallipoli, uma fortaleza defensiva pertencente à cidade velha, juntamente com sua Torre del Rivellino.

É nas proximidades de Gallipoli que ficam as chamadas Maldivas da Itália, praias de areia branquinha e águas cristalinas!

 

Otranto

cidades para conhecer na Puglia - otranto

Otranto

Escondida no calcanhar da Itália, na província de Lecce, a pitoresca cidade litorânea de Otranto significa coisas diferentes para viajantes diferentes.

Os entusiastas da arte e da história a visitam para admirar os lindos pisos de mosaico do século XII em sua catedral românica; os gourmets para explorar os restaurantes de frutos do mar ao longo da beira-mar; os românticos incuráveis para se perderem em seu bairro antigo perfeito de cartão-postal, cruzado por estreitas vielas pavimentadas com travertino.

No auge do verão, porém, todos lutam por um espaço de praia ao longo de sua bela costa de 10 km de extensão.

 

Lecce

Lecce

Frequentemente rotulada como a “Florença do Sul”, esta cidade incrivelmente charmosa é um dos lugares imperdíveis de Puglia.

Devido aos muitos monumentos barrocos que podem ser encontrados por lá, Lecce também é muito apreciada por quem ama arquitetura. A cidade Possui um centro histórico maravilhoso, inúmeras igrejas e praças.

Um dos aspectos mais marcantes de Lecce, é a pedra de Lecce (ou pietra leccese) que foi usada para construir os edifícios da parte antiga da cidade. Além disso, Lecce é definitivamente um lugar para se deliciar com alguns deliciosos pratos típicos, como o “pasticciotto”.

 

Santa Maria di Leuca

cidades para conhecer na Puglia

Lá na pontinha no extremo sul da Puglia, Santa Maria di Leuca é uma cidadezinha muito apreciada pelos turistas.

A costa é bastante acidentada e formada por rochas brancas e grutas naturais. Um belo farol branco domina a baía e logo ao pé dele fica a Basílica de Santa Maria de Finibus Terrae. Ao longo da orla marítima, há alguns edifícios nobres elegantes e vilas em estilo Liberty e você também verá a parte final do Aqueduto da Puglia com uma cachoeira impressionante e fascinante.

 

Cidades para conhecer na Puglia: área do Gargano

O Promontório do Gargano se projeta no Mar Adriático, no norte da Puglia, e é chamado de espora da bota italiana. É muito diferente do resto da Puglia, mais verde e montanhoso com exuberantes florestas de pinheiros e um litoral espetacular de penhascos de calcário branco, cavernas marinhas e longas praias de pedras.

É mais difícil de chegar do que Valle d’Itria e Salento, então é o tipo de lugar para encaixar no roteiro caso faça uma viagem de carro pela Puglia ou deseje especificamente visitar as cidades de lá, considerando que algumas são metas do turismo religioso, como Monte Sant’Angelo e San Giovanni Rotondo.

grutas do Gargano

Praia em Mattinata

Vieste

Vieste fica em uma península com penhascos brancos que se projeta para o mar. A cidade velha é um labirinto de vielas e de escadarias íngremes, repletas de casinhas brancas simples com roupas penduradas no varal.

De cada lado da cidade existem longas praias de areia que onde se pode chegar a pé. Você pode fazer um belo passeio de barco pela costa para conhecer as grutas marinhas.

Enfim, Vieste é uma ótima base para explorar o Gargano.

 

Monte Sant’Angelo

As rotas de peregrinação são quase sempre difíceis de chegar, por isso não é de admirar que um dos locais de culto mais importantes da Itália seja acessível por uma estrada longa, íngreme e sinuosa.

Mas vale muito a pena seguí-lo, porque com seus 796 m acima do nível do mar, Monte Sant’Angelo oferece uma vista esplêndida do Golfo de Manfredônia e porque é uma cidade que vale a visita, independentemente das crenças religiosas de cada um.

Em torno do Santuário de São Miguel Arcanjo, as vielas sinuosas e as casas geminadas e térreas, pintadas com cal, do distrito de Junno se prestam a um agradável passeio sem rumo.

 

Ilhas Tremiti

San Domino, San Nicola, Capraia, Cretaccio e Pianosa são as cinco pequenas ilhas que formam o arquipélago das Tremiti. É um lugar de rara beleza no Mar Adriático e um destino turístico de renome devido aos mares límpidos e à beleza, tanto acima quanto abaixo da água.

De fato, as ilhas são um destino de mergulho muito popular devido às inúmeras enseadas e cavernas marinhas nas águas do arquipélago. A temporada turística das ilhas Tremiti vai de maio a outubro. Veja as dicas para conhecer as Ilhas Tremiti AQUI.

 

Todas as dicas de lugares para visitar no Gargano você encontrará aqui: Montando roteiro na Puglia: cidades para conhecer na região do Gargano

 

Outros lugares e cidades para conhecer na Puglia

Castel de Monte. Se você estiver indo para o Gargano vindo do sul / centro da Puglia, considere uma parada no histórico Castel del Monte, uma imponente cidadela do século 13, e uma parada para almoço em Trani, uma pitoresca vila de pescadores com um animado calçadão. Saiba mais sobre Castel de Monte.

Altamura. Outra cidade que posso recomendar para uma parada é Altamura. Localizada já perto de Matera, na divisa entre a Puglia e Basilicata, Altamura é uma cidade movimentada com muralhas e uma catedral impressionante. Se você está procurando um local para almoçar, confira o Ristorante Tre Archi! E não deixe de provar o Pão de Altamura (um pão pelo qual a cidade é famosa).

 

Mapa das cidades para conhecer na Puglia

Veja o mapinha abaixo e então decida quais cidades visitar e como traçar o seu roteiro pela Puglia. Use e abuse do Google Mapas, pois algumas distâncias podem ser consideráveis!

 

 

Mais dicas

  • Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
  • Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no Booking
  • Faça um passeio particular com Guias em Portuguêsveja aqui – e aproveite mais a viagem.
  • Procura Transporte na Itália? temos serviço de Van com Motorista e barcos.
  • Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
  • Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte

Saiba mais

 

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.