10 comidas típicas do Salento

 •  0

Por

Bem-vindos ao sul da Itália! Além do clima fabuloso, das belas praias e do mar deslumbrante, a gastronomia do Salento o torna um destino verdadeiramente delicioso.

Nesta linda parte da Puglia, sabores ancestrais, especialidades regionais e algumas receitas secretas são motivos suficientes para fazer uma visita a este maravilhoso paraíso gastronômico.

Assim, conheça algumas das comidas típicas da Puglia Salentina!

Puccia salentina, o rei das comidas típicas da Puglia

comidas típicas da Puglia

Os legionários romanos, durante suas marchas em defesa das fronteiras do Império, carregavam consigo uma carga de armas, armaduras e provisões de não menos de 30 quilos.

As paradas, antes de chegar ao acampamento militar, eram curtas e era preciso comer algo rápido e fácil. Seria o que hoje chamaríamos de “lanche”.

Assim, eles costumavam carregar consigo o “buccellum“: um pão oval que não era muito grande, às vezes misturado com azeitonas ou verduras secas, podendo ser temperado com garum, um molho feito com o interior de peixes que os romanos adoravam.

Posteriormente, os camponeses do Salento tomaram emprestado este pão dos legionários de Roma, transformando-o em um pão temperado com massa de azeitona. Assim nasceu a puccia salentina.

Ainda hoje, é costume no Salento consumir a puccia principalmente como lanche. Ela pode ser recheada com atum, alcaparras, tomates secos ou verduras típicas da Puglia, em conserva.

 

Quataru, a sopa de peixe

Uma das principais comidas típicas da Puglia à base de frutos do mar é o “quataru”, uma sopa de peixes, mexilhões, crustáceos e verduras.

Provavelmente “inventada” pelos pescadores de Gallipoli ou Porto Cesareo, consistia em peixes “beliscados”, ou seja, peixes mordidos por outras espécies e, portanto, não comercializáveis ​​no mercado.

Além disso, acrescenta-se caranguejos, mexilhões, cebolas e tomates e várias outras verduras, ou o que houvesse disponível a bordo do barco de pesca.

Normalmente, esta era a única refeição do pescador durante as suas viagens, preparada e comida no barco, ou nas areias do mar Salento, num dos raros momentos de descanso.

Por fim, nome deste prato típico deriva de “quatara”, ou seja, a grande panela de cobre na qual se cozinhava esta saborosa mistura de peixes.

 

Scapece

Barraquinha de scapece

Scapece é uma espécie de farofa peixe frito marinado, farinha de rosca, vinagre, alho, hortelã e açafrão. Esta é uma das comidas típicas da Puglia que é vendida na rua, nas bancas das feiras, nas quermesses e festas dos padroeiros.

Por sua vez, o nome “scapece” deriva de escabeche, que é o procedimento de conserva dos alimentos em vinagre, típico de várias regiões da Itália.

Uma dica: Os grandes preparadores de “scapece” são os pescadores de Gallipoli! Tente experimentar este prato se visitar a cidade.

 

Ciceri & Tria

pratos típicos da Puglia

Foto: Luca Bove – FlickR

Se você quiser experimentar algo verdadeiramente típico, peça uma massa que reflita a cultura camponesa do Salento, como o ciceri e tria.

Ciceri significa grãos-de-bico, e neste prato simples eles são cozidos e depois temperados com azeite, pimenta malagueta e alecrim. Tria, por outro lado, é um tipo de massa frita.

Ao invés de ferver toda a massa em água, frita-se uma parte dela, dando ao prato uma textura bem crocante.

 

Sagne ‘ncannulate

comidas típicas da Puglia

Foto: WikiCommons

Este é um clássico “prato de domingo”!  Conta-se que o “sagne ‘ncannulate” (que significa lasanhas enroladas) foi criado para homenagear São José, como sugere a forma que lembra as aparas de madeira das oficinas de carpinteiros.

A massa pode ser temperada com um simples molho de tomate e manjericão ou, na versão típica da cidade de Lecce, com ricota “forte” picante, com adição de almôndegas.

Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, ou pelo menos em épocas históricas passadas, a massa era basicamente feita com farinhas pobres, como a de cevada, e por isso adquiria uma cor escura.

Já nas mesas dos ricos ou de quem tinha mais condições financeiras, esta comida típica do Salent, eram feita com uma mistura da famosa farinha de trigo “Senatore Cappelli”.

 

Pollo cusutu ‘n culu

Se eu contar para vocês o significado do nome deste prato… Frango com o c* costurado! Isso mesmo, literalmente.

Apesar do nome criativo (e louco), trata-se basicamente de um frango recheado com uma mistura de miúdos do próprio do frango, queijo, farinha de rosca e ovos.

O “pollo cusutu ‘n culu” era, sempre foi, um símbolo de status local, a ponto das famílias mais pobres espalharem penas encontradas ao redor de suas casas, para fingir que tinham um frango para depenar e preparar. Não é curioso?

 

Polpo alla pignata (polvo na panela)

comidas típicas da Puglia

O “polpo alla pignata” é uma das comidas típicas da Puglia Salentina mais antigas. O nome deriva da típica panela de terracota em que era cozido, ou seja, a pignata.

Para fazer este delicioso prato como se deve, o polpo deve ser cozido lentamente em molho de tomate, cebola e ervas. Alguns chefs adicionam uma pitada de pimenta e o prato está servido!

 

Paparina

comidas típicas da puglia

Foto: WikiCommons

Em poucas palavras, a paparina é a planta da papoula antes de florescer. No Salento, ela é um prato típico, simples e rápido de acompanhar com uma ótima taça de rosê à beira mar.

A planta é colhida ainda jovem, por volta de dezembro ou janeiro, período em que ainda não se desenvolveu o suficiente para fazer brotar as flores, e então frita no azeite.

Assim, eis a paparina, também chamada de “frita“, uma das comidas típicas da Puglia Salentina, que é apreciada por lá há séculos.

 

Faveneddhe e cicureddhe (purê de favas e chicória)

Faveneddhe são favas, em purê, e cicureddhe são chicórias temperadas: o conjunto equivale a um delicioso prato servido muitas vezes como entrada.

Os dois ingredientes juntos no prato formam um contraste delicioso entre a fibra da chicória e o purê de favas.

 

Pasticciotto

Comidas típicas da Puglia

Foto: Frédérique Voisin-Demery – FlickR

Por fim, uma das mais gulosas comidas típicas da Puglia e mais especificamente da zona de Lecce, o pasticciotto é um doce feito de massa podre, recheado com creme que pode conter uma cereja azeda que dá ao pasticciotto um sabor ainda melhor.

***

Deixe-se levar pelos cheiros, sabores e cores das comidas típicas da Puglia!

 

 

Mais dicas

  • Procura experiências únicas na Itália? Veja nosso guia
  • Procura hotéis na Itália? Veja a lista de hotéis testados por nós ou veja preços no Booking
  • Faça um passeio particular com Guias em Portuguêsveja aqui – e aproveite mais a viagem.
  • Procura Transporte na Itália? temos serviço de Van com Motorista e barcos.
  • Faça uma sessão fotográfica na Itália e fique uma recordação única da sua viagem. Veja aqui.
  • Aprenda a cozinhar com um italiano, uma experiência imperdível! Aula de culinária particular na Itália, diversão garantida. Roma, Toscana e Piemonte

Saiba mais

 

 

Deixe uma resposta

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.