Borghetto sul Mincio, é uma das cidadezinhas mais lindas do interior do Vêneto, um verdadeiro vilarejo bucólico na região de Garda.
Viajando pelo interior do Lago Garda, em direção à cidade de Mântua, se encontra um vilarejo premiado com o título “I borghi più belli d’Italia” (um dos burgos mais bonitos da Itália): Borghetto sul Mincio. Situado, como o próprio nome indica, no rio Mincio que flui no Lago de Garda, e depois no rio Po, o maior rio da Itália.
As melhores vistas do vilarejo é a partir da Ponte Visconteo, uma ponte que originalmente ligado a Castelo Scaligero, ainda visível no topo da colina acima da área, oferecendo também uma boa vista dos arredores.
O nome Borghetto significa “povoado fortificado”, e o pequeno vilarejo que pertence a cidade de Valeggio sul Mincio e é composto por algumas casas e da igreja de São Marcos Evangelista, mas que vive em simbiose completa com o seu rio. Um idílio rio, com os três antigos moinhos.
Por causa da sua localização, era o local de batalha antes do Lago de Garda e por isso local de passagem das tropas Napoleônicas, e até mesmo durante o Ressurgimento (movimento que levou a formação da República Italiana).
A ponte Visconti, uma barragem fortificada extraordinária, construída em 1393 por Gian Galeazzo Visconti, tem 650 m de comprimento. e 25 de largura, foi concluída em 1395 e ligava ao Castelo Medieval por altos muros e integrado a um complexo fortificado que se estendia por cerca de 16 km.
O Castelo do topo da colina continua a dominar, com suas torres do vale, a parte mais antiga é a torre de Tonda, único edifício que data do século XII.
Existiam antes, três pontes levadiças, dos quais apenas uma sobreviveu. Finalmente, no centro, a Igreja de São Marcos Evangelista é a reconstrução neoclássica (1759), da igreja românica dedicada a Santa Maria (sec. XI), e que há dois afrescos valiosos.
E devido a sua localização, quase um castelo de fadas, Borghetto é frequentemente escolhida por muitos recém-casados como o lugar onde eles tiram as suas fotos antes de ir a recepção de casamento um dos restaurantes ribeirinhos (na Itália é muito comum casar-se pela manhã).
E mesmo este canto da Itália não foi poupado pelo costume de colocar os “cadeados do amor” e jogar as chaves no rio.
Devido ao grande volume de turistas, principalmente italianos, há vários restaurantes em Borghetto que servem a especialidade local, o Tortellini de Valeggio “nodo d’amore” (ja contei sobre ele aqui), a famosa massa fresca recheado de carne.
Uma viagem para Borghetto sul Mincio pode ser combinada com uma visita a:
- Parco Sigurtà, um dos mais belos jardins paisagísticos da Itália
- ao maravilhoso negócio de massas: Pastificio Re del Tortellino, no qual eu falei neste texto aqui.
- almoço no Restauranti alla Borsa que eu almocei durante a minha estadia na cidade e que eu recomendo. Os tortellini são magníficos, prove o de abóbora.
- a vinícola Tenuta San Leone, da família Bizzi. Nos visitamos durante o BlogTour e ha bons vinhos.
- e um pouco mais distante, as cidades de Mântua (leia sobre ela aqui) e Verona.
- aproveite e visite o Lago de Garda e a cidade de Peschiera del Garda
- neste dia eu dormi no Resort Lake Garda – Le Ali del Frassino 4*, gente, esse hotel é show e merece um post somente pra ele, aguardem!

Foto: Wikipedia Commons
A visita a esta área vai oferecer muitas oportunidades de fotos, a oportunidade de experimentar alguns produtos locais, e explorar uma parte desconhecida da Itália, antes de todo mundo faz.
Veja algumas fotos da minha visita a Vinícola Tenuta San Leone, que é de propriedade da família Bizzi que produz ótimos DOC’s da área de Garda, como o Bardolino DOC e o Garda DOC. Na vinícola ha um pequeno museu que conta a história do vinho local.
Mais dicas:
- Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
- Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no booking
- Faça um passeio particular com Guias em Português – veja aqui – e aproveite mais a viagem.
- Procura Transporte na Itália? temos serviço de Van com Motorista e barcos. Ou se preferir alugar um carro, ou comprar bilhete de trem em português temos também.
- Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
- Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte
Saiba mais:
*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.
♦ Mapa
Nota: Eu participei nesta viagem de imprensa como parte da minha seleção como um Top Blogger no TBDI2014. Esta turnê pós-conferência foi financiado pelos seguintes parceiros a quem agradeço imensamente pelo apoio e hospitalidade comovente: TTG Itália , TBDI – Viagens Blogger Destination Itália, Verona Tuttiintorno, Lago di Garda-Veneto, Comune di Verona, Comune di Valeggio Sul Mincio (Verona), Comune di Cavriana (Mantova) e Palazzo Te-Mantova. Este post faz parte de uma série de textos baseados nas minhas experiências durante esta viagem. Todos serão identificados. Não recebi dinheiro para escrever, não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, divulgação de mídia social, portanto tenho total liberdade editorial.
Deixe uma resposta