By

3

Existe uma Sicília que nem todo mundo conhece, uma Sicília que vai bem além de suas famosas praias e renomadas metas turísticas. É uma Sicília onde o sossego da zona rural, a boa comida e o contato com a natureza estão intrinsecamente ligados, onde se viaja devagar, sem pressa de voltar para casa.

Nos últimos dias, o Itália para Brasileiros foi convidado a descobrir esse pedacinho do território siciliano, ainda bem desconhecido ao turismo de massa. Tivemos a oportunidade de conhecer três hotéis rurais, uma vinícola, um resort de luxo, um produtor de cerâmicas e um de pistache, afinal são esses os produtos que marcam a região, o sudeste da Sicília, mais especificamente o território que vai das encostas do Etna até a pontinha no extremo sul da Sicília, passando por importantes cidades como Caltagirone.

Essa iniciativa de divulgação do território e dessas pequenas realidades foi promovida por três GALs (Grupos de Ação Local), que são instituições que têm a finalidade de dar suporte e representar os interesses das pequenas empresas locais, valorizar o território e os produtos cultivados na região. O press tour do qual participamos faz parte de um projeto chamado Ruralità Mediterranea e tem a finalidade de promover em uma única rede de valorização e promoção as atrações e serviços turísticos presentes no território coberto pelos quatro GALs da Sicília envolvidos.

Assim, da zona rural de Noto às encostas do Etna, essa são as pequenas realidades que podem adicionar um “algo a mais” a uma viagem, esse é o verdadeiro turismo de experiência:

 

Tenuta La Favola

Desde o início do século XIX a fazenda, então chamada “Buonivini“, pertence à família Gurrieri. Naquela época já haviam no terreno vinhas, alfarrobeiras e oliveiras. A propriedade foi passando de geração em geração, até que em 1989 chegou às mãos do Sr. Corrado, que renovou os vinhedos, mantendo sempre a configuração natural de antigamente. A ideia inicial não era de se tornar uma grande empresa vinícola, na verdade a produção de vinhos era uma atividade secundária na vida do Sr. Corrado, um renomado agrônomo siciliano, mas em 2002 uma série de fatores o fez tornar uma empresa em todos os sentidos. Foi então que produziram o primeiro vinho, o DOC Eloro “La Favola”.

Tenuta La Favola - Sicília

Em 2013 a vinícola passou a receber hóspedes e visitantes para a degustação. Todos os vinhos produzidos pela Tenuta La Favola são orgânicos e hoje em dia a vinícola produz 30.000 garrafas, subdivididas em oito rótulos: La Favolosa DOC Eloro (tinto, 100% Nero d’Avola); Fravolato IGT Sicilia (tinto, Nero d’Avola e Frappato); Synà IGP Sicilia (tinto, 50% Nero d’Avola e 50% Syrah); La Favola Doc Eloro (tinto, 100% Nero d’Avola); Koros Doc Noto Rosso (Nero d’Avola e Syrah); Rosso della Tenuta IGP Terre Siciliane (tinto, 100% Nero d’Avola); Bianco della Tenuta IGP Terre Siciliane (60% Grillo e 40% Catarratto); La Refosa Doc Moscato di Noto (vinho doce, 100% Moscatel). Eles também produzem azeite de oliva extra-virgem.

A Tenuta La Favola fica a cerca de 22km de Noto e a cerca de 10km de Marzamemi, no extremo sul da Sicília. Para visitar a vinícola e fazer uma degustação, é necessário contatá-los através do site www.tenutalafavola.it para marcar o dia da visita.

 

Agriturismo Stallaini

Depois de uma longa estrada sinuosa, chegamos para o almoço no Agriturismo Stallaini. O hotel rural, que também é restaurante, está localizado no meio dos campos sicilianos, a cerca de 3km da Reserva Natural de Cavagrande, uma das paisagens mais incríveis da Sicília, entre os municípios de Noto e Canicattini Bagni.

Os sabores são simples, mas enriquecidos por produtos de alto nível, como o azeite extra-virgem. Todos os pratos são preparados pelo proprietário, Roy, que junto com sua esposa e filha, nos recebeu em modo extremamente caloroso. Isso porque a gestão do Agriturismo Stallaini é feita em família.

Agriturismo Stallaini - Sicília

O lugar fica numa ex-pedreira e foi totalmente revitalizado pela família. Os antigos blocos de pedra foram transformados em esculturas  realizadas por artistas internacionais que todos os anos visitam a propriedade.

Agriturismo Stallaini - Sicília

As esculturas realizadas em blocos de pedra.

As acomodações são em estilo rústico siciliano, lembrando as casas da primeira metade do século XX, inclusive com móveis da época e decoradas com ferramentas e objetos usados naquela época.

Agriturismo Stallaini - Sicília

O Agriturismo Stallaini está situado na S.P. 73, Noto. Saiba mais eles no site www.agriturismostallaini.com.

 

Maioliche Varsallona

O Sr. Riccardo Varsallona há 40 anos é um mestre ceramista de Caltagirone, cidade famosa por suas maravilhosas cerâmicas. Ali ele tem seu atelier e uma elegante loja onde expõe suas peças de altíssimo nível e grande valor artístico.  Com muita naturalidade ele dá forma às suas peças, verdadeiras obras de arte, inspirando-se e reproduzindo objetos do passado e característicos da tradição das cerâmicas de Caltagirone.

Cerâmicas Varsallona, em Caltagirone - Sicília

Tive a oportunidade de conhecer de pertinho o trabalho do Sr. Riccardo que, juntamente com seu filho Andrea, nos apresentaram o atelier e algumas peças ainda em processo de criação. A loja mais parece um museu de preciosidades e foi muito interessante ver alguma delas ainda em fase de criação, quando eram simplesmente uma normalíssima peça de barro.

Cerâmicas de Caltagirone - Sicília

A loja de cerâmicas Varsallona fica logo na entrada de Caltagirone e é possível visitá-la virtualmente através do site www.maiolichevarsallona.com.

O showroom está situado no Viale Cristoforo Colombo, nº 33, Caltagirone.

 

Agriturismo Valle dei Margi

A cerca de 20 minutos de carro de Caltagirone, no município de Grammichele, está situado o hotel fazenda Valle dei Margi.

O hotel nasceu a partir de um antigo lagar (o lugar onde acontecia a pisa das uvas) e hoje em dia é circundado por um pomar de laranjas, tangerinas e limões. É um lugar perfeito para os amantes do trekking, dos passeios de bicicleta e dos ambientes rurais.

Agriturismo Valle dei Margi - Sicília

O hotel dispõe também de um pequeno spa com sauna, banho turco, hidromassagem, massagistas e esteticistas.

Agriturismo Valle dei Margi - Sicília

Banheira de hidromassagem, uma das salas de tratamentos estéticos e a piscina coberta.

O restaurante, localizado nos ambientes onde antigamente acontecia a pisa das uvas, fica aberto todos os dias, tanto no almoço quanto no jantar, inclusive para clientes externos. São servidos pratos tradicionais da culinária siciliana, seguindo as antigas receitas e utilizando matérias-primas provenientes de fornecedores locais, de modo a valorizar sempre tudo que a Sicília oferece.

Agriturismo Valle dei Margi - Sicília

O Valle dei Margi está situado na Contrada Margi, Grammichele. Saiba mais sobre eles no site www.valledeimargi.it.

 

Fontana del Cherubino

Localizado em Santa Maria de Licodia, cidadezinha aos pés do vulcão Etna, a Fontana del Cherubino é uma fazenda que produz azeite de oliva, mas que também dispõe de um restaurante e um apartamento com capacidade para até quatro pessoas.

cherubino

O Dr. Mario La Rosa, ex-chefe do departamento de pediatria de um importante hospital de Catânia, apostou na revitalização do lugar e, principalmente, da flora mediterrânea, transformando-o em um sítio pedagógico que tem fundalmentalmente o objetivo de fazer com que as crianças possam ter contato com animais e com a vegetação típica daquela parte da Sicília.

Mas o forte da Fontana del Cherubino é mesmo a produção de azeite extra-virgem de oliva, obtido de azeitonas da cultivar “Nocellara Etnea”, típica do centro e leste da Sicília.

O Turismo Rurale Fontana del Cherubino está situado na Contrada Panuzza, S/N – Santa Maria di Licodia. Mais informações no site www.fontanadelcherubino.it.

 

Evergreen Pistacchio

A penúltima etapa do nosso tour foi em Bronte, para visitar a Evergreen Pistacchio e conhecer os processos de produção e transformação do pistache. A empresa tem uma experiência de mais de cinquenta anos no cultivo do pistache

pistache

A posição de Bronte em relação ao sol, o solo vulcânico e o terreno acidentado marcado pela onipresente rocha formada a partir da lava solidificada contribuíram a dar ao pistache de Bronte todas as características que fizeram dele um produto renomado a nível mundial.

Di-vi-no creme de pistache.

Di-vi-no creme de pistache.

Na loja da Evergreen há uma infinidade de produtos à base do chamado “ouro verde da Sicília”, como  macarrão com pistache na massa, licores, doces, etc.

A Evergreen fica no Viale J.F. Kennedy, em Bronte.

Il Picciolo Etna Golf Resort

Para finalizar, conhecemos as instalações do Il Picciolo Etna Golf Resort&SPA, uma lugar especial para quem sonha em passar momentos de conforto em uma das cidadezinhas das encostas do Etna. O Il Picciolo é um golf resort de luxo localizado em Castiglione di Sicila, à sombra do imponente vulcão.

O hotel conta com bem 113 quartos, restaurantes, wine bar, lounge bar, sala de conferências, piscina, spa e um campo de golf dotado de 18 buracos, o primeiro a ser construído na Sicília.

Il Picciolo Etna Golf Resort&SPA fica no km 200 da S.S. 120, em Castiglione di Sicilia.

 

Rota do Vinho do Etna

O Il Picciolo serviu de cenário para que pudéssemos conhecer, através de Valeria Càrastro, a Rota do Vinho e dos Sabores do Etna (Strada del Vino e dei Saporti dell’Etna), um percurso turístico que tem o objetivo de valorizar e incentivar a promoção do enoturismo naquela área famosa pela produção do vinho Etna Doc.

O itinerário compreende vinícolas, enotecas, museus do vinho, empresas especializadas em produtos típicos, estruturas turísticas e hoteleiras, enfim, todos os sujeitos ligados de qualquer forma ao enoturismo.

Conheça os percursos propostos no site www.stradadelvinodelletna.it.

 

Nota: Eu participei desta viagem de imprensa como convidada na ocasião do projeto Ruralità Mediterranea promovida na Sicília pelos Grupos de Ação Local GAL Kalat. GAL Eloro, GAL Etna e GAL Terre dell’Etna  em colaboração com Not for Tourist. Não recebi dinheiro para escrever, não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, divulgação de mídia social, portanto tenho total liberdade editorial.

 

blogtour

 

Mais dicas

Saiba mais

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

♦ Mapa                                                                                     

Tags:
 

Deixe uma resposta

4

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.