By

Conheça a história deste prato tipicamente romano, e ainda uma receita de “cacio e pepe” para provar em casa!

Há algumas alegrias na vida que são tão simples como o perfeito cacio & pepe.

Cacio e pepe – feito com queijo local de pecorino (cacio) e pimenta do reino preta moída (pepe) – é um prato clássico romano. A massa tem origens humildes.

 

Qual a história do Cacio & Pepe ?

Os queijos, assim como a Itália, têm uma história antiga. O pecorino, queijo de ovelha (pecora, em italiano), também conhecido como cacio em dialeto romano, é um queijo de ovelha que foi feito durante séculos na costa do Mediterrâneo, no norte da África e na Ásia Menor. Há evidências de que o pecorino foi consumido 3.000 anos antes de Cristo. A arte de produzir esse queijo existe desde os antigos gregos, e os romanos espalharam queijo em todo o seu império.

cacio e pepe roma sparita

O queijo e a massa eram um alimento básico comum para pastores que passavam meses fora durante o pastoreio. Os pastores sempre carregavam um pedaço de pecorino envelhecido, pimenta do reino e macarrão seco em suas malas. Juntamente com um pedaço de banha para lubrificar as panelas de ferro, eles tinham tudo o que precisavam para produzir uma refeição completa e saborosa. Por quê?

  1. Pecorino não se estraga facilmente, então era ideal para longas viagens.
  2. A pimenta do reino era uma especiaria que gerava calor corporal em temperaturas frias, por isso protegia os pastores do clima gelado.
  3. O macarrão lhes fornecia os carboidratos e calorias de que precisavam para executar seu trabalho.

Muitos tentaram modificar esta receita antiga. Existem variações com parmigiano, azeite e outras formas de macarrão (como rigatoni ou bucatini). Mas você não deve se deixar enganar, nenhuma dessas variações é tão boa quanto o original!

cacio e pepe roma sparita 7

Leia também ->Restaurante em Roma: o melhor Cacio & Pepe, segundo Anthony Bourdain

Quer a receita?

A receita real só exige:

  • espaguete número 5
  • pimenta do reino preta moída
  • pecorino romano ralado DOP

Enquanto o espaguete está cozinhando em água salgada, coloque o pecorino ralado e pimenta em uma tigela de vidro ou de alumínio. Quando a massa estiver al dente, tire da panela com uma escumadeiraa, não com um escorredor de macarrão (não tire toda a água da massa, pois um pouco dela deve ser guardada!!). Adicione o espaguete à tigela com o pecorino e a pimenta do reino. Adicione duas colheres da água do cozimento do  macarrão aos ingredientes e misture bem. À medida que a massa for sendo colocada, a água quente “cozinha” a massa mais um pouco e permite que todo o macarrão fique uniformemente coberto com queijo e pimenta do reino. Sirva imediatamente.

Qual é o vinho ideal para este histórico matrimônio de queijo, pimenta do reino e macarrão?

poggio still 01

Um branco bem conhecido do Lazio que é equilibrado, estruturado e de corpo criará um bom contraste com a salinidade do cacio e o picante do pepe. Este vinho é o Poggio dei Gelsi – Est! Est! Est! di Montefiascone DOP. O aroma é intenso, limpo e agradável. Também é bem equilibrado e tem um toque de mineralidade. Poggio Dei Gelsi é uma mistura de rosáceo a 40%, 30% trebbiano e 30% de uvas malvasia. Tem 12,5% de álcool.

Leia também -> Restaurante em Roma: o melhor Cacio & Pepe, segundo Anthony Bourdain

Buon appetito!

 

Mais dicas:

Saiba mais:

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.