By

À procura de bons bares ou Enotecas em Roma? Nós listamos algumas opções, desde pequenos bares de vinhos escondidos até locais que possuem um bom menu de restaurante. 

Eu sou amante de um bom vinho e gosto de locais característicos para degustar vinhos locais, ou simplesmente para beber um bom vinho com amigos. Na minha última visita a Roma, pedi a alguns amigos romanos para listarem alguns dos locais preferidos para beber um bom vinho. Meu tempo foi curto desta vez, então pude provar somente 2 da lista, mas isso não me impede de voltar e testar o resto não é? Mas a lista estava tão interessante, que mesmo não tendo ido em todos, decidi publicá-la:

Pertinho da Piazza Navona fica o Cul de Sac (Piazza Pasquino 73). Foi em origem uma  loja de vinhos e azeites de 1900, que se transformou ao longo dos anos neste winebar. O nome se refere à forma alongada do local, com um balcão de mármore que lembra as antigas lojas do início do século XIX. Os clientes são acomodados em bancos de madeira, de 2 em 2, e sob redes de pescadores ficam os vinhos, criando uma atmosfera autêntica. Não lha faltará opção com cerca de 1.500 garrafas.

Na Fafiuchè  (Via della Madonna dei Monti 28) é possível beber uma taça de vinho perto do coração da Roma antiga e dos Fóruns imperiais, no bairro moderno e animado de Monti, a poucos passos do Coliseu. Este Winebar também é um restaurante, então, depois da degustação de vinhos, você também pode aproveitar para jantar.

Ai Tre Scalini (Via Panisperna 251) é um outro winebar que você também encontra em Monti. É histórico, existe desde 1895. Aqui muitas vezes é já cheio no início da noite, graças à extensa carta de vinhos e ao excelente menu que se encaixa bem com um bom copo de vinho tinto.  No bar ainda acontece apresentações intimistas de música jazz ou musica romanesca. A decoração é incrível, e se você for bom de desenho, pode deixar seus desenhos feitos no bar na parede. Dê uma olhada no facebook deles e vai rir com cada desenho engraçado!

Enoteca Cavour 313 é incrivelmente central, fica a poucos passos do Fórum Romano e possui mais de mil garrafas de vinhos. Inaugurada em 1935, mas com o ambiente totalmente modernizado, Cavour 313 é também restaurante, então entre aqui se quiser uma refeição completa como a carne assada no Barolo, tábua de frios, e outros pratos leves acompanhados por uma taça de vinho. (Localizado na Via Cavour, 313).

La Barrique (Via del Boschetto 41b) foi recentemente renovado, é um bar de vinhos de alta qualidade que combina os melhores rótulos com pratos de qualidade. Em um ambiente acolhedor, onde o elemento dominante é a madeira, você pode saborear um copo de vinho e provar: guancia brasata (bochecha de porco assada), gostosos polpete e postas de ombrina e friggitelli. Você pode saborear o vinho de pequenos produtores, mas também os nomes famosos não faltam, há muitas opções de vinhos espumantes e champanhe.

Il Goccetto (Via dei Banchi Vecchi 14) existe desde 1983, em um palácio romano histórico construído por Antonio Sangallo em 1527, não terminado por causa do “saque de Roma”, o bar é um destino quase obrigatório para os amantes do vinho. É pequeno sim, mas a razão pela qual o pequeno espaço parece ainda menor é o fato de possuir vinho de parede a parede. As garrafas ficam empilhadas em cima de prateleiras. Quem não quer ficar cercado de bom vinho? Existe uma ampla escolha de vinhos, que você pode saborear por poucos euros. Há também um menu agradável com pequenos lanches, mas não há menu completo como um restaurante.

27368997 892440894249979 9097426547806187327 o

Um pouco fora do centro, mas frequentado por locais, a pequena enoteca Il Sorí é um ótimo lugar degustar um bom vinho em um bairro romano. Muitos dos bares de vinhos de Roma se concentram nos vinhos italianos (naturalmente), mas Il Sorì também oferece uma boa seleção de vinhos internacionais, particularmente o francês. Há ainda uma boa opção de pratos e degustações guiadas especiais. (Via dei Volsci, 51). h

Já num dos bairros mais boêmios de Roma, o Trastevere, fica a  Enoteca Ferrara (Piazza Trilussa 41) a poucos passos de Campo de ‘Fiori. Templo dos vinhos com ampla e valiosa seleção de garrafas italianas, em torno de 1600. Em 2003 o local ganhou o Oscar premiado pela AIS para a melhor loja de vinhos italianos. A Enoteca fica num edifício do século XV, que antigamente era um convento de Sant’Eufemia, e agrupa quatro locais: o restaurante gourmet homônimo, o Ferrarino, um bistrô, o restaurante La Mescita, o bar de vinhos e a cervejaria da Galleria. Ou seja, é um restaurante gourmet, osteria e wine bar com cervejaria e loja de especialidades de gastronomia e vinhos. É pioneiro em Roma ao lançar esta fórmula multifuncional.

Finalmente, Enoteca del Frate (Via degli Scipioni 118) é um winebar  perto do Vaticano, onde você também pode comprar sua garrafa de vinho favorita. Além de uma grande seleção de vinhos, há também um menu delicioso e bem abastecido para aqueles que querem comer um lanche. Algumas noites fazem degustações guiadas com especialistas.

*Algumas fotos usadas no texto são originais dos locais citados.

Mais dicas:

Saiba mais:

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

♦ Mapa                                                                                     

The following two tabs change content below.
Deyse Ribeiro
Deyse Ribeiro mora na Toscana desde 2007, onde é guia de turismo habilitada, autora do blog Passeios na Toscana. Ela trocou as colinas de Minas pelas colinas do Chianti, o queijo mineiro pelo pecorino e a cachaça do interior pelo vinho Brunello, e começou uma vida nova “sob o sol da Toscana”. Entende o complexo mundo do turismo na Itália, é especialista em trufas (tartufo), fez curso de sommelier, e apaixonada por arte e história. Em 2017 abriu o Passeios na Toscana Reservas Turísticas.
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.