10 Curiosidades sobre Roma

 •  0

By

Quantas curiosidades sobre Roma você conhece? Uma cidade tão rica culturalmente, que até mesmo quem vive lá esquece, não se dá conta, que está mergulhado na beleza de milhares de anos de história. Mas para quem a visita, Roma é sempre surpreendente.

Veja abaixo algumas curiosidades sobre Roma, nossa amada “Cidade Eterna”.

Curiosidades sobre Roma: seu nascimento

Curiosidades de Roma - A loba, rômulo e remo

A loba que amamenta as duas crianças, símbolo de Roma. Esta é uma escultura presente nos Museus Capitolinos.

Segundo a mitologia, Rômulo e Remo são os gêmeos nascidos da união de Réia Silvia (descendente do herói troiano Enéias) e o deus da guerra, Marte.

Os dois irmãos, no entanto, eram netos do rei Numitor, deposto pelo irmão Amúlio. Temendo que, quando crescessem, pudessem reivindicar o trono, Amúlio ordenou que os gêmeos fossem abandonados no rio Tibre, para que afogassem.

A cesta, no entanto, encalhou em uma curva do rio, no sopé do monte Palatino. O choro das crianças teria chamado a atenção de uma loba (animal sagrado para Marte), a qual os salvou e cuidou deles até serem encontrados pelo pastor Fáustolo, que os criou junto com sua esposa, Acca Larenzia.

Quando se tornaram adultos, Rômulo e Remo mataram Amúlio e, de acordo com a vontade dos deuses, fundaram uma cidade bem no monte Palatino, no lugar onde a loba os havia encontrado. Foi Rômulo quem escolheu o nome da cidade, Roma, e quem traçou o sulco ao redor do monte, recinto sagrado da nova cidade, o qual ninguém podia atravessar armado.

Remo, no entanto, com inveja do irmão, decidiu atravessar o sulco com armas na mão. Assim, Rômulo matou Remo e se tornou o primeiro rei dos sete reis de Roma. 

 

Roma é mais velha do que a Itália

Monumento ao Rei Vittorio Emanuele II, cuja construção iniciou em 1885, poucos anos depois da Unificação Italiana

Durante os tempos antigos, a península italiana abrigava uma variedade de culturas. O Império Romano absorveu muitas dessas populações, mas quando foi decretado seu fim, a península foi novamente dividida em várias cidades-estados, a maioria das quais estava em guerra com pelo menos um vizinho. Apesar de várias tentativas, a Itália não se tornou uma nação unificada até o final do século XIX, com Roma anexada em 1870 após um cerco relativamente breve.

A data geralmente aceita para a fundação de Roma é 753 a.C., tornando a cidade mais de 2.500 anos mais antiga que a nação da qual é capital.

 

Roma tem mais de 2000 fontes

Curiosidades sobre roma - Fontana di Trevi

Os antigos romanos sempre tiveram uma paixão pela água. Eles provaram ser grandes engenheiros, construindo aquedutos importantes (alguns deles funcionam até hoje), bem como termas famosas, como as de Caracalla. Mesmo assim é surpreendente saber que em Roma há mais de 2.000 fontes públicas de água, incluindo aquelas pequinas (chamadas nasone) e as enormes fontanas. Isso é mais do que qualquer outra cidade do mundo!

Centenas dessas fontes precisam de reparos e uma boa manutenção, mas também muitas outras são maravilhosas obras de arte que encantam o mundo inteiro, como a mais famosa de todas, a Fontana di Trevi, ou ainda a Fontana della Barcaccia e a Fontana di Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios).

 

A escrita SPQR por todas as partes

Curiosidades sobre roma - spqr

Em Roma, por onde você caminha, vê escrito as letras SPQR. Você já se perguntou o que significa? É a abreviação de Senatus Populusque Romanus, isto é, “O Senado e o Povo Romano”.

SPQR serviu como o nome oficial do Império Romano. A abreviação entrou em uso na época da República Romana, mas não se sabe onde ou quando a expressão originalmente se originou.

De qualquer forma, a abreviação é usada como uma inscrição em arcos triunfais e edifícios públicos do século I a.C. Documentos oficiais também foram assinados com ele. Mais tarde, as letras SPQR também foram representadas em, por exemplo, em moedas.

O conselho da cidade de Roma mantém a abreviatura SPQR ainda hoje no brasão da cidade, na maioria dos edifícios públicos e, curiosamente, em todas as tampas de bueiros.

 

Há um país dentro de Roma

A Cidade do Vaticano é um país independente dentro dos limites da cidade de Roma, o único exemplo existente de um país dentro de uma cidade.

O Vaticano é o menor estado independente do mundo, com uma área de menos de meio quilômetro quadrado, a maioria cercada pelas paredes do Vaticano. No interior, estão o palácio e os jardins do Vaticano, os Museus Vaticanos a Basílica de São Pedro e a Praça de São Pedro, uma área governada pelo Papa, chefe supremo da Igreja Católica Romana.

 

Roma tem uma lei que protege gatos de rua

Curiosidades sobre roma - gatos

Roma tem uma lei especial que protege os gatos de rua: eles têm o direito de viver tranquilos no local em que nasceram e isso significa que em várias partes de Roma você tem “colônias de gatos”, protegidas e muitas vezes muito bem cuidadas por voluntários e moradores.

Estima-se que Roma seja o lar de aproximadamente 300.000 gatos. Os amantes dos animais podem encontrar um grande “santuário de gatos£ no Largo di Torre Argentina.

 

Curiosidades sobre Roma, o lugar do 1º “shopping center”

Curiosidades sobre Roma

Ruínas do mercado de Trajano, em Roma.

Roma abrigou o primeiro shopping coberto do mundo. Em 106 d.C., o imperador Trajano ordenou a construção de um mercado que se estendia por vários níveis e consistia em mais de 150 lojas!

Hoje em dia, no Mercado de Trajano, fica o Museus dos Fóruns Imperiais.

 

Os romanos foram os primeiros a usar o concreto

Curiosidades sobre roma - Panteão

Panteão

Entre as curiosidades sobre Roma está o fato que os romanos foram a primeira civilização a usar concreto e o tornaram realmente durável.

O Panteão, por exemplo, é um antigo templo romano que foi construído pela primeira vez durante o reinado de Augusto (27 a.C – 14 d.C) e, posteriormente, concluído por Adriano. E ainda hoje continua lá, firme e forte, 2000 anos depois. Por sinal, ele é o único monumento da época da Roma Antiga que permanece quase inteiramente intacto.

 

Roma tem cerca de 900 igrejas

Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma

Existem cidades no mundo que têm um número maior de igrejas quando você inclui mesquitas, templos e outras casas de culto. No entanto, em Roma há cerca de 900 igrejas cristãs, um número maior do que o de qualquer outra cidade atualmente.

Algumas dessas igrejas são ainda mais antigas que a Basílica de São Pedro e também são historicamente significativas. Considerando que aproximadamente 10 milhões de pessoas visitam Roma a cada ano – e até 20 milhões durante um ano sagrado – não parece que a cidade tenha muitas igrejas!

 

O Coliseu não era chamado Coliseu

Pelo menos, não quando foi construído. Ele se chamava Anfiteatro Flávio, porque foi construído pela dinastia flaviana de imperadores – principalmente Vespasiano, que iniciou a obra, e Tito, que a terminou.

Eram homens poderosos, portanto, reconhecer sua criação – e não apenas chamá-la de “Grande Coisa”, o significado literal de “coliseu”, como efetivamente fazemos agora – foi uma decisão sábia. A palavra “Coliseu” começou a fazer parte da linguagem por volta do ano 1000 d.C., – mas mesmo assim, não significava diretamente o anfiteatro. Referia-se a uma enorme estátua – um colosso – de um ex-imperador (provavelmente Nero) que ficava do lado de fora do anfiteatro, mas que desapareceu desde então.

 

E aí, você conhecia essas curiosidades sobre Roma? Tem outras para nos contar? Deixe sua mensagem na caixa de comentários!

 

Mais dicas

  • Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
  • Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no Booking
  • Faça um passeio particular com Guias em Portuguêsveja aqui – e aproveite mais a viagem.
  • Procura Transporte na Itália? temos serviço de Van com Motorista e barcos.
  • Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
  • Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte

Saiba mais

 

Tags:
 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.