Mais que dicas, esse artigo é um relato de uma experiência avassaladora.Veja como fazer o passeio do Bernina Express, que é considerado o passeio de trem mais lindo do mundo!
Ele parte da cidade de Tirano, na Lombardia, e segue pelos Alpes Suíços até a badalada cidade de Saint Moritz, na Suíça. A linha ferroviária do Bernina Express foi declarada em 2008 Patrimônio Mundial UNESCO.

Primeiras paisagens do passeio. Na foto baixa, à direita, o viaduto de Brusio, uma das paisagens mais clássicas do passeio do Bernina
A minha aventura com o Bernina começou em Milão! Feliz a hora que tive que sair de Gênova, onde vivo, para mais um compromisso lá. Amante de viagens que sou e à caça sempre de novos roteiros, não perco uma única oportunidade de explorar a Itália. Tinha tempo já que estava de olho no passeio do Bernina, que da primeira vez que li ser classificado como o passeio de trem mais lindo do mundo, foi para o meu caderninho de desejos!
Após resolver tudo e fazer uns passeios por Milão, já 17h, estava quase desistindo de fazer o Bernina, iria dormir em Milão e ir para um lugar próximo que não conhecesse ainda, no dia seguinte. Só tinha 2 dias disponíveis (e foram 3 depois que conheci Tirano e resolvi dormir mais uma noite) e no caso do Bernina que devia pegar na pequena cidade de Tirano, sabia só ser viável fazer se pudesse dormir lá, porque se o desejo é de fazer o passeio ida e volta no mesmo dia, e não dormir em Saint Moritz, se deve pegar a luz do sol na ida e na volta, porque as paisagens são impagáveis e não vale a pena desperdiçar nada, nem no retorno, de modo algum!!! Melhor pegar o trem, seja normal ou panorâmico, pela manhã.
Após lutar contra mal estar na garganta e toda indisposição que tinha, de última hora corri para a Milano Centrale, já quase 18h, e foi a melhor decisão que podia tomar de roteiro naquele dia! Em vias de acabar a bateria do celular, consegui na fila para o ticket do trem fazer uma reserva para dormir em Tirano (Não façam isso!!! Os meus impulsos são viáveis como residente na Itália, turista profissional e claro falo o idioma italiano, ou seja, me viro, mas não recomendo, venham com tudo organizado!!!)
A viagem até Tirano dura cerca de duas horas e meia. Até chegar lá foi um sufoco no trem, não tinha áudio para saber em que estação o trem estava parando, era de noite, não conseguia ver placas nas estações com a neblina, então falei com os italianos que estavam no trem e me juntei a uma moradora de Tirano para descer junto, ufa… Ao chegar na cidade toda a minha ansiedade deu lugar a felicidade, que lugarzinho mágico!!! Me apaixonei de cara, Tirano é lindaaaaaaa e imagina no outono!!! Além dos moradores locais serem muito fofos, quanta gente simpática! Tem hotéis, B&B, o que precisar, logo na frente da estação de trem, porque a cidade é pequena e a rua principal fica na frente das estações, de trem normal e da estação do Bernina, uma ao lado da outra. Ao acordar para tomar café da manhã e partir no Bernina, me deparei com essas paisagens:
Bernina, o “trenino rosso”
Dos belos vinhedos de Tirano, passando por geleiras até chegar em Saint Moritz, passeio para adultos e crianças, em todo caminho surpresas, uma ferrovia de conto de fadas que em 2010 festejou aniversário de 100 anos.
O passeio do Bernina começa contemplando em sua primeira curva, a Basilica della Madonna di Tirano, de 1504. Prossegue subindo entre paisagens de castanheiras e vinhedos de Valtellina, com todas as pessoas rapidamente coladas nas janelas, como a não perder um minuto de um sonho real. Logo o trem passa pelo viaduto de Brusio, um dos lugares mais fotografados do passeio.
Continua até Poschiavo, já na Suíça, passando pelo lago verde local e em seguida subindo até 2.253 metros, na estação de Ospizio Bernina, ponto mais alto do passeio, uma escalada ferroviária de ponte a ponte, túnel a túnel, curvas a curvas, do planalto de Cavaglia, com o seu parque geológico “Giardino dei Ghiacciai” ou Jardim das Geleiras, para finalmente chegar na estação de Alp Grüm, com vista panorâmica para o “ghiacciaio del Palù” (geleira).
Daqui se começa a descer e se passa pela parte que achei mais linda e fantástica do passeio, surreal, emocionante, o Lago Branco e o “Lej Nair” (Lago Negro)😃.
Vamos passando por paredes de neve e tem horas que se vê tudo branco, inclusive o céu, parece que estamos em outro planeta. Continua com as estações Bernina Lagalp, Bernina Diavolezza até a grande geleira Morteratsch, passando pela estação homônima na floresta. Já perto de concluir se chega em Engadina, primeira parada de Pontresina, e daqui finalmente, depois da última volta nos bosques, se chega a Saint Moritz! Hora de comprar chocolates suíços hahaha!!!
Veja o vídeo:
Informações úteis
- Em qualquer lugar que o turista se hospedar em Tirano, pode solicitar o folder com os horários do Bernina normal e panorâmico, ida e volta, paradas, e próximo trem para seguir viagem (quem desceu do normal). Essa tabela do Bernina contém além dos horários, os dias, feriados, diferenças por épocas do ano etc. Clique aqui para ver os horários diretamente no site do Bernina.
- O ideal de fato é dormir na cidade um dia antes do passeio. São diversos horários para o normal, para o panorâmico são bem reduzidos. No caso do panorâmico, se vai direto para Saint Moritz. Em novembro, o primeiro horário do panorâmico é 9h 40min e o segundo só depois das 14h, então saindo de tarde não tem como ir e voltar no mesmo dia e aproveitar as paisagens na volta, melhor então pegar o de 9h 40min. A duração da viagem é de um pouco menos de duas horas e meia, depende do trem, são 55km de Tirano até Saint Moritz.
- Ao utilizar lanchonete, fazer compras, na estação de trem de Saint Moritz, o euro é aceito e observei local que devolve o troco em euro mesmo e local que recebe euro e dá o troco em franco suíço. Se não desejar receber troco em moeda suíça, pode pagar o valor exato sem precisar de troco, ou pagar em débito ou cartão de crédito.
- Importante: É preciso estar em posse do passaporte para comprar e realizar o passeio com o Bernina Express!
Como fazer o passeio do Bernina Express
- Eu fiz o passeio do Bernina por conta própria, com saída de Tirano até Saint Moritz. Paguei €62 para ir no Bernina normal e voltar no panorâmico |(valor convertido porque os preços do Bernina são em franco suíço). Para ver todos os valores, que dependem da sua estação de partida e da classe de viagem, clique aqui.
- Se você quiser ter mais comodidade, há excursões guiadas e em grupo com saída de Milão. Clique AQUI para saber mais sobre o passeio do Bernina Express com embarque no hotel ou AQUI para conhecer o passeio comum com saída de Milão.
Demais informações:
Telefone da estação do Bernina +39 0342.701353
O escritório de informações turísticas de Tirano fica junto com a estação de trem do Bernina, sugiro aproveitar um pouco a cidade que é linda e lá pode receber informações sobre o passeio e Tirano. Ufficio Informazioni Turistiche: Piazza Stazione
Telefone: +39 0342.706066
Não deixe de ler o outro texto –> O que ver em Tirano, a cidade do Bernina
Onde se hospedar em Tirano
Na primeira noite dormi em um hotel muito agradável, da rede Saint Jane, o Hotel Bernina. Na verdade são prédios diferentes que pertencem ao mesmo grupo, então dormi em um prédio e o café da manhã era no outro, onde tinha a recepção, restaurante etc… Boa qualidade e equipe toda muito gentil, essa área principal perto das estações de trem e Bernina, concentra a maior parte dos lugares para se hospedar.
Na segunda noite resolvi dormir no Bed & Breakfast Tirano, era na verdade minha primeira opção, mas a suíte panorâmica que queria estava reservada no dia anterior e fiquei no hotel. Esse B&B é tudo de bom e um pouco mais, equipe extremamente agradável, tem um bistrô maravilhoso no térreo ( Merizzi Caffè), a suíte um encanto, na verdade é quase um apartamento, só faltou a cozinha porque é entrada principal, quarto, outro quarto tipo recepção e banheiro com varanda. Uma vista panorâmica no teto do quarto principal, eu amei tudooooo!!! De manhã dormi muito e perdi o café da manhã e o proprietário, um amor de pessoa, mandou preparar um café especial para mim em plena hora de almoço, muita gentileza. Super recomendo!!!😊
Como ir a Tirano
- De carro: De Milão vai pela SS 36 e depois a SS 38 (Milão – Lecco – Sondrio).
- De ônibus: Linha MILÃO -LECCO – (Teglio/Aprica) – BORMIO – Santa Caterina Valfurva – (Livigno) www.busperego.com
- De trem: Linha FS Milão – Lecco – Sondrio – Tirano (direto da Milano Centrale)/ Linha FS Bérgamo – Lecco – Tirano/ Linha FS Como – Lecco – Tirano. Clique AQUI para ver horários ou adquirir seu bilhete de trem online.
Bom passeio! 😉💚❤
Mais dicas
- Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
- Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no Booking
- Faça um passeio particular com Guias em Português – veja aqui – e aproveite mais a viagem.
- Procura Transporte na Itália? Temos serviço de Van com Motorista e barcos, aluguel de carro, e compra de bilhete de trem em português.
- Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique com uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
- Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte
Saiba mais
* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.
145 Comments