By

Conheça as delícias culinárias imperdíveis nas Feiras de Natal na Itália, porque além de ser atraída pelas atmosfera natalina das feiras, a principal razão pela qual eu gosto de visitar os mercados de Natal é por suas comidinhas… hummm

Os mercados de Natal na Itália são geralmente muito precisos, bem organizados, cheios de coisas para ver. As cabanas de madeira ricamente decoradas, as bolas de Natal, licores, decorações e brinquedos de Natal, transformam tudo num ambiente quase mágico.

Mercadinhos de Natal na Itália?

mercado-de-natal-de-merano_5

Mercados de Natal nascem na região da Alsácia, os primitivos tinham o nome de Mercados de San Nicola porque eram organizados em torno da festa do santo (06 de dezembro). Com a Reforma Protestante (1517), e o posterior abandono do culto dos santos, os mercados foram chamados de  Christkindlmarkt ou Weihnachtsmarkt, ou seja mercado do advento (nascimento de Jesus).

Com o tempo, os mercados se espalharam na região alpina (Alemanha, Áustria e França) para aterrissar na Itália apenas em tempos relativamente recentes. O mercado de Bolzano nasceu em 1990. A partir daí se espalhou pelo Trentino com Bruinico, Bressanone, Vipiteno e Merano.

Em seguida a tradição do Mercadinho de Natal se espalhou por toda a Itália, com outros lugares que têm grande relevância no turismo local. Atravessando o arco alpino e envolvendo as cidades do Piemonte e do Valle D’Aosta, os Mercadinhos de Natal se misturaram com as tradições históricas locais e como aquelas dos presépios de Nápoles e Bolonha, chegando nas praças de várias cidades italianas de norte a sul.

mercado-de-natal-de-merano_8

Hoje, só na Itália, são várias centenas de eventos que se associam com as palavras “Mercado de Natal”. Na Itália não existe uma organização única para os Mercado de Natal, não há critérios institucionalizados que determinam o título, por isso, é muito comum usar a expressão de “Mercatino Tedesco”, ou seja “mercado alemão”, para indicar que o mercado é feito de acordo com a tradição alemã com produtos Alpinos e casas de madeira, e “Mercatino Tradizionale” para aqueles que respeitam a tradição de natal local, como com presépios napolitanos ou bolonheses.

O que não deixar de provar nos Mercadinhos?

De coisas boas pra provar nos mercados de Natal no Trentino não faltam, existem dezenas, por isso aqui vou fazer um breve resumo dos meus favoritos, para você ter uma idéia do que provar:

Para beber

trentino-mercadinho-de-natal-gastronomia-pratos_2

Bombardino

  • Parampampoli: Nascido em Rifugio Crucolo em Valsugana, esta bebida alcoólica maravilhosa é servida com a chama e é feita com aguardente, café, vinho, mel, açúcar e especiarias (receita, no entanto, é top secret). Ok, por isso parece uma coisa terrível, mas eu juro que é a bebida perfeita para mantê-lo aquecido nos dias mais frios!
  • Vin brulé: a bebida mais clássica em todos os mercados de Natal em todo o mundo! Para mim, este vinho quente aromatizado com especiarias não é a melhor coisa do mundo, mas é o que as pessoas mais bebem nos mercados. Mas, se não inspirá-lo, nos mercados de Natal em Trentino e Alto Adige você encontra bebidas feitas de maçã e rum.

  • Bombardino: É encontrado em todo o norte da Itália, há aqueles que amam e aqueles que odeiam. Eu sou daquelas que adora! Esta bebida é feita com gemada, creme, café e brandy.
  • Tè del contadino: chá do fazendeiro, seria esta a tradução. Nada mais é que um chá local feito com várias ervas e com suco de pêssego. Não só o chá do “contadino” faz sucesso, mas sim vários outros… uma opção para quem não quer uma bebida alcoólica, mas quer se esquentar, você vai observar, todo mundo passeia com uma xícara na mão.
mercado-de-natal-_1

Bolzano: tè del contadino, queijo derretido (formaggio sfuso) com batatas e speck, e pão com queijo derretido com speck

Para comer

  • Formaggio fuso: qualquer coisa com queijo derretido fica bom não é? Eles usam muito a versão do raclette, com queijo derretido, que vai colocado no pão, nas batatas (delicioso), e também na polenta.
  • Polenta: você vai encontrar de todo jeito, com linguiça, com queijo (meu preferido), com cogumelos e com goulash. Ha ainda outras versões de polenta, como a com grão saraceno. É um prato típico que você vai encontrar em qualquer lugar no Trentino e em qualquer época, mas aqui para os mercados é bom para assistir aos “polentai” que estão ocupados em torno dos grandes caldeirões de cobre onde há polenta. É uma delícia quando misturada com queijos de montanha ou combinado com salsichas tradicionais do Trentino, é transformado em um delicioso almoço.
  • Canederli: Estes gigantes de bolinhos de pão são preparados com muitos ingredientes diferentes, como o queijo, bacon, speck e espinafre.Você encontra com brodo (caldo de cozimento), com queijo sfuso (derretido), e com goulash, prove com  manteiga e parmesão!

  • Zelten: O bolo típico feito com frutas secas e frutas cristalizadas. Apenas para os amantes do gênero!
mercadinhos-de-natal-trentino-trento

Strauben

  • Strauben: Eu sou apaixonada por isso! Se você não sabe o que é, eu convido você a experimentá-lo! Eu tenho certeza que este bolo frito e servido com açúcar em pó ou geléia de morango vai deixá-lo louco!
  • Treccia Mochena: é uma simples trança de massa folhada ou brioche, cheio de marmelada de mirtilos e creme!

E você pode comer tudo isso, se esquentando, porque não é sò porque você esta na rua que não pode ser aquecer! No Mercado de Merano há ainda essas mesas, de tanto em tanto, com fogueira para se aquecer enquanto se delicia com seu prato.

mercado-de-natal-de-merano_7

Mais dicas

Saiba mais

One Comment

  1. O miau / 29/11/2019 at 16:09 /Responder

    Só delícias!

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.