Eu visitei Veneza durante o Carnaval e conto pra vocês como foi a minha experiência. Além disso, dou dicas de como se divertir nos dias da folia.
O Carnaval de Veneza é magico, é único, e por isso eu coloco ele na minha lista de coisas para fazer ao menos uma vez na vida!
As diferenças entre o Carnaval de Veneza e o brasileiro
- Aqui faz frio, e em Veneza ainda mais porque é mais ao norte.
- Apesar da festa começar dia 8 de fevereiro e terminar no dia 25 (em 2020), as festas boas acontecem nos dois fins de semana do carnaval e no feriado de terça.
- Acho que posso definir o carnaval de Veneza um carnaval curioso, animado pelo glamour das roupas, das pessoas, e em parte (sim em parte!) de aparência. Muitas das pessoas que circulam fantasiadas o fazem como um status, mas que não tira absolutamente a intensidade e a beleza da festa.
- Festas suntuosas e mais divertidas acontecem em locais fechados, com pagamento de ingresso, por isso se você quer viver esse glamour pode abrir a carteira!
- As fantasias mais adotadas são as típicas Venezianas do século XVIII, com a máscara de papel machê e claro, vestido de manga longa, com capa e meia grossa pra não se congelar!
- Cerveja aqui não rola! O que faz parte do “style” é fazer um belo aperitivo, beber um espumante e apreciar as máscaras.
Agora essas diferenças que eu contei aí acima não são absolutamente uma coisa negativa, no meu ponto de vista, é exatamente o contrário. Vivenciar experiências com as quais não estamos acostumados, que não fazem parte da nossa cultura, é o que enriquece a nossa viagem. E isso foi a coisa mais interessante pra mim ao vivenciar pessoalmente o carnaval de Veneza. Mas claro, não vá com a expectativa de que vai “dançar no bloco” que não vai dar certo!
E como se divertir no Carnaval de Veneza?
O Carnaval em Veneza é sem dúvida um dos eventos carnavalescos mais famosos e interessantes na Itália. Deixando de lado a história, o programa e os eventos desta temporada 2018, vamos nos concentrar aqui sobre como viver a festa.
Entre os eventos do Carnaval em Veneza há muitas opções ao ar livre. Você não necessariamente tem que ir para a Praça de São Marcos durante o desfile de máscaras para se divertir. De fato, dando uma olhada no programa, você vai ver muita atividade nos campos, chamados piccole piazze de Veneza, tudo gratuito. À noite, pode alternar entre uma praça e outra, em festas organizadas pela cidade de Veneza ou nos teatros.
1. Primeiríssima coisa a fazer: alugue uma fantasia
Não, não é obrigatório se fantasiar e nem todo mundo o faz. Mas é muito mais divertido. Pôxa, você está ali no Carnaval de Veneza, por que não?
Quando pensamos no Carnaval de Veneza, imaginamos belas roupas, vestidos e fotografias. Mas nem sempre é assim, nem todo veneziano se fantasia em trajes de época ou trajes tradicionais. Quem já foi a um Carnaval de Veneza sabe que muitos jovens e famílias se vestem com trajes não rigorosamente estilo 1700, mas de Chapeuzinho Vermelho e de princesas. Então, se você quiser reciclar alguma fantasia de Halloween, não tenha medo de ousar.
- Venice atelier – durante o carnaval estarão no Hotel Luna Baglioni
- Atelier Marega
- Atelier Tiepolo
- No site Carnevale di Venezia
2. Compre uma máscara
3. Participe de um concurso de Máscaras
4. Fotografe e seja fotografado!
5. Não perca os eventos típicos
- A Festa delle Marie: (15/02/20 às 14:30 às 16h) que consiste em um desfile com as 12 donzelas venezianas que disputam o título de “a Maria mais bela”, junto com um grupo de figurantes, que sai às 14h30 da Piazza San Piero in Castelo, passando pela Riva degli Schiavoni, até chegar à Piazza San Marco às 16h. Todo o percurso é animado por artistas de rua e performances de vários tipos. A Maria mais bonita será eleita na terça de carnaval.
Eis algumas fotos do evento:
- Il Volo dell’Angelo:(16/02/20 das 11 às 12h) o Voo do Anjo acontece na Praça de São Marcos. A Maria que venceu o concurso do ano anterior desce da Torre del Campanile pendurada em uma corda até o palco do evento. O voo do anjo é seguido pelo desfile histórico do Doge.
- il Vollo dell’Aquila: (23/02/20 das 11 às 12h) acontece na Praça de São Marcos. Também aqui, todos os anos um convidado especial desce da Torre del Campanile pendurado em uma corda até o palco do evento, porém o nome do convidado não é revelado antes, é um segredo!
6. Participe das festas
Observação – para ir aos bailes ou para transitar por Veneza, lembre-se que temos taxi barco CLIQUE AQUI
Além disso, há vários concertos de música clássica em igrejas como a de San Zaccaria, San Vidal, St. Maria della Visitazione ou St. Maria del Giglio, ou óperas em igrejas e escolas.
7. Faça um city tour para conhecer a cidade e as histórias de Carnaval
Mais dicas:
- Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
- Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no booking
- Faça um passeio particular com Guias em Português – veja aqui – e aproveite mais a viagem.
- Procura Transporte na Itália? temos serviço de Van com Motorista e barcos. Ou se preferir alugar um carro, ou comprar bilhete de trem em português temos também.
- Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
- Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte
Saiba mais:
- Como Veneza foi construída?
- Conheça os Carnavais da Toscana, no Passeios na Toscana
- Conheça os Carnavais da Sicília, no Descobrindo a Sicília
*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.
16 Comments