Por

Veja como fazer os Cavatelli, uma deliciosa pasta curta típica do sul da Itália. Muitas regiões competem pela autoria desse formato, como Molise, Campania e até Sicilia. 

Os Cavatelli (“cavetiell” no dialeto Molise ou “cavatille” no dialeto de toda a região Vastese) são uma massa tradicional e produto alimentar tradicional do Molise, posteriormente adquiridos de partes da Puglia, onde também são chamados de capunti. Eles também são produzidos em Abruzzo, Campânia, Basilicata, Calábria e Sicília. Em Caggiano, por exemplo, eles levam o nome de crusìcchi (Cru-sicchi); em Gesualdo são chamados de cecaruccoli, em Ariano Irpino são chamados de cicatielli.

São feitos de uma mistura de sêmola de trigo duro e água (às vezes até com batata), com forma ligeiramente alongada e oca, por isso os cavatelli recolhem bem o molho que os acompanha. São degustados e servidos com molho de carne ou com vegetais como brócolis ou cardoncelli.

Em Campobasso os cavatelli são temperados com um molho onde se cozinham costelas de porco (tracchiulelle no dialeto) ou com cicoli de porco frito e servidos com spigatelli (spigatiell no dialeto). Em Montenero di Bisaccia, o prato típico da aldeia é cavatelli (cuzzutill em dialeto) com  ragù de ventricina.

Ingredientes:

  • farinha de sêmola de trigo duro 250gr
  • água 135 ml
  • 750 kcal totais – As calorias referem-se a 100 gramas de produto

Como preparar os cavatelli

Em uma tigela grande despeje a farinha  e a água. Comece a amassar por alguns minutos com as mãos.

Despeje a massa sobre uma superfície plana e continue a trabalhar com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea. Cubra a massa com filme plástico e deixe descansar por cerca de 30 minutos.

Passados ​​30 minutos, divida a massa em partes com aproximadamente o mesmo peso.

Com as palmas das mãos, faça girar a massa, de modo que se forme um tubo bem fino de massa. Com uma faca de lâmina lisa corte em bolinhos de cerca de 2 cm. Depois de preparar todo o gnocchi, arraste o gnocchetti em sua direção com dois dedos, assim você dará à massa a forma clássica de cavatelli.

Como acompanhar os cavatelli

Os Cavatelli pode ser acompanhado de várias maneiras, um dos condimentos mais usados ​​é o molho de tomate com ricota. Mas mesmo um molho clássico de cogumelos pode ser um acompanhamento delicioso, já no verão comer cavatelli com abobrinhas e camarões pode ser muito guloso. Ou seja, eles realmente acompanham todos os condimentos possíveis e imagináveis.

cavatelli – Foto: Wikipedia Commons

Como conservar os cavatelli

A melhor maneira de preservar os cavatelli é congelá-los. Coloque-os em uma bandeja e leve ao freezer por algumas horas. Assim que os cavatelli estiverem congelados, coloque-os todos em um saco e feche-os hermeticamente. Dessa forma, eles vão durar muito tempo. Para prepará-los não há necessidade de descongelá-los, coloque-os diretamente em água abundante com sal e deixe cozinhar.

 

Mais dicas

Saiba mais

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.