By

3

Veja o calendário de eventos na Itália em outubro e não fique de fora dos melhores eventos de 2019. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do outono, com feiras e festas gastronômicas, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Itália?

  • Organize-se e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Itália. Veja nossas dicas para montar seu roteiro!
  • Veja os artigos e serviços que temos divididos por região AQUI
  • Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê uma olhada nas dicas de hospedagem e veja as nossas experiências em alguns hotéis.

outono italia 3 e1570181994448

O que fazer e aonde ir em Outubro?

Começa o outono na Itália, o frio vai chegando… veja algumas dicas do que fazer neste período:

  • Outubro é período de trufa branca, e começa as muitas feiras e festivais do famoso tartufo bianco italiano. Os locais das feiras são especialmente aqueles em que você pode encontrar trufas, e assim estão concentrados nas regiões de Piemonte, Toscana, Emília-Romanha, Marche e Umbria, mas há também algumas exposições na Lazio e Molise.
  • O outono na Toscana: 5 boas razões pra viajar neste período
  • No outono é período ideal para aproveitar a chegada do frio e fazer banhos quentes, você sabia que a Toscana tem uma série de termas grátis e a pagamento?
capa saturnia

Terme di Saturnia

Os eventos que indicamos como imperdíveis estão marcados com símbolo no texto pra facilitar. Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália  e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique sobre o nome do evento para saber mais.

3

4 a 6 – VENETO – Malcesine – Ettá di Mezzo – Em Malcesine, o festival medieval espera por você com shows e mercados. Sexta-feira às 16:00 até domingo às 18:00.
5 a 6 de outubro – LOMBARDIA – Por ocasião da Festa anual de San Pietro all’Olmo, no povoado de Cornaredo, haverá uma rica e original encenação histórica, definida no período histórico que chega de 1880 até 1920, à redescoberta do período Belle Epoque e Liberty, voltando aos estilos, artes, artesanato e moda do período. As pequenas praças de San Pietro all ‘Olmo ganham vida, em um turbilhão de personagens em trajes de época, originais ou recriados especificamente para a ocasião.  Giostra, inúmeros shows ao vivo, performances, shows, exposições, mercados, comidas típicas, trem, festas da Baviera, entretenimento, jogos para crianças e muito mais. Sábado das 10.00 às 22.00 e Domingo das 10.00 às 20.00.
verified icon 0 150x1506 – TOSCANA – Florença – Cambio della Guarda – A Procissão Histórica da República Florentina com seus músicos acompanha o Gonfalone e os departamentos armados no Arengario do Palazzo Vecchio onde, a cada hora a partir das 9h00, “Monta la Guardia”, os guardas armados agirão como guardiões do Palazzo Vecchio, o capitão e um oficial completam o corpo. Às 13:00 o desfile recupera a bandeira, “Smonta la Guardia” e retorna ao Palagio di Parte Guelfa.  Horário: 9.00 – 10.00 – 11.00 – 12.00 – 13.00.
6 a 8  – LOMBARDIA – Cremona – Castrum Soncini – Encenação histórica do cerco do século XIII entre a vida no campo e as tentativas de conquistar a Rocca, entre cenas de combate e a vida cotidiana em um campo militar. Nos dois dias, shows, música, malabarismo, shows, músicos, oficinas educativas. Exposição de domingo no mercado do livro medieval.
verified icon 0 150x150
7 – PIEMONTE – Alba – Palio degli Asini – onde ocorrem corridas com burros, desfiles, desafios de bandeira, jogos, bem como banquetes medievais organizados por voluntários locais de todas as idades.
8 – TOSCANA – Florença – Festa di Santa Reparata – Piazza del Duomo: Santa Reparata é santo co-padroeiro de Florença, com São João Batista; a lenda diz que foi graças à sua intercessão milagrosa em 406 D.C. o exército os florentinos derrotou os godos, que sitiaram a cidade. Por esta razão, a antiga catedral foi dedicada ao culto da santa e transformada mais tarde na Catedral de Santa Maria del Fiore.
Programa: 15.45 – Parada Histórica começa a partir do Palagio di Parte Guelfa e 16.30 – Chegada na catedral: na cripta de Santa Reparata (dentro do Duomo) oferta das velas e guirlanda em honra da Santa Reparata.
verified icon 0 150x150
26-27.10 e 1-3 novembro – TOSCANA –  Volterra – Volterragusto e Palio dei Caci:Festa dos produtos típicos da região na período do outono, como os queijos, vinhos, tartufos (trufas) etc.. O Palio dei Caci é um divertido jogo com queijo. Info aqui.
Clique e leia os textos de 2013: Folclore: Palio dei Caci di Volterra e Volterragusto e Como foi o Volterragusto e o Palio dei Caci em Volterra –
verified icon 0 150x150
26 e 27 – TOSCANA – Montalcino- Sagra del tordo Como todos os anos desde 1958 retorna a Sagra del Tordo, que permite saborear pratos típicos da Montalcino nas bancas de quatro distritos (Giardini dell’Impero). Nos dois dias acontecem numerosos concursos: Sábado, 29 -11:00 Ballo del gruppo folkloristico Il Trescone na Piazza del Popolo  – 15:45 – Provaccia de tiro com arco de rodagem. Domingo vai começar a partir de 9:00 até à tarde: mesmo a dança do Trescone pelas ruas, enquanto às 11 a Corteo delle Dame tomarão as ruas do  piazza del Popolo ao Palazzo comunale; 15:45 Tiro ao arco  entre os quatro distritos da cidade no Campo da tiro. info aqui.
2
Todo fim de semana em outubro – SICILIA – Ottobrata Zafferanese – Zafferana Etnea (Catânia) Outubro é o mês perfeito para viajar ao pé do vulcão Etna para desfrutar de cogumelos e maçãs, bolos e vinho, todos com um intenso ‘sabor vulcânico’. Ottobrata acontece todo fim de semana de outubro em Zafferana Etnea, e os visitantes podem saborear pratos e produtos típicos do outono da Sicília. Todo domingo é dedicado a diferentes iguarias, sejam uvas ou mel, frutas, cogumelos e castanhas.
Todo fim de semana em outubro – TOSCANA – Marradi  (pertinho da Emilia Romanha) – Sagra del Castagne e del Marron Buono – Existem festivais dedicados a um dos produtos de assinatura de outono, castanhas, em toda a Itália, mas um dos principais acontece em Marradi, a principal vila da região conhecida como Romagna-Toscana, localizada entre Faenza, Florença e a costa do Adriático. Cercada por extensos castanheiros, Marradi, terra do ‘marron buono’ (a boa castanha), é especialmente conhecida por sua produção de castanha. Realiza-se todos os domingos de outubro, e a viagem de trem para chegar lá, ao longo da linha ferroviária Faentina, de Faenza ou Florença, oferece vistas maravilhosas da paisagem e das montanhas.
3 a 7 – VENETO – Bardolino –  Festival de Uva e Vinho em Bardolino. No cenário pitoresco da música à beira do lago, cores, comida, vinho e artesanato irão animar as ruas do centro de Bardolino, de 3 a 7 de outubro; o centro do evento será o Parco Carrara Bottagisio, onde serão oferecidas degustações de Bardolino, o copo de tinto mais famoso da região. A festa não é apenas vinho, na verdade, haverá dezenas de menus prontos para conquistá-lo enquanto você desfruta de um esplêndido pôr do sol no Lago Garda.
verified icon 0 150x150
4 -6 – EMILIA ROMANHA – Cesena – Festival Internacional de Comida de Rua – Com as noites mais frias chegando, não há nada tão reconfortante quanto uma deliciosa comida quente. Para se inspirar, por que não visitar o Festival Internacional de Comida de Rua de Cesena? Além de ideias gastronômicas de nove regiões italianas, o International Street Food Festival traz idéias de nove países. Barracas de comida e caminhões fornecem amplas porções da culinária mundial e existem outros ingredientes para ajudá-lo a preparar alguns pratos fabulosos. Você pode aprender sobre receitas de países como Líbano, Vietnã e Tailândia e, além disso, existem workshops de degustação e palestras com especialistas, que oferecerão muitas idéias sobre como expandir seu vocabulário de culinária. Exposição Bitto
verified icon 0 150x150
5.10 à 24.11 – PIEMONTE – Alba Fiera internazionale del Tartufo bianco d’Alba: A maior e mais conhecida exposição de trufas do mundo nas colinas do Piemonte (Langhe, Roero e Monferrato), registrada pela Unesco, é o principal evento para os amantes de trufas. O programa inclui avaliações sensoriais conduzidas por especialistas, desfiles históricos, degustação de vinhos, shows de trufas e, claro, caminhadas na floresta para procurar o premiado tartufo bianco di Alba em forma redonda na companhia de cães treinados.
verified icon 0 150x150
7 a 13 – CAMPANIA – Nápoles – O mês de outubro continua apimentado com a segunda edição do Peperoncino Fest em Nápoles, de 7 a 13 de outubro. Durante o evento, você terá a oportunidade de participar de degustações de deliciosos produtos e pratos locais e assistir a espetáculos com chefs de renome, enquanto os mais aventureiros poderão testar os pimentos mais quentes do mundo na ardente competição de Palati.
12-13 – LOMBARDIA – Morbegno, O queijo grande de Valtellina, o queijo Bitto remonta à era celta, compreendendo leite de vaca fresco e um pouquinho de leite de cabra. Os celtas criaram o nome Bitu, que se traduz como eterno. Além de provar este delicioso queijo, você pode aprender tudo sobre sua história e seus antecedentes. Você pode descobrir onde o queijo foi feito, bem como o processo de fabricação de queijo Bitto. Se você não é louco por queijo, não se preocupe. Há muito para mantê-lo ocupado. As barracas de comida de rua locais oferecem uma grande variedade de produtos Valtellina. Há demonstrações e experiências especiais ao vivo, nas quais você pode fazer sua própria vela ou até mesmo provar uma degustação musical. Falando de música, haverá muitas apresentações musicais, atendendo a todos os gostos, incluindo músicas folk, rock e da era dos anos 30.
13, 19 e 20 – LOMBARDIA –  Mântua, de 13 a outubro e em Cremona, de 19 a 20 de novembro, será realizado o Festival Mostarda, um evento no qual você poderá participar de degustações, espetáculos de culinária, reuniões e talk shows com renomados chefs. Os dias continuarão até tarde da noite com música ao vivo, sets de DJ e outras atividades.
18 a 3 de novembro – VENETO – Salzano – Concluímos com outro alimento que melhor representa a estação do outono: a abóbora. De 18 de outubro a 3 de novembro, Salzano sediará o Festival da Abóbora, um dos mais importantes da Itália, onde você poderá saborear os pratos tradicionais: ravióli, nhoque, biscoitos, doces e o famoso arroz e abóbora à moda Padana. Ao lado das barracas de comida, você encontrará exposições de artesanato e produtos alimentícios da região, oficinas de escultura em cabaças e muito mais.
verified icon 0 150x150
18 a 27 – UMBRIA- Perugia – Eurochocolate: o centro histórico de Perugia sediará Eurochocolate, que celebra o seu 25 º aniversário este ano como a maior exposição de chocolate da Itália, com 130 produtores de chocolate. Entre os convidados esperados estão os artesãos de chocolate Guido Gobino, de Turim, Andrea Slitti, da Toscana (um dos chocolatiers artesãos mais importantes do mundo) e Pierpaolo Ruta, da Sicília, embaixador do chocolate na cidade siciliana de Modica. O destaque é a mega caixa de bombons de chocolate medindo 4 metros, contendo 25 guloseimas variadas, colocados na Piazza IV Novembre. Esculturas de chocolate podem ser admiradas no domingo, 21 de outubro, em Corso Vannucci, Piazza IV Novembre e Piazza Matteotti.
18 a 20 – TOSCANA – Pisa- Pisa Food & Wine Festival – Stazione Leopolda – Feira de vinhos e gastronomia de Arezzo,  onde encontrar os produtores de vinho e de cervejas artesanais, caffè e infusos, doce, chocolate, queijos, legumes e cereais, mel, mostarda e marmelada, azeite, presuntos… e muito mais.  Piazza Domenico Guerrazzi – Informações aqui.

Outras feiras de Trufas (tartufo) :

1

  • HERBIE HANCOCK – dia 31  LIGURIA –  Sanremo, Teatro Ariston
  • THE LEGEND OF MORRICONE – dia 29 – LIGURIA – Genova, Politeama Genovese
  • STING – dia 29 – LOMBARDIA – Assago (Mi), Mediolanum Forum
  • MASSIMO RANIERI – dia 26 – TOSCANA –  Montecatini, Teatro Verdi
  • ASSASSIN’S CREED SYMPHONY dia 6 – LOMBARDIA – Milao, Teatro degli Arcimboldi
  • VINICIO CAPOSSELA dias 6 e 7 – 6 em Rimini, Teatro Galli – 7 em Milao, Teatro degli Arcimboldi
  • FIORELLA MANNOIA – dias
    • 3 de outubro em Milão, Teatro Degli Arcimboldi
    • 5 de outubro Turim, Teatro Colosseo
    • 7 de outubro Nápoles, Teatro Augusteo
    • 10 de outubro Atena Lucana, Gran Teatro PalaDianflex
    • 15 de outubro Gênova, Teatro Carlo Felice
    • 18 de outubro Florença, Teatro Verdi
    • 22 de outubro Bergamo, Teatro Creberg
    • 24 de outubro em Sanremo, Teatro Ariston
    • 27 de outubro Bolonha, Europauditorium
5
5  – MONTEPULCIANO (SI) – 1ª Montepulciano Run – NobiliPassi – trekking pelas vinìcolas de vinho Nobile de Montepulciano – Piazza Grande, Montepulciano (Siena) – saiba mais aqui
4
verified icon 0 150x150
até 15 de outubro – TOSCANA – Vinci (FI)  – Leonardo a Vinci. Alle origini del Genio – Inaugurada em 15 de abril, a exposição Leonardo em Vinci continua até 15 de outubro no Museu Leonardo em Vinci. Nas origens do gênio. A exposição, co-organizada com as Galerias Uffizi, concentra-se no vínculo biográfico de Leonardo com sua cidade natal e nas sugestões que a terra de origem oferecia à sua carreira como artista, tecnólogo e cientista. Nesta perspectiva, são apresentados os documentos emprestados do Arquivo do Estado de Florença, que reconstroem inequivocamente os primeiros acontecimentos da vida de Leonardo em Vinci, e o primeiro desenho conhecido que ele realizou, ‘Paesaggio 8P’ datado de 5 de agosto. 1473, mantida no Gabinete de Desenhos e Gravuras das Galerias Uffizi, em Florença. Info aqui .
até 30 de novembro – BASILICATA – Matera – “Salvador Dalì: Persistenza degli Opposti” – Matera, Complesso rupestre de Madonna del virtudes e San Nicola dei Greci, até 30 de novembro. Talvez não haja artista melhor para ser admirado em Matera do que Salvador Dalì, único e original, como a cidade de Basilicata que é a Capital da Cultura da Europa em 2019. Cerca de 200 de suas obras de arte estão em exibição no complexo rochoso dentro do famoso Sassi di Matera. A exposição é dividida em quatro áreas temáticas e é acompanhada por uma narrativa que se desenrola ao longo do itinerário, que inclui grandes e pequenas esculturas de museus, ilustrações, obras de vidro, livros ilustrados e móveis. Além disso, três esculturas monumentais foram montadas nas ruas do centro histórico: o Elefante Espacial, o Plano Surrealista e a Dança do Tempo II. Este não deve perder!
verified icon 0 150x150
até 24 de novembro – VENETO – Veneza – Bienal Arte 2019 – A Bienal de Veneza é a fundação que, a cada dois anos, organiza a prestigiada exposição internacional de arte, a Bienal de Arte. A 58ª edição, intitulada “Que você viva em tempos interessantes”, será realizada de 11 de maio a 24 de novembro (pré-abertura nos dias 8, 9 e 10 de maio). O título, uma expressão inglesa por muito tempo erroneamente considerada uma antiga maldição chinesa, evoca períodos de incerteza, crise e inquietação: os ‘tempos interessantes’ em que estamos vivendo. Como sempre, a exposição acontece no Giardini e no Arsenale, com várias exposições colaterais espalhadas por toda a cidade. Esta é uma obrigação para quem deseja acompanhar o que está acontecendo hoje no mundo da arte, além de um excelente motivo para visitar Veneza.
até 24 de fevereiro de 2020 – LOMBARDIA – Milão – Treinamento de seres humanos. Observatório da Fundação Prada, Coleta vídeos e imagens usados ​​pelos cientistas, a partir dos anos sessenta, para ensinar as máquinas a reconhecer coisas, pessoas, emoções. Vale a pena apenas passear pelos espaços do Observatório, se você não estiver lá desde que foi inaugurado em 2016.
até 9 de fevereiro de 2020 – LOMBARDIA – Milão – Milão na década de 1960 Palazzo Morando, . Conta a nova Milão dos anos sessenta, a do boom econômico e das grandes mudanças sociais, culturais, políticas e urbanísticas, através de fotografias, pôsteres, revistas, objetos de decoração e design.
até  6 de janeiro de 2020 – PIEMONTE – Turim – David LaChapelle. Atos Divinos. Palácio de Venaria, Oferece 70 obras significativas do fotógrafo de moda americano surreal e pop, incluindo o famoso Rape of Africa (2009) e Showtime no Apocalypse (2013), e alguns novos da nova série LaChapelle New World (2017-2019).
verified icon 0 150x150
até 27 de janeiro de 2020 – VENETO – Veneza – Peggy Guggenheim. O último Dogaressa – Coleção Peggy Guggenheim. Ele exibe cerca de sessenta obras do colecionador Peggy Guggenheim (1898 – 1979), concentrando-se naquelas adquiridas após sua partida de Nova York e a subsequente chegada a Veneza em 1948. Há, entre outros, Empire of Light, de René Magritte, Estudo para chimpanzés de Francis Bacon, Autumn in Courgeron de René Brô e Serendipity 2 de Gwyther Irwin. Alguns álbuns também serão exibidos pela primeira vez em que Guggenheim coletou artigos de jornal, fotografias e cartas que contam sua vida.

até 23 de fevereiro de 2020 – LAZIO – Roma – Bacon, Freud, a escola de Londres. Obras da Tate – Chiostro del Bramante. É uma das exposições mais interessantes e esperadas de Roma, colecionando mais de 45 pinturas, desenhos e gravuras dos artistas da chamada Escola de Londres: nascida entre o início do século XX e a década de trinta, imigrantes em Londres para escapar do nazismo, da pobreza ou da vida de província, caracterizada por estilos heterogêneos, mas próximos à arte figurativa, em contraste com o abstracionismo e o conceitualismo da época, e que tiveram um impacto significativo na arte e na cultura contemporâneas. Aqui estão expostos o irlandês Francis Bacon, os alemães Lucian Freud e Frank Auerbach, o inglês Michael Andrews, o londrino da família judeu-russa Leon Kossoff e a portuguesa Paula Rego.

Mais dicas

 

Deixe uma resposta

4

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.