By

Eu visitei Veneza durante o Carnaval e conto pra vocês como foi a minha experiência. Além disso, dou dicas de como se divertir nos dias da folia.

*atualizado com datas de 2018

O Carnaval de Veneza é magico, é único, e por isso eu coloco ele na minha lista de coisas para fazer ao menos uma vez na vida!

carmaval de veneza 2 -_60

 

As diferenças entre o Carnaval de Veneza e o brasileiro

Quando a gente pensa em Carnaval, é inevitável para um brasileiro associá-lo a festa, dança, fantasias e muita música. Pensam também que ele inicia na quinta e vai até a quarta-feira de cinzas (para a maioria), mas bom, na Itália não é assim! E o que encontramos de diferente?
  • Aqui faz frio, e em Veneza ainda mais porque é mais ao norte.
  • Apesar da festa começar dia 27 de janeiro e terminar no dia 13 de Fevereiro (em 2018), as festas boas acontecem nos dois fins de semana do carnaval e no feriado de terça.
  • Acho que posso definir o carnaval de Veneza um carnaval curioso, animado pelo glamour das roupas, das pessoas, e em parte (sim em parte!) de aparência. Muitas das pessoas que circulam fantasiadas o fazem como um status, mas que não tira absolutamente a intensidade e a beleza da festa.
  • Festas suntuosas e mais divertidas acontecem em locais fechados, com pagamento de ingresso, por isso se você quer viver esse glamour pode abrir a carteira!
  • As fantasias mais adotadas são as típicas Venezianas do século XVIII, com a máscara de papel machê e claro, vestido de manga longa, com capa e meia grossa pra não se congelar!
  • Cerveja aqui não rola! O que faz parte do “style” é fazer um belo aperitivo, beber um espumante e apreciar as máscaras.

Agora essas diferenças que eu contei aí acima não são absolutamente uma coisa negativa, no meu ponto de vista, é exatamente o contrário. Vivenciar experiências com as quais não estamos acostumados, que não fazem parte da nossa cultura, é o que enriquece a nossa viagem. E isso foi a coisa mais interessante pra mim ao vivenciar pessoalmente o carnaval de Veneza. Mas claro, não vá com a expectativa de que vai “dançar no bloco” que não vai dar certo!

carmaval de veneza 2 -_11

Segundo a história, as manifestações carnavalescas tiveram origem em 1094 e surgiram como uma necessidade de conceder à classe mais pobre da população um breve período de festas e divertimento, assim como na antiga Roma. Naquela época o Carnaval durava cerca de seis semanas!!! Começava no dia 26 de dezembro e terminava na terça antecedente à quarta-feira de cinzas. Tudo era liberado e os excessos eram tantos que o governo teve que intervir com regras e proibições severas para poder impor a ordem. Até as prostitutas tiveram que entrar na linha para evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis. Além da festa nas ruas, havia também os elegantes (e libertinos) bailes nos palácios da alta classe veneziana.
Tudo isso até a chegada de Napoleão Bonaparte, que acabou com a festa em 1797. Aí somente em 1979 a festa voltou a ser comemorada com o apoio da prefeitura da cidade, do teatro La Fenice, da Bienal de Veneza e dos órgãos turísticos locais, incentivos importantes para o resgate de uma cultura secular e característica da cidade.

 

E como se divertir no Carnaval de Veneza?

O Carnaval em Veneza é sem dúvida um dos eventos carnavalescos mais famosos e interessantes na Itália. Deixando de lado a história, o programa e os eventos desta temporada 2018, vamos nos concentrar aqui sobre como viver a festa.

Entre os eventos do Carnaval em Veneza há muitas opções ao ar livre. Você não necessariamente tem que ir para a Praça de São Marcos durante o desfile de máscaras para se divertir. De fato, dando uma olhada no programa, você vai ver muita atividade nos campos, chamados piccole piazze de Veneza, tudo gratuito. À noite, pode alternar entre uma praça e outra, em festas organizadas pela cidade de Veneza ou nos teatros.

carmaval de veneza 2 -_5

 

1. Primeiríssima coisa a fazer: alugue uma fantasia

Não, não é obrigatório se fantasiar e nem todo mundo o faz. Mas é muito mais divertido. Pôxa, você está ali no Carnaval de Veneza, por que não?

Quando pensamos no Carnaval de Veneza, imaginamos belas roupas, vestidos e fotografias. Mas nem sempre é assim, nem todo veneziano se fantasia em trajes de época ou trajes tradicionais. Quem já foi a um Carnaval de Veneza sabe que muitos jovens e famílias se vestem com trajes não rigorosamente estilo 1700, mas de Chapeuzinho Vermelho e de princesas. Então, se você quiser reciclar alguma fantasia de Halloween, não tenha medo de ousar.

Uma ideia é alugar uma roupa de época das lojas da cidade, algo que fica em torno dos 300 euros. É possível reservar também pela internet nas várias lojas de aluguel de roupas. Eis alguns endereços:
Outra maneira é comprar os ingressos de um Baile que inclui as fantasias, como este, e custa cerca de 1000 euros.
eu e meu marido com fantasias Renascentistas

Eu e meu marido com fantasias Renascentistas

Uma maneira de economizar na fantasia é levá-la de casa, se você tiver, ou alugar em outra cidade durante a sua viagem. Eu, por exemplo, aluguei em Florença por 50 euros cada e depois incluí alguns acessórios, uma capa, um pouco de pele para esquentar o pescoço.
Achou ainda caro? Durante a festa há uma feirinhas onde você pode comprar também capas e com um pouco de criatividade e uma máscara é possível criar uma fantasia.
E por que se fantasiar? Para fazer parte do ritual do Carnaval de Veneza! Eu quando fui me fantasiei, foi muito divertido e até meu marido entrou na dança. Porém, devo informá-los que ao se fantasiar tudo muda, você entra no espírito do Carnaval!
carmaval de veneza 2 -_59

 

2. Compre uma máscara

Se você não quer vestir um traje completo, uma máscara veneziana também é muito legal de usar. E elas acabam sendo lembranças fantásticas para levar para casa com você. A máscara veneziana é, afinal, a marca do Carnaval de Veneza. Existem vários tipos de máscaras venezianas: a bauta, que é a mais tradicional, a moretta, o arlechino, a colombina, e o zanni. Não importa que tipo é o seu favorito, sabemos que a maioria das máscaras baratas encontradas ao longo da ponte de Rialto e em quiosques, na verdade são feitas na China.
Se você quer uma máscara veneziana artesanal para levar para casa como recordação, eu recomendo que você visite Mondonovo Maschere de Guerrino Lovato, conhecido localmente como o Rei de Máscaras. Seu ateliê produz máscaras há mais de 30 anos, até para filmes como “De Olhos Bem Fechados”.
carmaval de veneza 2 -_13
Depois que você escolheu a fantasia, chega o momento de circular pela cidade e conhecer “os personagens” que andam pela Piazza di San Marco. A Piazza de San Marco é o ponto principal do Carnaval, é ali que fica o palco e é lá que você irá encontrar as fantasias mais extraordinárias.

 

3. Participe de um concurso de Máscaras

Há um concurso para escolher a máscara mais bonita do Carnaval, o Concorso della Maschera più bella, onde para concorrer você não paga nada. Basta inscrever-se no site oficial, e no dia do concurso comparecer na Piazza de San Marco com a sua fantasia, mas atenção, a fantasia deve ser bonita porque há uma pré-seleção.
carmaval de veneza 2 -_17
Mas muita gente que se fantasia tem mesmo o objetivo de ser fotografado e outros apenas se divertir. Você encontra de tudo, damas, cavalheiros, pierrôs, Casanovas, e também as fantasias mais comuns como soldados, e cosplay de personagens de vídeo game.
Na época que eu fui ao Carnaval, quem participava do concurso podia ficar no parterre, esta parte reservada entre o palco e os espectadores.
carmaval de veneza 2 -_22

 

4. Fotografe e seja fotografado!

Ainda a Praça de São Marcos é absolutamente o melhor local para capturar fotografias dos mascarados cobertos da cabeça aos pés, em seus trajes elaborados. É o cenário ideal, mas este é também o lugar para ver e ser visto!
carmaval de veneza 2 -_1

Essa foi feita por um fotografo profissional no local

Você vai ver o maior número de mascarados entre as 10 e as 16h, durante os desfiles e o concurso de fantasia, que acontece duas vezes por dia.
E se você estiver com uma fantasia bonita, não se assuste, muitas pessoas vão te pedir para tirar fotos, conosco foram tantos (maioria eram orientais)!
 carmaval de veneza 2 -_54

 

5. Não perca os eventos típicos

Dentre os eventos na Praça de São Marcos interessantes, estão:
  • A Festa delle Marie (03/02/2018 às 16h) que consiste em um desfile com as 12 donzelas venezianas que disputam o título de “a Maria mais bela”, junto com um grupo de figurantes, que sai às 14h30 da Piazza San Piero in Castelo, passando pela Riva degli Schiavoni, até chegar à Piazza San Marco às 16h. Todo o percurso é animado por artistas de rua e performances de vários tipos. A Maria mais bonita será eleita na terça de carnaval.

Eis algumas fotos do evento:

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Il Volo dell’Angelo:(04/02/2018 ao meio dia) o Voo do Anjo acontece na  Praça de São Marcos. A Maria que venceu o concurso do ano anterior desce da Torre del Campanile pendurada em uma corda até o palco do evento. O voo do anjo é seguido pelo desfile histórico do Doge.

carmaval de veneza 2 -_6

  • il Vollo dell’Aquila🙁11/02/2018 ao meio dia) acontece na  Praça de São Marcos. Também aqui, todos os anos um convidado especial desce da Torre del Campanile pendurado em uma corda até o palco do evento, porém o nome do convidado não é revelado antes, é um segredo!
Além desses eventos pela praça passam bandas, artistas itinerantes e é bem divertido.
carmaval de veneza 2 -_12 carmaval de veneza 2 -_49 carmaval de veneza 2 -_14

 

6. Participe das festas

Se você pode participar das festas particulares à noite, não perca a oportunidade. As mais ricas chegam a custar 1.000 euros, outras 500 euros e as mais baratas 300 euros. Mas há outras festas que não possuem a mesma riqueza, mas que possuem preços mais acessíveis. Veja a listas das festas:

03 de fevereiro de 2018 

04 de fevereiro de 2018

05 de fevereiro de 2018

  • COTILLON A PALAZZO –  aula de dança –  Palazzo Dandolo – Hotel Monaco & Grand Cana – a partir de 140 euros – das 15 às 17h

07 de Fevereiro de 2018

  • COTILLON A PALAZZO –  aula de dança –  Palazzo Dandolo – Hotel Monaco & Grand Cana – a partir de 140 euros – das 15 às 17h

08 de Fevereiro de 2018 

09 de fevereiro de 2018 

10 de fevereiro de 2018 

11 de Fevereiro de 2018

12 de Fevereiro de 2018

13 de Fevereiro de 2018 (último dia de carnaval)

Além disso, há vários concertos de música clássica em igrejas como a de San Zaccaria, San Vidal, St. Maria della Visitazione ou St. Maria del Giglio, ou óperas em igrejas e escolas.

Para os amantes do Carnaval festeiro e boêmio, Veneza também tem várias opções, especialmente nas praças repletas de estudantes como Campo de St. Margherita, Campo St. Maria Formosa e Campo Santi Apostoli.

7. Faça um city tour para conhecer a cidade e as histórias de Carnaval

Durante todo o carnaval de Veneza há visitas guiadas especiais, e se você souber inglês ou italiano, pode fazer o Teatro Itinerante – os segredos de Veneza, que custa 29 euros, e oferece um olhar sobre o misterioso passado de Veneza. Você vai aprender alguns dos segredos de Veneza como alguns labirintos, passagens escondidas e canais pitorescos. Eu fiz este passeio e recomendo. Certifique-se de reservar online com antecedência, pois  estes passeios acabam rapidamente.
Se quiser tours em português, a Adriana guia brasileira em Veneza poderá lhe atender, ela faz tours particulares, veja aqui.
carmaval de veneza 2 -_9
E por fim, uma dica interessante é que se você não quiser estar na praça em pé pode comprar ingressos para sentar no parterre, cadeiras próximas ao palco, ou ficar em alguns “camarotes”, todos eles vendidos pelo site oficial aqui.
Se quiser, porém, fazer fotos do alto, pode optar por visitar a parte superior da Catedral de San Marco (a pagamento) e assistir dali o desfile.
carmaval de veneza 2 -_1 carmaval de veneza 2 -_3 carmaval de veneza 2 -_4
E divirta-se!!!

 

Mais dicas:

Saiba mais:

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Deyse Ribeiro
Deyse Ribeiro mora na Toscana desde 2007, onde é guia de turismo habilitada, autora do blog Passeios na Toscana. Ela trocou as colinas de Minas pelas colinas do Chianti, o queijo mineiro pelo pecorino e a cachaça do interior pelo vinho Brunello, e começou uma vida nova “sob o sol da Toscana”. Entende o complexo mundo do turismo na Itália, é especialista em trufas (tartufo), fez curso de sommelier, e apaixonada por arte e história. Em 2017 abriu o Passeios na Toscana Reservas Turísticas.

12 Comments

  1. Antônio Luis Médici / 26/10/2017 at 22:39 /Responder

    Olá Deyse prazer, eu sou Antônio Luis , e estava pesquisando suas dicas pois pretendo ir dia 03/02/2018 para Veneza , em pleno carnaval. Mas entrando na página ,não consegui encontrar onde e como compro ,por exemplo , ingresso para um baile de salão ou um camarote para ver os desfiles na Piazza San Marco ? não achei onde entrar e mostrar as opcões de compras . Se tu puderes me ajudar , muito grato ficarei . A principio entrei onde diz ” aqui ” mas depois não achei opçoes de compra para o carnaval 2018. Obrigado se puder responder !

    • Deyse Ribeiro
      Deyse Ribeiro / 27/10/2017 at 00:08 /Responder

      Antonio, tudo bem?
      Então, os links não estão ativos porque ainda não estao à venda.
      Nos atualizamos sempre os textos e colocaremos os links assim que colocarem à venda ok?
      obrigada e boa viagem.

  2. Silvia Cruz-Pierce / 02/02/2017 at 02:07 /Responder

    Ola Andre, qual baile voce acha melhor? Doge, mascheranda ou casanova

    • Deyse Ribeiro
      Deyse Ribeiro / 02/02/2017 at 02:36 /Responder

      Silvia, a autora sou eu, Deyse… rsss
      Não fui em nenhum destes 3, mas parece que o Dodge é o melhor (e tambem mais caro), mas o Mascherando parece ser também muito bom.
      Bom carnaval!!!

  3. andre / 27/01/2017 at 17:47 /Responder

    Boa tarde! Teria a relação das festas de 2017?

    • Deyse Ribeiro
      Deyse Ribeiro / 30/01/2017 at 20:10 /Responder

      Ola André, acabei de atualizar o post com as datas e eventos de 2017! Obrigada.

  4. Ricardo Marcatto / 06/01/2017 at 15:12 /Responder

    Olá tudo bem?

    Pretendo ir com minha mulher no carnaval 2017 a Veneza,poderia me ajudar em relação a fantasias aonde podemos alugar?

    • Deyse Ribeiro
      Deyse Ribeiro / 15/01/2017 at 17:54 /Responder

      Ricardo, no texto esta o link das lojas onde é possível alugar as fantasias, tente nelas.
      Boa viagem!

  5. Victor Baldino / 08/11/2016 at 02:51 /Responder

    Olá, Deyse! Tudo bom? Os festivais que ocorrem na Piazza de San Marco são abertos ao público ou é necessário comprar ingressos?

  6. Cristiane / 11/05/2016 at 03:54 /Responder

    Olá Deyse, irei para a Itália no carnaval de 2017, e gostaria de saber se na terça feira que é o feriado, a Basílica São Marco, o Palazzo Ducale, a Santi Giovanni e Paolo, Accademia, entre outros lugares abrem , Obrigada.

    • Deyse Ribeiro
      Deyse Ribeiro / 11/05/2016 at 08:43 /Responder

      Cristiane, a basilica é sempre aberta, so fecha na hora das missas, durante o carnaval. Ja os outros museus seguem, em geral, horário normal, e não fecham no feriado. Porem não posso garantir porque ainda nao ha o calendário de 2017 de funcionamento, somente ano que vem. Bom passeio!

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.