Ascoli Piceno é uma cidade belíssima, daquelas que nos deixam lembranças prazerosas e das quais lembramos com carinho. Pelo menos é assim que me sinto quando lembro da minha visita à cidade. Aliás, as cidades menores da Itália são mesmo fascinantes, é impossível não se apaixonar por elas.
Visitei Ascoli Piceno antes de iniciar de fato o Caminho Francescano della Marca, o tour durante o qual percorri a pé trechos por onde passou São Francisco de Assis. Após visitar Loreto, seguimos de ônibus para Ascoli, de onde efetivamente partiríamos a pé pelo caminho de peregrinação. Chegamos a Ascoli à noite, mesmo assim a primeira impressão foi ótima, com uma cidade medieval muito bem cuidada e hospitaleira.

Ascoli Piceno, piazza del Popolo
Quando viajei pela região Marche não pude não me perguntar porque a área não é tão popular entre os turistas brasileiros quanto a vizinha Toscana ou a Úmbria. Marche é uma região lindíssima, com as montanhas de um lado e o mar do oturo. A atmosfera calma das cidades dá um toque à mais de charme. Ascoli, por exemplo, é o tipo de lugar que você pode visitar e vivê-lo como um nativo, porque o fluxo turístico é bastante pequeno.
Ascoli Piceno: a cidade das 100 torres e das azeitonas à ascolana
Ascoli é conhecida na Itália como “a cidade das cem torres”. É que realmente são várias as torres que permanecem em pé desde a Idade Média, mas não são 100.

As torres de Ascoli Piceno
Outro fator que torna Ascoli Piceno também muito nota, são as azeitonas à ascolana. Você já ouviu falar delas? São deliciosas azeitonas enormes, recheadas com uma mistura de carne e outros temperos, empanadas e fritas. É de dar água na boca! Esses petiscos você encontrará em vários lugares da Itália, mas nada como degustá-las no lugar onde nasceram, não é mesmo?
O que ver em Ascoli Piceno
1) Piazza del Popolo
Uma praça de imenso valor histórico-cultural, coisa que já dá para perceber só observando os magníficos edifícios que a circundam.

Piazza del Popolo
A Piazza del Popolo é a praça principal de Ascoli, toda pavimentada com mármore travertino. É esplêndida, considera também uma das praças mais bonitas da Itália. De um lado da praça está o Palazzo Capitani del Popolo, um edifício do século XIII, guardado por uma monumental estátua do Papa Paulo III. Olhe para dentro para ver o pátio renascentista arcada. Na outra extremidade da praça fica a grande igreja gótica de San Francesco, uma igreja sóbria mas agradável tanto dentro como fora.
E ao lado da Piazza, faça uma parada inesquecível no Caffé Meletti para provar o célebre licor anisetta, um licor feito com anis verde.
2) Piazza Arringo
A praça mais antiga de Ascoli, Piazza Arringo deriva seu nome de seu papel como um pódio local (arringo = arenga, um discurso proferido em público). Esta praça também é toda feita com mármore travertino e combina estilos clássicos, românticos e barrocos.

Piazza Arringo
3) Catedral de Sant’Emidio
A Catedral de Sant’Emidio, que é o santo padroeiro de Ascoli Piceno, se destaca na Piazza Arringo.
A primeira construção da Catedral remonta provavelmente ao século VIII, mas ao longo dos anos foi continuamente restaurada e modificada. No século XI foram construídas duas torres de cada lado da Igreja, que foram incorporadas nela quando, na segunda metade do século XV, foi realizado um trabalho de ampliação. A fachada, de mármore travertino, está dividida em três zonas verticais por quatro colunas e apresenta uma porta de entrada encimada por um frontão triangular e ladeado por dois nichos.
No lado da Catedral fica a Porta delle Muse, que tem esse nome devido a uma inscrição em latim, provavelmente, do século XI ou XII, e que parece dar crédito à história de que a Igreja foi construída sobre um templo romano dedicado às Musas.
A cripta
A cripta é muito interessante e merece uma visita.
No século XI, após a traslação das relíquias de São Emidio das catacumbas fora dos muros da cidade para a Catedral, que foi construído a bela cripta, composta de treze corredores, também com materiais reciclados época romana.
A parte central da cripta foi grandemente transformada por Giuseppe Giosafatti no século XVIII, substituindo as colunas romanas de travertino com colunas de mármore vermelho de Verona, de modo que o teto pudesse ser elevado. As paredes são cobertas com mosaicos projetados por Pietro Gaudenzi em 1954 e fabricados pela Estúdio Mosaico Vaticano. Eles representam incidentes locais que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial.

Detalhe dos mosaicos da cripta
As abóbadas foram pintadas por Tommaso Nardini no início do século XVIII. Indo à esquerda de acesso que você pode ver o fim do cemitério do século XIV que se estende abaixo da Igreja. Lá, dentro de um sarcófago do século IV, estão os restos mortais do santo padroeiro.
Uma curiosidade: Santo Emidio é o santo protetor contra os terremotos. Por isso a população de Ascoli acredita que a cidade esteja protegida e são muito gratos ao santo porque não houve nenhum dano lá nos últimos terremotos!
4) Ponte Romana
Entre as pontes que os romanos construíram ao longo de seu império, a ponte em Ascoli Piceno é uma das mais interessantes e mais bem preservadas. Construída para ligar as duas margens do rio Tronto e, mais geralmente, as duas províncias romanas de Ascoli e Fermo, a ponte foi construída pelo imperador Augusto, como parte de sua política de alojamento imperial que previa, entre outras coisas, a criação de uma rede de estradas densa com um excelente nível de manutenção.

A vista da ponte romana passando sobre o rio Tronto
O comprimento tem 62m, enquanto a largura é de 6,50 m permitindo com que duas carroças passassem ao mesmo tempo. Os grandes blocos de pedra são colocados um sobre o outro de tal maneira que todos estão posicionados de forma limpa. A estrutura foi construída “a seco”, sem a utilização de argamassa e de cimento. É tudo no encaixe!
5) O Templo de Sant’Emidio
Ascoli tem vários lugares relacionados com a vida do seu santo padroeiro. Além da Catedral, existem dois pequenos templos quase desconhecidos para os turistas e quase sempre esquecidos quando se visita a cidade. O Templo de Sant’Emidio foi construído na gruta que, segundo a lenda, o santo teria sido decapitado. Naquele lugar surgia a necrópole cristã de Ascoli Piceno.
O templo é um belo exemplo da arquitetura barroca construída na rocha. Foi construído em 1721 para agradecer Sant’Emidio por ter salvo Ascoli do terremoto de 1703. O templo fica um pouco distante do centro histórico (só uns 20 minutos de caminhada da Piazza del Popolo!), mas dá para chegar lá fazendo um agradável passeio, passando inclusive sobre a ponte romana.
O que comer em Ascoli Piceno
Falei anteriormente sobre as azeitonas à ascolana (olive alla ascolana). Você não pode deixar de comê-las! São os saborosos petiscos típicos da tradição culinária da Marche recheadas com carne, empanadas e fritos. As azeitonas recheadas são preparados com azeitonas Ascolanas DOP , verdes e enormes, carnudos e doces, perfeitas para serem abertas, descaroçadas, recheadas e remontadas.

Barraquinha de azeitonas à ascolana no centro de Ascoli
Em Ascoli Piceno eu jantei no restaurante Peperoncino, de cozinha típica ascolana. Foi muito bom! De entrada não deixe de pedir o ravili frito recheado com carne e canela, além das azeitonas à ascolana!
Onde dormir em Ascoli
Não espere grandes hotéis de luxo em Ascoli Piceno. A cidade é pequena e as opções não são muitas. Eu dormi no Albergo Sant’Emidio, um três estrelas muito bem localizado no centro histórico, pertinho das principais atrações da cidade. O hotel conta com 20 quartos e fica no edifício do século XVIII.
Como chegar a Ascoli Piceno
De trem
Ascoli Piceno é facilmente acessível por trem, especialmente do aeroporto de Ancona, e também de grandes cidades em toda a Itália. Clique AQUI para ver os horários e valores dos bilhetes da estação de onde você vai sair para ir a Ascoli.
De carro
Alugar um carro é a melhor maneira de ver a região Marche, porque nem todas as cidadezinhas pequenas são acessíveis com transporte público. Para ir tanto do aeroporto de Pescara quanto do de Ancona para Ascoli Piceno, pegue a autoestrada A14, em seguida, pegue a saída para Ascoli Piceno / San Benedetto del Tronto.
Outras dicas
- Você pode usar Ascoli Piceno como base para um roteiro na região Marche ou pela costa do Mar Adriático. De Ascoli você pode, por exemplo, conhecer Loreto e Ancona!
- Para quem estuda italiano em Camerino, Ascoli é uma opção de passeio bate e volta.
- Durante o ano há vários eventos históricos em Ascoli Piceno, com apresentações medievais. O mais famoso deles é a Quintana di Ascoli, que acontece em julho e agosto. Veja mais no nosso calendário de eventos!
Mais dicas
- Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
- Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no Booking.
- Faça um passeio particular com Guias em Português – veja aqui – e aproveite mais a viagem.
- Procura Transporte na Itália? Temos serviço de Van com Motorista e barcos, aluguel de carro e compra de bilhete de trem em português.
- Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
- Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte
Saiba mais
* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.
6 Comments