Por

A primeira destilaria de whisky na Itália é a Destilaria Puni e fica no Alto Adige, in Val Venosta, na cidade medieval de Glorenza. Do alto de sua posição montanhosa, as terras altas do Alto Adige oferecem as melhores condições para a produção de whisky.

O projeto de destilaria nasceu em 2010, a partir de uma idéia da família Ebensberger. Val Venosta, era já conhecida na época medieval pelo cultivo de cereais, oferecendo assim, o local ideal para a destilaria. E para fazer o whisky tirolês do sul, a Puni usa uma mistura de cereais, que são malte de cevada, trigo e centeio, porém este, a destilaria usa apenas o local de montanha.

O coração da destilaria, que também se destaca por sua estrutura vistosa, uma construção cúbica de 13 m, graças ao estilo moderno que lembra o design tradicional dos celeiros no vale. Modernidade e tradição.

A a startup foi realizada em colaboração com consultores escoceses. A instrumentação utilizada foi totalmente projetada e fabricada na Escócia, e posteriormente transferido e instalado no Sede de Glorenza com a supervisão de especialistas escoceses. Na primavera de 2012, após a conclusão de uma fase de obras que durou mais de dois anos, a família Ebensberger conseguiu iniciar a produção do whisky.

Atualmente, quatro tipos de whisky são produzidos na destilaria, armazenados no bunker subterrâneo de origem da Segunda Guerra Mundial. Para o envelhecimento, são utilizados barris de Bourbon dos Estados Unidos, barris Marsala da Sicília e o vinho produzido no sul do Tirol.

Estima-se que o amadurecimento em Puni seja duas ou três vezes mais rápido que na Escócia, principalmente devido aos verões quentes e à maior excursão entre as temperaturas mínima e máxima. Isso ajuda muito a extração da madeira e – em um tom menor – também a amálgama do whisky, a evolução de sua complexidade. Portanto, as regras escocesas não podem ser usadas e novas tiveram que ser criadas, usando a experiência para entender se a estrada é a correta.

O Centro de Visitantes Puni tem uma loja onde você pode adquirir o uísque e oferece a possibilidade de participar de visitas guiadas à destilaria durante todo o ano.

Se você está se perguntando qual é a origem do nome da destilaria e do whisky, Puni, pois este leva o nome do rio Puni, que traz a água preciosa dos Alpes para o vale.

Contato:
Distilleria PUNI
Via Mühlbach 2
Glorenza, Italia
Tel +39 0473 83 55 00
www.puni.com

Horário de abertura:
Terça – Sábado: 10.00 – 12.00 / 14.00 – 18.00
Dia de folga: domingo e segunda-feira

Mais dicas

Saiba mais

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.