By

3

Na última vez que estive em Veneza, deparei-me pela primeira vez com uma ambulância e um barco de obras, com uma máquina de misturar cimento, ocupado da restauração de uma igreja. Fiquei pensando no trabalho que deve ser colocar pessoas desacordadas dentro da ambulância, assim como no quão desagradável deve ser o trajeto para as pessoas que estão doentes e sofrem com enjoos em barco. Inevitavelmente, também fiquei com a pergunta na cabeça: como Veneza foi construída? Como foram feitos os alicerces sobre as águas? Como é que Veneza não afundou?

Tours em Veneza

Conheça Veneza fazendo um passeio privativo com uma guia brasileira!

Como Veneza foi construída Ambulância em Veneza
Os primeiros moradores de Veneza habitavam nas poucas áreas de terra firme disponíveis que, em pouco tempo, ficaram completamente ocupadas. No entanto, a cidade continuava a crescer e a solução foi construir sobre as águas que separavam as ilhas.

A canalização das águas teve início com a construção de uma ensecadeira, ou seja, uma barreira temporária que bloqueava e redirecionava uma parte da água, seguida da drenagem e dragagem do canal. Após a limpeza do canal, iniciaram-se as edificações.
Como Veneza foi construída Para consolidar os fundamentos, foram fixados pilares de madeira de 2 a 5 metros de comprimento, um ao lado do outro, no solo instável da lagoa de água salgada. As colunas de madeira, circundadas por lama salina (rica em minerais) e sem contato com o ar atmosférico, petrificaram-se, formando o alicerce perfeito para a construção da cidade. Em cima dos pilares, eram colocadas tábuas de madeira e sobre elas, os edifícios começaram a ser construídos na segunda metade do século V. Até o século IX, as construções eram feitas só de madeira, a partir do século X, de madeira e pedra.

Os relatos das primeiras pontes, feitas de madeira e desprovidas de corrimão e parapeito, remontam ao século IX. As pontes de pedra surgiram no final do século XII.

Veneza Construção de Veneza Pontes em Veneza

O problema é que Veneza está sempre em movimento e o movimento das placas tectônicas empurra a cidade para baixo. A cidade está afundando de 1 a 2 milímetros por ano desde 2000, em algumas partes, de 3 a 4 milímetros. Se as taxas atuais de afundamento e de elevação do nível do mar mantiverem-se, Veneza poderá afundar até 80 milímetros em relação à altura média da água na lagoa nos próximos 20 anos.

Antes, o desafio era construir sobre as águas, agora, é não deixar a cidade afundar.

Veneza Como Veneza foi construída?

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

♦ Mapa                                                                                     

Wrong coordinates
Tags:

One Comment

  1. Hibernon Olegário Silva / 21/04/2019 at 05:00 /Responder

    Sensacional.

Deixe uma resposta

4

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.