Por

Camogli (pronuncia-se “Camólhi“), uma pequena vila no litoral da Ligúria, às portas do parque natural de Portofino, e que não tem nada a invejar ao seu mais conhecido e chique vizinho.

Colorida e pitoresca, a principal atração é a própria cidade, suas casas coloridas e seus pequenos barcos no píer. É aquele tipo de lugar que deixa a gente feliz, mesmo nos dias mais cinzentos.

Uma curiosidade: O nome desta cidade remonta aos pescadores e o longo tempo que eles passavam fora de casa. Camogli vem da frase ‘Le case delle Mogli (As casas das esposas)’, pois as mulheres ficavam frequentemente sozinhas!

Camogli

O que fazer em Camogli

Camogli é principalmente um lugar para relaxar e aproveitar a atmosfera. Eu quase diria que a melhor coisa para fazer em Camogli é não fazer nada, apenas curtir o momento! 

Passeie pelas vielas estreitas

Vá caminhando do centrinho da cidade até o mar, passando por casas e lojas coloridas. Você será recompensado com belas vistas da cidade e da costa.

 

…e também ao longo do cais até o farol

O porto fica cheio de barcos de pesca (barcos simples, porque os iates mesmo ficam ancorados em Portofino) e você pode ficar observando o trabalho dos pescadores. Pare na grande praça onde as crianças brincam e as pessoas se reúnem para conversar ou apreciar a vista.

 

Admire os palácios e suas janelas de  mentirinha

Às vezes, as janelas fechadas são reais. E, às vezes, eles são simples pinturas a óleo. Enquanto você anda pelas ruas, veja se consegue identificar a diferença.

Tudo começou quando os impostos em Camogli se baseavam no número de janelas que você tinha. Então os moradores fecharam as janelas e as pintaram. Com o tempo, as janelas “de mentirinha” ganharam vida própria e viraram uma verdadeira atração.

 

Visite os monumentos e museus

No final da praia de Camogli, você encontrará a Igreja de Santa Maria Assunta, o prédio amarelo que completa a imagem de cartão postal da cidade. Datado do século XII, apresenta alguns afrescos encantadores e um altar em estilo renascentista. 

A poucos metros da Basílica, fica as ruínas do Castello della Dragonara, construído no século XIII para proteger a vila contra piratas. Atualmente não é possível entrar, mas a vista de lá é linda!

Relaxe na praia

Camogli

A foto foi tirada no inverno, por isso a praia está vazia. No verão, fica lotada!

Se você viaja no verão e quer aproveitar um pouco a praia, encontrará várias em Camogli e arredores.

As praias variam de beach clubs totalmente equipados a partes gratuitas e abertas a todos. As praias da região são de seixos/pedras, até rochosas em algumas áreas. Um bom par de sapatilhas de borracha ou sandálias impermeáveis é uma boa ideia. Não esqueça seu protetor solar.

 

Visite San Fruttuoso

Camogli

Abadia de San Fruttuoso

De Camogli, você pode visitar San Fruttuoso, uma vila de pescadores isolada onde fica a Abadia de San Fruttuoso, onde se pode chegar apenas por mar ou por uma trilha de 3 horas de caminhada.

Durante o verão, há passeios de barco, balsas e caiaques para alugar. A propósito de mar, uma área bem procurado pelos mergulhadores é a Reserva Marinha de Portofino, que se estende de Camogli a Portofino. Há vários tours de mergulho para ver o Cristo do Abismo no fundo da Baía de San Fruttuoso, uma estátua dedicada à memória de um dos primeiros mergulhadores da Itália.

Cristo do Abismo, Ligúria – Itália. Foto: vgm8383 (FlickR)

Se você adora fazer trekking, tem também uma trilha que vai de Camogli a Portofino.

 

Onde comer em Camogli

Chega de belos edifícios e monumentos. Vamos ao que realmente importa: a comida.

 

Focacceria Revello

Camogli fica pertinho de Recco, cidade que deu origem a uma comida imperdível da Ligúria, a Focaccia di Recco. É uma focaccia fininha, servida com queijo de Recco, que derrete com o calor da focaccia. Uma delícia, como vocês podem imaginar.

A focacceria mais recomendada é a Revello. Além da focaccia de Recco, não deixe de provar também a focaccia tradicional ou aquele com cebola!. (Endereço da Revello: Via Giuseppe Garibaldi, 183, Camogli).

 

Vento Ariel e Magazin di Camogli

Liguria

Massa ao pesto do Vento Ariel

Duas outras especialidades em Camogli são pesto e frutos do mar. Você pode encontrar os dois em um restaurantinho muito agradável no Vento Ariel, em frente ao cais de Camogli (Endereço: Calata Marina, 1, Camogli).

Sempre em frente ao cais, porém na parte da pracinha , você encontrará o Magazin di Camogli, conhecido por seus pratos feitos com peixes fresquíssimos. (Endereço: Piazza Cristoforo Colombo, 14, Camogli)

 

Como chegar a Camogli

O melhor modo de chegar a Camogli é de trem. Aliás, é o único meio que recomendo (esqueça o carro!).

É super fácil chegar de trem a partir de Gênova (35min-1h15, dependendo do trem escolhido), de Santa Margherita Ligure (10 minutos apenas) e da região de Cinque Terre. Confira os horários dos trens no site da Trenitalia.

Como se locomover: A cidade é minúscula. Esqueça o mapa e se divirta em uma terra de ótima comida e casinhas coloridas.

 

Mais dicas

  • Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
  • Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no Booking
  • Faça um passeio particular com Guias em Portuguêsveja aqui – e aproveite mais a viagem.
  • Procura Transporte na Itália? temos serviço de Van com Motorista e barcos.
  • Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
  • Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte

Saiba mais

 

Tags:
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.