12 Curiosidades sobre a Úmbria

 •  0

Por

Com certeza você conhece ou já ouviu falar de Assis ou de Perugia. Ambas são cidades famosas localizadas na Úmbria. Mas agora eu te pergunto: quantas curiosidades sobre a Úmbria você conhece?

Sem dúvida a Úmbria é uma terra rica em tradições, lendas e grandes invenções. Além disso, é o local de nascimento do santo padroeiro da Itália São Francisco. Mas não é só isso…

Assim, para quem adora saber mais sobre as regiões da Itália, aqui estão 12 curiosidades sobre a Úmbria que talvez nem todo mundo conheça.

 

1. A Úmbria fica no centro da Itália

A região da Úmbria é dividida em duas províncias – Perúgia e Terni – e tem uma população de cerca 880.000 habitantes.

Além disso, a Úmbria está situada no centro da Península Itálica, que por sua vez se encontra no centro do Mediterrâneo. Ela faz fronteira com as regiões da Toscana, Marche e Lazio.

 

2. É chamada de “Coração Verde da Itália”

curiosidades sobre a Úmbria

A paisagem ao longo do caminho entre Colfiorito e Pale, cidades da Úmbria.

Na Itália, a Úmbria é conhecida como “o coração verde da Itália”. De fato, uma grande parte da região permanece selvagem e indomada.

Os picos dos montes são cobertos por bosques que abrigam muitas espécies de animais selvagens, como  javalis, veados, porcos-espinhos, nútrias e águias.

Além disso, a flora nativa também é bem diversificada. Há ervas selvagens em abundância e muitas frutas silvestres, bem como trufas, frutas vermelhas e infinitas variedades de cogumelos.

3. O nome “Úmbria” tem origens na antiguidade

curiosidades sobre a Úmbria

Antes da era romana, a língua falada naquela parte central da península itálica era o umbro, o qual tinha ligações com o osco e com o latim.

De fato, não só o nome, mas também a região tem origens muito antigas. A comunidade pré-histórica dos úmbrios, que ocupava inicialmente a área dos Apeninos situada entre o Mar Adriático e o rio Tibre, é considerada a mais antiga que já habitou a Itália.

 

4. Curiosidades sobre a Úmbria: o 4º maior lago da Itália

experiências na Úmbria

Lago Trasimeno

Uma das curiosidades sobre a Úmbria é que é lá que está situado um dos maiores lagos da Itália! Trata-se  do Lago Trasimeno, rodeado por lindos castelos e encantadoras cidades medievais.

Além disso, graças ao microclima do lago, por lá se produz ótimos vinhos!

 

5. Foi lá que nasceu São Francisco

Basílica de São Francisco em Assis

Assis, cidade localizada na Úmbria, é o berço de dois santos muito significativos para o catolicismo: São Francisco e Santa Clara. São Francisco é considerado o protetor dos animais, além de ser o padroeiro da Itália.

Ao mesmo tempo, Assis é conhecida como a cidade da paz. O lugar é um dos principais destinos de peregrinação na Itália.

Enfim, se você estiver visitando Assis, deve visitar a Basílica de São Francisco e as igrejas de Santa Clara.

 

6. A cidade das flores

curiosidades sobre a Úmbria

Foto: Sterling Lanier – Unsplash

Sabe aquelas cidadezinhas floridas que povoam as redes sociais? Sem dúvida uma delas é Spello.

Spello é um vilarejo que fica na província de Perugia e faz parte do circuito das Aldeias Mais Bonitas da Itália. E, claro, é um título digno dessa beleza toda florida!

Mas não é só isso. Além das flores, é uma cidade cheia de arte, história, cultura e ótima comida, perfeita para visitar em um dia.

Além disso, Spello é muito tranquila, ideal para quem deseja umas férias relaxantes e está posicionado de tal forma que em pouco tempo é possível chegar a algumas das cidades mais interessantes da Úmbria, como Bevagna, Perugia, Foligno, Spoleto, Lago Trasimeno, etc.

 

7. Curiosidades sobre a Úmbria: a maior árvore de natal do mundo

maior árvore de natal do mundo

Sabia que a maior árvore de Natal do mundo fica na Itália? Pois é, você pode admirá-la na cidade de Gubbio,  na Úmbria!

Montada nas encostas do Monte Igino, o qual domina a cidade, a árvore de Natal de Gubbio tem mais de 650m de altura e é formada por cerca de 300 fontes de luz de cores diferentes e mais de 250 luzes verdes que dão um efeito de cor único e muito especial. Devido ao seu tamanho gigantesco, em 1991, a árvore de Natal de Gubbio entrou para o Guinness como a maior árvore de Natal do mundo.

A árvore de Natal de Gubbio é iluminada todos os anos no dia 7 de Dezembro, permanecendo acesa e visível até o dia 10 de janeiro.

 

8. E também a maior cachoeira artificial

Curiosidades sobre a Úmbria

A cascata delle Marmore é uma cachoeira impressionante e artificial que foi criada pelos romanos para drenar a água do rio Velino. Tem 165 metros de altura e uma localização deslumbrante, rodeada por uma vegetação luxuriante.

A cachoeira fica a poucos quilômetros de Terni, então se você estiver perto da cidade, não se esqueça de visitar este lugar espetacular.

 

9. Curiosidades sobre a Úmbria: a lenda de São Valentim

Curiosidades sobre a Úmbria

Basílica de São Valentim em Terni – Foto: WikiCommons

No dia 14 de fevereiro se comemora em diversos países do mundo o dia de São Valentim, que equivale ao dia dos namorados.

São Valentim nasceu na Úmbria e é o santo padroeiro de Terni. Conta a história que o Santo pacificou dois noivos que discutiam, dando-lhes uma rosa, tornando-se assim o protetor dos namorados.

 

10. A Úmbria tem vinhos excelentes

curiosidades sobre a Úmbria

Vinícola <a href="https://italiaparabrasileiros.com/umbria-visita-a-vinicola-zanchi/" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Zanchi</a> em Amelia

A Úmbria é repleta de grandes vinhos, desde os brancos secos feitos com a casta Grechetto ou os tintos corposos e complexos, como o Sagrantino de Montefalco.

Apesar de ter uma produção pequena ( 3% de toda a produção vinícola da Itália), a Úmbria é dividida em treze diferentes áreas vitivinícolas, sendo 11 com a certificação DOC e 2 com prestigiado DOCG. Cada área vinícola tem suas peculiaridades em termos de castas e/ou métodos de vinificação. A produção é quase igualmente dividida em vinhos tintos e brancos.

 

 

11. O mais importante festival de jazz

Foto: site oficial do evento

É na Úmbria onde acontece o mais importante festival de jazz da Itália: o Úmbria Jazz!

Durante cerca de 10 dias, durante o mês de julho, a cidade de Perugia se dedica ao melhor do jazz italiano e internacional (e não só).

O Umbria Jazz é um evento interessantíssimo, ainda mais numa cidade encantadora e medieval como a de Perugia, que explode de vida durante o evento.

Além disso, ele é um evento emocionante não só para os fãs de música jazz, mas também para quem ama música em geral. Portanto, não importa se você é um especialista em jazz ou não: visitar Perugia durante os dias de Umbria Jazz é uma boa, aliás, ótima ideia!

 

12. Curiosidades sobre a Úmbria: Festa dei Ceri

curiosidades sobre a Úmbria

Foto: Flickr – GregTheBusker

A Úmbria é uma região onde tradição, festivais e celebrações ainda têm um grande significado para os habitantes locais.

Por exemplo, a Festa dei Ceri é considerada o festival mais importante da Úmbria e é realizado na cidade de Gubbio.

Todos os anos, no dia 15 de maio, três equipes, cada uma dedicada aos santos padroeiros São Ubaldo, São Jorge e Santo Antonio, correm em meio às multidões que se reúnem na cidade com os seus trajes característicos e tradicionais de amarelo, azul e preto.

A corrida vai da praça principal em frente ao Palazzo dei Consoli até grande parte da montanha que fica em Gubbio. Cada equipe carrega a estátua de seu santo que é montada em um prisma octogonal de madeira, o qual pesa cerca de 280kg.

Esta tradição acontece desde 1160! O festival é uma celebração da devoção e da história da Úmbria.

 

***

Então, gostou de conhecer essas curiosidades sobre a Úmbria? Se acaso conhecer outras, compartilhe conosco usando a caixinha de comentários!

 

Mais dicas

  • Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
  • Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no Booking
  • Faça um passeio particular com Guias em Portuguêsveja aqui – e aproveite mais a viagem.
  • Procura Transporte na Itália? temos serviço de Van com Motorista e barcos.
  • Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
  • Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte

Saiba mais

 

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.