By

Veja algumas dicas de delícias gastronômicas imperdíveis no Testaccio, local ideal para “degustar” Roma!

O bairro romano Testaccio é um verdadeiro paraíso para os turistas. Este distrito da classe trabalhadora, que muitas vezes era negligenciado pelos turistas durante uma visita a Roma, é frequentemente visitado pelos romanos, é o coração da cozinha romana. Graças ao grande mercado, aos muitos restaurantes e delicatessen e a longa história culinária, o Testaccio se tornou o local ideal para “degustar” Roma.

Por que o Testaccio é o bairro da autêntica culinária Romana?

Testaccio é considerado a raiz da culinária de Roma devido ao matadouro, ou Mattatoio, que existia ali desde 1890. O matadouro desempenhou um papel muito importante no desenvolvimento da cozinha do Testaccio.

testaccio 7

foto de painel do mercado

Os trabalhadores do matadouro frequentemente recebiam o “quinto quarto“, além de seus salários – a parte da carcaça dos animais – a cabeça, a cauda, ​​as patas e as entranhas dos animais, eram chamadas de “quinto quarto” porque seu peso correspondia a um dos outros quatro quartos mais nobres dos animais.

Naquela época, esses pedaços ainda não eram considerados pelas famílias mais ricas e, assim então, os “vaccinari”, nome dados aos trabalhadores, recebiam estes pedaços como um pagamento extra. Daí vem também o nome de um dos pratos típicos mais famosos de Roma, a “rabada à maneira dos vaccinari” ou seja, “coda alla vaccinara”. Os trabalhadores então levavam essas partes dos animais para serem cozidas nas tabernas próximas ao matadouro.

800px Coda alla vaccinara 01

coda alla vaccinara – wikipedia commons

Desta forma, foram criados pratos romanos clássicos, como a coda alla vaccinara (rabo de boi assado), trippa alla romana (tripa de boi cozida lentamente em molho de tomate) e rigatoni alla pajata (macarrão com intestino de vitelo).

Tem muita gente (leia-se eu) que tem … digamos …  dificuldade em comer esses pedaços não preciosos de boi e porco, mas nem por isso pode deixar de “experimentar” o Testaccio, pois há outras delícias a serem encontradas na região.

roma testaccio onde comer 24

Endereços imperdíveis, de comida de rua a restaurantes:

O primeiro endereço culinário neste distrito é o mercado coberto do bairro – MERCATO DEL TESTACCIO – que fica numa praça entre as ruas Beniamino Franklin, via Alessandro Volta, via Aldo Manuzio, via Lorenzo Ghiberti.

Na área do mercado coberto você encontrará uma variedade de frutas e vegetais frescos. A banca de vegetais de Paola e Francesca é um deleite para os olhos.

roma testaccio onde comer 35

Outra parada obrigatória é a barraca La Prosciutteria di Enzo e Lina, repleta de presuntos e queijos mais saborosos de toda a Itália, de pecorino romano a burrata super fresca direto da CampaniaEste casal adorável tem uma prosciutteria há trinta anos!

roma testaccio onde comer 20

Se você tiver alugado um apartamento em Roma ou tiver acesso a uma cozinha, pode optar por comprar uma massa fresca para cozinhar em casa com o Le Mani in Pasta. Uma loja de massas do Chef Alessandro, com uma paixão por comer bem, com ingredientes simples e de bom gosto, produz massas frescas rigorosamente feitas à mão e respeitando a tradição. Ravioli, nhoque e tonnarelli são apenas alguns dos produtos sempre disponíveis no balcão, preparados todos os dias, escolhendo os ingredientes mais frescos e as farinhas orgânicas.

Como dizia Federico Fellini,  “a vida é uma combinação de macarrão e magia”!

Impossível resistir ao cheiro dos suplì e da alcachofra frita do Supplizio, que tem este nome por causa do seu famoso suplì. Aos olhos lembra a nossa coxinha, porém são preparado com arroz (carnaroli, arborio ou vialone nano) cozido em água salgada, temperado com molho de carne – ragú – , pecorino romano e depois de resfriado, é manipulado para ganhar sua famosa forma com ovos crus. Ao interno se recheia com uma tira de mussarela, depois é passado na farinha de rosca e frito em óleo fervente. Além do tradicional, há vários opções diferentes para você provar!

Em um dos cantos mais remotos do mercado você encontrará Mordi & Vai do Sergio Esposito. O Sergio trabalhou como açougueiro muitos anos, e depois que se aposentou, decidiu trabalhar de novo atrás do balcão, porém em sua loja de panini,  com todas as carnes romanas típicas. Nesta loja ele vende todos os pratos típicos romanos famosos em um sanduíche. Você escolhe trippa  ou coda alla vaccinara (rabo de boi), para a coratella (coração, pulmões e fígado) ou para polpette (almôndegas) de acordo com a receita da avó.

Bom, toda essa delícia vai acompanhada de um bom vinho certo? Vá a “La Spina di qualità” Box 7.

Orazio, um dos maiores poetas da antiguidade, mestre da ironia e da arte de viver, disse: “nessuna poesia scritta da bevitori d’acqua può piacere o vivere a lungo”(nenhuma poesia escrita por bebedores de água pode agradar ou sobreviver muito). Para aqueles que querem trazer um pouco de poesia em sua vida, a loja n. 7 é ponto obrigatório, porque aqui há vinhos que são a poesia da terra e são ideais para quem gosta de beber bem e viver bem (tipo eu, hahah)!

Nesta loja se vende como nos pequenas lojas de interior, ou seja, o vinho “alla spina”, a granel, não engarrafado, todos os produtos vitivinícolas oferecidos são selecionados com competência pelos donos, dois romanos “testaccini”, amantes da boa bebida. Não perca a grappa, licores diferentes e provem os vinhos do Lácio!

Outro local imperdível em Testaccio, já fora do mercato é Volpetti (Via Marmorata 47). Experimente um pedaço de delicioso queijo trufado, um pedaço de Parmigiano Reggiano, uma fatia de Prosciutto di San Daniele que derrete na boca e salame com Barolo. Eles tem de tudo ali, vinagre balsâmico, pão fresco, biscoitos de amêndoa crocantes que ainda estão quentes do forno, esta loja é o paraíso dos gourmets!

Ao virar da esquina da delicatessen, fica a  Taverna Volpetti (Via Alessandro Volta 8), uma tavola calda onde você pode comer. A pizza assada aqui é de acordo com o jornal italiano Il Messaggero a número três das dez melhores pizzas de Roma.

Os amantes de doce também devem passar pela Pasticceria Barberini (Via Marmorata 43). A vitrine está cheia de biscoitos, macarons, croissants e pastelarias – e tem como não provar? … Eu amei o doce feito com pistache e chocolate!

roma testaccio onde comer 11 1

Outros locais “doces” imperdíveis são a Pasticceria Guerrini (Via Galvani) e a Pasticceria Linari (Via Nicola Zabaglia, 9). A última é conhecida pelos seus biscoitos e como eu fui na época do carnaval, nada  melhor que experimentar o biscoito típico, chiacchiere (temos texto sobre ela aqui) . Ah, a famosas ciambelle (tipo donuts) de manhã cedo estão sempre quentinhas!

Aproximadamente ao lado de Barberini você encontrará Trattoria Perilli (Via Marmorata 39), aberta desde 1911. É um endereço distante do moderno, mas o rigatoni alla carbonara aqui servido é talvez o melhor em toda Roma.

Você pode almoçar ou jantar no Testaccio no Flavio al Velavevodetto (Via di Monte Testaccio 97). Em um ambiente atmosférico construído no lado do Monte Testaccio, este renomado restaurante serve autêntica cucina romana sob o olhar atento do chef Flavio de Maio. Não perca sua premiada Carbonara, bem como os excelentes pratos romanos de carne. Ah, e seu tiramisu com uma surpresa de chocolate é para comer rezando.

roma testaccio onde comer 1

Se você tem fome para comida de rua, ai não pode voltar de Roma sem “testar” o famoso Trapizzino,  sempre lotado (Via Giovanni Branca 88). Aqui Stefano Callegari faz sua famosa “pizza enrolada” : triângulos de massa de pizza cheia de vegetais, ou carnes, o menu é extenso. Há opções mais radicais como trippa alla romana, ou coda alla vaccinara (rabo de boi) … para os fortes!

Quer um cappuccino ou um cocktail em um ambiente especial? Em um canto verde em Testaccio, você encontrará um bonde antigo que foi transformado em um bar especial: Tram Depot (Via Marmorata, 13). Em parte, graças ao excelente terraço, um lugar ideal para um pit stop!

roma testaccio onde comer 2

Bom, espero que essas dicas tenham te inspirado a “provar” Roma! Coloquei no mapa os locais acima e outros para que você possa aproveitar sua estadia.

E como eu sempre digo… não seja um turista comum, experimente caminhar sem rumo e encontrarás lugares maravilhosos. Roma é ideal pra isso!

 

Mais dicas:

Saiba mais:

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Deyse Ribeiro
Deyse Ribeiro mora na Toscana desde 2007, onde é guia de turismo habilitada, autora do blog Passeios na Toscana. Ela trocou as colinas de Minas pelas colinas do Chianti, o queijo mineiro pelo pecorino e a cachaça do interior pelo vinho Brunello, e começou uma vida nova “sob o sol da Toscana”. Entende o complexo mundo do turismo na Itália, é especialista em trufas (tartufo), fez curso de sommelier, e apaixonada por arte e história. Em 2017 abriu o Passeios na Toscana Reservas Turísticas.

2 Comments

  1. valduir pagani / 25/04/2018 at 19:09 /Responder

    Adorei o site de vocês. Já conheço boa parte da Italia e pretendo, na próxima viagem, conhecer a costa leste, cidades do Mar Adriático, desde San Marino até a Sicília. O que vocês me recomendam de passeios, tours, visitas, gastronomia nessa região?

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.