By

Quando pensamos nas cidades da Ligúria para conhecer, imediatamente nos vem em mente a beleza dos cinco vilarejos das Cinque Terre. Mas a Ligúria é mais que isso! A região é cheia de tesouros naturais e oferece aos visitantes uma grande variedade de paisagens.

Mas esta terra também possui várias cidades e vilas maravilhosas, perfeitamente fundidas no maravilhoso cenário em que se encontram. Há muitos lugares bonitos de grande interesse para visitar, por este motivo aqui vão 10 dicas de cidades da Ligúria para você incluir no seu roteiro!

 

 

Gênova

cidades da Ligúria

Não poderia não começar por Gênova, a capital da Ligúria, uma das muitas encantadoras cidades italianas que atraem viajantes pela arquitetura e gastronomia, além de ser um dos principais portos de embarque de cruzeiros na Itália.

Embora algumas partes da cidade ainda sejam bastante industriais, o centro histórico apresenta toda uma arquitetura renascentista e barroca, além de uma grande quantidade de museus e galerias. Outra grande atração de Gênova é seu Porto Antigo, onde fica, entre outras coisas, um dos maiores Aquários da Europa.

Gênova pode ser um ótimo destino para mergulhar na arte ou como um ponto de partida para explorar a chamada Riviera Italiana.

 

Camogli

Casinhas coloridas, quase sempre de frente para o mar, são algo que você vê em diversas cidades da Liguria, é algo bem comum. Mas em Camogli elas oferecem vistas tão bonitas, que não dá para esquecer.

Camogli está situada em um trecho do litoral a leste da cidade de Gênova, da qual dista pouco mais de 20km. Faz parte do cartão postal desta linda vila também o castelo de Dragonara, que fica no final da praia.

A partir de Camogli é possível ir até San Fruttuoso, uma abadia milenar que fica numa prainha de águas cristalinas. San Fruttuoso é acessível apenas de balsa ou por uma trilha que passa pelo parque de Portofino.

Camogli e San Fruttuoso são lugares verdadeiramente relaxantes, onde os visitantes podem fazer uma pausa no ritmo agitado da cidade e desfrutar de um passeio entre boa comida e paisagens maravilhosas.

 

Portofino

Provavelmente Portofino é, junto com Cinque Terre, o lugar mais famoso de toda a Ligúria! Sua fama começou no início dos anos 50 e se tornou um destino de férias favorito de muitas estrelas de Holywood, como Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Madonna e Leonardo Di Caprio.

No entanto, Portofino não é apenas um lugar vip. Na cidade há também muitos lugares bonitos que podem ser admirados por turistas “normais”. Com certeza você deve visitar o Castelo Brown ou o lindo farol local. Da praça em frente ao farol, você pode admirar uma vista fantástica do mar. 

 

Santa Margherita Ligure

cidades da Ligúria

Foto: WikiCommons

Santa Margherita Ligure, carinhosamente chamada “Santa” por seus habitantes, é uma cidadezinha de praia encantadora localizada a 30km de Gênova e 7km de Portofino.

Tem clima ameno, ruazinhas adoráveis, casinhas coloridas e uma vida noturna bem agitada (inúmeras discotecas e clubes). Tudo isso faz deste lugar uma das cidades mais populares e famosas da região.

 

Portovenere

cidades da Ligúria

Portovenere marca o extremo oeste do Golfo dos Poetas, uma área famosa por convidados ilustres como Mary Shelley e Virginia Woolf. Reza uma lenda que, uma vez, o poeta inglês Lord Byron nadou mais de cinco quilômetros através do golfo, embora não haja nenhuma evidência histórica dessa façanha.

Ainda assim, uma gruta marítima com esse nome é uma das atrações do Parque Natural de Portovenere, composto por um promontório e três pequenas ilhas. A herança cultural da cidade sugere uma forte associação medieval com a República de Gênova: entre os pontos de maior interesse estão as muralhas da cidade, um castelo com vista para o mar e a igreja de São Pedro.

 

Lerici

Lerici é uma das minhas dicas de cidades da Ligúria para visitar. Foto: WikiCommons

Já bem próximo da divisa da Ligúria com a Toscana, Lerici é uma vila que encanta pela beleza e graça. Domina a cidadezinha o castelo, datado de 1152, que hoje abriga um museu, mas que séculos atrás era o mirante que vigiava o mar e qualquer ataque de piratas.

Suas praias douradas são maravilhosas e a natureza que a cerca é um manto verde sobre o qual se reflete a luz do céu e o azul do mar. O coração da alma marítima de Lerici é seu povoado, Tellaro, uma charmosa e pitoresca vila de pescadores, que também é imperdível!

 

Apricale

cidades da Ligúria

Foto: WikiCommons

Também chamada de “terra dos artistas”, mas também “terra do sol” devido à sua localização maravilhosa, com vista para uma colina bem no meio de oliveiras, Apricale é um dos vilarejos medievais mais representativos e bem preservados da região.

Entre becos de pedra emoldurados por vários murais e praças pitorescas, os visitantes respiram uma atmosfera atemporal sem igual. Não deixe de visitar o Castelo do Lagarto com seu importante museu.

Uma dica: Perto de Apricale fica Dolceacqua, cidadezinha dividida em duas por um rio. Sua ponte medieval com um único arco é o símbolo da cidade. Há, ainda, um antigo castelo que, especialmente no verão, é palco de shows e eventos.

 

Sanremo

cidades da Ligúria

Foto: Bernard Blanc (Flickr)

Sanremo ou San Remo, a cidade do maior festival de música italiana, é um destino mediterrâneo elegante que oferece grandeza e charme. As ruas sinuosas de La Pigna permitem que você passe as horas sob o sol italiano enquanto explora belos palácios, jardins, cafés, igrejas e boutiques ao longo do caminho.

Além disso, a cidade também é famosíssima por seu cassino, um dos poucos da Itália, e o santuário da Madonna della Costa, um grande símbolo de Sanremo.

A orla possui impressionantes avenidas com palmeiras e o porto é pontilhado de barcos e iates para você admirar. Ao lado do porto fica o imponente e impressionante Forte Santa Tecla, um forte no topo de uma colina com vistas espetaculares.

 

Sestri Levante

cidades da Ligúria: Sestri Levante

Sestri Levante é considerada uma das cidadezinhas mais bonitas da província de Gênova, dividida de um lado pela “Baia delle Favole” (em português, Baía das Fábulas), onde a marina foi construída, e de outro pela ainda mais sugestiva “Baia del Silenzio”. A cidadezinha é uma pequena jóia do litoral leste da Ligúria, localizada a 25 km de Rapallo e a 45 km de Cinque Terre.

Sempre amada pelo clima agradável durante todo o ano e pelo prazer de suas paisagens, Sestri foi escolhida pelos viajantes do Grand Tour como residência habitual. O carrugi, o coração da cidade, juntamente com palácios históricos, igrejas medievais e vielas encantadoras, testemunham suas origens antigas e nobres. Convidados ilustres ficaram nesta parte da Riviera: o escritor Hans Christian Andersen, o compositor Richard Wagner e o cientista Guglielmo Marconi, que em Sestri realizou numerosas experiências por lá.

 

Rapallo

Localizado no centro do Golfo de Tigullio, Rapallo deve sua posição invejável ao nascimento do turismo que começou na segunda metade do século XIX e continua até hoje graças à sua reputação como uma cidade turística completa e acolhedora. Aninhado entre as costas verdes do Promontório de Portofino, o panorama do mar e da casinhas coloridas é deslumbrante.

Uma outra atração lá próximo é o Santuário de N.S. Montallegro, um destino de peregrinações de toda a Itália e pode ser alcançado por um teleférico, o único em toda a Ligúria, de onde você pode desfrutar de uma vista deslumbrante de todo o Golfo.

Além disso, o espetacular Lungomare Vittorio Veneto, com a longa fileira de palmeiras, o centro histórico de origem medieval, hotéis renomados e inúmeros beach clubes, fazem de Rapallo um ótimo destino turístico.

 

 

 

Mais dicas

  • Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
  • Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no Booking
  • Faça um passeio particular com Guias em Portuguêsveja aqui – e aproveite mais a viagem.
  • Procura Transporte na Itália? temos serviço de Van com Motorista e barcos.
  • Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
  • Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte

Saiba mais

 

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.