Por

Os pratos típicos de Nápoles e das outras cidades da Campânia são famosos no mundo inteiro.

Pizza, mozzarella de búfala, massas e sobremesas de todos os tipos fazem da Campânia uma região com um patrimônio culinário único. Os produtos e receitas que nascem nesta terra de sol e mar são um mundo a descobrir.

 

Então, vamos conhecer alguns dos pratos típicos desta região maravilhosa?

 

Pizza

Ir a Nápoles para comer a verdadeira pizza napolitana é como uma peregrinação, com templos (da pizza!) e fiéis (a esta religião).

De fato, não poderia ser de outra forma, uma vez que porque os napolitanos têm o domínio da pizza em seu DNA. Lá a pizza é melhor do que em qualquer outro lugar.

A pizza original da Campânia é feita exclusivamente no forno a lenha, tem bordas grandes, massa bem aereada e, em sua versão clássica, é temperada com tomate, manjericão e mozzarella.

A arte dos pizzaiolos napolitanos é um patrimônio cultural da Unesco desde 2017.

 

Salada Caprese

Pratos típicos de Nápoles

A salada Caprese, ou simplesmente Caprese, é um dos pratos típicos de Nápoles mais consumidos no verão.

Seu nome deriva da ilha de Capri, que deu origem ao prato. Além disso, ele é muito simples e rápido de preparar, é um prato que valoriza muito a qualidade dos ingredientes.

Portanto, é muito importante escolher uma boa muçarela de búfala, tomate e manjericão de qualidade. O azeite extra-virgem também desempenha um papel importante. Contudo, caso não tenha manjericão, ele pode ser substituído por orégano.

 

Spaghetti con colatura di alici

colatura

O espaguete com colatura di alici é uma iguaria de Cetara, uma pequena vila de pescadores no meio da Costa Amalfitana. Este condimento é obtido literalmente espremendo o líquido liberado pelas anchovas salgadas.

O que se obtém é um óleo com tonalidades de âmbar, de sabor forte e decisivo. O espaguete temperado com a colatura é um dos grandes clássicos da culinária da Campânia.

 

Gnocchi alla sorrentina

nhoque

Prato símbolo da cidade de Sorrento, o gnocchi alla sorrentina é uma delícia à base de nhoque de batata temperado com molho de tomate, manjericão e mozzarella.

Com toda essa simplicidade, como não amar?

 

Pasta, patate e provola

Esta massa é um dos pratos típicos de Nápoles e da Campânia mais clássicos!

A pasta, patate e provola é uma receita de origem muito simples mas que, com poucos ingredientes, dá vida a um prato muito saboroso.

Sabe quando sobra um pouquinho de macarrão no pacote, que não dá nem uma porção? Pois então, este prato nasceu justamente para reaproveitar as sobras dos vários tipos de massa!

Cozinha-se o macarrão lentamente com as batatas e o queijo provolone. O resultado é um prato cremoso, onde a massa combina perfeitamente com os outros ingredientes.

Uma comida caseira perfeita para o inverno.

 

Pasta, fagioli e cozze

Em suma, um macarrão com feijão e mexilhões! Apesar da combinação insólita, este que é um dos clássicos pratos típicos de Nápoles tem um sabor incrível.

Ele nasceu como um prato pobre, preparado sobretudo na casa dos pescadores. No entanto, hoje em dia, se tornou um prato gourmet, proposto pelos melhores restaurantes na região em versão moderna.

 

 

Pasta alla genovese

Um prato de pasta alla genovese em versão moderna, preparada em um restaurante de Ravello.

Antes de tudo, não, não estou falando da massa com pesto de manjericão típica de Gênova, mas eu sei que o nome já enganou muita gente! Ao contrário do que o nome sugere, a pasta alla genovese é um prato típico de Nápoles.

Enfim, a receita baseia-se essencialmente num molho obtido a partir do cozimento lento de cebolas e carnes. Este longo cozimento leva a uma redução da cor e faz com que o molho fique com um sabor bem apurado.

Quanto às origens deste prato não existem certezas a este respeito e nenhuma informação do porquê deste nome. No entanto, são várias as hipóteses.

Por exemplo, uma delas afirma que este prato foi preparado em Nápoles, em algumas tabernas do porto gerenciadas por cozinheiros genoveses. Ainda, uma outra diz que foi inventado por um chef napolitano apelidado de “o genovês”.

Por fim, uma das histórias mais credenciadas diz que ele não tem nada a ver com a cidade de Gênova, mas sim com Genebra, ou Geneve, na Suíça, (daí Genevese, de Genebra), onde guisados ​​de carne e cebola são bastante comuns.

 

 

Casatiello

Foto: WikiCommons

O casatiello é uma receita típica de Nápoles e sem dúvida, ele é uma estrela do almoço de Páscoa das casas napolitanas.

Trata-se de um bolo rústico, preparado com uma massa parecida com a do pão, mas temperada com queijo ralado, pimenta do reino e recheado com pedaços de salame e provolone.

Além disso, quando é apresentado à mesa, é espetacular graças aos ovos cozidos encaixados no casatiello (os ovos sempre foram o símbolo da Páscoa).

Assim, se passar por Nápoles durante o período da Semana Santa, não deixe de provar esta maravilha que é o casatiello!

 

Salsiccia e Friarielli

Tem até hamburger “salsiccia e friarielli”!

A salsiccia e friarielli (linguiça com grelo) é outro prato delicioso da culinária da Campânia. O grelo é um vegetal muito parecido com as folhas de nabo e a linguiça tem que ser de porco.

É um prato usado em diversas ocasiões. De fato, além de ser comido com segundo prato, a salsiccia e friarielli também é colocada nos recheios do panzerotto frito, na pizza, num bolo salagado ou num delicioso pão caseiro torrado!

 

Polvo alla Luciana

Parece uma receita tirada do caderno da vizinha, mas em vez disso, o nome Luciana se refere ao bairro litorâneo de Santa Lúcia, onde ele foi criado.

Enfim, o polvo alla Luciana é preparado em uma caçarola, cozido no molho de tomate com alcaparras e azeitonas. A receita do guisado torna a carne do polvo bem macia e suculenta.

Por fim, ele pode ser servido sozinho ou até mesmo como molho de uma massa. De qualquer forma, é um dos pratos imperdíveis da cozinha napolitana!

 

Pastiera

prato típicos de Nápoles

A pastiera é um doce típico da Campânia feito com diversos ingredientes. A base é uma massa quebradiça recheada com ricota, água de flor de laranjeira, trigo cozido, casca de laranja e especiarias.

Durante séculos, a preparação deste bolo desempenhou um papel fundamental na cozinha napolitana na Páscoa, quando todas as mães e avós competiam pela melhar pastiera.

Deve ser saborosa, mas sem gosto de ovo. Tem que ser macia, porém bem assada. Aromática, mas não com um sabor artificial. Além disso, não se deve exagerar com as frutas cristalizadas.

Enfim, a preparação da pastiera é um verdadeiro desafio!

 

Babá

o que comer em Nápoles: Babá

Babás recheados.

Termino este “tour” pelos pratos típicos de Nápoles e da Campânia com esta sobremesa, talvez a mais representativa.

Com sua longa preparação, o babà é a própria imagem de Nápoles e da Campânia. Ele é servido simplesmente com um toque de Rum ou, para os mais gulosos, com creme ou chantilly.

Por fim, o babá é um vício!!

Enfim, não deixe de provar os pratos típicos durante sua estadia em Nápoles, Sorrento ou na Costa Amalfitana!

 

Mais dicas

Saiba mais

 

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.